quarta-feira, 31 de julho de 2019

CRIE CURSO ONLINE

Como criar cursos online: 

OPORTUNIDADE MARAVILHOSA

um guia supercompleto para criar videoaulas e vender na internet!

Compilamos todo o processo para criar cursos online em vídeo. Se você tem vontade de trabalhar na internet, este conteúdo é para você.

Criar cursos online é uma das melhores formas de transmitir conteúdo rico e educativo de maneira clara. As videoaulas permitem uma riqueza de detalhes que os ebooks e audiobooks não possuem pela limitação do próprio formato.
Vídeos são ideais para assuntos mais densos, que precisam de explicação detalhada, mas também podem se adequar a assuntos mais simples. Essa versatilidade abre as portas para explorar o conteúdo até onde a criatividade lhe permitir.
Se você pensa em criar um curso online com muita qualidade, neste material, você aprenderá como desenvolver conteúdos audiovisuais e vendê-los na internet!

Como criar cursos online?

Acompanhe nosso tutorial super completo e comece hoje mesmo! Aprenda como criar um curso online desde a pré até a pós-produção:
  1. PASSO #1: Defina um nicho e o cliente ideal para seu curso
  2. PASSO #2: Escolha o formato do conteúdo
  3. PASSO #3: Faça o roteiro do curso online
  4. PASSO #4: Escolha a câmera, o microfone e monte o estúdio/cenário
  5. PASSO #5: Edite os vídeos
  6. PASSO #6: Hospede suas videoaulas
  7. PASSO #7: Utilize o marketing digital para divulgar seu curso online
  8. PASSO #8: Participe de um Programa de Afiliados

Índice

Etapa 1: Pré-produção


Defina as características do seu projeto

Escolha seu nicho de mercado

Defina o cliente ideal

Escolha o formato do curso online

Estruture o curso


Etapa 2: Produção


Faça um roteiro para sua videoaula

Escolha a câmera

Escolha o microfone

Monte um estúdio/cenário

Tenha uma boa performance frente às câmeras

Edite os vídeos

Etapa 3: Pós-produção


Precifique seu produto

Hospede suas videoaulas

Divulgue e venda seu curso

Etapa 1: Pré-produção

Defina as características do seu projeto

Este tópico é o momento que você definirá quando iniciará e finalizará seu curso online. Aprenda, desde já, a trabalhar com prazos e metas que sejam possíveis de serem executados. Escreva, em um documento no computador ou em um caderno, a data de início do projeto e a data final. Esse será o prazo para concluir toda a produção do seu curso.
Data de início: 15 de julho de 2017
Data de conclusão: 31 de agosto de 2017
Defina também qual será o custo de produção do seu curso. Esse passo é fundamental para você se planejar em relação aos gastos que terá durante o projeto e para não ter surpresas desagradáveis.
Sempre gostamos de lembrar que um curso online é um modelo de negócio com custo de produção muito reduzido. Você pode criá-lo por conta própria, com o auxílio de materiais que, muitas vezes, você já tem. Neste guia, você vai encontrar recursos gratuitos ou mais baratos que irão baratear a criação do seu material.
De qualquer maneira, anote todos os possíveis gastos que você terá, considerando que, ao final, seu curso não perderá em qualidade!

Escolha seu nicho de mercado

A escolha do nicho sempre será o primeiro passo que guiará toda sua estratégia de vendas. O nicho de mercado nada mais é do que o segmento de mercado no qual você atuará. Esse segmento tem suas particularidades e é com foco nelas que você trabalhará.
Produtos para bebê, moda fitness e decoração para festa de casamento são exemplos de nichos.
Se você já tem um nicho bem definido, ótimo. Se ainda não tem, deverá passar por alguns passos antes de fazer sua escolha. São eles:

1. Analisar as possibilidades
2. Avaliar oferta x procura

3. Entender as tendências
4. Analisar a concorrência
5. Escolher o seu nicho e o tema do seu curso
Vamos passar por cada um deles.
1. Analisar as possibilidades: se você ainda não sabe o que produzir, você tem algumas opções para começar a pensar no assunto:
  • Observe ao seu redor e busque identificar algo em comum que as pessoas queiram aprender e que você possa ensinar.Exemplo: você percebe que muitas pessoas ao seu redor têm dificuldade para cumprir com metas e procrastinam constantemente? Você pode estudar técnicas de produtividade, testá-las e ensinar outras pessoas a executá-las.
  • Identifique habilidades e características pelas quais você é admirado e pense em como pode transformar seus talentos em ensinamentos.Exemplo: você é uma pessoa muito amigável e sabe como conquistar amigos e parceiros. Que tal ensinar seus métodos a quem é mais tímido?
  • Procure por quem tem um talento: se você ainda não conseguiu pensar em uma ideia para transformar em videoaulas, pense em seus amigos e conhecidos que possam ensinar e proponha uma produção em parceria!Exemplo: sabe aquele seu amigo que dá aulas de francês? Pode ser uma ótima opção convidá-lo para produzir um curso completo de francês básico!
2. Avaliar oferta x procura: depois que você listou alguns assuntos, analise se há público para eles. Ferramentas como o Google Keyword Planner poderão te ajudar a entender o número de buscas sobre determinado assunto no Google, o maior buscador online.
3. Entender as tendências: utilize ferramentas gratuitas, como o Google Trends, que vão mostrar a tendência de temas ao longo do tempo.
4. Analisar a concorrência: pesquise o que seus concorrentes estão falando sobre o assunto. É importante que você verifique todo tipo de material: textos, áudios, vídeos e tudo que falar acerca do seu tema.
Essa pesquisa é fundamental para que seu material seja ainda mais completo e tenha muita qualidade. Uma maneira interessante de fazer o seu benchmark é abrir a janela anônima do seu navegador e fazer uma pesquisa no Google com os termos ligados diretamente ao seu assunto.
Seu curso é sobre maquiagem profissional?
Pesquise sobre: “maquiagem profissional”, “como ser uma maquiadora profissional”, “aprender a maquiar”, “truques profissionais de maquiagem” e claro “curso de maquiagem profissional”, as opções são inúmeras!
O Keywordtool e Keyword Planner do Google Adwords te ajudarão com os termos mais pesquisados. Busque também no Youtube, afinal, seu material será em vídeo, certo?
Verifique todos os resultados das primeiras páginas e veja sobre o que eles abordam e como abordam.
O objetivo desse passo é identificar os pontos fracos e fortes de seus concorrentes para ter um parâmetro ao criar seu material. É importante que seu conteúdo sempre supere aqueles que já estão disponíveis na web.
5. Escolher o seu nicho e o tema do seu curso: uma vez que você decide o tópico do seu produto digital, é fundamental que você domine o assunto que irá ensinar.
Pesquise diversas fontes sobre o conteúdo, inclusive materiais estrangeiros. Busque sites como o Quora (em inglês), Yahoo Respostas, KeywordTools e até mesmo o auto complete do Google (a própria ferramenta lhe dá várias opções de pesquisa enquanto você digita), para descobrir as dúvidas comuns das pessoas acerca do seu assunto e aqueles termos relevantes que estejam no mesmo âmbito que o seu.
Por que isso é importante?
Bem, só assim você será capaz de construir o material mais completo possível, aquele que seus futuros clientes ficarão realmente satisfeitos por terem adquirido.
Depois de fazer todas as análises, escreva um breve resumo a respeito do seu curso online.
Exemplo: O curso é um guia sobre mães de primeira viagem. Ele tem o objetivo de orientar grávidas sobre os cuidados com o bebê até o primeiro ano de idade.

