terça-feira, 31 de agosto de 2010

PRIMEIRO SEMESTRE DE 2010 REGISTRA 61% MAIS ATAQUES DE PHISHING

Junto com cavalos de tróia e varreduras, páginas falsas de bancos e sites de comércio eletrônico ameaçam segurança dos usuários na internet


Claudia Tozetto, iG São Paulo


Sobre a mesa de seu escritório, Marco Aurélio Góis dos Santos, roteirista, encontrou um boleto bancário de R$ 360 esquecido. “Eu bem que estava estranhando aqueles 400 reais sobrando na minha conta”, diz Marco. Na mesma hora, ele acessou a página de seu banco na internet para pagá-la.


Os campos de número e agência receberam os dados necessários para login, mas, em vez de aparecer o nome de Marco Aurélio na tela, ele viu a palavra “Usuário”, seguida de um alerta: “Clique em seu nome. Se não estiver correto, não continue e entre em contato com o banco.” Mesmo assim, ele digitou a senha e uma nova tela pediu o número de identificação do cartão de códigos. Só então, Marco Aurélio percebeu que se tratava de uma página falsa.

Criminosos enganam usuários por meio de sites falsos de bancos e de comércio eletrônico todos os dias, em ataques chamados de phishing. Nos primeiros três meses de 2010, o Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br) registrou 61% mais ataques de phishing no Brasil em relação ao mesmo período de 2009. “Eles exploram diversas vulnerabilidades das aplicações web”, diz Cristine Hoepers, analista de segurança do CERT.br.


Não só os ataques de phishing ameaçam os usuários que fazem transações pela internet. Os cavalos de troia, aplicativos que o usuário instala em seu computador ao abrir um e-mail ou clicar em um link infectado, facilitam o acesso outros programas destinados a roubar dados pessoais. Em relação ao primeiro trimestre de 2009, este tipo de ataque aumentou 12%. O único tipo de ataque que diminuiu no mesmo período foi a varredura. O total dos primeiros três meses de 2009 foi 10% menor em relação a 2009.



Lição de casa

Em 2009, 35 milhões de pessoas com conta corrente usaram o internet banking – cerca de 26% do total de correntistas no Brasil. Como o número de correntistas online cresce, em média, 8% ao ano, os bancos, diz Cesar Faustino, diretor da subcomissão de combate às fraudes eletrônicas da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), investem bastante em tecnologia e em novos processos para aumentar a segurança dos clientes ao acessar a conta bancária por meio da internet.

Hoje, além de cadastrar uma senha especial para acessar a conta na web, o banco exige que o cliente use um dispositivo que gera senhas dinâmicas (token) ou instale um software que criptografa as informações que o cliente digita na página. “Mas o banco não tem controle sobre o computador do usuário e as fraudes continuam ocorrendo”, diz Cesar.

Para evitar os ataques, os bancos pedem que os usuários mantenham o computador com um sistema de antivírus e firewall atualizados e confiram se o endereço do site do banco começa com https://. Outra dica, segundo Cesar, é memorizar a sequência de páginas das principais transações do seu banco. “Se suspeitar de alguma etapa diferente, não prossiga e entre em contato com o banco.”


Foi o que Marco Aurélio fez ao perceber que havia acabado de digitar sua senha bancária numa página falsa. Ao ligar, o banco confirmou alguns de seus dados pessoais e bloqueou a senha de Marco Aurélio, até que ele fizesse a lição de casa: ler a cartilha de segurança do banco. “Depois de desligar o telefone, tratei de baixar um antivírus decente”, diz Marco Aurélio.



De olho nas cores



Em parceria com os fabricantes de navegadores de internet, como Microsoft, Mozilla e Google, empresas de segurança desenvolveram um sistema de cores ajuda os clientes a identificar se um site é falso. Quando o usuário acessa o site, se a barra de endereços ficar verde, o site é verdadeiro; se ficar vermelha, não é.

Apesar de nem todos os sites incorporarem o novo sistema, já é possível encontrá-lo em sites de comércio eletrônico, serviços de e-mail e internet banking. “É uma maneira intuitiva de o usuário verificar se o site é verdadeiro, bem mais fácil do que localizar símbolos que já são fraudados, como o cadeado”, diz Marcio Nunes, diretor de novos produtos da Certsign, empresa desenvolveu um jogo online para testar os conhecimentos do usuário sobre ataques de phishing.






Fonte: IG Tecnologia e Notícia

APRENDA A INVESTIR NA BOLSA DE VALORES - AULA 9: LIVRO DE OFERTAS

3.6 Livro de ofertas


Ordem de compra ou venda registrada no quadro de ofertas do pregão de uma bolsa de valores ou de mercadorias, com especificação de quantidade e preço.

Em condições iguais ou mais favoráveis, tem prioridade de fechamento sobre as demais operações de pregão.

O preço da ação é formado pelos investidores do mercado que, dando ordens de compra ou venda de ações às Corretoras das quais são clientes, estabelecem o fluxo de oferta e procura de cada papel, fazendo com que se estabeleça o preço justo da ação. A maior ou menor oferta/procura por determinada ação, que influencia o processo de valorização ou desvalorização de uma ação, está relacionada ao comportamento histórico dos preços e principalmente às perspectivas futuras de desempenho da empresa emissora da ação. Tais perspectivas podem ser influenciadas por notícias sobre o mercado no qual a empresa atua, divulgação do balanço da empresa (com dados favoráveis ou desfavoráveis), notícias sobre fusão de companhias, mudanças tecnológicas e muitas outras que possam afetar o desempenho da empresa emissora da ação.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

SEGURANÇA PODE AUMENTAR VENDAS ON LINE EM ATÉ 15%.

Cerca de 22,4 milhões de pessoas ainda não usam a web para fazer compras; falta de segurança lidera a lista de causas


Klinger Portella, iG São Paulo




Os números do comércio eletrônico no Brasil saltam exponencialmente. Somente em 2009, foram R$ 10,6 bilhões negociados, um crescimento de 30% frente ao ano anterior. Em um ano, pelo menos 4 milhões de pessoas foram adicionadas ao mundo das compras virtuais. No entanto, um universo de cerca de 22,4 milhões de potenciais consumidores ainda precisa ser explorado.


O Brasil conta com aproximadamente 70 milhões de usuários de internet, dos quais 40 milhões acessam suas contas pela web. Mas, apenas 17 milhões de internautas já realizaram compras online.

“Como o número de plataformas e lojas virtuais que surgem é muito maior que o número de bancos, os consumidores não sabem quem está vendendo os produtos por trás do site. Isso gera uma sensação de insegurança”, afirma Bernardo Carneiro, sócio-diretor do Site Blindado, especialista em segurança na internet.

De acordo com pesquisas da companhia, a exibição de um selo de segurança nas páginas de comércio eletrônico aumenta as vendas entre 12% e 15%. Nos casos das grandes redes – como Casas Bahia, Extra.com e PontoFrio.com -, o faturamento das empresas online sobe entre 7% e 9% graças ao selo de segurança.


Leia também:

Primeiro trimestre de 2010 registra 61% mais ataques de phishing

Para chegar ao número, a empresa exibiu duas versões de uma página de comércio eletrônico aos internautas. Em uma das versões aparecia o selo de segurança. Em outra, não. Nas páginas com o aviso de segurança, as vendas foram maiores. “70% dos consumidores prestam atenção em selos de segurança no momento de compra em loja virtual”, diz Carneiro.


Um estudo realizado pelo Site Blindado com 4 mil internautas apontou que para 30% o fator segurança inibe as compras online. O medo de não receber o produto é o principal motivo para 18%. Possíveis problemas com troca dos produtos (16%) e consumidores que não querem pagar frete (15%) completam a lista.


Token desenvolvido pelo Site Blindado: mais segurança aos usuários


Novidades



Um dos projetos que está em desenvolvimento pelo Site Blindado, em parceria com uma grande rede de comércio eletrônico, é a criação de um token – um cartão virtual, com senhas que se alternam de acordo com o uso ou com o tempo de disponibilidade, semelhante ao usado pelos bancos.

O cartão pode ser distribuído a clientes que utilizam as páginas do comércio eletrônico com mais freqüência. Bernardo Carneiro não quis adiantar, no entanto, como e quando a novidade será implantada.







Fonte: IG Comércio e Serviços

APRENDA A INVESTIR NA BOLSA DE VALORES - AULA 8: TIPOS DE ORDENS E DE MERCADOS

3.3 Tipos de ordens


Os tipos mais comuns de ordem são:

a) mercado: executada quando recebida, ao melhor preço

b) administrada: investidor especifica somente o valor total e as características dos valores mobiliários ou direitos que deseja comprar ou vender. Seleção fica a critério da corretora

c) discricionária: administrador de carteira ou representante de mais de um comitente estabelecem condições de execução da ordem. Depois de executada, que autorizou a operação discriminará quantidades e preços atribuídas a cada comitente;

d) limitada: fixa limite de preços. Executada dentro do limite, ou por preço melhor

e) casada: para compra com recursos de venda prévia, ou de venda para suprir recursos de compra prévia

f) de financiamento: compra (ou venda) em um tipo de mercado e outra concomitante de venda (ou compra) de igual valor mobiliário no mesmo ou em outro mercado, com prazos de vencimento distintos

g) de stop: para parar uma perda

h) para o dia: cancela se não for cumprida naquele dia

3.4 Mercado à vista

Negócio com ativos, títulos e valores mobiliários que se liquida a vista.

3.5 Mercado a termo

Mercado a termo é toda a compra ou venda de uma determinada quantidade de ações, a um preço fixado, para liquidação em prazo determinado, a contar da data de sua realização em pregão, resultando em um contrato entre as partes.

Todas as ações negociáveis na BOVESPA podem ser objeto de um contrato a termo.

O prazo do contrato é preestabelecido.

O preço a termo de uma ação resulta da adição, ao valor cotado no mercado à vista, de uma parcela correspondente aos juros, que são fixados livremente em mercado, em função do prazo do contrato.

Toda a transação a termo requer um depósito de garantia na Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia – CBLC, que é a empresa responsável pela liquidação e controle de risco de todas as operações realizadas na BOVESPA. O Agente de Compensação e a Corretora, responsáveis pela operação a termo, poderão solicitar de seus clientes o depósito de garantias adicionais àquelas exigidas pela CBLC.

Esta garantia é prestada em forma de margem. A CBLC avalia a volatilidade e a liquidez das ações e as condições gerais das empresas emissoras, classificando os papéis em diferentes intervalos de margem. Como regra geral, os papéis com maior liquidez e menor volatilidade enquadram-se nos menores intervalos de margem. Sempre que ocorrer redução no valor de garantia do contrato, decorrente de oscilação na cotação dos títulos depositados como margem e/ou dos títulos-objeto da negociação, será necessário o reforço da garantia inicial, que poderá ser efetuado mediante depósito de dinheiro ou demais ativos autorizados pela CBLC. Os direitos e proventos distribuídos às ações-objeto do contrato a termo pertencem ao comprador.

Ao realizar uma operação a termo o aplicador incorre nos seguintes custos: taxa de corretagem, taxa de registro, emolumentos e tributação.

As principais vantagens desse tipo de operação consistem em permitir ao investidor proteger preços de compra, diversificar riscos, obter recursos e alavancar seus ganhos.

domingo, 29 de agosto de 2010

PUBLICIDADE NA WEB É MAIS INFLUENTE NAS COMPRAS.

Segundo pesquisa da ESPM, em parceria com o Ibope, mais de 45% dos brasileiros consomem depois de ver propagandas online


Daniela Barbosa, iG São Paulo




Uma pesquisa realizada pelo Centro Avançado de Estudos e Pesquisas da ESPM (CAEPM), em parceria com o Ibope Inteligência, constatou que a internet é hoje a ferramenta que mais influencia os consumidores na hora de decidir pela compra de um produto. No levantamento, apresentado ao iG, foram ouvidas 1,2 mil pessoas de diferentes faixas etárias e regiões do País e mostrou que 46% dos entrevistados adquirem algo após olharem publicidade veiculadas na internet. As recomendações de familiares e amigos, com 26%, ficaram em segundo lugar no ranking de influência. A TV ficou em terceiro, com 21%, e os anúncios veiculados em jornais e revistas ficaram com os 7% restantes.



Mais de 45% dos consumidores são influenciados por anúncios na internet



Na ocasião, os entrevistados responderam a um questionário relatando o que eles adquiriram nos últimos meses e como tomaram conhecimento do produto. Mais de dez itens compuseram a lista da pesquisa, entre eles computadores, celulares, pacotes de viagens, automóveis, geladeiras e artigos esportivos. Todos tiveram a internet como principal meio de influência.

