sábado, 18 de janeiro de 2014

DONO DA MAIOR FRANQUIA DÁ DICAS PRECIOSAS




Veja 10 dicas de empreendedorismo do dono da maior franquia do país

 
do UOL
 
  
 
Afonso Ferreira
Do UOL, em São Paulo (SP)
 
 
Ampliar

Veja 10 dicas de empreendedorismo do dono da maior franquia do país12 fotos

1 / 12
Para ajudar empreendedores a tirarem a ideia de negócio do papel em 2014, MIguel Krigsner, fundador da maior franquia do Brasil (O Boticário) listou, a pedido do UOL, dez dicas para criar um negócio de sucesso; em 2013, o Grupo Boticário (foto), que também engloba as marcas Eudora, Quem disse, Berenice? e The Beauty Box, faturou acima dos R$ 8 bilhões no varejo, segundo a própria empresa Leia mais Arte/UOL
 
Criador da maior rede de franquias do Brasil –O Boticário, de acordo com o ranking anual da ABF (Associação Brasileira de Franchising)–, Miguel Krigsner, 62, é visto como um exemplo de empresário de sucesso por muitos empreendedores.

O Grupo Boticário –que também engloba as marcas Eudora, Quem disse, Berenice? e The Beauty Box– fechou o ano de 2013 com mais de 3.600 lojas no país. Praticamente o dobro de unidades da segunda colocada no ranking da ABF, a Unepxmil 48Horas, franquia de rastreamento veicular, que contabilizada quase 1.800.

Conheça a história da franquia

O faturamento acima dos R$ 8 bilhões no varejo, divulgado pela empresa, também é motivo de comemoração para Krigsner.

Para ajudar empreendedores a tirarem a ideia de negócio do papel em 2014, o empresário listou, a pedido do UOL, dez dicas para criar um negócio de sucesso.


1. Escolha um ramo do qual goste

Segundo Krigsner, o empresário precisa ter paixão pelo que faz e ser feliz no dia a dia da empresa, afinal a maior parte do tempo será dedicada a ela. "Eu gosto muito de empreender e do segmento em que atuo. Acordo todo dia com vontade de trabalhar", diz.

2. Tenha um diferencial

Para o fundador da rede O Boticário, ter um diferencial competitivo é fundamental para que pequenas empresas consigam fazer frente às grandes. E não precisa ser algo inovador, segundo ele. Atender bem o cliente, cumprir prazos e oferecer produtos de qualidade são pontos que podem fazer um cliente se tornar fiel ao negócio.

3. Assuma riscos

Empreender é uma atividade de risco, segundo Krigsner. Por isso, é preciso sempre se planejar e calcular cada passo da empresa para minimizar as chances de fracasso. "É preciso coragem para assumir riscos e enfrentar as dificuldades, principalmente no início", afirma.

4. Valorize a equipe

Nenhum empresário alcança o sucesso sozinho, ele precisa de uma equipe que faça o negócio a prosperar. Segundo Krigsner, é importante que todos os funcionários envolvidos nas conquistas da empresa sejam reconhecidos, valorizados e estimulados a permanecerem na corporação.
Ampliar

Clique e veja franquias para abrir em casa a partir de R$ 9.90017 fotos

1 / 17
Auto Spa Express, lavagem a seco de veículos: investimento inicial a partir de R$ 9.900 (incluso apenas material para lavagem, não há cobrança de taxa de franquia e a rede não informa capital de giro); faturamento médio mensal de R$ 3.000 a R$ 6.000, com lucro líquido de 50% (de R$ 1.500 a R$ 3.000) e retorno do investimento em seis meses Leia mais Divulgação

5. Seja transparente

A credibilidade de uma empresa se constrói com honestidade e transparência, de acordo com o criador da rede O Boticário. Prometer apenas o que pode ser cumprido e não subestimar clientes e fornecedores são algumas atitudes que podem contribuir para a construção de uma imagem sólida.

6. Tenha visão de negócio

Segundo Krigsner, o empreendedor precisa olhar à frente, ter clareza de onde quer chegar. Ele precisa ter objetivos e metas claras e não enxergar o negócio apenas como um ganha-pão.
"Nunca me passou pela cabeça que O Boticário chegaria aonde chegou. Mas sempre me passou pela cabeça o sonho de fazer algo grande", declara.

7. Preocupe-se com a comunidade

Uma empresa, no entanto, não deve ser focada somente em resultados financeiros, segundo Krigsner. É preciso considerar o impacto causado na comunidade e pensar em formas de melhorar a vida dessas pessoas.
Ampliar

Veja empresas que viraram franquia em 201349 fotos

1 / 49
Eventt (exibição de campanhas publicitárias em televisores em estabelecimentos comerciais): investimento inicial a partir de R$ 22 mil (custos de instalação + taxa de franquia + capital de giro); faturamento médio mensal de R$ 12 mil; lucro médio mensal de R$ 11.250, pois não exige ponto comercial e o próprio franqueado é o prestador de serviço; retorno do investimento a partir de oito meses. A rede pretende abrir 26 unidades em 2014. As informações foram fornecidas pela empresa Divulgação

8. Aperfeiçoe-se com o tempo

Para Krigsner, o empresário não pode parar no tempo e deve investir no aperfeiçoamento pessoal.
"Não existem fórmulas prontas para o sucesso, mas o empreendedor tem de buscar informação e usar a própria experiência no mercado para melhorar o negócio e fazer a empresa crescer", diz.

9. Levante-se após um tombo

Para o criador do Grupo Boticário, um empresário deve ter a capacidade de se levantar após um tombo e retomar o curso do negócio. Segundo ele, nem todas as ações de um negócio são bem-sucedidas e, por isso, é necessário avaliar os erros e recomeçar de uma maneira diferente.

10. Tenha paciência

É normal que um empreendedor, especialmente no início do negócio, espere resultados e lucro rápidos. No entanto, Krigsner diz que prosperidade, maturidade e experiência vêm com o tempo.
"Uma empresa sólida não é construída de uma hora para outra. É preciso ter paciência para entender e aceitar isso como um processo natural."
Ampliar

Conheça empreendedores de sucesso73 fotos

21 / 73
A ex-faxineira Zica Assis, 52, que inspirou a criação da personagem de Heloisa Périssé na novela "Avenida Brasil", a cabeleireira Monalisa, figura entre as dez mulheres de negócios mais poderosas do Brasil, segundo a revista americana "Forbes"; na mesma lista está a modelo Gisele Bündchen
 
FONTE: UOL/BOL

Nenhum comentário: