segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

RECEITA WEB: ESTRATÉGIA VITORIOSA


SUA RECEITA WEB: 

ESTRATÉGIA VITORIOSA



USE

E-MAIL MARKETING, 

LISTAS DE DISCUSSÃO e 

FÓRUNS DE DISCUSSÃO


Como já falei anteriormente, o correio eletrônico (ou e-mail) é um recurso maravilhoso que a Internet nos oferece. 


Por meio dele, podemos trocar correspondência de forma rápida, quase instantânea, com pessoas de qualquer parte do mundo e, o que é muito importante, praticamente sem custo.


O e-mail já foi um meio muito seguro de troca de mensagens, ou seja, há pouco tempo, ao enviar uma mensagem, você já tinha certeza de que seu destinatário a receberia. 



IMPACTOS DE CONFIANÇA

Por causa de abusos (especialmente vírus e dos spammers), hoje a confiabilidade desse recurso caiu bastante. 


Atualmente apenas parte dos e-mails marketing chegam ao seu destino, já que nem todos os e-mails enviados serão recebidos pelo destinatário final, por conta de filtros antispam.


Mesmo com essa queda de confiabilidade, o e-mail ainda é uma poderosa ferramenta para divulgação de seu site.


Cerque-se de cuidados para que o tiro não saia pela culatra. 


Veja a seguir as boas possibilidades de uso do e-mail e o que você deve evitar a todo custo.

 

Newsletter (e-mail marketing)


Newsletter, ou e-mail marketing, é um recurso usado por proprietários de sites para mandar informativos para os seus usuários. 



FALE COM OS SEUS VISITANTES 


Trata-se de um mecanismo que cria uma base de dados com endereços de e-mail de visitantes do site que se cadastraram voluntariamente, autorizando automaticamente você a enviar mensagens com informações, promoções etc. 


Por meio desse mecanismo, você envia uma única mensagem, que é reencaminhada para todos os inscritos em sua base de dados.



SUA ESTATÉGIA DA NEWSLETTER

As newsletters são alternativas politicamente corretas e até bem simpáticas, desde que bem usadas. 


Você pode aproveitar para manter seu público bem informado sobre as últimas novidades constantes em seu site, atualizações de conteúdo, recentes entrevistas ou até mesmo promoções.


Trata-se de ferramenta de grande valia pela forma como você se mantém presente na mente do usuário e da forma como ele passa a lembrar de você e sempre volta para uma nova visita. 


IMPORTANTE

Lembre-se: as newsletters estão exatamente na linha tênue do bom-senso.

Onde você tem o cliente em sua mão satisfeito, e o vil e detestável spam. 



ATRAIA MAIS VISITANTES E GANHE $$

Mantendo alguns princípios básicos, que relacionarei a seguir, você pode atrair novamente os visitantes e possíveis clientes para seu site, mas você precisa tomar muito cuidado para não irritar o usuário e afastá-lo ao invés de atraí-lo.



EFICIENTE: COMO?

Algumas dicas para você tirar proveito deste artifício, sem virar uma criatura odiada:

  • Não seja um chato de galocha: mande no máximo dos máximos uma newsletter por semana;


  • Considere só as pessoas que lhe dão consentimento;

  • Deixe o visual leve é atraente, mas evite colocar imagens. Se as colocar, seja econômico – emails com mais de 20 kilobytes passam a se tornar inconvenientes;

  • Se alguém se encher de recebê-la, retire o endereço do e-mail desta pessoa de seu cadastro assim que for avisado. O certo é que você sempre mantenha, no corpo da mensagem, uma opção para descadastramento automático, ou seja, o próprio usuário pode tirar o endereço eletrônico dele do cadastro com um clique;

  • Faça textos curtos e objetivos. Ninguém lê textos com mais de três parágrafos;

  • Use tamanhos de letras grandes. A leitura no monitor cansa a vista e não é muito confortável.


SUCESSO: NÃO EXAGERE!


Certas empresas exageram na dose ao enviar até duas newsletters por dia. Isso é horrível. 


Certamente se a pessoa não reclamar em alguns dias, ou é porque morreu ou então colocou seu nome na lista de e-mails bloqueados do servidor de mensagens. 

Seja esperto, não desperdice esse recurso!


MECANISMO DE NEWSLETTER

Você pode adquirir o mecanismo de newsletter contratando uma empresa especializada nesse serviço. 


A vantagem de se ter um serviço pago é que ele é completíssimo nas ferramentas de medição de resultados e você mesmo pode criar o conteúdo para envio.

 

Listas de discussão: O QUE É?


Uma lista (ou grupo) de discussão existe para que um grupo de pessoas possa se comunicar por e-mail de forma prática e rápida. 

Ao se criar uma lista de discussão, um endereço eletrônico “central” é criado também. 

Dessa forma, uma mensagem enviada para este endereço é remetida automaticamente para todas as pessoas cadastradas.


COMO ISSO FUNCIONA?

Assim, sem precisar saber os endereços particulares da cada um dos participantes, todos podem se comunicar entre si, trocando ideias, informações, arquivos, fotos etc. 

Normalmente, os grupos de discussão têm um tema central, ou um foco principal. 

Você pode participar de um grupo, por exemplo, criado para discutir o mal de Alzheimer.

Dessa forma, o tema ou foco da lista é o Mal de Alzheimer e os participantes podem trocar ideias, informações, dados, curiosidades, soluções sobre este tema específico.


LISTA DE DISCUSSÃO É BOA?

Uma lista de discussão pode ser um bom instrumento de divulgação de seu site. 

Você pode criar um grupo de discussão sobre um tema relevante de interesse dos visitantes de sua homepage, permitindo, inclusive, que eles se cadastrem diretamente. 

Dessa forma, ao participar das discussões, você pode, de forma discreta, convidar as pessoas a visitarem seu “cantinho virtual”.



EXEMPLO PRÁTICO

Vamos a um exemplo prático. 

Suponha que você tem um livro sobre um gênero musical e criou uma lista para os amantes da música, ou para músicos etc.

Num momento em que algum participante fizer ao grupo uma pergunta que lhe seja conveniente, você pode respondê-la de forma sucinta (está sendo gentil, isso pega bem)

Pode acrescentar algo como “você pode pegar informações mais detalhadas em …” completando com o endereço da página de seu site que contém a tal informação.


INFORMAÇÃO ÚTIL AO GRUPO

Não apenas a pessoa que fez a pergunta, mas todos os cadastrados na lista de discussão vão receber seu e-mail, de forma que a propaganda, feita de forma sutil e delicada, pode atingir muita gente de uma vez só.


NÃO TORTURE O PESSOAL DA LISTA!

Da mesma forma que a newsletter, é preciso usar de bom senso para não transformar a lista de discussão numa tortura para seus participantes. 


Por isso, nunca cadastre em sua lista alguém que não o fez por si mesmo ou não lhe solicitou que o fizesse. E seja sempre sutil e discreto em sua divulgação do site.

Para acessar ou criar uma boa lista de discussão gratuita: Yahoo! Brasil Grupos


Fóruns de discussão: O QUE É?


Fóruns de discussão são pessoalmente a minha paixão. 

Neles a pessoa tem total liberdade de entrar e sair a hora que quiser, sem ter a caixa de e-mails bombardeada com mensagens. 



INTERESSE EM INTERGIR COM VOCÊ!

Portanto, sempre que a pessoa estiver logada em um fórum, ela estará lá disposta a conversar e a interagir com outros usuários.


O Escreva seu livro tem seu próprio fórum. Lá tornou-se um ponto de encontro para os autores conversarem, trocar experiências e se divertir teclando sobre livros e qualquer outro assunto.


Em um fórum, existe a figura do moderador, que cuida para que excessos não sejam cometidos, brigas não ocorram e que tudo caminhe dentro das regras estabelecidas pelo grupo.


O melhor sistema de criação de fóruns de discussão é o phpBB, o único inconveniente é instalá-lo e configurá-lo.


Spam: evite-o a qualquer custo!


O QUE É?

O spam é a prática do envio de propaganda não solicitada por e-mail. 

O spammer é o sujeito que envia essas propagandas indesejadas, de forma invasiva e acintosa, entupindo sua caixa postal, aumentando terrivelmente o tráfego de mensagens pela Internet, o que causa lentidão e piora sensível da qualidade dos serviços de correio eletrônico.


QUEM FAZ SPAM?

O spam é uma prática muito comum entre pessoas que querem divulgar alguma coisa na Internet. 

Alguns até criaram um mercado em cima dele. 

Sempre recebo mensagens me oferecendo CDs com vinte milhões de e-mails válidos (inclusive o meu) por R$ 35,00 ou artifícios do tipo… e sempre há quem os compre.

O pior é que nunca pedimos por esse bombardeio, nunca oferecemos nossos e-mails para ninguém, nunca autorizamos que eles sejam comercializados, mas sempre nos descobrem.



SPAN É MENSAGEM INOPORTUNA

 Sempre recebemos essas porcarias sem critério algum. Recebo ofertas de venda de tijolo baiano, sites pornográficos, agência de turismo, serviços de recuperação do meu HD, Viagra e por aí vai…



SPAN É INCONVENIENTE!

O envio de spam é uma falta de etiqueta e um suicídio mercadológico. 

Esta prática é autodestrutiva e sempre depõe contra você. 

Pior ainda se você cometer os pecados de não oferecer uma forma da pessoa se descadastrar ou insistentemente mandar a mesma mensagem, uma atrás da outra. 

Você queimará mil anos no inferno se, mesmo a pessoa tendo pedido para ser descadastrada, você novamente enviar mensagens à ela.


NÃO FAÇA ISSO.

Não adianta mandar na última linha do e-mail a hipócrita e falsa frase “Este e-mail é enviado com a complacência da legislação anti-spam, parágrafo sei-lá-qual, alínea sabe-Deus-o-quê”. 

Algum sabidão copiou de um e-mail gringo, traduziu e virou moda. 

Isso não existe. 

É arrogante e desrespeitoso, como se através de uma frase você me mandasse um cala-a-boca virtual. 

Não há lei no Brasil que proteja o spam.

Os próprios provedores têm políticas anti-spam, onde proíbem seus usuários de o fazerem através de seu sistema. 

Mas alguns destes provedores são hipócritas, pois mandam spam diário a seus usuários. 

Alguns chegam a mandar um por dia, com ofertas de anunciantes que estão pagando uma bela quantia para ter acesso ao seu cadastro monstruoso e da própria auto-propaganda, sob o pretexto de estar informando as últimas atualizações.


Por tudo isso, fuja do spam. 

Jamais ouse enviar um único sequer. 

A pior contrapropaganda que pode existir na Internet é essa. 

Você não vai se arriscar a colocar tudo a perder ao usar um recurso que não trará absolutamente nenhum benefício ao projeto de seu site, vai?!?


AUTOR: Sidney Guerra em Escrevaseulivro.com.br


Um comentário:

wtg disse...

QUERO CRIAR MEU FÓRUM DE DISCUSSÃO. A DICA criação de fóruns de discussão é o phpBB É BEM COMPLICADA. SERÁ QUE TEM OUTRA FORMA DE CRIAR UM FÓRUM?
grato