segunda-feira, 3 de junho de 2013

INFLAÇÃO - DICAS


Cinco dicas para adaptar o orçamento familiar em tempo de inflação

 
 


SÃO PAULO - A alta da inflação tem refletido na renda dos brasileiros. Os economistas da Serasa Experian explicam que o aumento nos preços diminui o poder de compra do consumidor, ou seja, o dinheiro acaba valendo menos no final do mês.


Hábitos simples podem ajudar o consumidor a se defender da inflação e não desequilibrar as finanças pessoais, como pesquisar preços, buscar alternativas de consumo e substituir produtos e serviços por outros mais baratos. Entenda mais.


 
Dicas

Confira abaixo cinco dicas para adaptar o orçamento familiar em tempos de inflação:
  • Procure alimentos substitutos aos que estão subindo de preço. Por exemplo, o feijão por lentilha. Evite as frutas e verduras fora da estação. Não deixe nunca de pesquisar preços; Verifique quanto custa os serviços, peça desconto e racionalize os gastos. Adotar planos familiares de internet, celular e televisão a cabo podem ajudar a economizar;
  • Cuidado com o cartão de crédito, o cheque especial e compras financiadas. A tendência é de alta nos juros;
  • O cartão de crédito também tem serviços parceiros que oferecem descontos (cinemas, escolas, restaurantes, assinatura de jornais). Aproveite;
  • Os remédios estão mais caros. Procure comprar os genéricos e informe-se sobre descontos que as farmácias dão a determinados planos de saúde e laboratórios. Além disso, alguns laboratórios oferecem descontos de até 50% para remédios de uso contínuo, mas é preciso fazer um cadastro no site da empresa. Visite a página na internet do fabricante do medicamento ou entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente.
FONTE: YAHOO

Nenhum comentário: