sábado, 28 de agosto de 2010

APRENDA A INVESTIR NA BOLSA DE VALORES - AULA 6: OS RISCOS NO INVESTIMENTO

2.6 Riscos X CBLC


A CBLC (Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia ) é a clearing house que realiza atividades relacionadas à compensação, liquidação, custódia e controle de risco para o mercado financeiro.

Companhia com objeto social de prestar serviços de compensação e liquidação física e financeira de operações realizadas nos mercados a vista e a prazo da Bovespa – Bolsa de Valores de São Paulo, e de outros mercados, bem como a operacionalização dos sistemas de custódia de títulos e valores mobiliários em geral.

Pode ser considerada a depositária central do mercado de ações no Brasil, objetivo alcançado quando assumiu o controle da Câmara de Liquidação e Custódia – CLC em abril de 2000.

A composição acionária da CBLC está assim dividida: cerca de 80 agentes de compensação representados por bancos e corretoras, Bovespa Serviços e Participações S.A., uma empresa subsidiária da Bolsa de Valores de São Paulo Bolsa de Valores de São Paulo, e a Bovespa, com uma única ação de classe especial.

Participa do sistema de compensação do SPB – Sistema de Pagamentos Brasileiro.

As operações da CBLC caracterizam-se por:

a) Entrega contra pagamento

b) Liquidação garantida

c) Liquidação em reserva

d) Movimentação em fundos disponíveis no mesmo dia

Atualmente, a CBLC é a responsável pela liquidação de operações de todo o mercado brasileiro de ações. O Serviço de Custódia CBLC responde pela guarda de mais de R$ 231 bilhões*, representados por mais de 9,3 trilhões* de ações de companhias abertas, certificados de privatização, debêntures, certificados de investimento, certificados audiovisuais e quotas de fundos imobiliários.

(*) dados referentes à liquidação de Setembro/2003 – 30/09/2003

2.7 Direito do acionista – Governança corporativa

Governança Corporativa pode ser definida como o esforço contínuo em alinhar os objetivos da administração das empresas aos interesses dos acionistas. Isso envolve as práticas e os relacionamentos entre os Acionistas/Cotistas, o Conselho de Administração, a Diretoria, uma Auditoria Independente e até mesmo um Conselho Fiscal. A boa governança corporativa permite uma administração ainda melhor e a monitoração da direção executiva da empresa. A empresa que opta pelas boas práticas de governança corporativa adota como linhas mestras transparência, prestação de contas (accountability) e eqüidade.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

LOGÍSTICA AMEAÇA CRESCIMENTO DO COMÉRCIO ELETRÔNICO

forte crescimento do comércio eletrônico no País passou de motivo de comemoração das lojas virtuais brasileiras a foco de preocupações dos empresários


AE  21/08/2010



O forte crescimento do comércio eletrônico no País passou de motivo de comemoração das lojas virtuais brasileiras a foco de preocupações dos empresários. O modelo de negócios, extremamente dependente da logística, se esforça para driblar a falta de preparação das transportadoras para atender o aumento da demanda e pode enfrentar problemas no Natal, época em que as compras batem recordes.


A avaliação é do gerente-geral de operações e e-commerce do Magazine Luiza, Ronaldo Magalhães. "O Brasil não está preparado para atender a demanda. Nossa logística não está preparada", afirmou ontem em congresso promovido pela Associação Nacional de Jornais, no Rio. Segundo Magalhães, a maioria das transportadoras é pequena e ainda pouco profissionalizada.

Para o professor do Ibmec-RJ Ruy Quintaes, o problema ocorre porque o setor de transporte de cargas é pouco atrativo no Brasil. "Não é incompetência nem falta de vontade de investir. Mas as transportadoras enfrentam problemas de violência e de infraestrutura." O problema, afirma, ocorre tanto em estradas como aeroportos. "O governo tem aplicado poucos recursos nessa área, desestimulando o investimento das empresas", diz. A falta de segurança e a infraestrutura deficiente trazem outro entrave, o alto preço dos seguros, avalia Quintaes. "No Natal, haverá um problema muito grave", declarou. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.




Fonte: IG Economia e Negócios

APRENDA A INVESTIR NA BOLSA DE VALORES - AULA 5: SIGNIFICADOS IMPORTANTES SOBRE AS AÇÕES

2.5 O que é uma ação


As ações são títulos de renda variável que representam a menor parcela do capital social de uma empresa. Emitidas por Sociedades Anônimas, são títulos negociáveis em mercados organizados. As ações dividem-se em:

a) Ações “Ex” (vazias) – são ações cujo direito já foi exercido pelo titular

b) Ações Escriturais – Dispensam a emissão de títulos de propriedade. Circulam e são transferidas mediante extratos dos Bancos Depositários;

c) Ações Ordinárias – Têm direito a voto.

d) Ações Preferenciais – Têm preferência na distribuição de resultados.

e) Bonificação – Distribuição gratuita, aos acionistas, de novas ações decorrentes de aumento de capital por incorporação de reservas, lucros em suspenso ou reavaliação do ativo. É um direito que não prescreve.

f) Bônus de Subscrição – São títulos negociáveis emitidos pelas empresas, dentro do limite de aumento do capital. Os bônus de subscrição conferirão aos seus titulares direito de subscrever ações do capital social, nas condições constantes do certificado, mediante apresentação do título.

g) Cautelas – São títulos de propriedade unitários ou múltiplos. Na cautela tem-se a identificação do nome da companhia, o nome do proprietário, o tipo de ação, a forma de emissão e os direitos já exercidos. A cautela não caracteriza a propriedade, esta só se define após a averbação no Livro de Registro de Ações Nominativas.

h) Desdobramento (split) – Ocorre quando a empresa aumenta a quantidade de ações em circulação, sem alterar o Capital Social da Empresa, reduzindo o valor unitário para aumentar a liquidez da ação no mercado.

i) Dividendo – Distribuição de parte do lucro, proporcionalmente à quantidade de ações possuídas pelo acionista. O dividendo mínimo é de 25% do lucro líquido do exercício. É um direito que prescreve após 3 anos do início de seu pagamento pela empresa.

j) Grupamento (inplit) – É a redução da quantidade de ações em circulação, sem alterar o Capital Social da Empresa, elevando o valor unitário da ação.

k) Juro sobre Capital Próprio – Remuneração sobre o capital investido na empresa, paga ao acionista, substituindo total ou parcialmente o dividendo.

Quanto à forma de emissão, as ações podem ser:

- Quanto à forma de negociação:

- Sobre as ações podem ocorrer os seguintes eventos:

l) Subscrição – Direito que o acionista tem de adquirir novas ações por aumento de capital com preço e prazo predeterminados.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

COMÉRCIO ELETRÔNICO FATURA R$ 6, 7 BILHÕES NO PRIMEIRO SEMESTRE

Segundo e-bit, alta foi de 40% na comparação com o mesmo período de 2009; setor deve fechar ano com receita de R$ 14,3 bilhões


iG São Paulo 10/08/2010


O setor de comércio eletrônico faturou R$ 6,7 bilhões nos seis primeiros meses deste ano. A alta é de 40% na comparação com o mesmo período de 2009, quando a receita foi de R$ 4,8 bilhões. Os dados foram divulgados nesta terça-feira pela e-bit em parceria com a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net).


A retomada do crédito ao consumidor e a maior confiança em realizar compras virtuais são fatores que vêm fortalecendo as vendas online. A entrada de novos sites de compras e a fusão de grandes grupos de varejo também contribuíram para alavancar as cifras do setor.

Além disso, as oportunidades geradas pela Copa do Mundo também alavancaram as vendas pela internet. Segundo Pedro Guasti, diretor geral da e-bit, o evento gerou compras com maior valor agregado, como, por exemplo, televisor de tela plana.

O gasto médio das compras online foi de R$ 379. Livros, assinaturas de jornais e revista lideram o ranking em vendas. Eletrodoméstico, produtos de saúde, beleza e medicamento, informática e eletrônicos seguem entre os itens mais procurados pelos consumidores.

O setor está caminhando para um recorde no faturamento, já que a segunda metade do ano é mais relevante e pode representar até 55% do faturamento total do canal. Nos próximos seis meses, o setor espera que as lojas virtuais alcancem R$ 7,6 bilhões em vendas

De acordo com a e-bit, o faturamento deve chegar a R$ 14,3 bilhões no final de 2010, o que representaria um crescimento nominal de 35% se comparado ao resultado de 2009, quando o setor faturou cerca de R$ 10,6 bilhões.