Defina o cliente ideal

Depois que você escolheu o tema do seu curso online, identifique qual é o seu cliente ideal. Você deverá fazer isso por meio de uma pesquisa de persona.
Por que isso é importante?
Com a persona, você será mais assertivo na hora de produzir o conteúdo do seu curso e também na hora de divulgá-lo na internet.
A pesquisa pode ser realizada com sua audiência, caso você tenha uma, ou com o público similar ao seu.
Veja uma rápida orientação para cada caso:
Já possui audiência: possuir uma audiência significa já ter uma base de clientes ou manter uma comunidade com potenciais compradores engajados. Pode ser uma fanpage, uma lista de e-mails, um perfil no Instagram com vários seguidores ou um canal no YouTube, por exemplo. Se você dá aulas presenciais de inglês para executivos, pode usar seus clientes para entender a persona do seu curso online de inglês.
Não possui audiência: caso você não possua uma audiência, você pode utilizar outros recursos, como elaborar pesquisas online e utilizar o Facebook Audience Insights.
Vamos supor que você seja um nutricionista e deseja criar um material sobre como montar um consultório de nutrição, conquistar clientes e fidelizá-los. Nesse caso, você poderá fazer a pesquisa com estudantes nos últimos períodos de um curso de nutrição. É possível fazê-la pela internet ou mesmo presencialmente.
Em sua pesquisa, faça perguntas que descrevam o perfil sociodemográfico e características comportamentais. Alguns exemplos de perguntas que podem ser feitas:
  • Idade, gênero e demais informações pessoais.
  • Como é o seu dia a dia profissional?
  • Qual é a sua maior dificuldade em seu trabalho?
  • O que você mais valoriza em seu trabalho?
  • Quais são seus objetivos profissionais?
  • Quais são os assuntos que você mais tem interesse?
  • Como você busca se informar sobre esses assuntos?
  • Quais canais você mais utiliza na internet?
  • Você tem o hábito de fazer compras pela internet?
  • Você já comprou algum material online para estudar?
Quanto mais detalhes você souber, melhor. Depois, reúna todos os dados e analise as respostas mais comuns entre os entrevistados. Esses dados em comum construirão sua persona.
Você também pode utilizar o Facebook Audiences Insights, que te dará informações não tão detalhadas, mas que podem ser igualmente relevantes para sua pesquisa. Basta acessar o endereço da ferramenta e inserir nos campos à esquerda.
Veja:
imagem dp Facebook audience insights
Ao final, você deverá preencher um quadro, como o exemplo abaixo:
ilustração de um quadro de personas

Escolha o formato do curso online

Tratando-se de vídeos, o formato mais recomendado para um curso online é o programa para membros.
Nesse programa, também conhecido como área de membros ou membership, seu conteúdo ficará hospedado na plataforma que você escolher. Após efetuarem o pagamento, seus alunos receberão um login com senha para acessarem o conteúdo, que ficará disponível pelo tempo que você determinar.
Ainda dentro desse formato, você pode disponibilizar todo o conteúdo de uma única vez, ou liberar cada módulo periodicamente, com a frequência que preferir.
Esse modelo tem se destacado por dois motivos principais:
Receita recorrente: um dos fatores mais vantajosos para investir no modelo de assinatura é a possibilidade de gerar receita recorrente. Você poderá prever quanto irá faturar no próximo mês e poderá trabalhar suas próximas estratégias com base em seu lucro.
Você fideliza clientes por um longo tempo: o aluno permanece mais engajado com você e seu conteúdo e tende a acompanhar as aulas na medida em que você disponibilizar o conteúdo. Desse modo, você tem mais chance de aumentar seu Lifetime Value, ou seja, o valor que seus clientes estão dispostos a gastar durante o período de relacionamento com seu produto.
É claro que a escolha do formato deve ser estudada de acordo com seu modelo de negócio e seu plano estratégico. Se você ainda não fez a sua escolha, acesse nosso conteúdo sobre tipos de produtos digitais para criar e vender online:
https://www.hotmart.com/product/como-conhecer-a-deus-na-pratica-volume-1

