sábado, 12 de janeiro de 2013

GOL e TAM ESTÃO ENTRE AS MAIS INSEGURAS

Gol e TAM estão entre as companhias menos seguras, diz centro alemão

Gol e TAM estão entre as companhias aéreas menos seguras, diz centro alemão

Brasileiras estão entre os últimos lugares na lista das 60 empresas analisadas pelo JACDEC

iG São Paulo | - Atualizada às

Getty Images
Ranking leva em conta acidentes, vítimas fatais, histórico da companhia e número de passageiros

As companhias aéreas Gol e TAM estão entre as com menor taxa de segurança de voo, de acordo com uma lista do JACDEC, centro alemão que reúne dados de acidentes aéreos e vítimas fatais. As duas empresas brasileiras aparecem, respectivamente, em 57º e 59º lugar na lista da consultoria, que inclui 60 aéreas.
 
O JACDEC leva em conta o número de acidentes e vítimas fatais desde 1983, o tempo de operação de cada companhia, a quilometragem voada por elas e o número de passageiros transportados. Este já é pelo menos o terceiro ano consecutivo em que as aéreas brasileiras aparecem nas últimas posições do ranking.
 
 
Mais: As seis pragas que afetaram a aviação comercial em 2012


O cálculo, porém, causa algumas estranhezas. A Gol, que registra apenas um acidente desde sua criação (a colisão com um jato Legacy, em 2006), aparece como "menos segura" que a Korean Air, que teve nove acidentes, somando quase cinco vezes o número de vítimas da tragédia da empresa brasileira. Já a TAM teve seis ocorrências, com 336 mortos.

Em nota, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), da qual Gol e TAM são associadas, afirma que a "metodologia do referido ranking leva em conta apenas os acidentes das companhias aéreas nos últimos 30 anos e o número de mortes, sem considerar qualquer iniciativa, certificados, auditorias de órgão independentes ou qualquer outro procedimento de segurança adotado pelas companhias. Ou seja, não é uma avaliação de segurança, apenas um apanhado sobre acidentes".
“Esta entidade faz um levantamento do histórico de acidentes, considerando também o número de fatalidades envolvidas, e este índice realmente não avalia o nível atual de segurança de uma empresa aérea. O padrão utilizado não traduz a situação de segurança ou insegurança de uma empresa”, explica Ronaldo Jenkins, diretor de Segurança e Operações de Voos da ABEAR, através do comunicado.

A ABEAR lembra que a indústria do transporte aéreo teve, em 2012, seu ano mais seguro desde 1945 (quando as estatísticas começaram a ser coletadas), e o Brasil não registrou nenhum acidente mais grave no ano.

Procuradas pelo iG, as companhias aéreas ainda não enviaram um posicionamento oficial.

 
Veja quem são as dez companhias aéreas mais seguras, de acordo com a JACDEC:
 
- Finnair (Finlândia)
- Air New Zealand (Nova Zelândia)
- Cathay Pacific (Hong Kong - China)
- Emirates (Emirados Árabes Unidos)
- Etihad Airways (Emirados Árabes Unidos)
- EVA Air (Taiwan)
- TAP Portugal (Portugal)
- Hainan Airlines (China)
- Virgin Australia (Austrália)
- British Airways (Reino Unido)


Confira as piores colocadas:

- SkyWest Airlines (EUA)
- South African Airways (África do Sul)
- Thai Airways International (Tailândia)
- Turkish Airlines (Turquia)
- Saudia (Arábia Saudita)
- Korean Air (Coreia do Sul)
- GOL
- Air India (Índia)
- TAM
- China Airlines (Taiwan)

FONTE: IG ECONOMIA

Nenhum comentário: