terça-feira, 30 de novembro de 2010

Franquias de imóveis crescem no País

Com setor aquecido, empresas querem expandir suas redes e aumentar o número de franqueados





Bruna Bessi, iG São Paulo 30/11/2010 05:30


As franquias imobiliárias são um segmento novo no mercado de franquias. As americanas Century 21 e Remax mantêm a liderança, com mais de 60 franqueados cada uma, e um crescimento superior às brasileiras. Entretanto, a batalha está apenas no começo. A brasileira Franquia Imóveis alcança este ano 24 franqueados e vê seu faturamento crescer 70% em relação ao ano passado, atingido R$ 200 mil e com boas expectativas para o futuro.

Century 21 busca expandir sua rede no Brasil

Com o desafio de aproveitar o bom momento do mercado e aumentar o número de franquedos, as franquias imobiliárias brasileiras procuram fortalecer suas marcas e enfrentar a concorrência americana. Segundo Ricardo Camargo, diretor executivo da Associação Brasileira de Franchising (ABF), uma das principais dificuldades que elas encontram é a experiência e tradição nos planos de negócio que as estrangeiras possuem. “Além disso, as franquias imobiliárias americanas têm mais verba para fazer eventos e se tornarem conhecidas, não ficando só no eixo RJ-SP”, afirma. “Entretanto, apesar de a participação das brasileiras ainda ser pequena, nos próximos três anos isso irá mudar muito.”



O sistema de franquias brasileiro também deve fechar o ano com bons resultados. Segundo a ABF, o setor deve atingir em 2010 cerca de R$ 75 bilhões em faturamento, um crescimento 19% maior em relação ao ano passado. “Nossa previsão é de que neste ano as franquias imobiliárias brasileiras cresçam 30% em relação a 2009 e não há tendência de as estrangeiras crescerem mais, já que a profissionalização do setor vem acirrando a disputa”, diz Camargo.



Brasileiras na disputa

Pioneira no mercado de franquias imobiliárias, a rede Franquia Imóveis apesar de ter iniciado suas atividades em 2007 ainda não alcançou os resultados das concorrentes americanas. Administrada pela holding Franchising Ventures, a rede tem 24 franqueados – um em Miami (EUA) – e quer expandir sua atuação para outros estados do Brasil. As boas perspectivas também atingem o faturamento da empresa. Este ano a expectativa é de que cresça 67% (atingindo R$ 200 mil), em relação ao mesmo período de 2009. “A maior concorrência que enfrentamos ainda são as imobiliárias de bairro, por isso aumentamos a presença entre os clientes. Além disso, para expandir a rede queremos tê-las como sócias e parceiras”, afirma Sérgio Milano Benclowicz, diretor da Franquia Imóveis.

Outra brasileira que busca ampliar sua participação no mercado é a Auxiliadora Predial. Com forte atuação no Rio Grande do Sul desde 2007, a franquia tem hoje 11 unidades próprias e 18 franqueados. Os bons negócios fizeram com que a empresa chegasse ao mercado paulista neste ano. Entre seus planos está abrir 15 unidades em São Paulo até o fim de 2011. “É só uma questão de tempo para ampliarmos nossa rede. Estamos expandindo e queremos consolidar a marca também na capital paulista”, diz Antônio Azmus, diretor de vendas da empresa.



Forte concorrência

A rede americana Century 21 lançou sua primeira unidade no Brasil em dezembro de 2008 e hoje tem 64 franqueados. Seu faturamento este ano já alcança R$ 1 bilhão, contra os 204 mil registrados ano passado. “Em 2015 queremos chegar a mil unidades franqueadas, para isso estamos fazendo parcerias com bancos e seguradoras, oferecendo mais serviços aos clientes”, diz Ernani Assis, diretor geral da franquia.



O forte crescimento e a busca pela expansão do mercado fazem com que a Century 21 diversifique sua maneira de cobrança para os franqueados já no ano que vem. “Ao invés de cobrar royalties da marca sobre o faturamento dos empresários, iremos fazer a cobrança como se fosse um aluguel – cujo valor variará de acordo com o tipo de negócio”, afirma Assis.



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FONTE: IG ECONOMIA - FINANÇAS

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