domingo, 15 de maio de 2011

CURSOS DE ETIQUETA ATUAIS REDEFINEM A ELEGÂNCIA E SÃO PARA TODOS

Pessoas que sobem de classe social, como jovens ingressando no mercado de trabalho são apenas alguns exemplos de quem procura



Danielle Nordi, iG São Paulo | 15/05/2011 07:45


A consultora de etiqueta Lígia Marques em um de seus cursos

Saber usar os o talher de escargot, equilibrar livros na cabeça para uma postura de princesa ou até mudar a maneira de pronunciar os erres como em “My Fair Lady”. Não é incomum nem totalmente descabido que imagens como essas, distantes do cotidiano de quase todo mundo e quase da realidade, sejam as primeiras que vêm à mente quando se fala em aulas de etiqueta. E, sim, tudo isso ainda existe. Mas os cursos de etiqueta social se adaptaram aos novos tempos, e estão preparados para atender um novo e mais diverso público. Ou seja: vão muito além do que a preparação para a alta sociedade de antigamente.



Dicas para evitar gafes

Com a mudança no perfil econômico do brasileiro, veio também a necessidade de adaptação de novos profissionais, que melhoraram de vida e passaram a ter de frequentar círculos sociais diferentes dos que estavam acostumados. Hoje, etiqueta é uma área com diversas segmentações, que atendem desde a necessidade de um executivo que deseja aprender a fazer apresentações da forma mais bem vista até a de um jovem que quer ingressar no mercado de trabalho e precisa de dicas de como se portar durante uma entrevista de emprego.



Etiqueta não é frescura

A consultora de etiqueta Sofia Rossi confirma a tendência. “Sou procurada por pessoas de todas as idades e classes sociais”, afirma. Ela diz ainda que etiqueta não é “frescura”. O entendimento que algumas pessoas possuem de que se trata apenas de protocolos sociais dispensáveis no dia a dia, de acordo com a consultora, está equivocado. “Os cursos oferecidos têm como missão resgatar valores e a importância do respeito pelo próximo. Isso é ser uma pessoa elegante.”


Aquela imagem da mocinha andando de um lado para outro da sala com um livro na cabeça? Especialistas afirmam que, apesar de ser um exercício ainda eficiente quando se quer trabalhar especificamente uma postura melhor, o foco de hoje vai além.

“Antigamente a postura era fundamental e, talvez, por isso essa cena seja tão lembrada. Mas o enfoque atual dos cursos de etiqueta é relacionamento. Questões que envolvam atitude e melhora na forma de nos relacionarmos, seja no convívio profissional como social”, declara a consultora em etiqueta e marketing pessoal Ligia Marques, autora do livro “Sem noção” (Ed. Matrix), que dá lições de etiqueta para quem não quer dar vexame.


A coordenadora de eventos Dione Cristina Piffer Freitas, 50, conta que, quando era criança, as regras de etiqueta eram rígidas. “Mulher não podia rir alto, por exemplo. A educação que recebíamos em casa era bem mais rigorosa. Lembro destes padrões e hoje tudo mudou muito. Por isso procurei um curso de etiqueta.” Dione diz que a experiência foi enriquecedora. Ela acredita que saber se comportar nas mais diversas situações vem se tornando um diferencial e que é preciso prestar atenção neste requisito.



Ascensão social

Entre 1996 e 2010, o brasileiro viu sua renda per capita aumentar de US$ 5 mil para US$ 10 mil. Com a mudança significativa, muitos deram verdadeiros saltos de qualidade de vida, e a educação passou a ser um assunto mais importante dentro das famílias que ascendem socialmente.

Essa ascensão foi constatada por pesquisa divulgada pelo Observador Brasil 2011, executada pelo instituto Ipsos Public Affairs. De acordo com os dados fornecidos, só em 2010 quase 31 milhões de brasileiros mudaram de classe social. Cerca de 19 milhões saíram das classes D e E e pularam para a classe C. Quase 12 milhões de pessoas deixaram a classe C passando a pertencer às classes A e B, de maior poder aquisitivo.