Estruture o curso

Eis o momento de criar o esqueleto do seu curso, também conhecido como outline. Talvez esta seja a hora em que você mais precise dedicar tempo para elaborar um material realmente completo.
Vamos supor que você criou um curso sobre como ter mais autoridade no ambiente de trabalho.
Você deve abordar todos os tópicos que sejam relacionados a esse assunto.
Por exemplo:
  1. Como gerar autoridade para seus gestores;
  2. Como gerar autoridade para seus liderados;
  3. Como se portar profissionalmente em seu dia a dia;
E o que mais for necessário para que seu aluno saia com todas as informações importantes para ter mais autoridade no ambiente de trabalho.
Esses temas principais serão os módulos do seu curso. Dentro de cada módulo, você definirá quantos vídeos serão necessários para explicar o tema.
Em nosso exemplo, vamos desdobrar o primeiro módulo:
  1. Como gerar autoridade para seus gestores;Videoaula: Ganhando a confiança de seu chefe;
    Videoaula: Quando ser pró-ativo e quando dizer “não”?;
    Videoaula: Apresentando resultados.
Atenção: o que lhe ajudará bastante na definição desses temas é a pesquisa prévia sobre sua persona. Se você conhecer muito bem o seu cliente, você saberá exatamente o que ele deseja aprender. Outro ponto é conhecer bem a sua concorrência. Descubra os assuntos que ela aborda e faça ainda melhor.
Ainda neste tópico, é importante lembrá-lo que em uma área de membros você pode utilizar outros recursos dentro do seu curso, além das videoaulas. Assim, você pode fazer uso de materiais de apoio, como planilhas, textos e o que achar necessário para complementar seu vídeo.
Veja um exemplo de como os módulos ficam organizados em uma área de membros.
A imagem abaixo é do curso gratuito sobre negócios digitais, o Hotmart Academy. Veja como cada módulo é dividido em temas relevantes para o aluno:

modelo de videoaulas dentro de uma área de membros
Dentro de cada módulo, é possível encontrar subtemas de acordo com o assunto principal.

Etapa 2: Produção

Faça um roteiro para sua videoaula

Você já tem uma boa noção de como será o seu curso, certo? Vamos então falar sobre como será a sua aula. É aqui que você começa a colocar a mão na massa.
Seus vídeos devem ser bastante atrativos e envolventes para que seu aluno fique ligado no que você tem a dizer e realmente aprenda o conteúdo. Lembre-se: se ele comprou o seu curso, é porque confia em você para entregar tudo que prometeu na divulgação. Por isso, cada aula deverá ter um roteiro.
Mesmo que você domine o seu conteúdo de cabeça, o roteiro lhe guiará para que suas aulas tenham uma boa didática e sigam um sentido lógico interessante, com início, meio e fim.
Acompanhe nosso guia rápido:
1. Defina o conflito
Cada aula será dedicada a resolver um problema e apenas um. Isso é o que chamamos de conflito. Para guiar o seu roteiro, defina qual é o conflito de cada videoaula, respondendo às seguintes questões:
– O quê?
– Para quê?
– Para quem?
– Onde?
– Como?
Exemplo: A aula 1 ensina por meio de exemplos e provas, maneira de harmonizar vinhos e queijos para que os alunos possam fazer uma recepção em casa.

2. Fragmente sua aula


Para ficar mais clara e fácil de entender, sua aula deve ser dividida em partes. Se estamos falando de um curso de inglês, podemos dividi-la da seguinte maneira:
Problematização:

Esse é o momento que você apresenta o assunto e a solução para o aluno e explica o que ele terá aprendido ao final de sua aula. Lembrando que você tem de 5 a 15 segundos para chamar a atenção do seu aluno, então, é bom ir direto ao ponto.
Exemplo: Você sabe qual vinho combina mais com o queijo brie? Se você chegou até aqui, saiba que desenvolverá uma habilidade que poucos possuem. Neste curso completo sobre vinhos, você vai aprender a apreciar a bebida em sua forma, aroma e sabor.

Conteúdo:
É a hora em que você, de fato, ensina o conteúdo da aula. No caso do curso de vinhos, você pode criar uma ordem de apresentação e comentar sobre o sabor e aroma de cada vinho e queijo. Em outros temas, pense em maneiras interessantes de repassar o conteúdo.
Exemplo: Hoje eu vou ensinar sobre harmonização de vinhos e queijos. Vamos começar pelos vinhos mais suaves e ir passando para os mais secos. Imagine que você resolveu fazer uma recepção para sua chefe e o marido dela. Você pode começar com uma degustação de vinhos e queijos antes do jantar.

Prática:
A prática é o momento que seus alunos têm para treinar o que foi passado. No caso do curso de vinhos, você pode passar pelos vinhos e queijos selecionados e ir comentando à medida que o aluno faz a degustação em casa.
Se isso não funciona em seu curso, deixe alguma atividade para seus alunos praticarem antes de irem para a próxima aula, assim, eles terão mais chance de fixar o conteúdo. Você pode também elaborar testes para acompanhar o desenvolvimento da turma. Algumas plataformas já disponibilizam esse tipo de recurso em suas áreas para membros.
Exemplo: Agora é com você. Primeiro experimente o Sauvignon Blanc com a muçarela de búfala…
Desfecho:
Ao final de sua aula, convide seu aluno para executar uma ação, dessa forma, ele continua engajados com seu conteúdo. Você pode pedir para que ele deixe um comentário dizendo o que achou da aula ou perguntando algo que não tenha sido esclarecido e, claro, convide-o para o próximo vídeo!
Exemplo: Se você gostou dessa aula, deixe seu comentário ou pergunta! Te encontro na próxima aula, que vai te ensinar como harmonizar vinhos e carnes.
Veja como nossos exemplos ficariam em um espelho de roteiro na prática:
exemplo de espelho de roteiro
3. Atente-se à duração da aula
Sua aula deve ser dinâmica e convidativa para que o aluno assista todos os módulos até o final. O interessante é dividir o seu conteúdo em pequenos vídeos de até 15 minutos. Depois de elaborar o seu roteiro, grave um áudio para identificar quanto tempo, em média, terá o seu vídeo.
4. Revise o seu roteiro
Ainda neste material, vamos te dar dicas de complementos para sua videoaula! Falaremos mais sobre trilha sonora, edição e como se portar diante das câmeras!

Escolha a câmera

A câmera com a qual você gravará sua videoaula faz toda a diferença. Isso porque a qualidade do seu vídeo conta muito para o seu aluno. Separamos alguns tipos de câmeras para te ajudar na escolha.
Vale lembrar que não é preciso comprar todo o material. Há também a opção de alugar ou contratar um profissional/produtora para te ajudar com a captação de imagem.
Sem mais delongas, vamos às câmeras! Separamos nossa lista em 5 categorias:
  • Smartphones
  • DSLRs
  • Action cam
  • Camcorders
  • Compactas
Smartphone
As câmeras dos smartphones são, simplesmente, as câmeras mais populares no planeta! É impossível encontrar um smartphone que não tenha pelo menos uma câmera hoje em dia. Elas são muito convenientes, porque, a qualquer momento, você pode tirar o seu celular do bolso para fazer uma fotografia ou um vídeo.
foto de um smartphone
Prós: fácil acesso; praticamente todo mundo tem um smartphone, o que viabiliza o processo de produção e reduz os custos. Além de ser muito portátil, pois cabe no bolso.
Contras: a qualidade da imagem e a resolução, geralmente, não são tão boas quanto de câmeras profissionais, ainda mais para fins profissionais. Há, porém, smartphones que filmam em alta resolução, inclusive, em 4k. Se for o seu caso, considere esse recurso!
Faixa de preço: R$ 400 – R$ 4.000
Compacta
As câmeras compactas são conhecidas popularmente como câmeras digitais e são as melhores opções para quem não faz ideia de onde começar, já que são pequenas e baratas.
A maioria é completamente automática, o que pode ser muito útil se você não tiver muita noção de captação, e alguns modelos oferecem opções manuais, como controle de exposição e gravação de vídeos em HD, mas nada muito além disso.
foto de câmera compacta
Prós: elas são leves, fáceis de configurar e têm um preço mais acessível.
Contras: a qualidade de imagem é inferior e os recursos são limitados.
Faixa de preço: R$ 300 – R$ 800
Action cam
As action cams têm o corpo leve e são bem resistentes. Elas ficaram famosas, em 2011, com o lançamento da GoPro Hero 2. Normalmente, elas são à prova d’água, resistem bem a pancadas e algumas mais recentes são até à prova de congelamento!
Em geral, possuem algumas opções manuais que são bem limitadas: como zoom e níveis de exposição de luz. Mas em sua maioria, não deixam a desejar na qualidade da imagem. Algumas delas vêm com a opção de serem operadas diretamente pelo smartphone, assim, você pode fazer a transferência do arquivo diretamente para seu dispositivo.
foto de gopro
Prós: têm o corpo ideal para condições mais extremas.
Contras: o zoom e a exposição são limitados. Dependendo do modelo que você adquirir, a qualidade de vídeo e foto podem deixar a desejar.
Faixa de preço: R$ 700 – R$ 2.900
Camcorder
Antes de 2006, só se fazia vídeos com camcorders. Existe uma gama bem extensa desse tipo de câmera, que vai do consumidor final ao cinema. Mas aqui, vamos falar sobre o consumidor usual. Geralmente, as imagens geradas pela camcorder não são excelentes, mas dado o valor do equipamento, são justas. Elas são pequenas e fáceis de operar, e contêm alguns recursos manuais: como controle de áudio, foco e zoom.
foto de camcoder
Prós: são leves, fáceis de operar, costumam ter boa autonomia de bateria e bom tempo de gravação. E um grande diferencial é que elas têm o visor móvel.
Contras: a qualidade de imagem não é excelente e elas não possuem recursos avançados.
DSLR
As DSLR são conhecidas por terem lentes intercambiáveis, ou seja, é possível trocar de lente de acordo com o seu objetivo. Com o lançamento do recurso de vídeo HD, por volta de 2006, essas câmeras fizeram uma revolução no mercado audiovisual, principalmente por serem relativamente mais baratas que os equipamentos profissionais existentes na época.
Elas são mais caras por si só, porque além do corpo, você deve ficar atento a cartões de memórias de alta velocidade, baterias originais e lentes, que podem custar mais do que o corpo da câmera.
Se você não tem boa noção de captação, as DSLR são as menos recomendáveis, a não ser que você tenha alguma pessoa para te auxiliar com esse material.
foto de uma câmera dslr
Prós: são as câmeras mais usadas por fotógrafos e videomakers. Oferecem uma imagem de excelente qualidade e recursos avançados.
Contras: normalmente, são mais pesadas e sem ergonomia para vídeo.
Faixa de preço: R$ 1.500 – R$ 13.000

Escolha o microfone

De modo geral, as pessoas costumam lidar melhor com uma imagem ruim do que com um som ruim, por isso, a nossa dica é investir na compra ou aluguel de um microfone. Por melhores que as câmeras sejam, os microfones ainda deixam a desejar. Veja os principais modelos que recomendamos:
Lapela: são pequenos e discretos e você pode acoplá-los em sua roupa. Você consegue encontrar modelos com preços bastante acessíveis que possam ser ligados diretamente em seu próprio celular. Dessa forma, você dispensa o uso do gravador.
Smartphone: se você quer economizar no orçamento, o seu celular pode ser uma boa opção de captação de áudio. Faça o teste, deixe o aparelho próximo a você quando for gravar e confira se é possível produzir som sem ruído, utilizando aplicativos de microfone em seu smartphone.
Direcional: os microfones direcionais são ideais para captar o som ambiente e podem ser integrados a uma câmera DSLR. Se você pretende gravar com outras pessoas, esse é o modelo mais indicado.

Monte um estúdio/cenário

Vamos falar sobre seu ambiente de gravação, que será o cenário para suas videoaulas. Você pode montar o seu próprio cenário ou buscar um local de gravação. A segunda opção requer maior investimento e você pode conseguir resultado semelhante fazendo por conta própria. Basta analisar se a produção mais profissional cabe em seu orçamento.
Cenário: é muito importante você escolher um lugar calmo. Evite janelas que deem para a rua, que captam muito barulho de trânsito ou muito fluxo de pessoas passando. Prefira usar um fundo limpo para não distrair sua audiência. Uma parede ou tecido de cor sólida são suficientes para deixar o ambiente mais neutro.
Iluminação: a opção mais barata para iluminar o seu ambiente é utilizar luz ambiente, posicionando-se próximo a uma janela e a favor da luz. Também é possível utilizar luminárias fluorescentes para auxiliá-lo. E é claro, você pode investir e comprar ou alugar um iluminador de LED.
imagem de um estúdio que pode ser montado para criar cursos online em vídeo

Tenha uma boa performance frente às câmeras

Você já teve algum professor que não sabia muito bem como envolver os alunos e isso deixava a aula super monótona? Bom, então você sabe como não agir diante das câmeras. Principalmente por ser um conteúdo online, você deve manter seus alunos atentos!
Grave alguns testes diante da câmera e assista-os. Dessa forma você vai poder analisar o que precisa melhorar e fazer melhor nas próximas vezes. A grande dica é que quanto mais você treinar, melhor vai ser sua performance.
Peça para que outras pessoas também o avaliem com um olhar mais crítico e te deem um feedback sincero.
Você também pode assistir aulas online de outros professores e entender como eles se portam perante as câmeras.
Além disso, temos um post completo sobre postura, vestimenta e outros aspectos importantes que você deve considerar em uma videoaula. 

Edite os vídeos

Agora que já vimos dicas sobre câmeras, formatos, roteiro e os melhores ambientes para gravar um vídeo com qualidade, podemos pensar na edição, que é sempre um problema para quem não está habituado com produção de vídeo!
Se esse é o seu caso, neste tópico, vamos ensinar dicas básicas de edição, que serão muito úteis para seu curso online!
Recolha todo o material de gravação e descarregue-o em seu computador. A maioria das câmeras já vêm com cartão de memória ou um cabo usb para transferir. Basta conectar ao computador e transferir os arquivos.
Esse arquivo pode vir em diversos formatos, como .mov, .mpeg, .av,i .mp4, dentre outros.
Depois de passar tudo para o computador, você deve escolher o seu programa de edição. Existem várias opções gratuitas ou pagas no mercado, mas o mais importante é que você entenda que a maioria dos editores funciona de maneira bem semelhante e, compreendendo essa lógica, todos eles podem te atender bem.
Os mais populares são:
Adobe Premiere: possui um conjunto completo das ferramentas necessárias para uma boa edição de vídeo. É muito utilizado por videomakers profissionais. Se você tem a intenção de produzir muitos vídeos em seu negócio, é um programa muito recomendado! Compatível com Windows e Mac. Software pago.
Final Cut: possui uma interface amigável e intuitiva. É tão profissional quanto o Adobe Premiere, dividindo opinião de muitos profissionais sobre qual dos dois é o melhor software. Também recomendado caso seja do seu interesse trabalhar profissionalmente com vídeos. Compatível com Mac. Software pago.
Shotcut: por ser uma versão gratuita, é ideal para quem está começando. Assim, você pode praticar bastante antes de migrar para um software mais profissional. É compatível com Linux, Windows e Mac. Software gratuito.
É claro que também vamos te ensinar os primeiros passos para editar o seu próprio vídeo! Como essa é uma tarefa um pouquinho mais complexa, fizemos um vídeo para que você possa visualizar a tela enquanto aprende o conteúdo!

domingo, 5 de maio de 2019

AYRTON SENNA: 25 ANOS DE SAUDADES



AYRTON SENNA: 

SEMPRE 
SURPREENDENTE

SEMPRE
INSPIRADO 
POR DEUS




Resultado de imagem para SENNA: O BRASILEIRO, O HERÓI, O CAMPEÃO - 2010 FOTOS

SENNA: O BRASILEIRO, O HERÓI, O CAMPEÃO - 2010 (NETFLIX)


“Naquela manhã (01/05/1994) quando ele acordou, pediu a Deus para falar com ele. Abriu a Bíblia e leu um texto que falava que Deus ia dar para ele o maior presente de todos os presentes. Que era Ele mesmo”, revelou Viviane Senna, contando como foi a última manhã do irmão. (fonte: SENNA: O BRASILEIRO, O HERÓI, O CAMPEÃO - 2010 (NETFLIX))

Expressões públicas de fé



Na lápide do túmulo de Ayrton Senna há uma frase tocante, que diz muito sobre a caminhada espiritual do piloto: “Nada pode me separar do amor de Deus”. 

Em vida, as declarações sobre a importância da fé em sua carreira não foram poucas ou relativas: ele chegou a dizer ter visto Deus na última volta da última corrida do campeonato de 1988.
“Eu tive o privilégio de ter essa experiência. No mundo em que a gente vive, para sentir, tem que ser a realidade. Isso aconteceu no Grande Prêmio do Japão. Na última volta da corrida, a volta que finalmente me daria a vitória do campeonato, eu comecei a agradecer e agradecer – porque nem eu mesmo conseguia acreditar que eu ia vencer finalmente o campeonato”, disse Ayrton durante o especial Roberto Carlos, veiculado pela TV Globo. 

“Eu senti a presença d’Ele, eu visualizei, eu vi. Foi uma coisa especial na minha vida, foi uma sensação enorme. É uma coisa que eu tenho gravada na minha memória e tenho como parte de mim. É um privilégio que eu tive, que pouca gente tem ou teve. Eu prezo muito isso”, acrescentou. (fonte: notícias gospel mais)

quinta-feira, 25 de abril de 2019

VEJA BLOGS: COMO GANHAR DINHEIRO



Como ganhar dinheiro com blog?

Resultado de imagem para DIGITAR COMPUTADOR FOTOS
Antes de começarmos a explicar como ganhar dinheiro com um blog, é bom deixar claro que para ter sucesso nesse negócio é preciso muita dedicação. 
Além disso, é preciso estar em constante evolução.
 Não pense você que basta criar um blog e depois sair publicando qualquer coisa nele que o dinheiro começa a aparecer.


Como ganhar dinheiro com blog: conheça as 4 ideias que mais dão certo no mundo dos blogueiros!


Blogs são excelentes ferramentas para quem deseja trabalhar com internet! Aprenda como você pode começar a utilizá-la!

As atuais tecnologias abrem espaço para que novos creators sejam os próximos ifluenciadores da era digital. Veja o exemplo de Youtubers, Instagramers e blogueiros que fazem de seus hobbies, uma profissão. Ganhar dinheiro com blog, Youtube e outros canais é uma realidade cada vez mais comum, que permite com que as pessoas vivam de suas paixões.

É preciso lembrar, porém, 
que a partir do momento que
 você decide rentabilizar seu hobby, 
você passa a ser um empreendedor, 
em maior ou menor escala. 

E o fato de gerir um negócio, exige muito trabalho. Às vezes, até mais do que um trabalho tradicional.
Para te ajudar, neste post vamos falar sobre o universo dos blogueiros e ensinar quais são as melhores estratégias para se ganhar dinheiro com blog, se tornando um empreendedor digital. Aproveite para ver também a entrevista completa que fizemos sobre o assunto! 

Ideias para ganhar dinheiro com blog

Atualmente existem diversas formas de gerar renda com blog como Marketing de conteúdo e Google Adsense.  

Confira outras maneiras de lucrar sendo um blogueiro:

1. Consultoria

À medida que sua presença online cresce, seu nicho passa a ver você como referência naquele assunto, o que é meio caminho andado para prestar serviços de consultoria.  

Por exemplo, alguém com conhecimento vasto sobre nutrição e que aborde isso em seu blog, pode oferecer consultoria para os visitantes, ajudando-os a se alimentar melhor. Esse tipo de serviço é excelente para aplicar seu conhecimento sobre o assunto e provocar o marketing boca a boca. 

Sempre que possível, peça a seus clientes depoimentos sobre o serviço e exponha-os em seu site. A prova social é um gatilho mental poderoso e contribui para gerar mais credibilidade para futuros clientes. 

2. Publicidade de produtos físicos

Muitos blogueiros vendem espaço publicitário em seu blog para marcas que desejam anunciar. Essa dica é válida, principalmente, para quem já tem certa autoridade e uma boa média de visitantes diários, pois esses dois indicadores é o que chamam mais atenção de empresas e marcas. 

Se você está começando seu blog agora também  pode ir ativamente atrás das marcas e oferecer divulgação. É claro que em situações como essa, você precisa oferecer uma contrapartida para o anunciante, para conseguir bons parceiros.
Por último, é importante anunciar produtos que tenham afinidade com seu nicho de atuação e que podem agregar valor para seu leitor, caso contrário você pode colocar em risco sua audiência. 

3. Venda de produtos digitais

Imagine que você já possui um blog há algum tempo, tem um número razoável de visitantes fiéis que gostam de seu conteúdo e tem visto muita gente ganhando dinheiro na internet com a venda de produtos digitais.
Diante disso, você pensa: Por que não tentar?
Temos uma ótima notícia! Você tem “a faca e o queijo na mão”!
Possuir um blog e um público ativo já é um grande diferencial para qualquer pessoa que deseja vender produtos digitais, seja um produto próprio ou fazendo parte de um Programa de Afiliados e divulgando produtos de terceiros em troca de comissões.   
Existem, é claro, alguns cuidados que você deve tomar para que a divulgação do produto seja assertiva e você consiga despertar o interesse de seus leitores ao invés de espantá-los.   

Respeite a coerência entre produto e conteúdo

Assim como na venda de produtos físicos, você precisa escolher produtos digitais que estejam relacionados aos assuntos que você aborda em seu blog.
Por exemplo, se você escreve sobre culinária, o ideal é que você promova videos e e-books relacionados a gastronomia. Se sua área de atuação for o turismo, procure conteúdo sobre viagens, hotéis, curiosidades sobre os mais diversos lugares do mundo e outras coisas do tipo. Essa coerência é importante para gerar empatia no leitor, pois ele percebe aquela indicação como algo genuíno. 
Para quem aborda temas variados, a dica é saber quais conteúdos despertam mais interesse do público e quais as dúvidas são mais recorrentes nos comentários, para selecionar produtos que agreguem valor para esses usuários. 

Escreva Reviews

Uma pesquisa recente da Bia Advisory Services mostrou que 97% dos consumidores têm o hábito de ler recomendações de um produto, antes de comprá-lo.  
Por isso, uma ótima forma de vender produtos digitais em seu blog e conquistar a confiança de seu público é escrever recomendações e reviews sobre produtos selecionados. Desta forma, além de fazer publicidade direta, você também estará trabalhando com Marketing de Conteúdo.
Se o blogueiro é considerado uma autoridade no assunto, o público sentirá ainda mais confiança para comprá-lo, o que pode ser revertido em um aumento de suas vendas e, consequentemente, das comissões.
É muito importante não se esquecer de detalhes importantes, dar informações completas e 100% verdadeiras.
Se achar interessante, você também pode oferecer um free trial de seu produto ou negociar essa possibilidade com o Produtor, caso você trabalhe como Afiliado. Assim, você diminui o risco para quem está comprando e estabelece um relacionamento de confiança com seus leitores.

Faça lançamentos em seu blog

Se você tem produtos próprios pode utilizar o blog como um canal a mais para lançar seus produtos. É interessante atrelar essa estratégia a alguma promoção ou ação que faça com que seus leitores se sintam prestigiados, como um desconto na compra do  produto, por exemplo.
O blog também pode ser utilizado para divulgar lives ou qualquer outro conteúdo que sirva para nutrir os usuários e tirar possíveis dúvidas sobre o produto.

Insira em seu blog um link para sua página de vendas

Ao inserir um link direto para sua página de vendas, você facilita o processo de compra de seus potenciais clientes e direciona os interessados para um local onde eles poderão obter mais informações sobre o produto.
Você pode criar um item adicional no menu e escolher posts estratégicos para adicionar um call to action. Lembre-se que a comunicação da página de vendas deve estar alinhada com seu discurso no blog e o design do botão de CTA precisa chamar a atenção do usuário sem atrapalhar a experiência dele em seu blog.  

Cursos online

Os cursos online estão cada vez mais em alta, isso porque são fáceis de acessar e podem ser consumidos em qualquer smartphone ou computador. Com tanta tecnologia, as pessoas estão percebendo o mundo de oportunidade que têm com a internet. Hoje, é possível aprender novas habilidades, aprimorar o desenvolvimento pessoal e profissional com conteúdos digitais.

Se você tem um blog, transforme seu conteúdo em um material mais rico e completo para quem deseja aprender tudo sobre o seu assunto. Você pode criar um ebook ou um curso em vídeo explicando uma técnica e utilizar o blog para gerar um buzz nos visitantes.  

Vamos supor que você tenha um blog que fale sobre animais de estimação. Que tal então criar um ebook sobre adestramento? Esse é apenas um exemplo das infinidades de temas que o nicho “animais de estimação” pode oferecer.
Uma das principais vantagens dos cursos online é que uma vez que você produz o conteúdo, poderá focar nas vendas e escalar seus ganhos.
Isso significa que por um baixo custo de produção, você pode ter um retorno alto sobre o investimento inicial, pois não há custo de logística e você pode fazer vendas online para pessoas que estão, até mesmo, do outro lado do mundo.

Baixe o material abaixo e aprenda como criar um ebook para vender online: 
fluxo para atração de leads

4. Programa de afiliados

programa de afiliados funciona como um programa de recomendação de produtos no qual o afiliado recebe uma comissão toda vez que fizer uma venda. Na Hotmart, por exemplo, essa comissão pode chegar até a 80% do valor do produto.
Existem duas grandes classificações para afiliados, sendo elas:
  • Afiliado autoridade: grupo em que encontram-se os blogueiros, responsáveis por atrair tráfego qualificado e através de seu engajamento, fazer indicações de produtos do nicho que atuam; 
  • Afiliado árbitro: aquele que identifica a audiência ideal para determinado produto e investe em anúncios pagos para esse público.
Novamente, um blogueiro deve construir autoridade, como a própria classificação acima define, mas isso não impede que ele também trabalhe com compra de tráfego.

Os anúncios pagos são interessantes para quem está começando agora e deseja ter um retorno mais rápido. Existem diversos canais que podem ser utilizados, como 
Facebook Ads, Instagram e Google Adwords.

Como começar 

Depois de listadas as melhores opções para ganhar dinheiro com blog, vamos falar de estratégias!
Para ganhar dinheiro com a venda de produtos ou serviços pelo blog, é preciso fornecer conteúdo informativo, que eduque o público, responda às suas dúvidas e crie um vínculo de confiança e credibilidade para que haja recorrência de visitas. 

Quanto mais engajamento seu público tiver com o blog, mais eles disseminarão seu conteúdo genuinamente. 

Fique atento às dicas a seguir e lembre-se de que cada uma é importante para seu negócio dar certo:

1. Escolha seu produto/serviço

Você criará um curso online, será um afiliado ou oferecerá serviços de consultoria? A partir dessa escolha, sua criação de conteúdo deverá ser voltada para que seu cliente chegue até seu produto, por meio de estratégias de marketing de conteúdo.

2. Crie bons conteúdos

Sua principal preocupação, ao criar um blog, deve ser fornecer conteúdos de qualidade e, mais que isso, sobre assuntos que sejam do interesse do público. 

Afinal, as pessoas precisam querer ler sobre o que você escreve, não é mesmo? 

E para saber o que está em foco em seu mercado, atente-se ao hype, participe de redes sociais e pesquise os tópicos citados pelos heavy users da internet. Utilize o Google Trends para entender quais são os assuntos mais pesquisados da atualidade e fique de olho em grandes portais sobre o seu assunto.

Outra dica é analisar seus concorrentes e até mesmo blogs estrangeiros para entender o que tem dado certo em outros países.

3. Mantenha um calendário editorial

Para que o volume de visitas cresça, é imprescindível que você tenha uma rotina de postagem de conteúdo.

O calendário editorial o ajudará a manter a frequência de postagens que você se comprometeu a cumprir. 

Uma vez que você define que postará três vezes por semana, por exemplo, deverá cumprir os prazos à risca. Dessa forma você estabelece um compromisso com você e com seu público, que saberá quando o blog terá novidade!

Busque adiantar os conteúdos e deixá-los pré-agendados, assim, se houver alguma adversidade, você continuará em dia com seu calendário.

4. Adote a diversidade de conteúdo

Ao pensar em blog é comum que se atenha, principalmente, a posts escritos. Mas quanto mais rico for seu conteúdo, com diversos formatos, como imagens, vídeos e infográficos, mais completo e interessante ele será.
Você também pode transformar aquele post que teve mais acessos em um conteúdo mais rico como um vídeo que fale sobre o mesmo assunto ou um infográfico.

5. Construa uma base de contatos

Se você cria uma lista de e-mails, você tem uma ótima ferramenta para gerar mais tráfego para seu site e também para promover produtos digitais. Sua lista pode ser um ótimo canal de divulgação para conteúdos do blog, lançamentos de produtos digitais, parcerias e também para promoções, diretamente na caixa de entrada de seu leitor, sem ser exclusivamente necessário que ele visite o site.
Mas lembre-se de segmentar seus contatos para que essa comunicação não seja invasiva e entregue conteúdo que seja relevante para o destinatário. Hoje em dia, existem diversas ferramentas de automação que permitem selecionar os contatos, a partir das interações que eles realizaram em sua página.

O ciclo de conversão baseia-se em:

(1) atração de visitas e aumento no volume do tráfego, 
(2) formação de uma lista de contatos, 
(3) relacionamento com esses contatos
(4) oferta e venda seu produto ou serviço.
Estratégias para conseguir o contato de seus visitante:
  • Oferta de conteúdo gratuito: ofereça materiais ricos gratuitamente e peça o e-mail dos usuários em troca;  
  • Formulários: disponibilize formulários de contatos em seu blog. Você pode produzir uma newsletter ou apenas avisar seus assinantes sobre os novos conteúdos. Faça-os se sentirem exclusivos ao assinarem sua lista. Por ex: Receba em primeira mão os novos conteúdos.
  • Webinários: depois de conquistar um bom volume de visitas em seu blog, você poderá promover webinários para discutir um assunto, divulgar um produto e pedir o email dos usuários para o acesso.
Para saber mais sobre o assunto sugerimos a leitura do post sobre lista de e-mails.  

6. Faça parceria com outros blogs

Fortaleça sua marca fazendo parcerias com outros blog que não sejam seus concorrentes diretos, mas ainda assim, façam parte do mesmo mercado. Você pode abrir espaço para guest posts, convidando outra pessoa para postar em seu blog e também oferecer para criar conteúdo para blogs de parceiros. Dessa forma, os dois blogs tem a possibilidade de atingir um público novo, mas que esteja interessado pelo mesmo assunto. 

7. Construa engajamento nas redes sociais

Um blogueiro que se preza está presente em diversas redes sociais, produzindo conteúdo exclusivo e fortalecendo o contato com seu público. 

Mas atenção: observe quais as redes sociais sua persona realmente utiliza. 

Vale lembrar que cada rede social exige formatos de conteúdos diferentes e você precisa se adaptar a cada uma delas para entregar aquilo que seu público realmente pode se interessar. 

8. Aprenda técnicas de SEO

SEO. Search Engine Optimization ou Otimização para motores de busca.

Apesar do nome complicado, as técnicas de SEO têm o objetivo de aprimorar o posicionamento de seu site nas ferramentas de busca, como o Google, melhorando seu tráfego orgânico (aquele que chega gratuitamente até você).

Uma vez que você começa a aparecer nas buscas para os termos mais adequados ao seu negócio, naturalmente você terá mais reconhecimento e poderá aproveitar esse momento para ganhar dinheiro com blog.

9. Invista em anúncios pagos

Muitas empreendedores, principalmente os iniciantes, têm calafrios só de ouvirem falar em anúncios pagos, pois anunciar significa gastar muito dinheiro, certo? 

Errado! Boas campanhas, na realidade, são investimentos e auxiliarão na divulgação de seu blog. Como já comentamos, você pode utilizar os anúncios para promover um produto como afiliado. 
Lembre-se que ganhar dinheiro com blog, organicamente, pode requerer muita paciência para ver os resultados, por isso, você tem a opção de trabalhar as duas estratégias em paralelo para atrair visibilidade para sua página. 

10. Metrifique

Para entender como suas estratégias estão performando, é preciso analisar, metrificar para então, fazer possíveis melhorias.

O Analytics sempre será seu grande companheiro!

Google Search Console também é uma ótima ferramenta que lhe dará insights interessantes sobre palavras-chave que deve usar em seus posts e as posições que vêm alcançando nas páginas do Google.

11. Otimize

Faça testes A/B com seu blog, modifique botões de conversão (CTA), altere textos e imagens de campanhas, mude a frequência de entrega de e-mails e identifique quais alterações geraram mais ou menos resultado.

Bônus: estude marketing digital

Com a quantidade de blogs e sites existentes atualmente, atrair o público para o seu site pode se tornar um desafio, a menos que você estude bem as ferramentas usadas pelo mercado e aprenda como atrair, fidelizar e multiplicar os usuários que estão em busca de bom conteúdo.
Para conhecer bem estas ferramentas, inicie ou aprofunde seus conhecimentos em Marketing Digital e você verá como esta área de conhecimento se tornará uma grande aliada em seu processo de venda.

Mão na massa!

Anotou tudo que precisará fazer a partir de agora? Então é hora de partir para a ação!
Lembre-se que o trabalho para ganhar dinheiro com blog será sempre contínuo e, ter foco, é essencial! Por isso, crie hábitos de produtividade que o motivem a continuar o trabalho.
Para começar hoje mesmo, aprenda 9 dicas fundamentais para criar conteúdos atraentes para seu blog!
* Esse texto foi postado originalmente em janeiro de 2016 e atualizado para oferecer informações mais precisas e completas.
FONTE:
HOTMART