O estudo também mostrou que quanto mais jovem o consumidor, maior o poder da internet na sua decisão de compra. O grupo formado por pessoas entre 25 e 29 anos foi o que mais se mostrou influenciado pelas propagandas online. Cerca de 50% disseram que adquiriram um produto depois de ver anúncios na internet. “Essa é uma tendência e vai se tornar cada vez mais evidente. “Daqui a 20 anos, vamos ter uma geração muito mais consumista e muito mais influenciada pelas propagandas online”, afirma Marcelo Coutinho, professor e pesquisador responsável pelo estudo.

Segundo ele, o poder da publicidade online sobre os consumidores é enorme e pode ser explicado pela interatividade e dinamismo que o ambiente virtual propicia às pessoas. “Na internet, o consumidor olha a propaganda, compara os preços e efetiva a compra ao mesmo tempo, diferentemente da TV e de qualquer outro meio ”, diz. “Além da interatividade, o Brasil atualmente tem cerca de 45 milhões de pessoas que utilizam a internet regularmente. Muitas vezes, elas passam mais tempo na frente do computador do que da TV”.

Coutinho, no entanto, não desmerece a TV e os outros meios para a veiculação de campanhas publicitárias. Em 2009, mais de 60% dos investimentos do setor foram destinados para as TVs - para a internet, foram 4,3%. “Não acredito que a internet acabará com as propagandas em TVs, jornais e revista, mas ela se tornará cada vez mais atuante nesse segmento”, afirmou.

A pesquisa, batizada de “Marcas online – os processos de formação sob produtos e serviços na internet”, faz parte de um estudo sobre tendências de consumo e será apresentada no início do próximo mês pela ESPM.



Consumo

Anúncio na internet tem mais influência que TV*

INTERNET = 46 %
AMIGOS E FEMILIARES = 26 %
TV = 21 %
JORNAIS E REVISTAS = 07 %




Fonte: IG Comércio e Serviços

APRENDA A INVESTIR NA BOLSA DE VALORES - AULA 7: O MERCADO SECUNDÁRIO

O MERCADO SECUNDÁRIO DE AÇÕES NA BOVESPA




O Mercado Primário compreende o lançamento de novas ações no mercado; é uma forma de captação de recursos para a empresa. Uma vez ocorrendo esse lançamento inicial ao mercado, as ações passam a ser negociadas no Mercado Secundário, onde ocorre a troca de propriedade de título. Ou seja, no Mercado Primário, quem vende as ações é a companhia, usando os recursos para se financiar. No Mercado Secundário, o vendedor é você (investidor) que se desfaz das ações para reaver o seu dinheiro. Por isso, os negócios que você realiza em Bolsa de Valores correspondem ao Mercado Secundário.

3.2 Instituições

3.2.1 CVM – (Comissão de Valores Mobiliários)

Órgão responsável pela regulamentação e fiscalização do mercado de ações.

3.2.2 BOVESPA e SOMA

3.2.2.1 Bovespa – (Bolsa de Valores de São Paulo)

Principal Bolsa de Valores do país, onde são realizadas a compra e venda de ações.

3.2.2.2 SOMA – Sociedade Operadora do Mercado de Ativos S/A

Empresa responsável pela administração do mercado de balcão organizado no Brasil.

O seu objetivo é oferecer um ambiente eletrônico para negociação de títulos e valores mobiliários e demais ativos financeiros ao mercado.

Ativos negociados:

a) títulos e valores mobiliários, de companhias de capital aberto, registrados na CVM para negociação (ações, debêntures, recibos de carteira de ações e outros);

b) títulos e valores mobiliários emitidos por sociedades beneficiárias de recursos oriundos de incentivos fiscais, registrados na CVM;

c) certificados de investimento em obras audiovisuais;

d) quotas de fundos de investimento fechados, que tenham sido objeto de distribuição pública;

e) TDA – Títulos da Dívida Agrária emitidos pelo Tesouro Nacional, com registro na CETIP – Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos.

A SOMA é uma sociedade anônima de capital fechado controlada pelos principais intermediários financeiros: sociedades corretoras de valores, bancos de investimento e sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários.

3.2.3 Corretoras

São as instituição que estão autorizadas a comprar e vender ações na Bolsa de Valores para os seus clientes. As Corretoras constituem instituições financeiras membros das Bolsas de Valores, credenciadas pelo Banco Central, pela CVM e pelas próprias Bolsas, e estão habilitadas, entre outras atividades, a negociar valores mobiliários com exclusividade no pregão físico (viva-voz) ou eletrônico da BOVESPA.

3.2.4 Home brokers

Para permitir que cada vez mais pessoas possam participar do mercado acionário e, ao mesmo tempo, tornar ainda mais ágil e simples a atividade de compra e venda de ações, foi criado um moderno canal de relacionamento entre os investidores e as Sociedades Corretoras da BOVESPA: o Home Broker.

De forma semelhante aos serviços de Home Banking, oferecidos pela rede bancária, os Home Brokers das Corretoras estão interligados ao sistema de negociação da BOVESPA e permitem que o investidor envie, automaticamente, através da Internet, ordens de compra e venda de ações.

Para investir em ações via Internet, é necessário que o investidor seja cliente de uma Corretora da BOVESPA que disponha dessa facilidade. Para sua segurança, antes de iniciar seus negócios, certifique-se de que se trata de uma Corretora da BOVESPA.

Veja os principais números desse mercado:



Data Volume de operações R$ Participação no total da Bovespa

dez/00 190.414.000 0,91%

dez/01 281.560.000 1,25%

dez/02 496.664.050 2,60%

dez/03 1.430.877.333 3,51%

jan/04 2.120.431.601 3,99%

fev/04 1.418.159.260 3,38%

mar/04 2.019.850.669 4,24%



Data Número de Investidores / mês Valor médio por operação R$

dez/00 5.182 36.745

dez/01 6.763 41.632

dez/02 9.928 50.027

dez/03 18.095 79.076

jan/04 23.700 89.470

fev/04 17.302 81.965

mar/04 21.042 95.991

Última atualização 05/04/04Por Fonte: Bovespa

3.2.5 Clearing house (Câmara de compensação)

Ligada à Bolsa, garante a liquidação do contrato, e para isso exige margem de garantia para os participantes através de seus corretores.

sábado, 28 de agosto de 2010

CONSUMIDOR ON LINE É MAIS JOVEM E GANHA O DOBRO, DIZ E-BIT.

Comércio eletrônico tem mais de 17,5 milhões de consumidores e registrou faturamento de R$ 10,6 bilhões em 2009


Valor Online 16/06/2010



Os consumidores que optam pelas compras via internet são mais jovens e ganham mais que o dobro dos que preferem o varejo tradicional, constatou pesquisa divulgada hoje pela E-bit, empresa de informações sobre comércio eletrônico.


De acordo com o levantamento, enquanto 80% dos adeptos das compras virtuais têm entre 25 e 59 anos, 66% dos consumidores de lojas encontram-se nessa faixa de etária. A renda média familiar do e-consumidor é de cerca de R$ 3.560, enquanto os que realizam suas compras offline ganham R$ 1.444. O consumidor virtual recorre às lojas principalmente para escolher produtos que ele quer tocar e experimentar, como alimentos, roupas e perfumes. Esse comportamento aponta que há demanda para novas plataformas nos conceitos Web 2.0.

"As lojas que comercializam esse tipo de produto podem disponibilizar vídeos, opiniões de consumidores e imagens 3D para que seus clientes sintam-se mais confiantes", sugere o diretor geral da E-bit, Pedro Guasti. Acostumados a utilizar o cartão de crédito nas compras, os e-consumidores também optam por essa forma de pagamento no varejo físico. Já quem compra apenas em lojas prefere pagar com dinheiro, exceto quando adquire produtos de maior valor, como eletroeletrônicos e eletrodomésticos.

O consumidor tradicional ainda observa a internet como obstáculo, pois não se sente familiarizado com o meio eletrônico. Segundo o estudo, entre esse público, apenas 3% considerariam adquirir um eletrodoméstico pela web, mesmo não sendo esse o canal que costumam escolher para fazer compras. Na primeira edição da pesquisa Cross Channel, feita em parceria com o Instituto Análise, foram ouvidos cerca de 6,5 mil consumidores durante o mês de março.

O objetivo do levantamento, que será feito regularmente, é analisar o comportamento do consumidor que compra na internet e no varejo tradicional. Atualmente, o comércio eletrônico conta com mais de 17,5 milhões de consumidores e registrou faturamento de R$ 10,6 bilhões em 2009.






Fonte: IG Comércio e Serviços