Este ano, o número de pessoas que utilizaram pelo menos uma vez a internet para fazer compras deve chegar a 23 milhões. Na última copa, quatro anos atrás, esse número era de aproximadamente seis milhões.


Fonte: IG Comércio e Serviços

APRENDA A INVESTIR NA BOLSA DE VALORES - AULA 4: FONTES DE FINANCIAMENTO

2.4 Fontes de financiamento das empresas – Por que uma empresa abre o capital


A abertura de capital não se restringe apenas às grandes companhias. O ingresso de empresas de menor porte no mercado não só é possível, como desejável. As exigências legais e as demandas do mercado para com uma companhia aberta não implicam perda da necessária confidencialidade empresarial. Mesmo a obrigatória divulgação imediata de fatos relevantes pode ser temporária e excepcionalmente adiada por decisão do presidente da CVM, tendo em vista a proteção dos interesses da companhia e de seus acionistas.

Motivos para uma empresa abrir capital:

a) Captação de Recursos Financeiros para Investimento ou Reestruturação de Passivos

b) Imagem Institucional

c) Profissionalização

d) Novos Relacionamentos Com os Funcionários

e) Manutenção da Condição de Companhia Aberta

a) Para que a empresa mantenha sua condição de companhia aberta, é necessário, de início, que sejam cumpridas as exigências legais e institucionais decorrentes abertura. As principais estão resumidas a seguir:

Principais Documentos ou Procedimentos devidos à CVM, Acionistas e Bolsas

a) Relatório da Administração, Demonstrações Financeiras

Anuais e respectivos pareceres de Auditoria Independente.

b) DFP – Demonstrações Financeiras Padronizadas.

c) ITR – Informações Trimestrais.

d) IAN – Informações Anuais

e) AGO/E(s) divulgadas com Edital.

f) Divulgação de Fato Relevante.

g) Proibição de Uso de Informação Privilegiada por parte dos administradores.

h) Pagamento de Taxa de Fiscalização à CVM.

i) Pagamento de Anuidade à bolsa.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

GOVERNO LANÇA CARTILHA PARA O COMÉRCIO ELETRÔNICO.

Intenção foi criar uma interpretação única sobre o tema para todos os Procons do Brasil


AE  20/08/2010

Diante do forte crescimento do comércio eletrônico no País e das reclamações em relação aos serviços, o Ministério da Justiça decidiu divulgar uma cartilha com informações sobre o direito do consumidor no meio eletrônico. A secretária de Direito Econômico do Ministério da Justiça, Mariana Tavares, explicou que a intenção foi criar uma interpretação única sobre o tema para todos os Procons do Brasil. Antes, questões relacionadas ao comércio eletrônico ficavam sujeitas a interpretações do atual Código de Defesa do Consumidor.




A secretária lembra que, de outubro de 2004 a janeiro de 2010, foram registradas 22 mil reclamações pelo Sistema Nacional de Defesa do Consumidor ((SNDC). Segundo ela, essa adaptação do atual código para transações feitas na internet vai estimular o comércio eletrônico, ao dar mais proteção ao consumidor e ao fornecedor.



As regras agora exigem informação e também documentação de todas as etapas do processo de compra. Os pontos mais destacados pela secretaria são os que tratam do direito do consumidor de desistir da compra em até sete dias, se não gostar do produto, e exigem maiores informações sobre o fornecedor. "O comprador tem que saber onde procurar se o produto vier com defeito" afirmou. "É preciso saber o telefone, o endereço ou o e-mail do fornecedor."



Fonte: IG Economia

APRENDA A INVESTIR NA BOLSA DE VALORES - AULA 3: HORÁRIOS DOS PREGÕES

2.3.1 Horários de Negociação


Pregão Regular: das 10:00h às 17:00h

After-Market: das 17:45h às 19:00h

Horário de Verão:

Pregão Regular: das 11:00h às 18:00h

After-Market: das 18:45h às 19:30h

2.3.2 After-Market

O After Market permite a negociação de ações no período noturno, após o horário regular, de forma eletrônica. As operações são dirigidas por ordens e fechadas automaticamente por meio do sistema eletrônico de negociação da BOVESPA (Mega Bolsa). A totalidade de ordens enviadas tem um limite de R$ 100.000,00 por investidor para o período After-Market e os preços das ordens enviadas nesse período não poderão exceder à variação máxima positiva ou negativa de 2% em relação ao preço de fechamento do pregão diurno