segunda-feira, 9 de agosto de 2010

MONTE SEU PLANO DE NEGÓCIOS, A EFICIÊNCIA EM AÇÃO: TÓPICO 14 => ORGANIZANDO OS SETORES TÁTICOS

RITUAIS OPERACIONAIS NOS SETORES TÁTICOS.




DEFINIR O PASSO A PASSO DIÁRIO DE CADA FUNCIONÁRIO DENTRO DE CADA SETOR TÁTICO.



Exemplo: Atendente de telefone.



1- Chegada ao serviço.

2- Assinar livro de ponto.

3- Verificar se há algum recado em cima de sua mesa.

4- Verificar se há linha telefônica.

5- Verificar se os outros aparelhos estão funcionando bem.

6- Ligar o computador.

7- Abrir os e-mails.

8- Repassar e-mails para cada responsável.

9- Verificar e-mails que podem ser prontamente respondidos.

10- Verificar os recados na secretária eletrônica.

11- Anotar os recados para cada responsável.

12- Repassar os recados por e-mail.

13- Responder os e-mail selecionados.

14- Verificar agenda de horários.

15- Entrar em contato com a diretoria e aguardar instruções.






Antes de ir embora:

1- Verificar as tarefas que ficaram pendentes.

2- Atualizar agenda do dia seguinte com as pendências.

3- Verificar se há recados de ultima hora.

4- Repassar os recados e e-mails de ultima hora.

5- Fechar a agenda.

6- Desligar o computador.

7- Ligar a secretária eletrônica.

8- Informar a diretoria que já esta saindo.

9- Assinar livro de ponto.

10- Ok.





Assim deve ser para cada funcionário, após um período de trabalho, estas tarefas serão automáticas.

Este organograma deve ser revisto todo fim de mês, a fim de se aperfeiçoar cada vez mais a forma de trabalho e de se gerenciar melhor o tempo e as funções para cada funcionário. Não importa o tamanho da empresa, tem que ser feito!



Mesmo que o diretor esteja um dia substituindo a atendente de telefone, este deve trabalhar dentro do mesmo organograma.

Fonte: Empreendedores do Bem - Erick Salgado - Consultor 
Rua do Lavapés, 170 – Cambucí – São Paulo/SP – (11) 3208 1370

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sábado, 7 de agosto de 2010

CONTINUE DANDO ATENÇÃO AOS PONTOS ESTRATÉGICOS DO SEU PLANO DE NEGÓCIOS: TÓPICO 13 => DEFINIÇÃO DOS SETORES TÁTICOS DE SUA EMPRESA.

SETORES TÁTICOS.


DEFINIÇÃO DOS SETORES TÁTICOS DE SUA EMPRESA:

Exemplo:
1- Diretoria;
2- Atendimento ao cliente;
3- Departamento de pesquisa e marketing;
4- Departamento de compra;
5- Recepção;
6- Sanitários;
7- Refeitório;
8- Salão principal;
9- Caixas, etc.


QUEM FAZ O QUE EM CADA SETOR TÁTICO DENTRO DE SUA EMPRESA:

O que deve ser feito em cada um dos setores de sua empresa? Elaborar um organograma do funcionamento, dos setores táticos e das atividades de sua empresa.




ELABORAR DE FORMA GRAFICA A IMAGEM DE SUA EMPRESA PARA VOCÊ E PARA SEU CLIENTE.


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quinta-feira, 5 de agosto de 2010

MAIS UM PONTO CHAVE PARA UM PLANO DE NEGÓCIOS: TÓPICO 12 => PRODUÇÃO

ATIVIDADE / FABRICAÇÃO.


QUAIS SÃO OS PRODUTOS FABRICADOS PELA SUA EMPRESA?


COMO SÃO FABRICADOS OS PRODUTOS?


O QUE É TERCEIRIZADO NA FABRICAÇÃO?


QUEM SÃO OS FORNECEDORES DE MÃO DE OBRA NESTE SETOR DA SUA EMPRESA?


ELABORAR OS FLUXOGRAMAS DE FABRICÇÃO DE TODOS OS PRODUTOS.



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quarta-feira, 4 de agosto de 2010

ELABORANDO SEU PLANO DE NEGÓCIO COMPLETO: TÓPICO 11 => CUSTO FIXO

CUSTO FIXO.




DEFINIR O CUSTO FIXO:


● Aluguel;
● Água;
● Luz;
● Telefones;
● Internet;
● Contabilidade;
● Folha de pagamento;
● Benefícios;
● Impostos;
● Pró labore;
● Material de limpeza;
● Material de escritório;







RELACIONAR OS CUSTOS VARIAVEIS:


● Publicidade;
● Logística;





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terça-feira, 3 de agosto de 2010

ELABORANDO SEU PLANO DE NEGÓCIOS: TÓPICO 10 => JURÍDICO

JURIDICO.



COMO VOCÊ SE PREPARA PARA OS PROBLEMAS JURIDICOS?
Devemos separar os problemas de ordem jurídica da seguinte forma:


PROBLEMAS JURIDICOS INEVITÁVEIS – Todo e qualquer problema e causa que for movido contra a empresa por motivo de força maior. Não tem como se preparar, apenas tentar transforma-los em “evitáveis”


PROBLEMAS JURIDICOS EVITÁVEIS – São aqueles que sabemos que toda a empresa enfrenta, porém muitos deles ocasionados por falta de cuidado dos diretores.
Como fazer para tornar todos os problemas jurídicos em “evitáveis”?
Elaborar contratos detalhados para cada acordo de: Compra, contratação, venda, etc.


