quinta-feira, 21 de agosto de 2008

DOLAR - HISTÓRICO DE COTAÇÕES

DOLAR - CONFIRA O HISTÓRICO DE COTAÇÕES DA MOEDA

de Julho de 1994 a Agosto de 2008

Agosto/2008 R$ 1,60
Julho/2008 R$ 1,65
Junho/2008 R$ 1,70
Maio/2008 R$ 1,70
Abril/2008 R$ 1,70
Março/2008 R$ 1,77
Fevereiro/2008 R$ 1,77
Janeiro/2008 R$ 1,77
Dezembro/2007 R$ 1,77
Novembro/2007 R$ 1,82
Outubro/2007 R$ 1,90
Setembro/2007 R$ 2,00
Agosto/2007 R$ 1,86
Julho/2007 R$ 1,95
Junho/2007 R$ 1,95
Maio/2007 R$ 2,08
Abril/2007 R$ 2,08
Março/2007 R$ 2,08
Fevereiro/2007 R$ 2,17
Janeiro/2007 R$ 2,17
Dezembro/2006 R$ 2,15
Novembro/2006 R$ 2,15
Outubro/2006 R$ 2,15
Setembro/2006 R$ 2,15
Agosto/2006 R$ 2,22
Julho/2006 R$ 2,22
Junho/2006 R$ 2,30
Maio/2006 R$ 2,16
Abril/2006 R$ 2,16
Março/2006 R$ 2,16
Fevereiro/2006 R$ 2,26
Janeiro/2006 R$ 2,35
Dezembro/2005 R$ 2,18
Novembro/2005 ...R$ 2,30
Outubro/2005 ...R$ 2,30
Setembro/2005 ...R$ 2,30
Agosto/2005 ...R$ 2,40
Julho/2005 ...R$ 2,40
Junho/2005 ...R$ 2,45
Maio/2005 ...R$ 2,57
Abril/2005 ...R$ 2,65
Março/2005 ...R$ 2,65
Fevereiro/2005 ...R$ 2,65
Janeiro/2005 ...R$ 2,65
Dezembro/2004 ...R$ 2,80
Novembro/2004 ...R$ 2,80
Outubro/2004 ...R$ 2,90
Setembro/2004 ...R$ 3,04
Agosto/2004 ...R$ 3,04
Julho/2004 ...R$ 3,19
Junho/2004 ...R$ 3,06
Maio/2004 ...R$ 2,93
Abril/2004 ...R$ 2,93
Março/2004 ...R$ 2,93
Fevereiro/2004 ...R$ 2,80
Janeiro/2004 ...R$ 2,89
Dezembro/2003 ...R$ 2,95
Novembro/2003 ...R$ 2,80
Outubro/2003 ...R$ 2,90
Setembro/2003 ...R$ 2,90
Agosto/2003 ...R$ 2,90
Julho/2003 ...R$ 2,90
Junho/2003 ...R$ 2,85
Maio/2003 ...R$ 3,00
Abril/2003 ...R$ 3,40
Março/2003 ...R$ 3,45
Fevereiro/2003 ...R$ 3,45
Janeiro/2003 ...R$ 3,65
Dezembro/2002 ...R$ 3,55
Novembro/2002 ...R$ 3,60
Outubro/2002 ...R$ 3,00
Setembro/2002 ...R$ 2,90
Agosto/2002 ...R$ 2,80
Julho/2002 ...R$ 2,50
Junho/2002 ...R$ 2,35
Maio/2002 ...R$ 2,35
Abril/2002 ...R$ 2,35
Março/2002 ...R$ 2,35
Fevereiro/2002 ...R$ 2,35
Janeiro/2002 ...R$ 2,35
Dezembro/2001 ...R$ 2,55
Novembro/2001 ...R$ 2,60
Outubro/2001 ...R$ 2,50
Setembro/2001 ...R$ 2,35
Agosto/2001 ...R$ 2,20
Julho/2001 ...R$ 2,20
Junho/2001 ...R$ 2,20
Maio/2001 ...R$ 2,20
Abril/2001 ...R$ 2,00
Março/2001 ...R$ 2,00
Fevereiro/2001 ...R$ 1,90
Janeiro/2001 ...R$ 1,90
Dezembro/2000 ...R$ 1,90
Novembro/2000 ...R$ 1,80
Outubro/2000 ...R$ 1,80
Setembro/2000 ...R$ 1,80
Agosto/2000 ...R$ 1,80
Julho/2000 ...R$ 1,80
Junho/2000 ...R$ 1,78
Maio/2000 ...R$ 1,78
Abril/2000 ...R$ 1,78
Março/2000 ...R$ 1,78
Fevereiro/2000 ...R$ 1,85
Janeiro/2000 ...R$ 1,85
Dezembro/1999 ...R$ 1,90
Novembro/1999 ...R$ 1,90
Outubro/1999 ...R$ 1,90
Setembro/1999 ...R$ 1,80
Agosto/1999 ...R$ 1,70
Julho/1999 ...R$ 1,70
Junho/1999 ...R$ 1,75
Maio/1999 ...R$ 1,75
Abril/1999 ...R$ 1,75
Março/1999 ...R$ 1,75
Fevereiro/1999 ...R$ 1,21
Janeiro/1999 ...R$ 1,21
Dezembro/1998 ...R$ 1,16
Novembro/1998 ...R$ 1,16
Outubro/1998 ...R$ 1,16
Setembro/1998 ...R$ 1,16
Agosto/1998 ...R$ 1,16
Julho/1998 ...R$ 1,16
Junho/1998 ...R$ 1,12
Maio/1998 ...R$ 1,12
Abril/1998 ...R$ 1,12
Março/1998 ...R$ 1,12
Fevereiro/1998 ...R$ 1,12
Janeiro/1998 ...R$ 1,12
Dezembro/1997 ...R$ 1,08
Novembro/1997 ...R$ 1,08
Outubro/1997 ...R$ 1,08
Setembro/1997 ...R$ 1,08
Agosto/1997 ...R$ 1,08
Julho/1997 ...R$ 1,08
Junho/1997 ...R$ 1,05
Maio/1997 ...R$ 1,05
Abril/1997 ...R$ 1,05
Março/1997 ...R$ 1,05
Fevereiro/1997 ...R$ 1,05
Janeiro/1997 ...R$ 1,05
Dezembro/1996 ...R$ 1,05
Novembro/1996 ...R$ 1,05
Outubro/1996 ...R$ 1,00
Setembro/1996 ...R$ 1,00
Agosto/1996 ...R$ 1,00
Julho/1996 ...R$ 1,00
Junho/1996 ...R$ 0,97
Maio/1996 ...R$ 0,97
Abril/1996 ...R$ 0,97
Março/1996 ...R$ 0,97
Fevereiro/1996 ...R$ 0,97
Janeiro/1996 ...R$ 0,97
Dezembro/1995 ...R$ 0,95
Novembro/1995 ...R$ 0,95
Outubro/1995 ...R$ 0,95
Setembro/1995 ...R$ 0,90
Agosto/1995 ...R$ 0,90
Julho/1995 ...R$ 0,90
Junho/1995 ...R$ 0,90
Maio/1995 ...R$ 0,90
Abril/1995 ...R$ 0,85
Março/1995 ...R$ 0,85
Fevereiro/1995 ...R$ 0,85
Janeiro/1995 ...R$ 0,85
Dezembro/1994 ...R$ 0,85
Novembro/1994 ...R$ 0,85
Outubro/1994 ...R$ 1,00
Setembro/1994 ...R$ 1,00
Agosto/1994 ...R$ 1,00
Julho/1994 ...R$ 1,00

QUAIS SÃO OS CRITÉRIOS ADOTADOS PARA CLASSIFICAR O PORTE DE UMA EMPRESA?

CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO DE EMPRESAS - ME - EPP

Quanto à Receita Bruta Anual

- Microempresa - ME - Lei 123/06 - Até R$ 240.000,00
- Empresa de Pequeno Porte - EPP - Lei 123/06 - Até R$ 240.000,01 até R$ 2.400.000,00

Quanto ao número de Empregados

O SEBRAE utiliza o número de empregados como critério de classificação do porte das empresas, este é o mesmo critério utilizado pelo IBGE . Com base neste, considera-se ME - Microempresa, EPP -Empresa de Pequeno Porte, MD - Média Empresa e GE - Grande Empresa:

Indústria:

Micro: com até 19 empregados
Pequena: de 20 a 99 empregados
Média: 100 a 499 empregados
Grande: mais de 500 empregados

Comércio e Serviços

Micro : até 9 empregados
Pequena: de 10 a 49 empregados
Média: de 50 a 99 empregados
Grande: mais de 100 empregados

OBS: - O presente critério não possui fundamentação legal, para fins legais, vale o previsto na legislação do Simples (Lei 123 de 15 de dezembro de 2006).

FONTE: http://www.sebrae-sc.com.br/leis/default.asp?vcdtexto=4154&%5E%5E

CURSO PARA EMPREENDEDORES DE PRIMEIRA VIAGEM

Aprender a Empreender - Sebrae


Grau de conhecimento do empreendedor: Básico.

Foco temático: Gestão.

Objetivo: Desenvolver características que compõem o perfil empreendedor, despertar atitudes, habilidades, transmitir conhecimentos e valores de empreendedorismo e, dessa forma, estimular o participante a empreender atividades produtivas.

Público-alvo: Empreendedores formais e informais.

Conteúdo programático:
- o empreendedor;
- o mercado (consumidor, concorrente e fornecedor);
- a empresa e o mercado (marketing);
- os números da empresa (finanças);
- o ponto de equilíbrio (comportamento financeiro);
- o resultado da empresa;
- o resultado com vários produtos;
- o capital de giro e o fluxo de caixa;
- os problemas e as soluções;
- o plano da empresa.

Carga horária: O curso é oferecido em 2 modalidades:

- Telessalas: Ambiente de aprendizagem onde os participantes assistem aos vídeos em grupos e lêem o material impresso, sob orientação, com aprendizagem - 24 horas.

- Internet: É a opção para quem deseja flexibilidade de horário e local na realização de seu estudo. O participante terá até dois meses para concluir o curso e será acompanhado por um tutor.




Para mais informações, ligar para: 0800 - 570 0800, ou clique aqui e procure o Escritório Regional do Sebrae-SP mais próximo de você

fonte: http://www.sebraesp.com.br/topo/produtos/capacita%C3%A7%C3%A3o/b%C3%A1sico/baprenderempreender.aspx

MODELO DE PROPOSTA COMERCIAL

MODELOS DE 

PROPOSTA COMERCIAL



(TIMBRE DA EMPRESA)

Cidade, (dia) de (mês) de (ano XXX).



À

Nome da Empresa

Cidade/Estado

A/C: Sr. Fulano de Tal – Diretor Administrativo



Prezados Senhores,


Estamos submetendo à aprovação desta Empresa proposta para elaboração do Projeto.................................... ................, referente aos serviços de..............................





1 OBJETO


........(preencher o tipo de serviço que está oferecendo)..........................................................





2 ETAPAS DO PROJETO


As etapas do projeto estão descritas a seguir.

............................................(Descrever as etapas do Projeto)..........................





3 PREÇO


O preço proposto para elaboração dos serviços referentes ao Projeto é de R$.........(..........).





4 RECURSOS HUMANOS


4.1 Para a prestação de serviço in company, ou seja, disponibilização de profissional especializado em tempo integral, está previsto o montante de R$ ............, correspondente ao valor de XXX homem/hora, inclui todos os encargos e tributos.


4.2 Para a prestação de serviço de visitas de assistência técnica está previsto o montante de R$ ............, correspondente ao valor de X visitas técnicas/mês, inclui todos os encargos e tributos.




5 OUTROS


Detalhar os demais itens que não se enquadram nos já citados anteriormente.





6 FORMA DE PAGAMENTO


O pagamento dos serviços deverá ser efetuado, no prazo de até 30 (trinta) dias a partir da apresentação do documento de cobrança,





7 PRAZO DE EXECUÇÃO


O prazo para execução dos serviços constantes da nossa Proposta é de .............. (.................................) meses, contados a partir da assinatura do contrato de prestação de serviços.


Obs: o prazo será indeterminado caso seja assistência técnica contínua e não por projeto.





