quarta-feira, 26 de novembro de 2014

DICAS PARA NÃO CAIR EM ARMADILHAS no Black Friday




Confira 10 dicas para não cair em armadilhas no Black Friday

Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico criou cartilha com recomendações para dia de promoções

 
 
    
          
 
Confira 10 dicas para não cair em armadilhas no Black Friday  Henrique Tramontina/Arte ZH
 
4ª edição do Black Friday acontece na próxima sexta-feira          
Foto: Henrique Tramontina / Arte ZH
 
 
 
Muitos consumidores aguardam a próxima sexta-feira para aproveitar os descontos do Black Friday.
 
Porém, para evitar que o comprador caia em armadilhas, a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico criou no ano passado o Black Friday Legal, que conta com um Código de Ética para que as empresas se comprometam a não maquiar os preços.



Nos 10 primeiros dias de inscrições no programa, 70 lojas assinaram o Código e estima-se que cerca de 150 lojas participem da iniciativa, um crescimento de 20% em relação ao ano passado.
 
 
— É uma iniciativa para ajudar o consumidor brasileiro a separar ‘o joio do trigo’ no mundo digital. As empresas que participam do programa são identificadas pelo selo Black Friday Legal e o consumidor já sabe que essas empresas se comprometeram com as boas práticas do comércio eletrônico, como oferecer apenas descontos reais e entregar os produtos dentro do prazo prometido — diz Ludovino Lopes, presidente da camara-e.net.
 
 
Uma pesquisa feita pelo Busca Descontos com mais de 20 mil e-consumidores revelou que 96% pretendem fazer compras na data.
 
Além disso, 90% deles vão indicar o dia de promoções aos amigos. E a expectativa é dobrar o número de lojas virtuais participantes do Black Friday, segundo os organizadores do evento.
 
 
Com a previsão de crescimento do número de participantes e de e-compradores, vale lembrar que é sempre bom ser cauteloso na hora de fechar o negócio online. Com o objetivo de ajudar o e-consumidor a ter a melhor experiência no Black Friday, a camara-e.net elaborou uma cartilha da compra segura.
 
 
A primeira recomendação é pesquisar preços do item desejado antes e durante o evento. E isso vale tanto para as lojas virtuais quanto para as lojas físicas.
 
 
 
Confira 10 dicas da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico para o Black Friday:
 
 
1 - Pesquise sobre a reputação da loja ou site que você escolheu. O Procon traz uma lista atualizada mensalmente de sites não recomendados. Confira a lista aqui.
 
 
2 - Consulte os sites que comparam preços, produtos e serviços. Eles são excelentes fontes de informação, e os melhores estão constantemente atualizados.
 
 
3 - Tenha antivírus, antispyware, firewall e tudo o que for possível para evitar que qualquer usuário mal-intencionado tenha acesso a suas informações.
 
 
4 - Use sites que tragam serviços de pagamento de renome.
 
 
5 - Faça contato telefônico com a loja e verifique se ela tem endereço e telefone fixo. Observe informações como razão social, CNPJ e confirme esses dados no site da Receita Federal. Se a situação estiver “baixada”, “cancelada” ou “inativa”, desista da compra.
 
 
6 - Leia as condições de prazos de entrega e a política de trocas e devoluções antes de fechar a compra. Se tiver dúvidas, entre em contato com a loja para saná-las.
 
 
7 - Verifique se a loja possui conexão de segurança nas páginas em que são informados os dados pessoais do cliente como nome, endereço, documentos e número do cartão de crédito. Geralmente essas páginas são iniciadas por https:// e o cadeado está ativado (ícone visualizado em uma das extremidades da página). Clique no cadeado e observe se a informação do certificado corresponde ao endereço na barra de navegação do computador.
 
 
8 - Guarde todos os passos da compra, inclusive o e-mail de confirmação.
 
 
9 - Procure o selo Black Friday Legal. Ele indica as lojas que aderiram ao Código de Ética da entidade e comprometeram com as boas práticas do comércio eletrônico.
 
 
10 - Verifique se o produto desejado faz parte da promoção. As lojas virtuais costumam selecionar alguns itens para a promoção Black Friday. Se a indicação não estiver visível ao selecionar o produto, telefone para a loja e tire a sua dúvida.
 
 
 
DIÁRIO CATARINENSE

Nenhum comentário: