segunda-feira, 22 de agosto de 2011

VW mostra o up!, o novo carro do povo

Subcompacto é a grande aposta da marca para alcançar a liderança mundial

Thiago Vinholes | 22/8/2011 09:30:00

 
Foto: divulgação
Volkswagen up!

A Volkswagen tem um novo “carro do povo”. O título que um dia pertenceu ao Fusca agora é o principal artifício de vendas do up!, que finalmente teve sua versão definitiva revelada – o primeiro protótipo foi apresentado em 2007. O modelo será o principal destaque da montadora no concorrido Salão de Frankfurt, na Alemanha, em setembro, e sua comercialização no mercado europeu começa em dezembro deste ano.

Rotulado pela VW como um “subcompacto”, o Up! tem 3,54 metros de comprimento, 1,64 m de largura e 2,42 m de distância entre-eixos. Já o porta-malas leva 251 litros ou 951 l com os bancos traseiros rebatidos.
Outra novidade do up!, além do carro em si, é o novo motor 1.0 com apenas três cilindros desenvolvido pela Volkswagen. O bloco será oferecido nas opções com 60 cavalos de potência ou 75 cv, ambos com sistema stop/start, que desliga o propulsor em paradas curtas, como em semáforos e situações de trânsito. Com ajuda desse equipamento, a fabricante afirma que o veículo poderá percorrer em média 23,8 km/l por litro de gasolina consumido.


Volkswagen up!
Divulgação
A versão final do up! tem visual fiel ao do conceito apresentado em Frankfurt em 2007


A cabine, apesar do desenho sofisticado, é simples. Os comandos de ar-condicionado e rádio são manuais e a pequena tela de LCD no alto do painel, com funções de GPS e computador de bordo, será um item opcional. Em contrapartida, o veículo já tem freios ABS e airbag duplo frontal, sem falar ainda no sistema City Emergency Braking, incumbido de frear o carro sozinho a velocidades de até 30 km/h a fim de evitar pequenas colisões típicas de trânsito.


Volkswagen up!
Divulgação
O desenho do painel é sofisticado, mas o acabamento é simples. A tela da LCD será opcional


E o up! não será apenas o veículo de entrada da Volkswagen. Ele é um carro global, tanto que será fabricado em diversas partes do mundo e possivelmente no Brasil – cogita-se que fábrica da VW em Taubaté (SP) produzirá o modelo a partir de 2013. Por aqui, aliás, o carrinho é cotado para receber o nome Lupo e deverá substituir de vez o Gol G4. Na Europa o lançamento substituirá o Fox, um dos carros mais baratos da região.

Por esse caráter acessível, a VW espera que o up! (e suas variantes complementares) a ajude a alcançar a liderança do mercado mundial de automóveis até 2018. O plano da empresa para o compacto inclui ainda o lançamento em 2013 de versões com motor movido a gás natural e outra totalmente elétrica.





Volkswagen up!
Divulgação
Subcompacto, o up! mede 3,54 metros e 1,64 m de largura. Já o porta-malas leva 251 litros


Na Europa o up! será oferecido nas séries take up! (de entrada), move up! (intermediária) e high up! (top de linha). Já para o lançamento serão disponibilizadas as configurações up! black e up! white, os dois elaborados sobre a versão top. E não estranhe os nomes com início em letra minúscula. Essa foi a nomenclatura escolhida pela VW.

FONTE: IG CARROS 

Nenhum comentário: