quarta-feira, 17 de setembro de 2008

PATRIMONIO TANGÍVEL x INTANGÍVEL

Investir no Intangível

Houve um tempo em que o valor de uma empresa era medido pelo seu patrimônio tangível.

Mas, isso faz muito tempo. Hoje se avalia uma empresa pelos seus ‘ativos intangíveis de marketing’, que, em última instância, são o que efetivamente têm potencial de gerar lucro para o comprador interessado.

Por isso, se você quisesse vender sua empresa hoje, os únicos bens que poderiam ‘atrair’ compradores interessados seriam:

Sua Carteira de Clientes (se ela for grande, estável e lucrativa);

Marca (se ela tiver forte presença no mercado);

Informações de mercado; e

Funcionários com conhecimento.

Tudo intangível, ou melhor dizendo, tudo “Ativos de Marketing”.

Todos os demais bens (imóveis, veículos, móveis e utensílios, instalações, central de monitoramento, etc.), embora possam ser valiosos, teriam pouca ou nenhuma relevância para atrair candidatos interessados em comprar sua empresa.

Afinal, não é preciso comprar uma empresa para se adquirir equipamentos, instalações, imóveis, veículos, etc. Quem compra empresa está em busca de lucro e não de imobilização de capital.

Assim, se os intangíveis ‘ativos de marketing’ são o que têm valor, então o mais sensato para qualquer empresa seria priorizar e concentrar a maior parcela dos lucros destinados ao investimento, no desenvolvimento desses ativos.

Agora, investir no intangível implica numa mudança mental bastante significativa e nada fácil, porque é oposta à cultura tradicional que reverencia os bens tangíveis como forma de ‘proteger’ o capital.

É por isso que a maioria dos empresários retira dinheiro da empresa para investir em imóveis, por exemplo, aplicando num negócio totalmente alheio à sua ‘praia’.

O que não deixa de ser um paradoxo, afinal retira-se dinheiro de circulação de um negócio que está dando lucro para imobilizá -lo num outro negócio que não tem liquidez imediata e que não se sabe se vai ou não dar retorno e quando.

Como dizem os americanos, ‘negócio bom é o que dá lucro e não o que imobiliza capital’.

Investir em algo cujo custo é certo e o resultado, embora previsível, é incerto, nunca fez parte da nossa cultura.

Com certeza, o que vale na Microsoft, no Google, no Yahoo, etc. não é o patrimônio líquido dessas empresas, mas o ‘conhecimento’ de seus funcionários que se transforma em potencial de gerar lucros.

Por outro lado, a marca Coca-Cola vale 82 bilhões de dólares. A marca Itaú já vale 1,2 bilhões de dólares.

Agora, sem clientes, uma empresa não tem receitas e nem lucros e, portanto também não tem valor de mercado.

A questão é que os consumidores não compram produtos e serviços, compram MARCAS... Quem compra produtos e serviços são as empresas.

Por isso, alguns dos produtos mais desejados do mundo são fabricados por um conjunto de empresas das quais, a maioria das pessoas nunca ouviu falar.

Os mais de 22.000 funcionários da Nike não lidam com pares de tênis diretamente, mas com projetos de marketing. A linha de produção passou a ser totalmente terceirizada, espalhada por inúmeras fábricas mundo afora.

Com maior ou menor taxa de terceirização, seguiram a tendência companhias como IBM, Coca-Cola, Ericsson, Hewlett-Packard, Kodak, Microsoft e Motorola.

Essas empresas canalizaram sua energia para projetos de divulgação da marca como forma de cativar os consumidores.

É das linhas de montagem da Flextronics (empresa com 95.000 funcionários e fábricas em 29 países) que saem os consoles de jogos da Microsoft, telefones celulares da Ericsson, antenas da Motorola e câmeras da Kodak. No ano passado, suas vendas chegaram a 40 bilhões de reais.

Sua maior rival é a Solectron, também nascida nos Estados Unidos e dona de um faturamento na casa de 35 bilhões de reais. É ela a fabricante dos computadores IBM e da HP no Brasil. Suas unidades ficam no interior de São Paulo.

Em outras palavras: hoje o mundo está se dividindo entre empresas que vendem sua MARCA para os consumidores finais e empresas que fabricam e prestam serviços para aquelas empresas (terceirizadas).

Assim, enquanto os lucros das segundas provêem dos investimentos em máquinas e equipamentos para produzir (bens tangíveis), os lucros das primeiras provêem dos investimentos em Marketing (serviços intangíveis).

Por isso, se a sua empresa vende para o consumidor final, seja ele pessoa física ou jurídica, na realidade está vendendo uma MARCA e não produtos e serviços. Nesse caso, os compradores não estão em nada preocupados se os produtos e serviços que sua empresa vende são fabricados por ela mesma ou se são fabricados e prestados por terceiros.

Eles confiam na MARCA da sua empresa e querem comprar dela, porque acreditam que ela sabe o que está fazendo para preservar os interesses dos seus clientes.

Uma marca conhecida gera indicações e chamados (é mais confiável...). O mesmo não acontece com uma marca recém introduzida no mercado.

Então, se isso é assim o negócio é investir para ampliar a base de clientes rentáveis e tornar mais rentável a carteira de clientes atuais. Ou seja, o negócio é investir para ampliar os ‘Ativos Intangíveis de Marketing’. Naquilo que efetivamente tem valor de mercado.

Afinal, quanto mais clientes sua empresa tiver, mais conhecida ela fica e mais confiança transpira para o mercado e isso faz gerar mais chamados e mais vendas.



Prof. Faccin

professor@faccin.com.br

DIFERENÇA ENTRE AMORTIZAÇÃO E DEPRECIAÇÃO

Segundo a NBC T 19.5, é obrigatório o reconhecimento da depreciação, amortização e exaustão.


Depreciação é a redução do valor dos bens pelo desgaste ou perda de utilidade por uso, ação da natureza ou obsolescência.


A depreciação de um ativo começa quando o item está em condições de operar na forma pretendida pela administração, e cessa quando o ativo é baixado ou transferido do imobilizado.



A amortização consiste na recuperação contábil:


1) do capital aplicado na aquisição de bens e direitos classificados no ativo imobilizado, cuja existência ou exercício tenha duração limitada ou cuja utilização pelo contribuinte tenha o prazo limitado por lei ou contrato; e



2) dos custos, encargos ou despesas, registrados no ativo diferido, que contribuirão para a formação do resultado de mais de um período de apuração.



A principal distinção entre esses dois encargos é que, enquanto a depreciação incide sobre os bens físicos de propriedade do próprio contribuinte, a amortização relaciona-se com a diminuição de valor dos direitos (ou despesas diferidas) com prazo limitado (legal ou contratualmente).



Fonte: Equipe Portal de Contabilidade

ESCOLA DE SAÚDE DO EXÉRCITO

ESCOLA DO EXERCITO

A EsSEx é um Estabelecimento de Ensino Militar, diretamente subordinada à Diretoria de Especialização e Extensão (DEE), que orienta e supervisiona as atividades de ensino que nela se realizam, conforme diretrizes baixadas pelo Departamento de Ensino e Pesquisa (DEP).

Endereço: Rua Francisco Manuel, 44
Bairro: Benfica
Cidade: Rio de Janeiro
UF: RJ
CEP: 20911-270
Telefone: (0xx21) 3878-9400, 3878-9401, 3878-9402, 3878-9418, FAX: 3860-4127
Aniversário da OM: 6 de janeiro
EsSEx - Escola de Saúde do Exército

(MASCULINO E FEMININO)
LOCAL: Rio de Janeiro-RJ DURAÇÃO: 1 ano
CURSO: Formação de Oficiais Médicos, Farmacêuticos,Dentistas, Veterinários e
Enfermeiros.
IDADE:Não completar 37 anos em 01/03 do ano da matrícula
SEXO FEMININO: Não estar grávida no período entre a inscrição e a conclusão do
Curso de Oficiais de Saúde, Enfermagem e Veterinária do Exército.
ESCOLARIDADE: Ter concluído ou estar concluindo Faculdade reconhecida pelo
MEC em Medicina, Farmácia(Bioquímica e/ou Industrial), Odontologia, Veterinária
ou Enfermagem.
MATÉRIAS: Conhecimentos Especializados e Gerais , língua inglesa ou espanhola.
PROVAS: outubro INSCRIÇÃO: agosto/setembro

Os Alunos graduados em MEDICINA, após a conclusão do Curso, serão nomeados
1º Tenente da Ativa podendo atingir até o Posto de General de Divisão, e os
graduados em FARMÁCIA, VETERINÁRIA, ODONTOLOGIA e ENFERMAGEM, após a
conclusão do Curso, serão nomeados 1º Tenente da Ativa podendo atingir até o
Posto de Coronel.

A EsSEx é um estabelecimento de ensino de formação e de especialização de graus
superior e médio, aperfeiçoamento de grau médio, da Linha de Ensino Militar de
Saúde, diretamente subordinado à Diretoria de Especialização e Extensão (DEE)
destinado a:

___- formar e especializar oficiais do Serviço de Saúde (médicos, dentistas e
farmacêuticos)para o serviço ativo do Exército;

___- formar especializar e aperfeiçoar sargentos da Qualificação Militar de
Subtenentes e Sargentos (QMS) de Saúde-Apoio e da QMS de Saúde Técnico em
Enfermagem;

___- contribuir para o desenvolvimento da doutrina militar na área de sua
competência;

___- realizar pesquisas na área de sua competência, inclusive, se necessário, com a
participação de instituições congêneres;

___- ministrar estágios sobre assuntos peculiares à EsSEx; e

___- realizar concursos para ingresso na Linha de Ensino Militar de Saúde.


1) Como ingressar na Escola de Saúde do Exército?
___R: A Escola de Saúde do Exército realiza Concursos Públicos, a nível nacional,
para os Cursos de:
_____- Formação de Oficiais Médicos, Farmacêuticos e Dentistas; e
_____- Formação de Sargentos da QMS/Saúde Técnicos em Enfermagem.

2) Qual a faixa etária para ingresso na Escola de Saúde do Exercito?
___R: De acordo com os últimos editais que regem os concursos da EsSEx, as
faixas etárias para ingresso na EsSEx são:
_____- Curso de Formação de Oficiais Médicos, Farmacêuticos e Dentistas não vir
a completar, até 1º de março do ano da matrícula, 37 (trinta e sete) anos ou mais;
e
_____- Curso de Formação de Sargentos da QMS/Saúde Técnicos em
Enfermagem completar, até 31 de dezembro do ano da inscrição no concurso, no
mínimo 18 (dezoito) e na máximo 24 (vinte e quatro) anos de idade.


3) Qual o nível de escolaridade para ingresso na Escola de Saúde do Exercito?
___R: Curso de Formação de Oficiais Médicos, Farmacêuticos e Dentistas:
Os candidatos deverão possuir nível de escolaridade superior e serem diplomados
por Faculdade cujo Curso de Graduação seja reconhecido pelo Ministério da
Educação, em área de atividade, objeto do Concurso, na forma da Legislação
Federal que regula a matéria. Os candidatos deverão satisfazer ainda, os seguintes
requisitos:
_____- para os Médicos, ter concluído o Curso de Especialização, Residência ou
Pós-graduação, até a data de matrícula no Curso de Formação de Oficiais Médicos;
_____- para os Farmacêuticos, ter concluído o Curso de Farmácia Bioquímica ou
Farmácia Industrial com o Apostilamento do diploma ou Certificado de conclusão de
curso nas habilitações Análises Clínicas ou I ndust rial , até a data de mat rícula no Curso de Formação de Oficiais Farmacêuticos;

_____- para os Dentistas, ter concluído o Curso de Especialização, Residência ou
Pós - Graduação, até a data de matrícula no Curso de Formação de Oficiais
Dentistas.

___Curso de Formação de Sargentos da QMS/Saúde Técnicos em Enfermagem:
Os candidatos deverão ter concluído o ensino médio, apresentando, por ocasião da
matrícula, o original do certificado de conclusão respectivo, expedido por
estabelecimento de ensino reconhecido oficialmente, de conformidade com a
legislação federal, registrado em órgãos do Ministério da Educação e ter concluído o
Curso de Técnico em Enfermagem, até a data da matrícula no CFS Sau-Tec Enf,
apresentando, nesta ocasião, cópia do certificado ou declaração de conclusão do
Curso, autenticado em cartório. O Curso deverá ter seu registro reconhecido no
Ministério da Educação e no Conselho Regional de Enfermagem (COREN), de
conformidade com a legislação federal;

4) Para onde são as vagas oferecidas pelos concursos da Escola de Saúde do
Exército?
___R: As vagas somente são disponibilizadas ao final dos cursos e são distribuídas
pelas organizações militares em todo Brasil de acordo com o mérito intelectual e
conforme as necessidades do Exército Brasileiro.

5) A Escola de Saúde realiza concursos para outras áreas de saúde como por
exemplo: fonoaudiologia, psicologia, enfermagem, fisioterapia, biomedicina, etc... ?
___R: Não, a EsSEx oferece somente Cursos de Formação de Oficiais para as áreas
de atuação de medicina, farmácia e odontologia, já que o Serviço de Saúde do
Exército engloba apenas estas 3 profissões.
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FILME "QUERO FICAR COM POLLY" E O MERCADO DE TRABALHO

Sinopse: Reuben Feffer conseguiu construir uma vida e uma carreira sólidas optando sempre pelo certo em vez do incerto. Assessor de uma companhia de seguros líder no mercado, ele é perito em minimizar danos: sem risco, sem perda.

