sexta-feira, 23 de setembro de 2011

CURSO DE MEMORIZAÇÃO 2 - TÉCNICAS – AULA 11 - FINAL

Teste sua memória

Como vai sua memória?

Responda as questões e saiba o que fazer para nunca se esquecer é Chato esquecer o nome de alguém que acabaram de apresentar a você, não é mesmo?
E de repende encontrar aquela pessoa que insiste em dizer que o(a) conhece?


O pior é que vocês já conversaram mesmo, mas você não se lembra… Situações como estas costumam ser constranjedoras e todas se resumem a um mesmo problema: sua memória anda curta.

Faça o teste e veja como vai a sua memória. aproveite também para aprender o que fazer para melhorá-la e anotar as dicas para ter sempre tudo na ponta da língua.

1- Você sempre se lembra de todas as datas que considera inportante?
a) Nunca b) Sim c) As vezes

2- Você guarda fisionomias com bastante facilidade?
a) Só guardo das pessoas com quem convivo b) Sim c) Não

3- Às vezes, você se surpreende procurando algo sem lembrar o que é?
a) Não b) Algumas vezes c) Frequentemente

4- Sempre se lembra de todos os compromissos?
a) Não, tenho que anotar tudo b) Lembro-me de todos c) Às vezes esqueço um
ou outro

5- Consegue se lembrar do nome das pessoas com quem mantém contato apenas de vez emquando? (Por exemplo, o pai de um amigo?)
a) Algumas vezes b) Quase sempre c) Nunca

6- Você se lembra de fatos que ocorreram quando tinha:
a) 5 anos b) 4 anos c) 3 anos ou menos

7- Costuma se esquecer do que está falando no meio de uma conversa?
a) Nunca b) Freqüentemente c) Algumas vezes

8- Lembra-se de filmes e músicas que marcaram momentos da sua vida?
a) Sim b) Às vezes c) Dificilmente

9- Você se lembra com facilidade dos números de telefone que utiliza sempre?
a) Sim b) Nunca c) Às vezes

10- Em dias de muita correria você costuma se esquecer das pequenas obrigações e compromissos menos importantes?
a) Não b) Algumas vezes c) Freqüentemente

11- Se voltar a um lugar onde esteve de passagem há algum tempo, consegue se orientar?
a) Sim b) Não c) Sim, mas com alguma dificuldade

12- Seus amigos costumam dizer que você está no mundo da lua, que vive distraído(a)?
a) Sempre b) Algumas vezes c) Raramente



RESULTADOS

Se fez até 17 pontos: Sua memória anda mesmo curtinha. Você é desligado da maior parte das coisas que acontece à sua volta. Esse jeito de ser pode ter duas razões: ou você é assim mesmo, ou é a correria do dia-a-dia que está deixando você no mundo da lua. Se essa característica já fiser parte da sua personalidade, procure se concentrar mais para não esquecer coisas importantes. Agora se o problema for stress,o melhor é tirar unas férias.
Se fez de 18 a 27 pontos: Não há por que reclamar: boamemória você tem. As datas e as pessoas importantes estão sempre na sua cabeça. Mas você não é de se concentrar em detalhe – o que importa é o essencial. Só fique mais atento(a), porque nessas de se preocupar apenas com o que você considera fundamental, pode acabar se esquecendo de algumas pessoas e acontecimentos que acha menos importantes. Cuidado para não magoar quem valoriza tanto a sua pessoa. Anote todas as datas e tudo o que tem que fazer.
Se fez de 28 a 36 pontos: Agradeça aos céus. Sua memória é invejável e você pode aproveitar essa virtude. Seu jeito organizado e detalhista facilita tudo, pois graças a isso, não precissa de agenda nem fica anotando tudo o que tem que fazer. E o que é melhor: não vive ligado(a) apenas naquelas pessoas e fatos que considera mais importante. Não! Pra você os aconteciamentos mais simples do cotidiano têm muita importância. Esse su jeito interessado(a) de ser faz com que todos o(a) queiram muito bem.

Respostas do Teste de concentração:

1. Não é para você escrever seu nome, pois não há nenhum quadrado e sim um retângulo.
2. O palito de fósforo.
3. Segundo.
4. Seu próprio nome.
5. Moisés não colocou nenhum, a arca era de Noé.
6. Apenas uma, depois só resta 20.
7. Maria.
8. Sim. Em todo canto do mundo existe 7 de Setembro.
9. Todos os meses tem 28 dias.
10. Não existe meio buraco

Relaxamento Final


Imagine que existe uma bolinha vermelha do lado esquerdo do seu cérebro e outra bolinha azul do lado direito. Agora fique passando essas bolinhas de um lado para outro sem deixar que elas se toquem. Faça esse exercício durante aproximadamente 1 minuto.

Lembre-se.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Greve dos Correios atrasa chegada de encomendas do exterior

Receita estuda meios para tornar mais transparentes motivos da demora para entrega de produtos comprados pela internet

Danilo Fariello, iG Brasilia | 22/09/2011 05:58
A greve dos Correios foi só mais uma péssima notícia para os brasileiros acostumados a comprar produtos do exterior pela internet. Apesar da negativa do governo brasileiro, muitos usuários de páginas estrangeiras de comércio eletrônico já indicavam que encomendas estavam demorando cada vez mais a chegar no país.
Foto: AE Ampliar
Usuários de páginas estrangeiras reclamam que encomendam estão demorando a chegar

Em fóruns na internet esses compradores de filmes, games e livros – a maioria indisponível no país - compartilham suas angústias e vêem prazos se estenderem além de meses, conforme o iG confirmou a partir dos serviços de acompanhamento de entregas oferecido pelos Correios.

Esses documentos apontam como maior culpada por esses atrasos a Receita Federal, mas o órgão diz ao iG que nem toda a demora se refere ao processo de fiscalização. Muitas vezes esse tempo se justifica porque a Receita pede anuência de um organismo externo – que não tem prazo para se manifestar - para a liberação da mercadoria, explica Luis Felipe Reche, subsecretário-adjunto de Aduana e Relações Internacionais da Receita.

Por exemplo, se a pessoa compra um medicamento ou suplemento alimentar do exterior, esse produto tem de passar pela anuência da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) antes de ser liberado. Se for um game, pode sofrer investigação para que ele não seja raiz de uma potencial pirataria.
E, algumas vezes, é a demora do vendedor do exterior em prestar esclarecimentos sobre a origem do produto que atrasa a liberação. “Em casos como esses que dependem de anuência, a mercadoria fica retida até o atendimento da exigência formulada”, diz Reche.

Agora, a Receita procura sofisticar o sistema de acompanhamento de encomendas justamente para mostrar para o comprador de quem é a responsabilidade por essa demora. “Estamos informatizando para tornar o processo mais transparente para fora”, diz Reche. Com isso, o prazo de liberação pode não cair, mas o comprador terá maior consciência sobre o motivo dos atrasos.

Apesar de não reconhecer crescimento no tempo de espera do comprador em ter seu produto importado liberado pela Receita recentemente, Reche, ainda, medidas estão sendo discutidas para dar mais segurança e agilidade aos despachos dessas remessas.

Evidência desse maior atraso recente, porém, tem evidências até do outro lado do mundo. Antes mesmo da greve dos Correios, a Japan Post informava aos brasileiros poderia haver “considerável atraso na entrega de correspondências que exigissem exames regulares” porque as normas do Brasil tinham recentemente sido incrementadas o que acarretaria mais tempo até as entregas.

O carioca Rafael Werneck, por exemplo, comprou dois CDs do Japão em julho. No dia 15 o produto foi postado e no dia 21 chegou ao Brasil. A parte mais longa da entrega, porém, estava para começar. No dia 21 o produto foi destinado a uma Unidade de Tratamento Internacional em São Paulo, de onde só foi liberado pela alfândega em 19 de agosto, quase um mês depois.

No dia 20, a encomenda chegou ao centro de distribuição de Nova Iguaçu (RJ) e só no dia 22 de agosto, 38 dias depois de deixar o Japão, os produtos chegaram em sua casa, tributados. “Se eles querem tributar, então que tributem, mas que fiscalizem assim que a encomenda chegar”, diz.

Em geral, quem compra do exterior prefere os Correios porque, segundo eles, há uma chance menor de a encomenda ser tributada na alfândega brasileira do que se o pedido for feito por uma empresa privada internacional. Veja aqui as previsões legais para tributação.

Para outro produto comprado dos Estados Unidos a partir de Minas Gerais à qual o iG teve acesso ao acompanhamento, ele foi postado em 27 de junho e chegou na unidade dos correios de Pouso Alegre, onde está o comprador em 1º de agosto. Segundo relatos em fóruns na internet, a demora independe de o produto ser ou não ser tributado.

CURSO DE MEMORIZAÇÃO 2 - TÉCNICAS – AULA 10

Teste de concentração

Simplesmente frases fantásticas, respostas na próxima página. Se você não entender é porque talvez não prestou atenção.

1. Escreva seu nome no quadrado.



2. Você encontrou uma caixa de fósforo com apenas um palito. Num quarto há uma vela, um lampião e uma lenha. Qual você acenderia primeiro?

3. Você está participando de uma corrida e ultrapassa o segundo colocado. Em que posição você fica?

4. Se você está dirigindo em ônibus para Salvador, em uma parada descem 25 passageiros e seguem Qual o nome do motorista?

5. Quantos animais de cada espécie Moisés colocou na arca?

6. Quantas vezes podemos substituir cinco de 25?

7. O pai de Maria tem cinco filhas: Lalá, Lelé, Lili, Loló e :

8. No dia 7 de Setembro comemoramos o dia da independência. Em Portugal existe 7 de Setembro?

9. Uns meses tem 31 dias, outros apenas 30 dias. Quantos meses tem 28 dias?

10. Seis homens levam seis dias para cavar seis buracos. Quanto tempo levará um homem para cavar meio buraco?

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Dólar segue em forte alta e opera em torno de R$ 1,82

Moeda avança 2% com bancos e investidores estrangeiros à espera de notícias do Fed e apostando na alta da divisa norte-americana

Olívia Alonso, iG São Paulo | 21/09/2011 11:04

O dólar opera em forte alta nesta quarta-feira, com os investidores estrangeiros e bancos brasileiros ajustando suas posições na moeda norte-americana. Eles esperam que os Estados Unidos anunciem hoje uma medida de fortalecimento da economia que leve ao fortalecimento da divisa.

Nesta manhã, o dólar chegou a bater R$ 1,829, maior patamar desde 9 de junho de 2010 (R$ 1,848). Há pouco, a moeda subia 1,90% e valia R$ 1,820, após quatro dias seguidos de ganhos, em que acumulou 6,5% de valorização.

O que está impulsionado a alta da moeda norte-americana nesta quarta-feira é um movimento de compra e de montagem de posição comprada – que ganha com a alta do dólar – em grandes volumes, segundo operadores.

“Os bancos estão invertendo montagens de posições, trocando as vendidas por compradas. Ao mesmo tempo, há uma forte compra por estrangeiros, diante da expectativa do que o Fed [Federal Reserve, o banco central dos EUA] deve anunciar,” afirma Luiz Antonio Abdo, gerente de câmbio as Souza Barros corretora.

A expectativa dos compradores, segundo Abdo, é de que o Fed tome uma medida que fortaleça o dólar no exterior. “Aqui não vai ser diferente”. Nesta quarta-feira termina a reunião do banco central norte-americano, que já teve uma rodada de conversas ontem.


Recurso escasso

Segundo Abdo, a preocupação com a Grécia também impulsiona a compra do dólar, o que já vem acontecendo nos últimos dias.

Na opinião do gerente de câmbio da Treviso Corretora de Câmbio, Reginaldo Galhardo, está acontecendo uma forte especulação. "Os investidores estão se protegendo. Eles temem uma nova crise bancária que seria causada por uma possível quebra da Grécia. Os recursos ficariam muito escassos", afirma.

Ainda hoje, os especialistas vão analisar atentamente o fluxo cambial da semana passada, que será divulgado pelo Banco Central. O mercado espera uma piora, com exportadores atuando menos do que na segunda semana do mês e saídas financeiras um pouco mais fortes. Ainda assim, seria uma surpresa um dado negativo forte. Por enquanto, está sendo unânime nas mesas de operações a percepção de que a mudança no rumo do dólar não está sendo reflexo de fuga de recursos.

(Com agências)

FONTE: IG ECONOMIA - MERCADOS

Dafiti, os ‘gringos’ que vendem moda pela internet no Brasil

Lançada em janeiro deste ano, varejista nasce com orçamento de R$ 35 milhões e tenta repetir no País modelo de e-commerce de moda

Marina Gazzoni, iG São Paulo | 21/09/2011 05:25

Três estrangeiros e um brasileiro que morava no exterior se mudam para o Brasil no fim do ano passado com uma missão: criar o maior portal de e-commerce de moda do País. A empresa não tinha nome, nem endereço, mas um orçamento inicial de R$ 35 milhões, recursos da incubadora alemã Rocket Internet. Sem escritório, eles começaram a trabalhar no projeto em um quarto de hotel de 20 metros quadrados. O site entrou no ar em janeiro, batizado de Dafiti. Menos de um ano depois, a missão já foi cumprida. A recém-nascida Dafiti é a maior varejista online brasileira de moda, com uma oferta de cerca de 25 mil produtos de 250 marcas.

Mas por que esses jovens com idades entre 28 e 31 anos decidiram empreender no Brasil? O alemão Malte Huffman e o brasileiro Phillipp Povel queriam repetir no País a experiência que tiveram ao lançar em 2009 outra empresa de e-commerce de moda na Alemanha, a MyBrands. A companhia foi vendida um ano depois para a Zalando, a líder no varejo online de moda na Europa, que tem como acionista a Rocket Internet. Interessados em empreender novamente, Povel e Huffman convidaram a Rocket para ser sua investidora na criação de uma varejista de moda no Brasil.
 

A incubadora gostou da ideia e chamou mais dois sócios para participar do projeto, o francês Thibaud Lecuyer e o alemão Malte Horeyseck. “Recebi o convite e mudei para o Brasil em três dias”, diz Horeyseck. Além de um currículo caprichado, com formação em universidades como a americana Harvard, a francesa Insead e as alemãs Münster e Cologne e experiência em empresas como JPMorgan e Siemens, esses jovens compartilham o desejo de empreender e a paixão pelo Brasil.

Aos poucos, eles descobriram que montar uma pontocom de moda no Brasil é um desafio diferente de lançar uma empresa do segmento na Europa. “O mercado aqui é menos maduro. Muitos clientes da Dafiti compram pela internet pela primeira vez”, diz Huffman. Essa constatação contribuiu para que os administradores da empresa criassem uma espécie de fixação pelo prazo de entrega.
“Se uma pessoa que nunca comprou pela internet tiver que esperar duas semanas para receber um sapato, ela não comprará online mais. Vai preferir ir ao shopping”, diz Lecuyer. A decisão de comprar na internet é, acima de tudo, uma questão de conveniência, conclui.

Para agilizar a entrega, a Dafiti tem estoque próprio e não trabalha com consignação. A varejista também não quer depender de empresas de logística para fazer a entrega. Em 2012, ela vai criar uma transportadora própria para atender a região metropolitana de São Paulo.


Testando

O início do projeto é marcado por uma sucessão de testes, de marcas ao layout do site. O próprio nome Dafiti passou primeiro por uma pesquisa de opinião com consumidores. “Queríamos um nome neutro, para preencher de significado, como Google e Yahoo. Mas que tivesse uma boa aceitação”, diz Horeyseck.
Também foi a partir de testes que os empreendedores descobriram, por exemplo, uma precisão maior nas cores das imagens diminui significativamente o número de devoluções. E que as brasileiras preferem visualizar os produtos no corpo de modelos. Por isso, o atual escritório, uma casa no bairro Jardins, precisou contemplar um estúdio para tirar fotos de modelos com os produtos à venda. “No exterior, as mulheres olham a foto de uma bolsa e compram. No Brasil, elas querem ver como a bolsa fica no corpo”, diz Lecuyer.

A partir do resultado de inúmeros testes, o plano de negócios original da Dafiti foi alterado cinco vezes em sete meses. A empresa não previa, por exemplo, vender roupas, mas enxergou oportunidades além do segmento de calçados. Hoje, as roupas representam 10% das vendas, mas devem chegar a 30% até o fim do ano.

Para lançar a coleção de verão, a Dafiti planeja uma campanha de marketing nos principais meios de comunicação. A meta é dobrar até o fim do ano o número de acessos do site, de seis milhões de visitantes únicos por mês.
 

CURSO DE MEMORIZAÇÃO 2 - TÉCNICAS – AULA 9

Exemplo de auto sugestão

Sou um vencedor.
Eu posso!
É possível, sou capaz…
Sei o que quero.
Estou estudando mais.
Estou conseguindo.
Eu sei! Tenho esperança.
Tenho garra! Concentração!
Sou confiante, organizado.

É boa a minha memória.
Recordo com facilidade.
Tenho fé.
Deus está comigo a cada dia que passa.
Sob todos os aspectos, sou cada vez melhor.
Sou tranquilo e inteligente, vivo positivamente.
“Se você pensa que pode ou pensa que não pode em ambos os casos você está certo”.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Incapacidade de inovar entra para lista dos riscos que mais afligem empresários

A incapacidade de inovar e atender as necessidades do cliente entrou para a lista dos 10 riscos globais que mais atingem os empresários.

Segundo o relatório Global Survey 2011, elaborado pela Aon Risk Solutions a cada dois anos, o risco relacionado à falta de inovação ficou em 6º lugar na lista deste ano.

“Na dura batalha para conquistar os corações e mentes dos clientes, que exigem a mais nova, melhor e mais rápida entrega de serviços e produtos, as empresas podem rapidamente perder mercado se falharem no investimento em produtos inovadores”, aponta o estudo.

Os dez riscos destacados pela Aon são: desaceleração econômica, em primeiro lugar, seguida de mudanças regulatórias/legislativas, aumento da concorrência, danos à reputação/marca, interrupção de negócios, incapacidade de inovar/atender as necessidades do cliente, incapacidade de atrair ou reter os melhores talentos, risco de preço das commodities, falhas na tecnologia/sistema e fluxo de caixa/risco de liquidez.

Notas relacionadas:
  1. Professores de Stanford vêm ao País para conhecer empresários brasileiros
  2. Ricardo Semler participa de evento com empresários na Holanda
  3. Brasil sedia encontro mundial de empresários
Autor: Guilherme Barros
 
Guilherme Barros é jornalista e escreve sobre economia, negócios e finanças.