8 REAJUSTE


Os preços estabelecidos são firmes e irreajustáveis, durante 12(doze) meses contados a partir da data de aprovação da proposta, devendo ser reajustado após este período pelo índice (eleger índice de reajuste, ex: IPC):





9 TRIBUTOS


Todos os tributos, taxas, encargos e contribuições fiscais, sociais e parafiscais, previdenciárias e trabalhistas que incidam sobre a remuneração aqui estipulada serão de responsabilidade da ............(proponente)............ 



Se, após a emissão desta Proposta, forem criados novos tributos, taxas, encargos e contribuições fiscais, sociais e parafiscais, previdenciárias e trabalhistas, ou modificadas as alíquotas ou bases de cálculo das atuais, ou de qualquer forma venha a ser majorados ou diminuídos, deverão ser revisados os valores de remuneração de modo a refletir tais modificações e manter o equilíbrio econômico-financeiro do contrato.





10 VALIDADE DA PROPOSTA


A presente proposta tem validade por _________(número de dias, em geral 30 dias).








Nome da Empresa

Nome do Representante

Assina: Representante da Entidade



Fone comercial: (ddd) xxxx.xxxx

e-mail: dhusiaoa@suaempresa.com.br

Celular/WhatsApp: (ddd) xxx.xxx.xxx


CARTA DE APRESENTAÇÃO (EMPREGO)

MODELO DE CARTA DE APRESENTAÇÃO


(será a capa do seu currículo)

À
Nome da Empresa
Cidade/Estado
A/C: Sr. XXXXXX – Cargo – Depto. X


Prezados Senhores,

Segue em anexo resumo dos meus dados profissionais para a vaga de analista de marketing sênior divulgada no site Y.

Possuo sólida experiência na área adquirida em grandes empresas nacionais e internacionais.

Aguardo seu contato para entrevista pessoal.


Atenciosamente,


Monica Gouvea Sgarbi Gazzarrini
(XX) XXXX.XXXX
e-mail: mogazzarhotmail.com

FAÇA SEU CURRÍCULO

MODELO DE CURRÍCULO

MONICA GOUVEA SGARBI GAZZARRINI
42 anos, brasileira, casada, sem filhos
Rua x, Quadra Y, Lote Z
Bairro – Cidade – SP
Fone: (XX) XXXX.XXXX
Celular: (XX) XXXX.XXXX
e-mail: mogazzar@hotmail.com

Perfil profissional
Possuo ampla experiência em marketing estratégico e operacional: consultoria de marketing, pesquisa de mercado, inteligência de marketing, análise da concorrência, analise de mercados-chave e dados macroeconômicos, rentabilidade, preços, metas de vendas, desenvolvimento e cotação de fornecedores internacionais, coordenação de eventos, centro de atendimento ao consumidor e telemarketing adquirida nos setores elétrico, tintas, químico, produtos para informática, embalagens de alumínio, produtos para biotecnologia, jornalístico e equipamentos copiadores; bem como na coordenação de equipes para certificação de Qualidade Total – ISO 9001 em Compra E Venda de Energia.
Minhas principais habilidades pessoais são: facilidade de relacionamento, liderança de equipes, aprendizado ágil, flexibilidade, gosto por novos desafios, foco em resultados, comunicação em inglês e espanhol.

Formação
Escolaridade
Pós-graduação no nível Especialização
Graduação
Administração de Empresas, PUC SP (concluído em Dezembro/1989).
Pós-Graduação – Especialização
Marketing Latu Senso, ESPM (interrompido).

Cursos Complementares
Espanhol, Hispania (concluído em Novembro/1996).
Inglês, CEL LEP (concluído em Dezembro/2000).
Moralogia, Prof. Minoru Nakamura (concluído em Março/2005).
Aprendendo a Empreender, SEBRAE - SP (concluído em Junho/2006).
Básico de Exportação, SEBRAE - SP (concluído em Junho/2006).

Idiomas
Inglês: leitura intermediária, escrita intermediária, conversação intermediária
Espanhol: leitura intermediária, escrita intermediária, conversação intermediária





Histórico profissional
CPFL – Companhia Paulista de Força e Luz - de junho/2001 a setembro/2003
(empresa de grande porte no segmento energia) – Campinas/SP
Analista de Mercado - Planejamento Estrategico
Coordenação de pesquisas junto ao mercado industrial de energia e aos consumidores finais (retorno do racionamento), análise de energéticos concorrentes (gás, geradores), desenvolvimento e operacionalização do planejamento estratégico de marketing comercial; projeto de pesquisa e desenvolvimento do conceito de marketing de relacionamento e CRM, prospecção e criação de bases de dados para implementação de novos produtos e serviços; coordenação de time de trabalho para processo de certificação de qualidade do departamento de Compra e Venda de Energia.

BASF S.A. – Divisão Glasurit – Tintas Industriais - de abril/1999 a novembro/1999
(empresa de grande porte - multinacional (Alemanha) - no segmento química)
Coordenadora de Marketing
Coordenação do time de marketing recém-criado, composto por quatro colaboradores reportando a Diretoria. Desenvolvimento e operacionalização do planejamento estratégico de marketing segmentação de mercado, definição e acompanhamento de metas de vendas e introdução de novos produtos.

BASF S.A. - LB/CM - Serviços de Marketing para a América do - de maio/1997 a março/1999
(empresa de grande porte - multinacional (Alemanha) - no segmento química)
Analista de Marketing Pleno
Realização de projetos de Consultoria de Marketing para América do Sul: • Planejamento Estratégico de Marketing de Químicos Intermediários; desenvolvimento de sofware de inteligência de marketing para as unidades de negócio no Brasil; Relatório Estratégico Gerencial de Suprimentos; Análise de Clientes Químicos - América do Sul: estratégias de atendimento diferenciadas para clientes globais, grandes, médios e pequenos.

BASF S.A. - LBPP - Pesquisa de Mercado - de julho/1995 a maio/1997
(empresa de grande porte - multinacional (Alemanha) - no segmento química)
Analista de Pesquisa de Mercado
Realização de estudos de mercado quantitativos e qualitativos para as empresas do Grupo BASF na América do Sul (produtos consumo – tintas, áudio&vídeo; e produtos industriais – químicos); análise e estruturação de dados macroeconômicos e dos mercados-chave para a BASF na região. Principais projetos realizados em Pesquisa de Mercado: painéis de preços, teste cego, análise de preço, performance de produtos frente a concorrência; estudo de satisfação dos clientes de tintas imobiliária e automotivas; avaliação de embalagens – Suvinil: análise das novas embalagens propostas para a linha de produtos; satisfação de clientes internos; comunicação corporativa BASF junto à BASF Alemanha: adequação do material de mídia (impressa ou eletrônica), pré teste de campanha e recall; dimensionamento do mercado de Tintas em Pó.

BASF DA AMAZÔNIA S.A. - de dezembro/1994 a julho/1995
(empresa de grande porte - multinacional (Alemanha) - no segmento química)
Analista de Marketing Pleno - Produtos para Informática
Operacionalização de listas de preços, análise de rentabilidade da linha de produtos, lançamento de novos produtos no mercado e cotações de preços com fornecedores internacionais (USA, Singapura, Alemanha, China).

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

O QUE É COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL?

Comportamento Organizacional- Princípios

Comportamento Organizacional

1.Importância das organizações no mundo moderno. As organizações exercem uma função considerável na vida do ser humano por que modelam o comportamento dos respectivos membros, pois podem influenciar as necessidades e motivos dos indivíduos em diferentes organizações, ou em grupos na mesma organização, incentivarem a produtividade, bem como respostas rápidas as estratégias administrativas variadas. Caracterizam-se pela sua complexidade e o seu empenho em superar as pressões sociais, econômicas , culturais,tecnológicas e políticas.

2.Conceito de CO. Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional.

3.Propósitos As finalidades do comportamento organizacional correspondem a explicação, previsão e controle do comportamento humano. A explicação refere-se a identificação das causas ou razões que impulsionaram determinados fatos/acontecimentos/fenômenos. A previsão está direcionada para eventos futuros estabelecendo os resultados alcançados através de uma ação específica. O controle apresenta-se como um objetivo controverso, pois há em si uma dificuldade em monitorar o comportamento do ser humano, o qual é integrante fundamental nas organizações. O controle implica na contribuição mais valiosa que o comportamento organizacional acarreta para o trabalho gerando eficácia.

4.Características Identificadas

*Elemento de importância crescente na formação do administrador (Visão da administração como processo: Estudo de pessoas, grupos e interações nas estruturas organizacionais e interorganizacionais).
*Uma ciência aplicada.
*Engloba conceitos de psicologia, sociologia e administração entre outras disciplinas. *Representa a convergência gradual das diversas escolas de pensamento.
*Abordagem integrativa: Combinar o desenvolvimento técnico/conceitual (cognitivo) com um aprendizado natural (habilidades interpessoais).
*Voltada para quatro tipos de comportamento:Produtividade,absenteísmo,rotatividade e cidadania organizacional.
*Preocupada com a satisfação no trabalho atrelada a eficiência e a eficácia.

5.Variáveis As principais variáveis são: Estrutura, clima e cultura organizacional, ambiente de trabalho, planejamento, habilidades interpessoais.

6.Principais oportunidades e desafios no uso dos conceitos.

*Aumentar a produtividade e a qualidades dos produtos de uma empresa(GESTÃO DA QUALIDADE:Satisfação constate do cliente mediante o aprimoramento contínuo de todos os processos organizacionais).
*Melhoria das habilidades humanas:Motivação,liderança, treinamento, satisfação com trabalho, avaliação de desempenho,comunicação eficiente,etc.
*Administrando a diversidade da força de trabalho: Um dos desafios mais importantes e abrangentes . Diz respeito à raça,etnia , sexo dos participantes, mulheres, negros,deficientes físicos,idosos, e homossexuais.
*Respondendo à globalização: Aprender a trabalhar com pessoas em diferentes culturas(Qualificação, compreensão cultura e adaptar o estilo de gerenciamento a sua cultura).
*Fortalecendo as pessoas: Emporwement - Fortalecimento dos funcionários, equipes autogerenciadas .
*Estimulando a inovação e a mudança: Organizações Bem sucedidas precisam encorajar a inovação e dominar a arte da mudança para expressar sua competitividade , ou estarão fadadas à morte. Os funcionários de uma empresa podem ser a mola propulsora da inovação e da mudança ou podem ser uma barreira poderosa contra elas. O desafio enfrentado pelos executivos é estimular a criatividade e a tolerância à mudança. O estudo do comportamento organizacional oferece muitas idéias e técnicas para ajudar na realização desse objetivo.
*Lidando com a “temporariedade” : Os executivos e os funcionários de hoje precisam aprender a lidar com a temporariedade, bem como a conviver com a flexibilidade, a espontaneidade e a imprevisibilidade, o estudo comportamento organizacional pode fornecer dicas importantes para o entendimento de um mundo profissional em mudança contínua para a superação da resistência à inovação e para a criação de uma cultura organizacional voltada para ela.
*Ajudando os funcionários a alcançar o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional:Atenuar a confusão entre a vida profissional e a pessoal. teletrabalho, maior flexibilidade para q possam compatibilizar os assuntos profissionais e pessoais. Comportamento organizacional concede diversas sugestões para orientar o planejamento de ambientes de trabalho q ajudem o administrador a enfrentar esses conflitos.
*Declínio da lealdade dos funcionários: Terceirização, alterações na remuneração,entre outros contribuíram para reduzir a lealdade dos funcionários.
*Desafio importante no comportamento organizacional: motivar trabalhadores e manter a competitividade global das orgs.
*Melhorar o comportamento ético: Criar um clima eticamente saudável para seus funcionários no qual eles possam realizar seu trabalho com produtividade e confrontando o mínimo de ambigüidade em relação ao que se constitui em comportamentos certos ou errados.

Considerações:
*Estudo do comportamento organizacional importante para o gestor geral.
*O gestor de Rh deve estar atento ao comportamento organizacional.
*O foco do comportamento organizacional : Ser Humano Uno e Múltiplo
*Evolução do mundo+ Evolução dinâmica e gradativa das organizações = Comportamento Organizacional

Autora: Karla Sampaio
Graduada em Administração de Empresas e Pós-Graduanda em Gestão de Pessoas pela Faculdade de Tecnologia e Ciências- FTC/Vitória da Conquista.

Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/comportamento_organizacional_principios/13911/