Polly Prince vive a vida como um jogo de azar, se divertindo com tudo o que o acaso lhe apresenta. Há sempre uma nova oportunidade, um novo trabalho e até um outro apartamento em outra cidade caso não consiga ficar com esse. Nada de se preocupar com o futuro.

Recém-trocado pela recente esposa, Reuben decide ceder ao destino ao menos uma vez, achando que este pode estar ao seu lado, ao encontrar Polly numa festa. Ela pode ser a chave para o assessor voltar a dar rumo a sua vida. É atraente, original, engraçada e, afinal de contas, eles se conhecem desde a sétima série da escola.

Será que uma pessoa pode mudar tanto? Bem, provavelmente Polly não tinha tatuagem, não era fanática por comida picante nem por dançar salsa e muito menos por colecionar lembranças de ex-namorados, como o ferret quase cego que adotou na Itália. E Reuben também não deveria ter essa tendência de planejar tudo em sua vida nem a compulsão por uma existência totalmente equilibrada. Mas mesmo se equilibrando, Reuben descobre que há espaço para comidas indigestas, histórias infantis assustadoras e animais de estimação problemáticos. A vida é um risco, bem como o amor - em se tratando de estar ao lado de Polly.

E alguém podia esperar menos que isso?

Título Original: Along Came Polly

Gênero: Comédia

Origem/Ano: EUA/2004

Duração: 90 min

Direção: John Hamburg

Fonte: http://www.webcine.com.br/filmessi/alocampo.htm

APRENDIZ NO SETOR BANCÁRIO

Como deve ser feita a seleção do Aprendiz Bancário?

Os jovens beneficiários do Programa Nacional Jovem Aprendiz no Setor Bancário serão
selecionados pelo banco, de acordo com a Cláusula Segunda e seus §§ 3º e 4º, do Termo
de Cooperação Técnica (pág. 17):
• dentre aqueles cadastrados no sistema informatizado disponibilizado pelo MTE, devendo ter
prioridade de encaminhamento os adolescentes e jovens egressos das ações de qualificação
sócio-profissional do PNPE;
• o banco também poderá selecionar os adolescentes e jovens de forma independente
do cadastro do sistema informatizado disponibilizado pelo MTE, desde que providenciem
sua inclusão no respectivo cadastro e comprove a contratação junto à fiscalização do MTE.

Saiba Mais Lendo o Manual do Aprendiz Bancário Febraban

Fornecimento de remédios pelo SUS

A Constituição Federal assegura a todos os cidadãos do direito à vida. A saúde é decorrência desse direito, o direito à saúde representa conseqüência constitucional indissociável do direito à vida.

O artigo 196 da Constituição determina: “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”.

A Justiça tem determinado ao Estado através do SUS (Sistema Único de Saúde) que compre remédios para os doentes sem possibilidade financeira de adquiri-los.
Para obter esse benefício, no entanto, é necessário entrar com ação judicial (Mandado de Segurança).

Pode ser solicitado um pedido de Liminar, o processo tende a andar rápido e, em mais ou menos 20 dias o doente já pode obter o remédio, caso a Liminar seja concedida.

O Supremo Tribunal Federal, o mais alto tribunal do país, tem decidido reiteradamente que é obrigação do Estado, fornecer medicamentos aos pacientes carentes, que não possuam recursos para a aquisição dos medicamentos que necessitam.

Fonte: www.forticare.com.br/site/pacientes/fornecimento_sus.asp

terça-feira, 16 de setembro de 2008

ESTILOS DE GESTÃO

As várias classificações que encontramos dividem os estilos de gestão
por personalidades, características humanas inerentes a cada
gestor, que se adequam a diferentes cenários.

Classificação segundo P. Pitcher




Uma outra classificação:
Gary Williams,
Robert Miller

Carismáticos
Seguidores
Controladores
Pensadores
Céticos


VEJA UM CASO PRÁTICO AQUI

Fontes:
http://www.fep.up.pt/disciplinas/ce708/trabalhos0304/Estilos%20de%20gest%E3o%20-%20apresenta%E7%E3o.pdf
http://www.fep.up.pt/disciplinas/ce708/trabalhos0304/Estilos%20de%20gestao.pdf