quarta-feira, 6 de abril de 2011

Quero mudar de área. O que fazer?

Confira sete dicas para que essa transição ocorra de forma tranquila



Patrícia Lucena, iG São Paulo 06/04/2011 05:57


A decisão sobre a área a seguir na carreira é algo que deve ser muito bem pensado. Muitas vezes, dúvidas acabam surgindo após o profissional já estar exercendo uma atividade. Dentro da empresa, percebe que se realizaria mais atuando em outro setor. Ele não quer mudar de carreira, apenas de função. O que fazer nessa situação?



Continuar na mesma função pode ser um passo para a insatisfação. Segundo Regina Silva, diretora do Gyraser – Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano, antes de abordar a chefia e propor a mudança é preciso preparar um pequeno roteiro sobre o que será dito, destacando os pontos fortes que o profissional julga possuir, assim como habilidades e interesse na nova área. “Ele deve estar preparado para se ‘vender’ e mostrar que em outra atividade teria melhor desempenho.”



"Mostrei meu interesse e de que forma poderia contribuir com aquela área", conta Soraya Doniani

É importante avaliar os prós e contras da situação específica. Fernando Elias, psicólogo e mestrando em cognição humana na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), ressalta que a troca de área envolve fatores como insatisfação de quem está mudando, treinamento para a nova função, adaptação e investimento -- pessoal e da empresa. “Uma ‘simples insatisfação’ não justifica uma mudança radical, pois há sempre um desgaste de energia, por menor que seja para todos os envolvidos na mudança.”



Soraya Doniani, sócia e gerente de grandes contas da Crescimentum – empresa de coaching e gestão de pessoas –, conta que atuou na área de treinamento da empresa durante três anos. “Eu viajava muito e por isso não tinha tempo para estar com meus filhos. Estava insatisfeita pessoalmente.”



Então, ela conversou com um dos seus gestores e expôs a situação. “Acreditava e vivia a missão da empresa, que tinha tudo a ver com a minha pessoal. Mas, naquela atividade, eu não estava feliz e não poderia contribuir tanto quanto poderia. Mostrei que tinha interesse na área comercial, apontei todas as minhas habilidades e a forma como poderia contribuir.”



A mudança de Soraya aconteceu aos poucos. “Comecei com pequenas contas e há um ano me tornei sócia e estou cuidando de grandes contas. Foi uma alavanca para o meu sucesso.”



Confira algumas dicas da especialista consultada pelo iG Carreiras sobre como agir quando a área não está trazendo satisfação profissional:



1 – Tenha claro se realmente quer mudar de área

Regina afirma que depois de contar sobre a decisão para outras pessoas, o profissional poderá ser cobrado a ter um posicionamento. Por isso, deve pensar bem antes de anunciar sua vontade.

Soraya acredita que é fundamental identificar os motivos que a levaram a tomar a decisão de mudar: desmotivação, falta de feedback, perspectiva, visão de futuro dentro da área. E correr o risco de apostar em um novo caminho.



2 – Avalie seu perfil

Nem sempre o profissional possui as habilidades necessárias para uma determinada área. Regina ressalta que essa avaliação é importante, assim como a análise do perfil do setor para o qual se deseja mudar. “Muitas vezes, a função exige que a pessoa desenvolva alguma aptidão.”


Segundo especialistas, antes de decidir mudar de área na empresa é importante avaliar seu perfil e habilidades



3 – Converse com seu gestor

Depois de decidido internamente, o profissional deve informar ao gestor os seus objetivos. Segundo Regina, com isso, o processo de transição pode ocorrer de forma tranquila.



Já Soraya destaca que é importante o profissional apresentar ao gestor suas conquistas dentro da área em que está, os motivos pelos quais quer mudar e de que forma poderá contribuir para o setor que almeja.





4 – Defina seu objetivo



O profissional deve saber aonde quer chegar. “O projeto de mudança pode ser de médio prazo e não de curto, como a pessoa gostaria. Por isso, é preciso entender que existe um tempo que se levará para alcançar o objetivo”, destaca Regina.



5 – Verifique com a área de recursos humanos a possibilidade de mudança



O profissional deve se informar como funciona o recrutamento interno e manifestar seu interesse. “Feito isso, ele pode identificar quem é o responsável por aquela área e criar um espaço para mostrar seus objetivos”, afirma Regina.



Segundo Soraya, há diversas políticas de recrutamento interno nas empresas. O profissional deve, primeiro, avaliar qual a forma como a companhia age. “Em alguns lugares, o gestor toma a frente da situação e informa o RH. Em outros, a pessoa deve pedir à área de recursos humanos que tente fazer a sua realocação.”



6 – Revise seu currículo



Da mesma forma que ocorre a mudança de área, o currículo deve estar de acordo com o novo objetivo do profissional. Segundo Regina, a pessoa deve orientar sua apresentação para os pontos que são importantes para a nova posição aspirada, pois eles podem fazer a diferença.



7 – Esteja pronto para avaliar o mercado



Pode acontecer de a empresa não ter espaço para que essa mudança ocorra. “Nesse momento, o profissional deve manter-se firme no seu propósito e ficar pronto para avaliar possibilidades no mercado nessa área.”



Leia também:


- Mudar de área pode ser a solução para funcionário descontente

- Siga o iG Carreiras no Twitter


fonte: IG ECONOMIA

Nenhum comentário: