quinta-feira, 21 de maio de 2015

ATENÇÃO: OS BANCOS NÃO PODEM COBRAR ESTES SERVIÇOS !!







9 serviços que todos os bancos devem oferecer gratuitamente aos clientes





CAIXA ELETRNICO








A reputação dos bancos na ótica do cliente não anda nada boa.

Mais da metade dos clientes teve problemas com o banco e seus serviços nos últimos meses, de acordo com uma pesquisa realizada pela Proteste - Associação dos Consumidores.

De uma escala que vai de zero a 100, a satisfação média dos entrevistados foi de 60 pontos.

As principais reclamações dos clientes estão relacionadas às taxas bancárias, aos juros cobrados e ao tempo de atendimento.

Segundo a associação, entre os entrevistados, 18% não sabem o quanto pagam de tarifa para manter suas contas.

Por isso, saber sobre seus direitos ao contratar qualquer serviço bancário é fundamental para não cair em ciladas ou pagar por algo que deveria ser gratuito.

Em seu blog, a Fundação Procon-SP listou alguns serviços que os bancos não podem cobrar taxas aos clientes.

Por exemplo, sabia que todos os correntistas têm direito a receber dois extratos gratuitos, contendo toda a movimentação dos últimos 30 dias, e que a verificação por internet é gratuita?

Além disso, ficar de olho na sua conta é essencial para saber se algum serviço está sendo cobrado sem sua solicitação ou se houve algum problema com débito automático.


"Se houver alguma tarifa ou encargos de serviços não solicitado, faça fazer valer os seus direitos e reclame junto aos órgãos de defesa do consumidor", orienta a fundação.

Ela acrescenta que, se você usa pouco os serviços bancários, é melhor não contratar pacotes oferecidos pelos bancos, já que você tem direito aos serviços mais básicos de forma gratuita.

Confira agora:

serviços bancários gratuitos
aos quais você tem direito:


1. Cartão com função débito





2. Segunda via do cartão de débito

Exceto em casos de:
 perda,
roubo,
furto,
danificação do cartão e
outros motivos não relacionados à instituição





3. Quatro saques por mês

É possível sacar dinheiro quatro vezes por mês,
em guichê de caixa,
por cheque ou
terminal de autoatendimento





4. Duas transferências

Você pode realizar até duas transferências gratuitas
 entre contas na própria instituição,
 por mês,
em guichê,
terminal de autoatendimento e
 pela internet






5. Consultas na internet

Qualquer consulta no internet banking é gratuita






6. Compensação de cheques




7. 10 folhas de cheque

Você tem direito a dez folhas
de cheques por mês
(desde que tenha os requisitos necessários para utilizá-los)






8. Serviços disponibilizados nos meios eletrônicos

No caso de contas em que os contratos
prevejam a utilização de
 celular,
tablet e
internet,
a prestação de serviço é gratuita




9. Extrato consolidado do ano anterior

O cliente tem direito a receber de forma gratuita
um extrato consolidado,
até dia 26 de fevereiro de cada ano,
discriminando mês a mês os valores
cobrados de tarifas referente
ao ano anterior
















FONTE:


Brasil Post  |  De
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