“Como as pessoas melhoram suas rendas e possuem mais oportunidades de estudo, passam a enxergar etiqueta de forma diferenciada. Quando existe uma mudança de classe social é preciso afinar o comportamento”, acredita Patrícia Zen, docente do curso de Etiqueta Social oferecido pelo SENAC de Campinas.

Para ter mais segurança ao negociar com fornecedores e lidar com o público numa nova área de trabalho, a administradora de empresas, Nilcea Rodrigues da Silva Prates, que passará a trabalhar com eventos, resolveu procurar o SENAC. “Eu aprendi coisas básicas como, por exemplo, fazer apresentações de uma maneira mais educada. Apesar de ter procurado por razões profissionais, eu tento aplicar o que aprendi na minha vida pessoal também.”


 Os cursos de etiqueta hoje são procurados por pessoas com objetivos e necessidades diferentes



Interesse maior das mulheres

A consultora Sofia afirma ser comum a procura por seus serviços por pessoas que tenham melhorado de renda e nota um interesse maior por parte das mulheres. Patrícia, professora do Senac, afirma que a percepção de que o público feminino é maioria está dentro da realidade: “Dei aula em três turmas e tive apenas dois alunos homens. Acredito que as mulheres reparam mais em detalhes e se preocupam mais que os homens em como serão vistas e julgadas por suas ações.”

Mesmo sendo minoria, os homens estão presentes. O cirurgião bucomaxilofacial, Antonio Marcos Pantoja de Azevedo, 40, fez aulas de etiqueta em duas ocasiões. Quando era cadete do exército e durante um curso para formação de comissário de bordo aprendi etiqueta social. Ele é categórico ao afirmar que todos deveriam procurar auxílio para melhorar a forma de se comportar. “Temos uma mobilidade social, atualmente, enorme. Você nunca sabe quando vai precisar comparecer a um evento formal. É essencial estar preparado.”

Marcos explica que as aulas não apenas o ensinaram coisas novas, como também proporcionaram que ele tivesse uma maior naturalidade e segurança em eventos formais. “Hoje é ensinado muito mais do que a utilização do talher correto para cada tipo de comida. Temos que aprender a cuidar da nossa imagem por completo. Desde modos até aparência pessoal”, completa.



É difícil ser elegante?

Para a consultora de etiqueta e coordenadora da Universidade Metodista, Ana Maria Santana Martins, não é difícil ser elegante. A autora do livro “E o que eu faço com essa tal de boas maneiras” (Ed. Jcr) afirma que não há segredos em se tratando de etiqueta. “Ser bem educado é viver sabendo que não estamos sozinhos neste mundo. Quando compartilhamos espaços, quer seja na família, na escola, no trabalho ou na sociedade, precisamos ser civilizados, amistosos e sociáveis”, explica.

Entretanto, nas situações cotidianas, cheias de estresse, nem sempre as pessoas são tão educadas quanto deveriam, de acordo com Sofia Rossi. Ela acredita que, com o passar dos anos, a noção do respeito ao espaço alheio foi ficando mais distante. “Quantas vezes não ouvimos falar de brigas por vagas de garagem, por exemplo. Fico muito assustada diante destas situações. Cada vez mais o que importa é apenas o ganho individual”, observa.

Sofia ressalta, ainda, que o tipo de educação dada pelos pais aos filhos é de extrema importância. “O melhor exemplo vem de casa. Se aprendemos com nossos pais que maltratar e humilhar pessoas são atitudes completamente erradas, certamente não faremos isso”, exemplifica.


Serviço:
Curso de Etiqueta Social no Senac de Campinas - SP
Preço: R$ 418,00
Telefone: (19) 2117-0600
Confira outras unidades que oferecem o curso no site do Senac


Leia também:
- Mulheres de primeira classe
- Elas saíram da pobreza e construíram impérios
- A etiqueta do almoço corporativo
- Etiqueta animal: você é um dono educado?
- Ser gentil faz diferença
- Os limites da cantada


FONTE: IG DELAS

quarta-feira, 11 de maio de 2011

CIEE QUER REUNIR 60 MIL EM FEIRA DE ESTÁGIO

Evento terá palestras e orientações para candidatos, além de vagas de emprego em mais de 50 estandes de empresas e órgãos públicos

iG São Paulo | 11/05/2011 05:29

Considerada o maior evento para estudantes à procura de uma vaga de estágio do Braisl, a 14ª edição da Feira do Estudante Expo CIEE 2011 vai acontecer de 27 e 29 de maio no Pavilhão da Bienal do Parque do Ibirapuera, em São Paulo (SP). 

 Centro de Integração Empresa Escola (Ciee) prevê reunir mais de 60 mil universitários.

Até agora, 35 mil estudantes já enviaram seu cadastro online para o evento.

A proposta é realizar palestras com especialistas, eventos culturais, promoções e sorteios, além é claro de ofertas de emprego.

Serão mais de 50 estandes de empresas e instituições que oferecem oportunidades de estágio.

Os visitantes contarão ainda com novidades como um túnel com instalações multimídias e acesso gratuito à internet sem fio no local.

Este é o mês com mais eventos de carreiras nas universidades, veja como aproveitá-los.

O iG Estágio e Trainee traz ainda a programação dessas feiras em 2011 já confirmadas. Acompanhe mais novidades pelo Twitter do canal.




Feira de estágio realizada em 2010 pelo Ciee reuniu 50 mil estudantes

Vantagem nos recrutamentos - Se você quer sair na frente nos processo de seleção encaminhados pelo Ciee, passe no estande do centro.

Alí, os estudantes que se candidatarem às vagas de estágio receberão uma marca digital no cadastro, tendo preferência no encaminhamento a processos seletivos em empresas parceiras.

Para ter acesso direto ao evento, o estudante poderá se cadastrar gratuitamente pelo site do Ciee e imprimir a credencial.

Mais de 35 mil estudantes já efetuaram esse cadastro.

As pessoas que não se inscreverem pela internet poderão preencher a ficha na entrada da feira.


50 mil candidatos - Na feira realizada em 2010, mais de 50 mil pessoas puderam consultar as ofertas de 5 mil vagas de empresas, instituições de ensino e órgãos públicos. A feira contou com palestras sobre cinema, teatro, fotografia, mídias sociais e histórias em quadrinhos, além de ter feito parte do calendário da Virada Cultural de São Paulo.


Conheça ainda as vagas para estágio na mineradora Vale, na fabricante de eletrodomésticos LG e na montadora Fiat.



Curso de congelamento de alimentos – Aula 20

CONGELAMENTO DE PÃES, BOLOS, TORTAS E SALGADOS


É possível congelar a massa ou os pães prontos (não amanhecidos), que readquirem suas características originais após o descongelamento.


Pão Francês - embalar em sacos plásticos, extraindo o ar; descongelar em temperatura ambiente ou no forno, envolto em folha de alumínio.


 
Pão de Forma – embalar em plástico, de preferência em porções individuais.


 
Pão Recheado - embalar em plástico ou folha de alumínio; descongelar no forno, envolvido em folha de alumínio (baixa temperatura até descongelar, aumentando em seguida).


 
Pão Doce - não deve ser congelado se tiver recheio de maizena.

Sonho - congelar sem recheio.

O congelamento de bolos apresenta bons resultados, recomendando-se preparar vários a cada fornada.


 
Bolo Simples - assar em formas aluminizadas pequenas ou em formas retangulares para cortar em pedaços; embalar frio em bandejas ou sacos plásticos; descongelar ainda embalados em temperatura ambiente ou no forno, por 15 minutos, envolto em folha de alumínio.


 
Bolo com Cobertura - depois de decorado, levar ao freezer sem embalagem; após 2 horas embalar em folha de alumínio ou saco plástico (tirar da embalagem antes de descongelar, para não danificar a decoração).


 
Torta - tanto a massa quanto a torta moldada sem assar podem ser congeladas, bem como a torta assada.


 
Torta Salgada - é mais prático congelar pronta, mas pode ir ao freezer crua; descongelamento em temperatura ambiente ou no refrigerador (pincelar a gema apenas no momento de ir ao forno).


 
Doces - não devem ser congelados se tiver recheio de maizena ou cobertura de gelatina.


 
Pizza - pode ser congelada com todos os ingredientes ou só os discos, já assados e separados por plástico; quando já preparadas, com mussarela e recheios, levar ao freezer por 1 hora, antes de embalar individualmente.


 
Esfiha - congelar pronta, individualmente (como os bifes); descongelar no forno envolto em folha de alumínio.


 
Pastéis - preparar os pastéis com massa caseira ou pronta, levando ao freezer por 40 minutos; congelar individualmente e armazenar em saco plástico; retirar 30 minutos antes de fritar (ainda gelados) e usar bastante óleo, sem esquentar muito, fritando um por vez.


 
Coxinhas – mesmo procedimento dos pastéis.


 
Croquetes - podem ser congelados fritos ou não; quando fritos, embalar em porções isoladas com papel aderente, saco plástico ou folha de alumínio; descongelar no forno; quando não estiverem fritos, proceder como no caso dos pastéis.


 
Quibes - congelar assado ou frito, embalado em papel alumínio, plástico ou papel aderente; descongelar no forno.


 
Sanduíches - evitar recheios de tomate crus, alface, pepino e ovo cozido, pois estes não congelam; embalar individualmente em plástico aderente ou folha de alumínio; descongelar em temperatura ambiente, com a embalagem.

terça-feira, 10 de maio de 2011

C3 estreia na linha 2012 com faróis Crystal Black

Acabamento escurecido nos bulbos e novas rodas são as novidades no compacto da Citroën


Thiago Vinholes | 10/5/2011 09:56:00


Os faróis do C3 2012 não são simplesmente escurecidos, eles são “Crystal Black”´, como prefere chamar a Citroën.

O acabamento diferenciado no conjunto óptico frontal é a uma das novidades na nova linha do compacto francês, que já é anunciado no website oficial da marca.

Apesar disso, o modelo chega às lojas somente no final de maio.

“Foi erro de cronograma”, apontou um assessor de comunicação da marca ao iG Carros.

O modelo parte de R$ 37.990.

Na configuração de entrada GLX o C3 2012 já vem equipado de fábrica com rodas de liga leve aro 15”, ar-condicionado e bancos de couro, item raro em carros dessa faixa de preço.

 pacote da nova gama inclui também sistema de som preparado pela Pioneer com porta USB e Bluetooth para celular.

O motor da série segue sendo o 1.4 flex de até 82 cv.

A versão Esclusive, por sua vez, mantém o bloco 1.6 flex de 113 cv (com etanol).



FONTE: IG CARROS

Curso de congelamento de alimentos – Aula 19

CONGELAMENTO DE LATICÍNIOS



É indispensável que os laticínios a congelar sejam de boa qualidade e que seu prazo de validade para consumo não esteja vencido.



Preparação:



 
Leite Homogeneizado – secar bem a embalagem e levar diretamente ao freezer (pode ser empilhado depois de congelar).


 
Leite fresco – ferver por 10 minutos e resfriar.


 
Manteiga ou Margarina – congelar na própria embalagem ou em sacos plásticos.


 
Queijo – com exceção do queijo fresco tipo minas e da ricota, que congelam apenas quando usados como ingredientes, os demais congelam perfeitamente em porções de 250 g; embalar duplamente, primeiro com papel aderente e em seguida com folha de alumínio.


 
Queijo ralado – congelar em sacos plásticos ou potes (não grudam, mesmo congelados).


 
Sorvete – congelar em lata ou caixa, cobrindo as porções não consumidas com plástico ou celofane; não re-congelar o que for derretido.




Tempo de conservação:


4 meses – Manteiga

6 meses – Queijo

8 meses – Leite

2 meses – Sorvete



XVI – DESCONGELAMENTO

Leite - pode ser descongelado no refrigerador ou em temperatura ambiente; em caso de pressa, colocar um pouco de leite frio numa panela e adicionar o leite congelado, deixando em fogo mínimo (se a gordura se separar, bater no liquidificador).

Demais laticínio descongelamento ideal é no refrigerador.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

PETROBRAS É A MARCA MAIS VALIOSA DA AMÉRICA LATINA

Empresa vale R$ 22 bilhões e ocupa a 61ª posição no ranking BrandZ Top 100




Danielle Assalve, iG São Paulo 09/05/2011 09:51



O Brasil domina a lista das marcas mais valiosas da América Latina, segundo levantamento BrandZ Top 100, divulgado nesta segunda-feira pela Millward Brown. Dos oito nomes listados, seis são de marcas brasileiras.



A Petrobras aparece em primeiro lugar, avaliada em US$ 13,4 bilhões (aproximadamente R$ 22 bilhões), um crescimento de 39% em relação a 2010. No ranking mundial, a estatal brasileira ocupa a 61ª posição.



O segundo lugar ficou com a mexicana TelCel, com marca no valor de US$ 11,5 bilhões (R$ 18,5 bilhões), um avanço de 6,7% no ano.



O banco brasileiro Itaú ficou com a terceira colocação no ranking da América Latina, com marca estimada em US$ 9,6 bilhões (R$ 15,5 bilhões), o que representa um crescimento de 29% frente a 2010.



O Bradesco ficou com a quarta posição, com US$ 8,6 bilhões (R$ 13,8 bilhões). O número representa aumento de 15% em comparação com 2010.



Em seguida, figuram a marca mexicana de cerveja Corona (US$ 5,4 bilhões), a brasileira Natura (US$ 4,6 bilhões), e as cervejas brasileiras Skol (US$ 4,6 bilhões) e Brahma (US$ 2 bilhões).



Segundo o levantamento, a Apple superou o Google e se tornou a marca mais valiosa do mundo, com valor estimado em US$ 153 bilhões (aproximadamente R$ 246 bilhões).



Leia também:

Apple supera Google e se torna a marca mais valiosa do mundo

Petrobras é a marca mais valiosa da América Latina

Petrobras, Itaú e Bradesco entre as marcas mais valiosas do mundo





FONTE: IG ECONOMIA

Curso de congelamento de alimentos – Aula 18

CONGELAMENTO DE OVOS



São 3 as modalidades de congelamento de ovos:


Ovo inteiro – retirar da casca e mexer sem formarem bolhas, com um garfo, adicionando para cada ovo uma colher (café) de sal ou açúcar, conforme sua utilização posterior.


 
Gema – mexer levemente com um garfo, adicionando 1/2 colher (chá) de sal ou açúcar, conforme sua utilização posterior; levar ao freezer em formas de gelo e retirar os cubos congelados, embalando-os num saco plástico para voltar ao freezer.


 
Clara – ao natural, utilizando o mesmo processo de armazenamento das gemas.

Obs. Às claras não podem ser guardadas no refrigerador, pois desenvolvem a salmonela.

Tempo de conservação: 6 meses




XIV – DESCONGELAMENTO

O descongelamento lento, em recipientes tampados no refrigerador, é o mais indicado; as claras podem ser batidas ainda geladas. Para orientação quanto à proporção a utilizar a seguinte tabela:


1 ovo inteiro equivale a 3 colheres de sopa.

1 gema equivale a 1 colher de sopa.

1 clara equivale a 2 colheres de sopa.