ASSESSORIA JURIDICA:
Empresas de médio e pequeno porte devem terceirizar o departamento jurídico da empresa. Ou seja Pagar mensalmente um advogado para que o mesmo sempre os auxilie na elaboração dos contratos e tomadas de decisão dentro da empresa. È muito mais barato prevenir do que remediar.


CONTROLE DA ASSESSORIA JURIDICA:
Mantido em pastas classificadas da seguinte forma:
● Processos contra a empresa.
● Processos a favor da empresa.




O Grupo empreendedores do bem faz uso e sugere o escritório:

SALGADO ASSOCIADOS
Mais de 30 anos de tradição.
Dr. Roberto Salgado.
0xx11 – 6909 22 51.







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segunda-feira, 2 de agosto de 2010

MAIS UM PONTO ESTRATÉGICO PARA DO SEU PLANO DE NEGÓCIOS DE SUCESSO: TÓPICO 9 => INFORMÁTICA

INFORMÁTICA.


MEIO MAIS VIAVEL DE ORGANIZAÇÃO E CONTROLE.

COLOCAÇÃO DE CAMERAS DE MONITORAMENTO

USO DE SOFTWARES ORIGINAIS, SEMPRE.

USO DE HARDWARE LEGALIZADO, SEMPRE.

MANTER SEMPRE NOTAS FISCAIS DE HARDWARE E SOFTWARE EM LOCAL SEGURO DENTRO DA EMPRESA.

INIMIGOS DA PRODUTIVIDADE – MSN, CHAT, ORKUT, ETC.

COMPUTADOR DISPONIVÉL EM HORA DE ALMOÇO.


ATENÇÃO.
È fundamental que se registre o domino ( .com.br e .com ), ao mesmo tempo que o registro da marca, para evitar que pessoas possam se aproveitar da divulgação.



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domingo, 1 de agosto de 2010

SEU PLANO DE NEGÓCIO ESTÁ CRESCENDO: TÓPICO 8 => FINANCEIRO.

FINANCEIRO.


• Capital inicial;
É o quanto você dispõe para iniciar o seu negócio.

• Capital necessário;
È o quanto será necessário investir para que o negócio de certo. Mais importante é a qualidade dos investimentos.

• Capital de giro;
È o valor que a empresa tem que ter em caixa para se manter no mercado, é o valor que permite á empresa negociar, comprar produtos que podem estar vendidos, mas que vai gerar lucro só para 30 dias.
È a saúde da empresa.

• Linhas de crédito e taxas;
Mais importante do que ter credito nos bancos é ter credito com os fornecedores, no final eles também ganham, isso tem que pesar na escolha do seu fornecedor

• Reserva para sazonalidade;
Dinheiro reservado para as épocas ruins. Meses em que seu negocio tende a faturar menos. Exemplo: Sorveteria no inverno.
Atualmente, como é muito difícil ter dinheiro guardado ou como é praticamente intolerável se afastar do publico, algumas empresas estão buscando alternativas para não se afastarem dos clientes, eliminando assim a sazonalidade.
Exemplo: Sorveteria que vende chá colonial no inverno.


• Manutenção e revisão do custo fixo;
Verificar todo fim de mês junto ao contador e aos sócios se há possibilidade de reduzir o custo fixo.


• Manutenção dos custos variáveis;
Tentar prever os custos variáveis, e comparar os previstos com os reais no fim do mês, estudar e analisar a saída do dinheiro.


• Manutenção de concorrência entre os fornecedores;
Manter o leilão de fornecedores no site. Enviar e-mail pedindo orçamento todo fim de mês e em seguida informar se há algum concorrente com preço mais baixo.


• Uso constante de boleto de receitas e despesas;
Não Permitido que saia R$1,00 da empresa sem que este dinheiro seja registrado e computado, para isso é necessário ter um método fácil de anotação.




• Fluxo de caixa;
controle permanente das contas a pagar e a receber da empresa, pode ser montado em exccel, deve ser atualizado todos os dias. Ele pode mostrar o dia em que sua empresa vai quebrar ou o dia em que você pode fazer uma retirada.



• Controle de conta corrente;
Manter os extratos sempre atualizados com o fluxo de caixa, só assim você terá real controle de todo dinheiro que a empresa movimenta, se a empresa tem sócios, não é permitido ter diferença de nenhum centavo entre a conta corrente e o fluxo de caixa.


•Controle específico de cartões de crédito;
Manter o controle dentro do fluxo de caixa em relação aos cartões, já efetuar o lançamento com os devidos descontos da operadora.



ATENÇÃO: Se você é um sócio que cuida da parte operacional e não tem controle da parte administrativa e financeira, você pode estar sendo lesado, até mesmo por descuido. Historicamente somente em 90% das empresas isso aconteceu.
Lembre-se, não importa qual seja o seu papel na sociedade, você tem a obrigação, direito e dever de analisar o fluxo de caixa todos os dias, assim como questionar e aprender o funcionamento do mesmo.


Fonte: Empreendedores do Bem - Erick Salgado - Consultor
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