segunda-feira, 7 de março de 2011

Como se adequar a um estilo mais sério no emprego

Para especialista, o importante é observar o ambiente de trabalho




Mayara Baggio, iG São Paulo 07/03/2011 05:56



Mudar de emprego, em algumas vezes, não é tarefa fácil. Após todas as entrevistas e testes que avaliam se o profissional tem as competências para o cargo, no dia a dia também é necessário que a pessoa mostre que tem o perfil da empresa a qual trabalha.



Segundo Fernanda Picoloto Borges, gerente de projetos do Grupo Foco, empresa especializada em recursos humanos, grandes multinacionais possuem o chamado “dress code”, um código de como se vestir que o funcionário recebe ao ser contratado.



Para especialista, cabe ao empregador oferecer um feedback caso o estilo seja inadequado



Para Fernanda, cabe à pessoa observar o modo que os demais funcionários se vestem para que possa se portar da mesma maneira.



Foi o que fez o tradutor Rodrigo Nascimento, 25 anos, ao ser contratado em uma empresa de investimentos do mercado financeiro, em São Paulo . “Desde o momento da entrevista, eu sabia que a companhia exigiria um traje formal”, afirma Rodrigues.



O tradutor conta que não teve dificuldades em se adaptar ao traje. Mas acha que o uso dele, para a sua função, não interfere nos resultados do trabalho. “Não havia uma política contra o uso de jeans ou camisa, mas se eu usasse, certamente todos perceberiam, poderia haver um mal estar”, conta.



De acordo com Fernanda, cabe ao empregador oferecer um feedback caso considere que o estilo de roupa do profissional não esteja adequado. “É importante que o funcionário se adapte às necessidades de cada ambiente.”



Dicas

Veja algumas da gerente de projetos Fernanda Picoloto Borges para empresas que pedem um traje mais formal:

• Não use roupas curtas ou justas.

• Evite cores fortes e chamativas, dando preferência a tons pastéis.

• Evite o uso de maquiagens carregadas e acessórios de volume.

• Evite o uso de perfumes fortes.

• Atenção ao uso de gravatas com tons chamativos.



Leia também:

- Terno e gravata são segredo para não errar

- Especial: Etiqueta

- As médias e pequenas organizações também costumam orientar o candidato no momento da contratação quanto à cultura na companhia. E quando ninguém diz nada sobre o modo de se vestir?





FONTE: IG ECOMONIA – CARREIRAS

Nenhum comentário: