sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

BOLSA FAMÍLIA: É FÁCIL SE INSCREVER?

Bolsa Família: 

saiba como 
se inscrever 
no programa 
https://bit.ly/353wXB6



CADASTRO ÚNICO RESOLVE?


Orientação é procurar o setor responsável pelo Bolsa Família ou Cadastro Único no município; família só será selecionada se estiver dentro das regras


Brasília – O primeiro passo para participar do Bolsa Família é se inscrever no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. 

A inscrição pode ser feita no setor responsável pelo Bolsa Família ou Cadastro Único no município. 

Em muitas cidades, o próprio Centro de Referência de Assistência Social (Cras) realiza o cadastramento. 

A família só entrará no programa, no entanto, se estiver dentro do perfil de renda exigido.

QUANTO RECEBO?

O Bolsa Família é voltado para famílias extremamente pobres, com renda por pessoa de até R$ 85, e pobres, que possuem renda por pessoa entre R$ 85,01 e R$ 170. 


QUANDO RECEBO?

Ao ingressar no programa, as famílias recebem o dinheiro mensalmente e, como contrapartida, cumprem compromissos nas áreas de saúde e educação. 

O valor repassado a cada usuário varia conforme o número de membros da família, idade e renda declarada no Cadastro Único.


 É DEMORADO?



 A diretora do Departamento de Benefícios do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Caroline Paranayba, ressalta que a seleção das famílias ocorre por meio de um sistema informatizado. 


O MEU CADASTRO ÚNICO JÁ ME GARANTE O BOLSA FAMÍLIA?



Ela destaca ainda que a inscrição da família no Cadastro Único não garante a entrada automática no programa. 


O QUE ME GARANTE RECEBER 

O BOLSA FAMÍLIA?

“O Bolsa Família tem uma disponibilidade orçamentária e um limite de famílias para atender, de acordo com a estimativa de pobreza de cada município. 

Com base nisso e no perfil das famílias, selecionamos as que poderão ingressar no programa. A entrada não é automática”, pondera.


COMO FAÇO MINHA INSCRIÇÃO?

 A inscrição no Cadastro Único deve ser feita por:

= uma pessoa da família, chamada de Responsável Familiar, 

= precisa ter pelo menos 16 anos e,

=  preferencialmente, ser mulher. 


QUE DOCUMENTOS EU LEVO
PARA O CADASTRO ?

Para fazer o cadastro, é necessário apresentar:

= CPF ou título de eleitor, 

= além de algum documento dos outros integrantes da família. 


QUAIS SÃO OS OUTROS PROGRAMAS SOCIAIS QUE EU POSSO TER?

Ao fazer parte do Cadastro Único, as famílias podem ter acesso a outros programas sociais do governo federal, como:

= Tarifa Social de Energia Elétrica;

= Minha Casa Minha Vida;

= Carteira do Idoso;

= Programa Cisternas;

entre outros. 


COMO SEI QUANDO POSSO SACAR 

MEU BOLSA FAMÍLIA?

 Saque – Quem ingressa no Bolsa Família recebe em casa uma correspondência informando que foi selecionado. 


QUANDO RECEBO O 
CARTÃO BOLSA FAMILIA?

O prazo para entrega dos cartões, emitidos pela CAIXA, é de 30 a 45 dias. 


COMO EU SACO O MEU DINHEIRO SEM O CARTÃO?

Nesse período, o beneficiário pode sacar o dinheiro através de guia bancária apresentando documento de identificação em qualquer agência da CAIXA. 


COMO É ENTREGUE O MEU CARTÃO DO BOLSA FAMILIA?

Quando o cartão é entregue, um integrante da família maior de 18 anos deve assinar o recebimento. 


E SE NÃO TEM NINGUÉM, 

COMO FAÇO PARA PEGAR 

MEU CARTÃO DO BOLSA FAMÍLIA?

Caso não haja ninguém na residência, serão feitas mais duas tentativas. 

Depois disso, o cartão fica disponível na agência dos Correios por 20 dias. 

Após esse prazo, os Correios encaminham o cartão para uma agência da Caixa. 


COMO FAÇO O CARTÃO DO BOLSA FAMÍLA FUNCIONAR NO BANCO?

1) DESBLOQUEIE SEU CARTÃO:

Para ativar o cartão, o responsável familiar deve ligar gratuitamente de qualquer telefone, fixo ou celular, para o número 0800 726 0207 solicitando o desbloqueio e a liberação para o cadastramento da senha. 


2) CADASTRE SUA SENHA NA LOTÉRICA OU NA CAIXA

Em seguida, é preciso ir a uma lotérica para cadastrar a senha e assinar o termo de responsabilidade de guarda do cartão.  Após o cadastramento, o atendente passará o cartão no terminal eletrônico para ativá-lo. 


3)LEVE SEUS DOCUMENTOS NA LOTÉRICA OU NA CAIXA

Também é indispensável apresentar um documento de identificação para realizar o procedimento. 

A ativação do cartão e cadastramento da senha também podem ser feitos diretamente em qualquer agência da CAIXA. 


E DEPOIS: MEU CADASTRO 

PRECISA SER ATUALIZADO?

 Atualização cadastral – Os beneficiários do Bolsa Família precisam estar atentos à atualização cadastral. 


O QUE EU PRECISO INFORMAR 

NA ATUALIZAÇÃO DO

 MEU CADASTRO?

É preciso informar a gestão municipal do programa, por exemplo:

= em caso de mudança de endereço;

= nascimento ou morte de alguém da família;

= aumento ou diminuição de renda. 


E SE EU ESQUECER DE

 ATUALIZAR MEU CADASTRO, 

O QUE ACONTECE?

Se não mantiver o cadastro atualizado, a família pode ter o repasse do recurso bloqueado. 


NÃO MUDOU NADA, 

PRECISO ATUALIZAR 

MEU CADASTRO?

Mesmo que não tenha ocorrido nenhuma mudança, as famílias precisam atualizar ou confirmar os dados a cada dois anos para continuar recebendo o benefício. 

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDSA(61) 2030-1505www.mds.gov.br/area-de-imprensa

FONTE: 

mds.gov.br

publicado


 

em 30/08/2017 15h15






Nenhum comentário: