sábado, 7 de abril de 2018

COMPREENDA: LULA NÃO SE ENTREGA À PRISÃO



Lula não se apresenta 

à PF no prazo 

dado por Moro






Polícia Federal tenta desde o anoitecer de quinta-feira (5) negociar com os advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a sua apresentação em uma delegacia, para cumprir a pena de 12 anos de reclusão a que foi condenado. 
Na manhã de sexta-feira (6), no entanto, Lula disse a jornalistas da Folha de S. Paulo que não pretende viajar até Curitiba para se entregar à PF. O prazo para Lula se apresentar encerrou às 17h. Entenda o que pode acontecer a partir de agora.

O que pode acontecer com o político agora?

A reportagem consultou policiais integrantes da Lava-Jato e confirmou: Lula tinha de se apresentar até 17h desta sexta-feira à PF. Caso contrário, será considerado foragido da Justiça e assim tratado.
— A um foragido da Justiça é determinada a captura, uma medida de força. Esperamos que não seja necessário e que o bom senso prevaleça — pondera um agente que atua na Lava-Jato.
A ordem de captura significa localização da pessoa a ser presa e sua condução à Justiça, à força, se necessário. As condições de cumprimento da pena, inclusive, podem mudar (Moro determinou sala especial e isolada para o ex-presidente, em atenção ao seu status).
O policial lembra que Lula prometeu se apresentar, quando consultado a respeito, meses atrás. Ele chegou a dizer isso ao próprio juiz Sergio Moro, quando reclamou da condução coercitiva a que foi submetido pela PF. É um procedimento que força a condução obrigatória da pessoa que será interrogada. Isso aconteceu em 2016, no mesmo processo no qual ele acabaria condenado por corrupção. Na época, Lula disse que teria comparecido espontaneamente para depor, se fosse intimado.
A PF tem um esquema de vigilância montado em torno do ex-presidente, em São Bernardo do Campo. Os passos de Lula serão seguidos assim que ele deixar a sede do Sindicato dos Metalúrgicos - inclusive em portos, rodoviárias e aeroportos, caso ele não compareça a juízo. Mas o mais provável é que, se sair sem uma multidão, seja capturado.
Leia também

FONTE:

http://dc.clicrbs.com.br

Humberto Trezzi

Nenhum comentário: