sábado, 13 de novembro de 2010

Você sabe se proteger de fraudes?

Associação lista dez dicas que, juntas, ajudam investidor a evitar armadilhas



Aline Cury Zampieri, iG São Paulo 13/11/2010 05:40




Você sabe se proteger de fraudes? A preocupação com calotes financeiros nunca esteve mais presente do que nessa semana, quando o Banco Central (BC) anunciou a descoberta de um rombo de R$ 2,5 bilhões no Panamericano. A instituição não está sendo acusada de fraude, mas depois que os problemas contábeis se tornaram públicos, a diretoria do banco caiu, e está sob investigação.


O momento da divulgação das falhas do Panamericano foi, no mínimo, interessante. O assunto tornou-se público durante a Semana Internacional de Consciência contra a Fraude, promovida pela ACFE, organização líder no mundo no combate a esse tipo de crime. Trata-se de uma campanha que tenta incentivar líderes empresariais e funcionários a trabalhar de forma proativa, tomando medidas para diminuir o impacto da fraude por meio da conscientização e da educação.

A ACFE tem 55 mil membros e sede no Texas, Estados Unidos. Segundo a entidade, organizações do mundo todo perdem 5% de suas receitas anuais com fraudes.

Um dos participantes da campanha é o CFA Institute, que tem mais de 100 mil membros em 136 países e estabelece padrões profissionais para a indústria de investimento. Com base na semana contra a fraude, o CFA fez uma lista de dez dicas que, em conjunto, ajudam a evitar armadilhas:

1. Compreenda claramente a estratégia de investimento – Peça ao seu profissional de investimento que evite usar jargão financeiro. Uma boa estratégia de investimento deve fazer sentido para não especialistas.

2. Adequar a estratégia de investimento à performance informada - Compare o desempenho do consultor com referências comumente disponíveis.Tais resultados são possíveis? Procure saber se a empresa tem seus números avaliados por auditores independes, quem realiza as auditorias e se a empresa cumpre com os Padrões Globais de Performance de Investimento, um conjunto de padrões amplamente aceitos para o cálculo e apresentação de resultados de investimentos.

3. Saiba mais sobre as auditorias independentes e quem as executa - Os auditores independentes podem ajudar a avaliar as declarações financeiras e a detectar inconsistências. Por exemplo, os grandes "hedge funds" (que são maiores e adotam estratégias mais ousadas de investimento) devem ser auditados por empresas de contabilidade de grande porte.

4. Evite convites por e-mail - Convites não solicitados por e-mail devem ser tratados com desconfiança. Listas de e-mail são fáceis de serem obtidas e os e-mails podem ser enviados por qualquer um.

5. Seja cauteloso com pessoas que oferecem "um negócio garantido", retornos rápidos, e acesso especial – Os profissionais de investimento legítimos não prometem garantias. Os falsários muitas vezes fazem com que a combinação de segurança e altos retornos pareça plausível, oferecendo "acesso especial" com base no seu relacionamento com um conhecido mútuo ou uma afiliação em comum. Além disso, entenda claramente como é possível resgatar ações ou sair do investimento. Quando isto pode ser feito, e quais são as taxas?

6. Entenda quais são as fiscalizações regulatórias - A regulamentação varia de acordo com o tipo de empresa de investimento. Por exemplo, os hedge funds são menos regulamentados do que os fundos mútuos e consultores registrados no exterior podem não ter as mesmas exigências legais que as empresas em seu país. Esteja atento a quem está cuidando de seus investimentos e como está trabalhando.

7. Avalie o risco operacional e a infraestrutura – É importante que a empresa tenha operações separadas para gerenciamento de ativos, negociação e custódia. Pergunte sobre essas proteções. Será que as entidades envolvidas inspiram confiança?

8. Avalie a equipe - As pessoas que serão seus consultores e farão seus investimentos são capacitadas e experientes? Eles possuem um registro profissional? Cumprem com o Código de Ética Profissional que os obriga a colocar os interesses dos seus clientes à frente dos seus próprios? Tenha cuidado para não se deixar enganar por um gerente com uma posição social de destaque, um histórico religioso, étnico ou familiar semelhante ao seu, ou diplomas e designações de outras áreas que não garantem sua experiência na consultoria de investimentos.

9. Restrinja sua exposição - Diversificar é um dos princípios mais fundamentais e antigos de investimentos. Vale a pena, por exemplo, pensar duas vezes antes de investir mais de 5% de seus ativos em apenas um título.

10. Faça uma análise do histórico - Não seja pressionado a tomar uma decisão antes de ter verificado reclamações passadas, investigações pendentes, ações judiciais e legitimidade dos registros.




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FONTE: IG ECONOMIA – MERCADOS

CURSO ON LINE: 82 IDÉIAS DE COMO GANHAR DINHEIRO USANDO SEU COMPOTADOR: IDÉIA 43 => TESES E MONOGRAFIAS

TESES E MONOGRAFIAS




Alunos de universidades são obrigados constantemente a realizarem teses e monografias.

A semelhança dos trabalhos escolares fica apenas no conteúdo, que não deve ser de forma alguma alterado.



COMO FAZER: Teses e monografias tem um estética padronizada e deve ser rigorosamente seguida. Procure na biblioteca da universidade de sua cidade, um livro sobre normas para teses e monografias. Existem vários títulos. Ali estão desde especificações sobre espaçamento de linhas, quantidade de cópias, bibliografia, etc.

Dispondo de conhecimentos sobre as normas de monografias e teses você deve orientar o aluno sobre as normas quando o trabalho não está adequado.

A apresentação visual deve ser impecável, em papel branco e no formato estipulado pelas normas.



HARDWARE: Recomendável a partir de 486, impressora laser ou jato de tinta.



SOFTWARE: Word for Windows ou outro editor de textos de sua preferência.



CLIENTES: Sua divulgação deverá ser exclusivamente nos meios universitários. Faça folhetos, cartões de visita, distribua nas saídas da faculdade, faça cartazes e pregue nas escolas, e se quiser tentar ainda mais, coloque um anúncio pequeno no jornal.



PREÇOS: Como é difícil estabelecer preços para universitários ou pessoas que já tiveram contato com micros. Mas a média usada hoje é de 3 Reais por página, em ambos os casos (teses e monografias).

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

INDÚSTRIA PODE ECONOMIZAR ATÉ R$ 85 BI NO CONSUMO DE ENERGIA, DIZ CNI.

Estudo da entidade revela que ganho pode ser atingido com uma redução de 6,4% no uso de energia nos próximos 20 anos



Valor Online 12/11/2010 15:56


Um estudo produzido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) revelou que 13 setores industriais poderiam economizar até R$ 85 bilhões entre 2010 e 2030 com a conta de energia elétrica.



Para isso, teriam que promover um pequeno corte de 6,4% no consumo de energia nos próximos 20 anos.



A CNI, no entanto, ressaltou que há potencial técnico para redução de até 25,7% no consumo. "Esse potencial máximo seria atingido se a indústria operasse em um ambiente com condições ideais. Ou seja, usando a tecnologia de ponta disponível na conservação de energia, com acesso a crédito facilitado, pessoal qualificado e oferta adequada das fontes energéticas", afirmou a entidade.



Durante estes 20 anos também haveria uma economia acumulada de 9,2 milhões de Toneladas Equivalentes de Petróleo (TEP - unidade que permite somar várias fontes de energia, como elétrica, gás natural, combustíveis).



A queda no consumo de energia, por sua vez, levaria o país a deixar de emitir 239 milhões de toneladas de gás carbônico. Ao realizar o estudo, a CNI levou em consideração 217 projetos de eficiência energética de 13 setores da indústria.



Atualmente, o setor responde por 37,2% da energia gasta no Brasil. De acordo com Rodrigo Garcia, analista de políticas industriais da CNI, as estimativas dos benefícios da redução do consumo se baseiam na premissa de que a economia brasileira crescerá a uma média de 4,5% ao ano até 2030 e de que os preços das fontes de energia serão corrigidos de acordo com as previsões do governo.






FONTE: IG ECONOMIA - INDÚSTRIA

CURSO ON LINE: 82 IDÉIAS DE COMO GANHAR DINHEIRO USANDO SEU COMPOTADOR: IDÉIA 42 => SERVIÇOS DE PUBLICIDADE / FREE-LANCER

SERVIÇOS DE PUBLICIDADE/FREE-LANCER




Trabalho que exige competência, criatividade e dedicação. Neste caso, você prestará serviços de free-lancer à agências de publicidade, editoras ou às próprias empresas interessadas em anunciar. Necessários sólidos conhecimentos em programas de editoração eletrônica (CorelDraw e PageMaker).



COMO FAZER: Você vai criar a partir dos esboços apresentados pelo cliente a publicidade por ele solicitada. Procure ser o mais fiel a idéia central apresentada para não ter que refazer infinitas vezes o mesmo trabalho. O trabalho publicitário exige também conhecimento absoluto do mercado de publicidade para se ter uma visão completa para realizar de forma perfeita aquilo a que se propõe.



HARDWARE: Equipamento de ultima geração, de preferência um Macintosh. Se tiver PC, que seja de Pentium 133 acima, memória de 16 MB acima, Winchester de 2 gigabytes acima, tenha scanner de mesa ou use birô que tenha, drive de discos transportáveis, tipo syquest ou bernoulli para transporte de dados aos birôs de fotolitos. Alto investimento.



SOFTWARE: Com completo domínio, o Pagemaker, CorelDraw!, Word for Windows, Photoshop, todos de última geração.Existem programas que calculam o custo do trabalho gráfico, são eles Calc Graph e o

Graph-Sister.



CLIENTES: Agências de publicidade, empresas comerciais, editoras de jornais e revistas. Faça um portfólio e uma visita pessoal a cada cliente, ou mala-direta bastante competente.



PREÇOS: Ou se combina um pacote fechado, ou 20 a 30 reais por hora de trabalho.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

CURSO ON LINE: 82 IDÉIAS DE COMO GANHAR DINHEIRO USANDO SEU COMPOTADOR: IDÉIA 41 => SERVIÇOS DE MALA-DIRETA

SERVIÇOS DE MALA-DIRETA




A cada dia que passa é maior o número de empresas que descobrem ser a mala-direta a forma mais eficiente de marketing. A correspondência dirigida a um destinatário exclusivo, do segmento procurado, sem dispersões que qualquer outro tipo de publicidade tem. Prestar serviços nesta área é altamente lucrativo. O serviço mais procurado é o de digitação, diagramação e produção de cópias, sendo também prestados, serviços de organização de cadastros, atualização de ceps, impressão de etiquetas, etc.



COMO FAZER: Os serviços de mala-direta são de tal forma diversificados que, você encontrará nesta mesma edição diversos tópicos detalhando cada fase, como por exemplo, a produção de cópias, organização de cadastros, atualização de ceps, fornecimento de listagens de endereços, etc. Um dos mais básicos trabalhos é o de editoração, procurando dar uma apresentação profissional atraente e que resulte em vendas, atingindo seus objetivos. Para aprender a fazer mala-direta, recomendamos a leitura dos livros SUCESSO EM MARKETING DIRETO, Editora Nobel, MALA-DIRETA EFICAZ, Makron Books, que darão uma visão completa do que é este mercado.



HARDWARE: Recomendável a partir de 486, impressora laser.



SOFTWARE: Word For Windows, CorelDraw! , Pagemaker .



CLIENTES: Procure se informar sobre empresas que trabalham com mala-direta em sua cidade. Uma conversa com funcionários dos correios poderá trazer estas informações. Procure também a ABEMD – Associação Brasileira de Empresas de Marketing Direto, que fornece listas de associados em sua região. O endereço da ABEMD é Al. Campinas 433, Cj. 82, São Paulo.



PREÇOS: Somente a criação de um original para mala-direta está custando entre 100 e 300 reais, em São Paulo.

Inadimplência ainda é baixa em financiamento de veículos

Para analistas, empréstimo de automóveis deve ser acompanhado, mas ainda está longe de ser gatilho de uma grande crise



Nelson Rocco e Aline Cury Zampieri, iG São Paulo 11/11/2010 05:42


Apesar de acreditarem que o crédito dos bancos para a compra de veículos merece monitoramento, especialistas do setor acreditam que, por enquanto, não há o que temer. “O mercado automotivo ficou bastante concentrado nos maiores, como Bradesco, Itaú e Santander”, diz Rubens Sardenberg, economista-chefe da Federação Nacional de Bancos (Febraban).

Para ele, qualquer problema de um banco pequeno com esse tipo de financiamento será localizado, e não sistêmico. “Não será um subprime”, diz, referindo-se à crise de hipotecas nos Estados Unidos, que levou aos problemas financeiros de 2008.

O saldo das operações de crédito para a compra de veículos no País chegou a R$ 176 bilhões em setembro, de acordo com a Nota de Crédito do Sistema Financeiro do Banco Central de outubro. Esse é o último dado disponível e mostra uma expansão de 2,1% no mês e de 11,9% no acumulado do ano. Em comparação com setembro de 2009, a alta no estoque de empréstimos tanto pelo sistema de leasing como no crédito direto ao consumidor (CDC) foi de 15,5%.

Esse crédito é concedido por bancos e financeiras, que muitas vezes atuam entre as lojas de carros usados ou concessionárias de veículos. Um deles é o Banco Panamericano, que recebeu uma injeção de R$ 2,5 bilhões do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) para não quebrar.

Na contramão da alta do crédito, a inadimplência vem caindo mês a mês. Ainda de acordo com os dados do BC, a inadimplência era de 3,1% do total em setembro, percentual menor que os 4,9% que representava no mesmo mês de 2009. Nesse cálculo só estão as prestações com atraso superior a 90 dias. No mês, a queda da inadimplência foi de 0,1% e, no ano, de 1,3%.

O percentual de dívida sem pagamento, inclusive, é mais baixo que a inadimplência geral da pessoa física, que em setembro fechou em 6%. Esse dado reflete todas as operações para os consumidores, como cheque especial, crédito pessoal, compra de veículos e outros bens.

“O mercado de veículos está bem”, diz Ricardo Loureiro, presidente da Serasa Experian. “O crescimento econômico sustenta esse tipo de financiamento.” Na visão dele, o problema do Panamericano está ligado a práticas internas.

Luiz Miguel Santacreu, analista de bancos da agência de classificação de risco Austin Rating, afirma que o “Panamericano deve ter sofrido muito” durante os piores momentos da crise financeira internacional de 2008/2009. “Ele foi afetado pela inadimplência.” O banco não deu explicações ao público ou aos investidores sobre a origem do rombo.

O analista lembra que, no final de 2008, o mercado de veículos parou. As montadoras não vendiam e ninguém financiava. Até que o governo federal tomou medidas fiscais, como a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que incentivou a retomada das vendas.

“A inadimplência no Panamericano deve ter sido muito alta”, avalia o analista. “O pior período foi entre setembro de 2008 e março de 2009 e, logo depois, o Panamericano entrou pesado no mercado financiando veículos novamente”, lembra. Para Santacreu, esses créditos novos misturados com os antigos é que dificultaram uma avaliação pelos agentes do mercado sobre a real situação do banco. “É como um suco no liquidificador. Você coloca as coisas, bate e não consegue identificar direito o que é. Só quando ele para é que você tem mais clareza.”



Veja também:


- Panamericano espalha medo de ação de banco menor

- Carros são o maior risco do mercado brasileiro






FONTE: IG ECNOMIA - MERCADOS

Inflação da baixa renda avança e acumula alta de 5,02% no ano

IPC-C1 de outubro apresentou variação de 0,80%, superando a taxa de 0,42% registrada em setembro, segundo a FGV



Valor Online 11/11/2010 08:38

Compartilhar: O Índice de Preços ao Consumidor - Classe 1 (IPC-C1) no mês de outubro apresentou variação de 0,80%, superando a taxa de 0,42% observada em setembro, informou nesta quinta-feira a Fundação Getulio Vargas (FGV).



O indicador, que mede a variação de preços de uma cesta de produtos e serviços para famílias com renda entre um e 2,5 salários mínimos, registra alta de 5,02% no acumulado do ano e avanço de 5,43% nos últimos 12 meses.


Entre as sete classes de despesa que compõem o índice, quatro apresentaram acréscimos em suas taxas de variação. Entre setembro e outubro houve avanço nos grupos Alimentação (de 0,56% para 1,72%), Educação, Leitura e Recreação (de 0,00% para 0,54%), Despesas Diversas (de 0,10% para 0,21%) e Transportes (de 0,00% para 0,02%). A elevação nas quatro categorias do IPC-C1 foi motivada especialmente pelos itens hortaliças e legumes (de -7,15% para 1,88%), material escolar (de -0,54% para 1,39%), cerveja (de -0,57% para 2,12%) e gasolina (de 0,12% para 1,38%).



O IPC-C1 registrou decréscimo nas taxas de variação das categorias Habitação (de 0,21% para 0,12%), Vestuário (de 1,44% para 0,77%) e Saúde e Cuidados Pessoais (de 0,71% para 0,06%).



O ritmo de queda nestes grupos foi direcionado principalmente pelos itens taxa de água e esgoto residencial (de 0,96% para 0,47%), roupas (de 1,20% para 0,63%) e artigos de higiene e cuidado pessoal (de 1,59% para -0,10%).



O IPC-BR registrou variação de 0,59% em outubro, acima da taxa de 0,46% verificada em setembro. Nos últimos 12 meses houve avanço de 4,96%.





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FONTE: IG ECONOMIA - INFLAÇÃO

CURSO ON LINE: 82 IDÉIAS DE COMO GANHAR DINHEIRO USANDO SEU COMPOTADOR: IDÉIA 39 => SCANNER

SCANNER




Serviço de scaneamento de imagens realizado para terceiros. Somente é viável se você tiver, no mínimo, um scanner de mesa de 2400 dpi.



COMO FAZER: Você estará montando na verdade um mini birô de serviços gráficos. O primeiro passo é dominar totalmente o uso do scanner em todos os seus recursos. Prestará serviço de scaneamento de imagens para jornais, revistas, editoras, gráficas, etc. Você recebe a imagem e os disquetes, faz o scaneamento, grava a imagem scaneada no formato desejado pelo cliente, usando a compactação que ele preferir, e devolve gravada em disquete.



HARDWARE: A partir do Pentium 100, scanner de mesa .



SOFTWARE: Pagemaker, CorelDraw!, Photoshop, para serviços mais requintados de tratamento de imagens.



CLIENTES: Editoras de jornais, revistas, gráficas, agências de publicidade, etc. Para contactá-los use visitas pessoais ou mala-direta.



PREÇOS: Um serviço de scanner até o formato A4 em 2400 dpi está custando entre 15 e 30 reais em São Paulo. Scaneando cerca de 3 imagens/dia, o que ocuparia cerca de uma hora por dia, totalizando 80 trabalhos/mês, você teria um rendimento extra de cerca de R$3.600,00 mensais, já que o scaneamento não tem despesa nenhuma além da aquisição do equipamento.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

SAIBA ESCOLHER A CORRETORA PARA APLICAR NA BOLSA

Custos com corretagem e custódia têm que entrar na conta quando o investidor for decidir onde colocar seu dinheiro


Olívia Alonso, iG São Paulo 10/11/2010 05:38


Compartilhar: O advogado Guilherme Forte Saliba, de 27 anos, é um investidor. Ele compra ações de empresas brasileiras de seu computador, em casa, via home broker, o sistema de operação individual pela internet. Para isso, precisou abrir uma conta em uma corretora de valores que oferecesse a plataforma. Na hora de escolher entre as mais de 80 casas existentes no País, ele levou em conta o custo de corretagem, que é o preço que as empresas cobram para realizar a compra e a venda das ações. “Escolhi a mais barata”, conta.


Ranking das 10 maiores corretoras brasileiras de varejo Preço da corretagem no home broker*

Interfloat R$ 15

Ágora R$ 20

XP Investimentos R$ 14,90

UM Investimentos R$ 14

Banif R$ 15,99

TOV R$ 5

Gradual Investimentos R$ 20

Bradesco R$ 10

Título R$ 10

Ativa R$ 15

*alguns preços dependem de condições específicas Levantamento do iG com corretoras


A corretagem é um dos principais custos que os investidores devem levar em conta na hora de escolher uma corretora de valores. Ele não é, contudo, o único. Avaliar todos os custos é importante para o investidor melhorar o desempenho de suas aplicações.

No caso da corretagem, os custos variam entre R$ 5 e R$ 20 nas maiores corretoras brasileiras (veja tabela acima). Quando as ordens de compra são feitas por telefone e realizadas por um operador da corretora, os custos são maiores e, em geral, seguem uma tabela sugerida pela BM&FBovespa. Neste caso, os preços variam de acordo com o montante movimentado.

Para investidores mais assíduos, essa despesa com a corretagem faz muita diferença. De olho neles, muitas empresas oferecem pacotes ou promoções no estilo “a partir da 80ª operação, a corretagem é gratuita”. No entanto, o investidor que não opera com muita frequência não deve se guiar apenas por esse custo.


Outro taxa importante a ser considerada é a de custódia, que é o preço para a “hospedagem” dos ativos. Como geralmente é cobrada mensalmente, um investidor que compra uma ação com objetivo de vendê-la a longo prazo pagará mais vezes a taxa de custódia do que a de corretagem. Assim, vale a pena buscar uma corretora que ofereça isenção da taxa.

Rafael Giovani, gerente comercial da UM Investimentos, ajudou o iG a criar um exemplo que mostre essa diferença entre as duas cobranças: um investidor que comprou mil ações de uma empresa por R$ 30 mil, em janeiro deste ano, e vendeu em novembro, por R$ 42 mil. A corretora cobrou R$ 14 de corretagem na compra e na venda e R$ 13,75 de custódia. Com o custo da compra e da venda, ele gastou um total de R$ 28. Já em custódia, pagou R$ 137,50.



Para investir em ações são cobrados ainda outros custos, que são os emolumentos, a liquidação, o Imposto Sobre Serviços (ISS) e o Imposto de Renda (IR). No entanto, essas taxas são estabelecidas pela BM&FBovespa e pelo governo e são sempre iguais. Há também uma taxa sobre custódia, que varia de uma corretora para outra. É preciso estar atento a esse custo, pois em muitos casos há isenção e, em outros, a taxa chega a superar R$ 20 ao mês.



Serviços agregados


O investidor Guilherme Saliba: entre mais de 80 corretoras, ele ficou com a mais barata

Mas, antes de analisar os custos, o investidor deve fazer uma avaliação de seu perfil e deve definir seu objetivo, segundo o consultor financeiro André Massaro. “Para quem não é muito ativo no mercado, é importante optar por uma empresa que ofereça análises e que tenha um atendimento mais personalizado. Mas isso tudo encarece”, diz. Como o único canal de cobrança das corretoras é a corretagem, os custos dos serviços extras acabam sendo embutidos nas taxas.



Já o investidor que possui um conhecimento maior do mercado sabe avaliar as empresas e possui boas fontes de informação pode pagar menos. É o caso de Saliba. “Esse serviços são totalmente inúteis para mim. Toda a informação que preciso, eu vejo na internet”, afirma.



Para ele, a excelência tecnológica também não é um quesito determinante. “Atrasos em operações são aceitáveis no meu caso. Mas sei que um profissional e com mais recursos jamais aceitaria uma falha no suporte”, afirma. Esse investidor precisa de confiabilidade, velocidade e estabilidade, segundo Massaro.



É também o caso de quem tem mais dinheiro. Para esse investidor, a escolha mais comum é uma corretora com sistemas avançados, totalmente seguros e com atendimento especial. Para isso, pagam mais. “É a taxa de conveniência”, brinca Massaro. Neste grupo também estão os investidores que preferem que um operador da corretora realize suas operações. Em geral, as ordens são feitas por telefone.



Fundos e clubes


Mas existe uma forma de investir em ações driblando os principais custos, lembra Giovani. “O investidor pode optar por clubes de investimentos e os fundos de ações, que não cobram custódia”, diz. No entanto, possuem taxas de administração, que variam entre as corretoras e, em alguns casos, há taxas de performance.



No caso dos fundos, são comuns taxas de administração entre 0,5% ao ano e 3,5% ao ano. O gerente da UM Investimentos diz que os fundos são, em geral, mais apropriados para quem tem mais dinheiro. “Quando o capital do investidor é baixo, ele acaba perdendo em remuneração”, afirma.



Em todos os casos, a recomendação do consultor André Massaro é que o investidor se familiarize com o site da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). “É a cereja do bolo. Lá ele pode ver se a corretora está autorizada a operar e saber quais foram aquelas que tiveram mais reclamações”, afirma.





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FONTE: IG ECONOMIA - INVESTIMENTOS

Contratação de temporários entra na reta final

Sudeste responde por 51% das vagas, seguido pelo Nordeste que vai gerar 19,5% das oportunidades



Roberta Gonçalves, iG São Paulo 10/11/2010 05:51


Compartilhar: Há pouco mais de um mês do Natal o mercado entra na etapa final do período de contratação de temporários. Muitas seleções já começaram e algumas devem se estender ao longo do mês, especialmente no comércio. Tudo isso para que as empresas estejam preparadas para a demanda, que promete ser ainda mais alta este ano. "Enquanto a indústria inicia o ciclo de contratação em agosto, o comércio começa entre setembro e outubro e o setor de lazer em novembro", afirma Jismália de Oliveira Alves, diretora de Comunicação da Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e Trabalho Temporário (Asserttem).

Segundo Marcel Solimeo, economista da Associação Comercial de São Paulo, apesar de as grandes empresas finalizarem as contratações em novembro, para que possam dedicar mais tempo a treinamentos, nos comércios menores a contratação acontece em dezembro.

Maioria das vagas é para atuação no comércio e demanda Ensino Médio



Perspectivas

De acordo com a Asserttem, cerca de 139 mil profisssionais devem ser contratados para trabalho temporário este final de ano, crescimento de 11% em relação ao ano passado. Grande parte das vagas, cerca de 70%, são para atuar no comércio, mas outras áreas, como turismo, buscam profissionais para o período. "Apesar de haver forte demanda por vendedores, outras funções de retaguarda também impulsionam a contratação", afirma Solimeo.

O economista afirma que só no Estado de São Paulo devem ser geradas entre 50 mil e 60 mil vagas nos setores de comércio e serviços. Além disso, a perspectiva é que a cidade de São Paulo responda por 10% do total de volume de vendas do país. "O trabalho temporário gera rendas para muitos trabalhadores, o que acaba resultando no aumento do consumo e tem impacto positivo para toda economia", diz.



Onde estão as oportunidades

Sudeste – pouco mais de 51% das vagas temporárias neste final de ano. O Estado de São Paulo responderá por 59% das oportunidades na região, Minas Gerais (22%), Rio de Janeiro (15%) e Espírito Santo (4%)

Nordeste – concentra 19,5% das oportunidades, com a Bahia sendo o maior gerador de postos temporários da região (31,9%). Ceará aparece em segundo (26%), Pernambuco (19,7%), Paraíba (6,3%), Piauí (5,4%), Sergipe (4,7%), Rio Grande do Norte (4,3%) Maranhão 1% e Alagoas (0,7%)

Sul – vai responder por 18% dos postos temporários gerados no país. Na região o destaque fica por conta do Rio Grande do Sul, que deve oferecer 37,3% das vagas, seguido por Paraná, com 34,8% e Santa Catarina, 27,9%

Centro-oeste – representa 6,4% do total de oportunidades. Goiás encabeça o ranking de maior empregador da região com 48,1% das oportunidades, o Distrito Federal fica com 23,4%. Mato Grosso do Sul, 15% e Mato Grosso, 13,5%.

Norte – deve oferecer 4,8% do total de vagas. Na região, Rondônia é o Estado que terá mais postos (38,1%), depois aparece Pará (27,1%), Amazonas (21%), Tocantins (5,6%), Acre (3,1%), Roraima (2,6%) e Amapá (2,5%).



Perfil do profissional

O perfil do profissional que vai atuar como temporário varia de acordo com o segmento da economia. Jismália explica que na indústria 70% dos contratados são homens, para atuar como auxiliar administrativo, auxiliar do departamento financeiro, operador de máquina, serviços gerais, motorista e nutricionistas. Normalmente, as empresas demandam Ensino Médio completo e os que possuem cursos técnicos tendem a ocupar funções mais específicas. Os salários na indústria variam de R$ 800 a R$ 1100.

Já no comércio há vagas para Ensino Fundamental e Médio para os cargos de fiscal de caixa, repositor, analista de crédito, embalador, estoquista, etiquetador, fiscal de loja, operador de telemarketing, papai noel, promotor de vendas e vendedor. Os salários variam de R$ 680 a R$ 890 e os homens representam 55% dos contratados.

Além de atrair jovens em situação de primeiro emprego, a ocupação temporária também é um caminho para trabalhadores com dificuldades de se recolocar. "Geralmente são profissionais não muito qualificados e como currículo menos atraente. Mas ao iniiciar o trabalho eles podem se destacar e passar a ocupar uma posição efetiva", afirma Ricardo Humberto Rocha, professor do laboratório de finanças da FIA.



Setores mais aquecidos

A pesquisa de presentes realizada pela Fecomércio dá algumas dicas dos setores que concentram as oportunidades. De acordo com Guilherme Dietze, assessor econômico da Fecomércio, o segmento de vestuário, tecidos e calçados representa é o mais procurado, representado 62% da preferência do consumidor. Os brinquedos respondem por 43%, cosméticos e perfumes, 20% e eletrodomésticos e eletrônicos, cerca de 10%.



FONTE: IG ECONOMIA - CARREIRAS

Grandes bancos se envolveram em fraudes nos anos 1990

Se confirmada, irregularidade no Panamericano será a maior no setor financeiro em mais de uma década



iG São Paulo 10/11/2010 02:41


Banco Nacional era o patrocinador do piloto Ayrton Senna na Fórmula 1

Se comprovadas as irregularidades no caso do Banco Panamericano, o episódio será o primeiro escândalo financeiro em mais de uma década. As grandes fraudes envolvendo instituições financeiras aconteceram nos anos 1990 quando o fim da inflação desmascarou manobras contábeis que escondiam desvios de recursos de bancos.

O primeiro grande caso de fraude foi o do Banco Nacional em 1996. A marca ganhou notoriedade mundial ao patrocinar o piloto brasileiro de Fórmula 1 Ayrton Senna. Controlado pelos herdeiros da família de José Magalhães Pinto, ex-governador mineiro que apoiou o golpe militar, a instituição tinha 652 contas secretas, que contabilizavam empréstimos fictícios, inflando os ativos. As operações eram feitas havia oito anos antes de terem sido descobertas pelo Banco Central. Marcos Magalhães Pinto e o seu diretor de contabilidade, Clarimundo Sant’Anna, foram condenados pela fraude pelo Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional.

O caso mais escabroso aconteceu com o Banco Noroeste, das famílias Simonsen e Cochrane. Vendido por US$ 480 mihões ao Banco Santander em 1998, os donos só receberam metade do valor acertado porque se descobriu um rombo nas contas do banco nas ilhas Cayman. Na época, um executivo da área internacional foi acusado de sumir com o dinheiro - parte dele teria sido colocada, segundo depôs o funcionário, em um terreiro de macumba. Até hoje, os ex-controladores buscam uma indenização para receber parte do dinheiro da venda, mas não tiveram sucesso.



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FONTE:  IG ECONOMIA - MERCADOS

CURSO ON LINE: 82 IDÉIAS DE COMO GANHAR DINHEIRO USANDO SEU COMPOTADOR: IDÉIA 40 => SERVIÇOS CONTÁBEIS

SERVIÇOS CONTÁBEIS




Se você tem conhecimento em contabilidade, tenha um rendimento extra executando serviços para empresas ou escritórios de contabilidade com excesso de trabalho. Mas veja, este tipo de trabalho requer conhecimentos básicos de contabilidade. Não se aventure se não os tiver.



COMO FAZER: Folha de pagamento, balanços, planilhas, lançamento de registros, etc., são milhares de rotinas contábeis que podem ser executados em seu micro para terceiros. Se algum escritório está com excesso de trabalho, é comum contratar serviços de free-lancer para colocar estes trabalhos em dia. Você deve ter softwares específicos para estes trabalhos, de acordo com o sistema utilizado pelo escritório, ou ele mesmo fornece cópias de seus softwares.



HARDWARE: Recomendável a partir de Pentium 100, impressora matricial.



SOFTWARE: Uma planilha de cálculo tipo Excell ou Lotus 1-2-3, softwares de folha de pagamento, rotinas contábeis, balanço, caixa, etc. Na maioria das vezes os clientes fornecem os softwares utilizados.



CLIENTES: Empresas grandes ou escritórios de contabilidade. Procure visitar pessoalmente, enviar mala-direta ou colocar anúncios em jornais.



PREÇOS: Cobra-se de 10 a 20 reais por hora de trabalho, ou um valor previamente contratado por um lote de trabalho.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Conheça o caminho necessário para fechar uma empresa

É preciso percorrer diversos órgãos em que foi feita a abertura, além de pagar todas as taxas, para evitar problemas futuros




Bruna Bessi, iG São Paulo 09/11/2010 05:52



Compartilhar: Otávio Furtado abriu uma clínica de fisioterapia no Rio de Janeiro, em 2001, e fazia atendimentos junto com outros três profissionais. Entretanto, os negócios não prosperaram como o imaginado. Sem conseguir aumentar os lucros, o fisioterapeuta decidiu fechar a empresa – o que não foi tarefa fácil. O excesso de burocracia foi o maior empecilho encontrado. “Houve muita dificuldade para fechar o empreendimento e demorou um ano para eu conseguir”, afirma. “Além disso, há diversos órgãos fiscais para dar baixa na documentação e o processo tem um custo alto. Gastei R$ 1.500 somente com as taxas, fora os honorários do contador.”



Muitas são as causas para o fechamento das empresas. Conforme Sebastião Gonçalves, conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRGSP), as mais recorrentes são discordância entre os sócios, ausência de resultados do projeto ou ainda pouco capital para investir e sustentar as despensas. Na clínica de Furtado, a concorrência com os planos de saúde foi o principal fator que levou ao fechamento. “Eu não atendia pacientes de convênios e isso fez com que a concorrência ficasse muito grande”, diz.


Tomada a decisão de fechar o negócio, o empresário deve atentar a alguns cuidados prévios antes de pedir a baixa da documentação. Um dos procedimentos iniciais é demitir todos os funcionários e quitar as devidas indenizações. “Caso não consiga pagar os débitos, há a possibilidade de fazer um acordo com o sindicato responsável pela classe. Mas é importante resolver todas as pendências para conseguir dar andamento ao pedido”, diz Gonçalves.



Resolver os problemas com os órgãos envolvidos também é necessário. Caso a empresa esteja relacionada à área de saúde, precisará eventualmente comunicar seu fechamento à vigilância sanitária. Além disso, no caso de comércio, é preciso verificar questões administrativas. “Procure vender todo o estoque, acertar as pendências financeiras com os fornecedores, vender os imobilizados se existirem e, por fim, dar baixa na documentação”, diz Adilson Dezerto, gerente da área de engenharia da Trevisan Outsourcing.



Outro aspecto relevante no início do processo, para as empresas não adeptas ao Simples, é a certificação de que não há dívidas ou pendências tributárias. Já para os empreendimentos de micro e pequeno porte, as certidões negativas emitidas pela Secretaria da Receita Federal (tributos federais), Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (Dívida Ativa da União), Secretaria da Receita Previdenciária e Caixa Econômica Federal (Certificado de Regularidade do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS) são dispensadas.



A dispensa das certidões negativas está descrita na Lei Geral das Micro Empresas e Empresas de Pequeno Porte, em vigor desde 1º de julho de 2007, que também estabelece que os débitos em nome da empresa são transferidos automaticamente para a pessoa física representante. Além disso, conforme essa legislação, para que os Micro Empreendedores Individuais (MEI) abram ou fechem seus negócios mais facilmente, é possível realizar todo o procedimento direto na Junta Comercial.



Segundo dados da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), houve um aumento de 7% no número de empresas encerradas no primeiro semestre de 2010, comparado ao mesmo período do ano anterior, com 29,7 mil empreendimentos fechados.



Entrega de documentos

Depois de resolver todas as pendências, é hora de dar baixa na documentação. Para tanto, o empresário ou seu contador precisa ir aos órgãos competentes. Primeiro, deve ser feito um documento, chamado Distrato Social (para sociedades limitadas), em que seja atestado o fim da empresa. Essa declaração estabelece, no caso de uma sociedade, quem fica responsável pela documentação. O distrato pode ser feito em cartório, cujos gastos com as taxas estão em torno de R$ 80, ou na Junta Comercial do Estado (com taxa de até R$ 54). Caso existam ativos ou passivos serão distribuídos conforme estabelecido no contrato social.



Com o distrato tendo a firma reconhecida em cartório, o responsável pelo processo vai à Receita Federal para dar baixa no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e na Inscrição Estadual (caso não seja prestador de serviços) - o que é feito gratuitamente. Também é preciso que a Secretaria da Fazenda faça a homologação do documento e dê baixa na inscrição. Para tanto, o responsável deve apresentar as guias de recolhimento de ICMS, os livros de entrada e saída, o inventário e as notas fiscais não utilizadas.



A baixa da inscrição também deve ser pedida junto ao Ministério da Previdência Social (INSS), devendo ser apresentados os pagamentos das Guias da Previdência Social (GPS) e o Livro Caixa. Com posse dessa documentação, o empresário vai à prefeitura de sua cidade, no setor de Tributos Mobiliários, e dá baixa gratuitamente na Inscrição Municipal (CCM – Cadastro do Contribuinte Municipal).



Caso não haja nenhuma documentação pendente, o processo está encerrado. O empresário poderá gastar até R$ 5 mil com taxas e despesas do contador. O processo durar em média 90 dias. “Não demora muito para fechar um empreendimento se a documentação estiver correta. Entretanto, nem sempre isso ocorre. Além disso, como a Receita Federal tem até cinco anos para continuar fiscalizando, é bom que os empresários preservem a documentação”, afirma o conselheiro do CRGSP.




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FONTE: IG ECONOMIA - EMPRESAS

CURSO ON LINE: 82 IDÉIAS DE COMO GANHAR DINHEIRO USANDO SEU COMPOTADOR: IDÉIA 39 => SCANNER

SCANNER




Serviço de scaneamento de imagens realizado para terceiros. Somente é viável se você tiver, no mínimo, um scanner de mesa de 2400 dpi.



COMO FAZER: Você estará montando na verdade um mini birô de serviços gráficos. O primeiro passo é dominar totalmente o uso do scanner em todos os seus recursos. Prestará serviço de scaneamento de imagens para jornais, revistas, editoras, gráficas, etc. Você recebe a imagem e os disquetes, faz o scaneamento, grava a imagem scaneada no formato desejado pelo cliente, usando a compactação que ele preferir, e devolve gravada em disquete.



HARDWARE: A partir do Pentium 100, scanner de mesa .



SOFTWARE: Pagemaker, CorelDraw!, Photoshop, para serviços mais requintados de tratamento de imagens.



CLIENTES: Editoras de jornais, revistas, gráficas, agências de publicidade, etc. Para contactá-los use visitas pessoais ou mala-direta.



PREÇOS: Um serviço de scanner até o formato A4 em 2400 dpi está custando entre 15 e 30 reais em São Paulo. Scaneando cerca de 3 imagens/dia, o que ocuparia cerca de uma hora por dia, totalizando 80 trabalhos/mês, você teria um rendimento extra de cerca de R$3.600,00 mensais, já que o scaneamento não tem despesa nenhuma além da aquisição do equipamento.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Mercado eleva projeção para inflação para 5,31% em 2010

Para o ano que vem, estimativa para o IPCA foi mantida em 4,99%, segundo Boletim Focus



Reuters    08/11/2010    08:56


Compartilhar: O mercado elevou a estimativa de inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deste ano a 5,31% ante 5,29% na semana passada, e manteve a projeção para 2011 em 4,99%, mostrou o relatório Focus divulgado pelo Banco Central nesta segunda-feira.



A meta de inflação dos dois anos tem centro em 4,50% e tolerância de 2 pontos percentuais para cima ou para baixo.



A expectativa para a inflação nos próximos 12 meses caiu para 5,14%, ante 5,16% antes.



O relatório mostrou ainda que o mercado manteve a projeção para o juro básico no final deste e do próximo ano em, respectivamente, 10,75% e 11,75% ao ano.



A estimativa para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2010 permaneceu em 7,60%, e para 2011 foi mantida em 4,5%.



O prognóstico para o câmbio no fim deste ano permaneceu em R$ 1,70, enquanto para o próximo passou para R$ 1,77, contra R$ 1,78 na semana anterior.



FONTE: IG ECONOMIA - MERCADOS

CURSO ON LINE: 82 IDÉIAS DE COMO GANHAR DINHEIRO USANDO SEU COMPOTADOR: IDÉIA 38 => REVISTAS

REVISTAS




Se você tem bons conhecimentos de editoração, pode trabalhar para alguma revista de sua região, como free-lancer, fazendo a diagramação.



COMO FAZER: Revista é o material impresso que mais exige em termos de criatividade e ousadia, portanto, somente arrisque a entrar para o setor se for altamente criativo, ter idéias novas, e, principalmente, conhecer os softwares do setor. O trabalho é altamente compensador pela satisfação que traz quando pronto, em você ver aquilo que realizou impresso, colorido, bonito, agradando a outras pessoas. A remuneração financeira também costuma ser atraente.

Se você não tem conhecimento do ramo, procure conhecer os softwares, freqüentar os cursos, esforce-se pois o caminho neste setor não é fácil e somente sobrevive no mercado os que forem realmente bons.



HARDWARE: Equipamento de última geração, de preferência um Macintosh. Se tiver PC, que seja de 486 acima, memória de 16 MB acima, Winchester de 720 MB acima, tenha scanner de mesa ou birô que tenha, drive de discos transportáveis, tipo syquest ou bernoulli para transporte de dados aos birôs de fotolitos. Alto investimento.



SOFTWARE: Com completo domínio, o Pagemaker, CorelDraw!, Word for Windows, Photoshop, todos de última geração.



CLIENTES: Editoras de revistas de sua região. Faça alguns trabalhos de apresentação, crie um portfólio e leve até os clientes.



PREÇOS: Geralmente se cobra por trabalho fechado, em média 30 a 50 reais por página a 4 cores, de 15 a 30 reais por página em branco e preto, mais cerca de 5 reais por imagem scaneada.

domingo, 7 de novembro de 2010

CURSO ON LINE: 82 IDÉIAS DE COMO GANHAR DINHEIRO USANDO SEU COMPOTADOR: IDÉIA 37 => REVISÃO ORTOGRÁFICA

REVISÃO ORTOGRÁFICA




Esta atividade é somente para aqueles que tem domínio completo do idioma Português. Caso você tenha a menor deficiência neste idioma, o melhor é nem pensar nesta atividade.



COMO FAZER: Implante corretores ortográficos eletrônicos em seu computador, use todos os seus conhecimentos, tenha um livro básico de ortografia sempre a mão e também, o fone de alguém com domínio do idioma para consulta. Por ser um trabalho rigoroso, somente desta forma estará certo de que não deixará escapar erros. O serviço será revisar textos para publicação. Livros, revistas, jornais e uma infinidade de obras. As editoras tem a preocupação constante em manter a revisão ortográfica perfeita em suas publicações. Você receberá um original já digitado, em disquete, colocará em seu computador e fará as revisões necessárias. Tire uma impressão já corrigida e entregue o disquete com a impressão ao cliente.



HARDWARE: Recomendável a partir de pentium 100, impressora laser ou jato de tinta.



SOFTWARE: Word For Windows ou outro editor de textos de sua preferência. Recomendamos o uso do dicionário AURÉLIO ELETRÔNICO e do auxiliar LEXIKON, integrando desta forma o dicionário ao Word, permitindo uma primeira correção automática. A segunda correção se dá pela leitura do texto, corrigindo as eventuais falhas que passaram pela revisão eletrônica.



CLIENTES: Os clientes são basicamente editoras. Procure em sua cidade empresas que editem jornais, revistas, livros e qualquer tipo de publicação impressa. Ofereça seus serviços de revisão ortográfica.



PREÇOS: Cobra-se de 2 a 4 reais por lauda (20 linhas por 70 toques) de texto.

CURSO ON LINE: 82 IDÉIAS DE COMO GANHAR DINHEIRO USANDO SEU COMPOTADOR: IDÉIA 36 => REVENDA DE SHAREWARE

REVENDA DE SHAREWARE




Shareware são programas de computador de domínio público, ou que estão sendo distribuídos a preços simbólicos por seus autores para uso restrito. Após o uso por um certo período, o shareware deve ser registrado junto ao autor, pagando uma taxa que garantirá assistência técnica e novos recursos ao programa.

Alguns Shareware são semelhantes a outros já consagrados como Pagemaker, CorelDraw etc. sendo que podem ser utilizados para aplicações simples.

A comercialização de shareware é livre, não havendo a necessidade de pagar nenhum tipo de direito autoral, desde que, rigorosamente, só se comercialize sharewares e não versões comerciais (o que seria crime) e a preços que sejam também simbólicos, nada muito elevado.



COMO FAZER: Procure formar uma biblioteca de sharewares interessantes. Existem alguns CD-ROM’s com milhares de aplicativos e jogos interessantes. Faça uma listagem do material disponível e coloque à venda. Você somente vai duplicar o material quando tiver de posse do pedido, evitando assim, fazer estoques de programas.

Procure ter sólidos conhecimentos sobre duplicação de programas, para evitar programas mal duplicados e que não funcionariam nas máquinas dos clientes. Os programas de shareware que mais vendem são: jogos, aplicativos de CAD, de DTP, fontes, programas esotéricos e programas eróticos (telas, gif, etc.).



HARDWARE: CPU a partir do 486, impressora para catálogos e correspondências e, se possível CD-ROM.



SOFTWARE: Software de cópias de disco.



CLIENTES: Faça anúncios em seções de informática de jornais, revistas, distribua catálogos em disquetes ou impressos.



PREÇOS: Os preços de shareware estão em 2 reais a gravação (por disco) mais o preço dos disquetes.

USO DO E-MAIL NO TRABALHO EXIGE CUIDADOS

Organização das mensagens e regras de etiqueta ajudam a evitar constrangimentos




Roberta Gonçalves, iG São Paulo 06/10/2010 05:55



Com a enxurrada de e-mails que invadem as caixas de mensagens dos profissionais, diariamente, a administração dessas informações pode ser tornar algo complicado.



Além disso, o uso cada vez mais intenso dessa ferramenta de comunicação faz com que muitas pessoas respondam de forma quase automática, deixando para trás regras essenciais para o bom entendimento da mensagem e até para evitar situações constrangedoras.



Por isso, na opinião de Silvia Andrade Burim, coordenadora pedagógica de idiomas da FAAP, mesmo com a proliferação da comunicação digital, algumas vezes o melhor é recorrer a métodos tradicionais, como telefone e reuniões. “Se o profissional tem muitos assuntos para discutir o melhor é agendar um encontro para esclarecer as questões”, afirma.



O fundador da Micro Frequency, empresa especializada em soluções corporativas para gerenciamento e monitoramento da Internet, Orácio Kuradomi destaca que abordar diversos temas em uma mensagem o remetente corre o risco do destinatário resolver um dos pontos e excluir o e-mail, deixando as demais tarefas pendentes. Por isso, ele aconselha a encaminhar um e-mail para cada assunto a ser resolvido.




Silvia, da Faap: se há muitos assuntos para discutir, o melhor é agendar uma reunião


Quando o melhor é falar




Discussões e feedbacks também devem ser conduzidos, de preferência, pessoalmente. “Em algumas situações o melhor é falar diretamente para evitar qualquer mal entendido”, diz Silvia.



Na opinião dela, o vai e vem de mensagens envolvendo uma só questão também é sinal de que a comunicação escrita pode estar sendo pouco eficiente. “Se o profissional encaminha o e-mail, o colega responde, e o ciclo se repete mais de uma vez é hora de buscar outra forma de comunicação”, afirma. “Quando o nível de detalhamento é elevado, significa que a mensagem não está clara”, explica.



Assuntos urgentes pedem, ao menos, um telefonema. Na opinião de Kuradomi, o melhor é evitar enviar mensagens esperando retorno imediato, pois o destinatário pode não estar na empresa ou acessar o e-mail algumas vezes por semana. “Não acho que o e-mail seja a melhor forma de comunicação, especialmente em casos de urgência”, afirma a coordenadora da FAAP.



Redação



O cuidado ao redigir o texto é outro ponto fundamental. O profissional deve evitar gírias e palavras inteiras com letras maiúsculas, que dão a sensação de que o remetente está gritando, além de ficar atento à acentuação.



Reler o e-mail antes de encaminhar é importante para evitar erros de português, que passam uma imagem despreocupada. O assunto também exige cuidado redobrado. “Este é o principal campo, pois é nele que o remetente resume a mensagem principal. Por isso é essencial que ele seja claro”, afirma Kuradomi.



Anexos



Evite enviar a mensagem principal em um arquivo anexo, pois isso obriga o profissional a clicar em diversas mensagens até chegar ao que interessa. Além disso, o remetente deve ficar atento ao encaminhamento de muitos anexos ou de arquivos pesados. Algumas vezes isso faz com que o e-mail fique bloqueado no servidor ou que demore muito para ser recebido.



Organização



Com tantos e-mails circulando, concentrar as mensagens na caixa de entrada pode ser improdutivo. “O ideal é manter só os e-mails de alta prioridade na caixa de entrada”, afirma Kuradomi. Outra dica importante é organizar seu sistema, criando pastas para clientes, fornecedores, urgentes etc. Algumas soluções permitem, inclusive, criar regras. Assim, se o usuário determina que o e-mail do chefe deve ir para uma pasta diferenciada, o sistema faz isso automaticamente.



Outra sugestão de Kuradomi é manter mais de uma conta de correio eletrônico. Assim, cria-se um e-mail para uso profissional, outro para uso pessoal e o terceiro para listas de discussões e grupos.



FONTE: IG ECONOMIA

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

DOLAR SOBE A R$ 1,679 APÓS CINCO QUEDAS SEGUIDAS, SEMANA ACUMULA BAIXA DE 1,35%.

Dólar sobe a R$ 1,679 após cinco baixas seguidas


Criação de empregos nos EUA em outubro, pela primeira vez em cinco meses, deu sustentação à moeda no mercado global

AE 05/11/2010 17:38


Após cinco dias seguidos de queda, o dólar comercial fechou em alta de 0,18% nesta sexta-feira negociado a R$ 1,679 no mercado interbancário de câmbio. Na Bolsa de Mercadorias & Futuros, o dólar dos contratos de liquidação à vista (em dois dias úteis) avançou 0,12% e fechou o pregão de hoje a R$ 1,6793. No mês, o dólar comercial acumula baixa de 1,35% e no ano, queda de 3,67%. O euro comercial cedeu 0,84% e encerrou o dia cotado a R$ 2,36. O Banco Central interveio duas vezes, com leilão de compra de dólares.


A criação de empregos nos EUA em outubro pela primeira vez em cinco meses e bem acima do que o mercado esperava deu sustentação à moeda norte-americana no mercado global. Aqui, no entanto, a valorização verificada durante os negócios foi menos intensa do que no exterior, porque houve fluxo cambial positivo que limitou o avanço das cotações domésticas, afirmou um operador de tesouraria de um banco nacional.


Contudo, permanece o consenso nas mesas de operação de que a tendência do dólar é de desvalorização em decorrência da política do Federal Reserve (Fed, banco central americano) de oferta monetária para estimular a recuperação da economia dos EUA. Além disso, no Brasil, o elevado juro real (que atrai dólares) contribui para amparar essa perspectiva de apreciação do real e desvalorização do dólar.



Em relação ao encontro dos líderes do G-20 na semana que vem (dias 11 e 12), na Coreia do Sul, a expectativa é de que eles devem aprofundar o debate crítico sobre o impacto do novo programa do Fed de compra de US$ 600 bilhões em títulos dos EUA nos próximos oito meses para animar a economia do país. As implicações da política de controle cambial adotada por alguns países, como a China, também deverão ser discutidas.



Apesar das críticas internacionais à atitude do banco central americano, não se espera uma ação concreta do G-20 para contornar o acirramento da chamada guerra cambial, disse um operador de tesouraria de um banco. Neste fim de semana, uma reunião entre os presidentes dos maiores bancos centrais, na Basileia (Suíça), já será a primeira oportunidade para os agentes da economia mundial demonstrarem suas posições em relação à continuidade da política do Fed neste momento em que os indicadores econômicos começam a apontar recuperação nos EUA.




Turismo


No segmento de câmbio turismo, o dólar recuou 0,73% hoje, transacionado em média a R$ 1,767 na ponta de venda e a R$ 1,63 para compra. No mês, o dólar turismo acumula baixa de 1,12%. O euro turismo caiu 0,92% hoje para R$ 2,477 (venda) e R$ 2,287 (compra), em média.








Veja também:


Em Chicago, Meirelles critica movimento do Fed

Após quatro altas, Bovespa opera em queda


FONTE: IG ECONOMIA

CURSO ON LINE: 82 idéias de como ganhar dinheiro usando seu computador: IDÉIA 35 => REVENDA DE GAMES

REVENDA DE GAMES




Se você tem interesse em jogos para computador, pode obter um rendimento extra revendendo softwares e CD-ROM’s de games em sua cidade.



COMO FAZER: Procure entrar em contato com distribuidoras de softwares e CD-ROM’s propondo a distribuição dos produtos em sua cidade. Você teria uma margem de lucro (em média 30%) podendo, assim, ter um ótimo rendimento mensal.



CLIENTES: Colocar anúncios em jornais (classificados) anunciando a venda dos jogos. Divulgar através de folhetos em portas de escolas, clubes, fliperamas, etc.



PREÇOS: Você teria uma margem de lucro sobre a tabela do fabricante, de em média 30%. Isto representa, no caso de CD-ROM, cerca de R$ 15,00 de lucro líquido a cada cd vendido (preço médio de um CD-ROM = R$ 50,00).

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Ibovespa rompe os 73 mil pontos e busca sua máxima histórica

Índice está a menos de 500 pontos de sua maior pontuação na história, atingida em 20 de maio de 2008




Valor Online 04/11/2010 13:33


O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) está a menos de 500 pontos de sua maior pontuação da história. O índice já rompeu os 73 mil pontos e está mais próximo do seu recorde, de 20 de maio de 2008 (73.516).



Anunciada apenas ontem à tarde, a decisão do Federal Reserve (Fed), o banco central ds EUA, de injetar US$ 600 bilhões no país até junho de 2011, só tem repercussão ampla nos mercados nesta quinta-feira. As bolsas mundiais operam em alta, assim como os preços das commodities têm forte valorização, enquanto o dólar recua em âmbito global.


Por volta das 15h00, o Ibovespa avançava 1,1% e marcava 73.065 pontos, com giro financeiro de R$ 4,7 bilhões.



Em Wall Street, no mesmo horário, o índice Dow Jones tinha valorização de 1,79%, enquanto o S&P 500 subia 1,55% e o Nasdaq avançava 1,45%.



"Sabendo que a economia vai crescer num ritmo mais fraco no próximo ano, mas que os governos estão tomando algumas medidas de incentivo, e que os resultados corporativos têm vindo bons, as bolsas tendem a ter um desempenho muito bom nesses dois últimos meses do ano", pontuou o analista da Leme Investimentos João Pedro Brugger.



Além der avaliar que o Ibovespa tem condições de fazer novas máximas históricas ainda em 2010, Brugger acredita que setores que estão com desempenho defasado, como siderurgia, poderão se recuperar no período, diante da apreciação das commodities.



No âmbito corporativo, há pouco, Petrobras PN (1,77%, a R$ 27,48) movimentava R$ 372,6 milhões, enquanto Vale PNA (2,01%, a R$ 49,21) girava R$ 413,2 milhões.



A sul-coreana Posco assinou memorando de entendimento com a Vale e com a Dongkuk, também da Coreia do Sul, para participar da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP). Pela nova estrutura, a Vale fica com 50% do empreendimento, seguida pela Dongkuk (30%) e Posco (20%).



As maiores altas do Ibovespa pertenciam aos papéis Cyrela (3,23%, a R$ 22,36), Usiminas PNA (3,30%, a R$ 22,17) e às units do Santander Brasil (3,76%, a R$ 25,94).



Já as maiores baixas do índice estavam com as ações B2W ON (-1,00%, a R$ 30,69), Marfrig ON (-1,71%, a R$ 14,94) e ALL ON (-1,82%, a R$ 16,15).





Fluxo externo

Ainda no mercado brasileiro, o investidor estrangeiro abriu o mês de novembro injetando recursos na Bovespa.



No primeiro dia do mês, seu saldo de atuação ficou positivo em R$ 76,427 milhões, resultado de compras no valor de R$ 1,679 bilhão e de vendas de R$ 1,602 bilhão. O total ajuda a explicar a valorização de 1,26% do Ibovespa naquele dia, aos 71.560 pontos. No ano, o resultado da atuação do investidor internacional na bolsa brasileira está positivo em R$ 4,77 bilhões.




Veja também:


Fed comprará mais US$ 600 bi em títulos para impulsionar economia

Após decisão, do Fed, Bovespa sobiu e dólar caiu

Dow Jones e Nasdaq operam com mais de 1% de valorização

Balanços e Fed garantem altas de mais de 1% às bolsas da Europa

Bolsas da Ásia sobem após pacote de incentivo do Fed

No Brasil, a maior parte dos papéis do Ibovespa avança no pregão, com destaque para as "blue chips".





FONTE: IG ECONOMIA - MERCADOS

CURSO ON LINE: 82 idéias de como ganhar dinheiro usando seu computador: IDÉIA 34 => REPRESENTAÇÃO COMERCIAL PRODUTOS DE INFORMÁTICA

REPRESENTAÇÃO COMERCIAL PRODUTOS DE INFORMÁTICA




Certamente você já viu em revistas e jornais produtos de informática que gostaria de adquirir, porém, não encontrou este produto a venda em sua cidade. Por que não se tornar um representante comercial no segmento de informática e representar as empresas fabricantes destes produtos?



COMO FAZER: O trabalho de representante comercial é bastante simples. Você trabalhará no atacado, efetuando as vendas para o fabricante, mediante comissões. Procure identificar nas publicações especializadas de informática, os produtos que desejaria representar. Envie um curriculum seu para a empresa, junto com uma carta informando de seu desejo de representá-la em sua região. Nem sempre o resultado pode ser favorável, mas mandando para várias empresas, certamente terá aquelas que se interessarão.



CLIENTES: Identifique os grandes fornecedores de informática de sua cidade (hardware, software ou suprimentos), conforme o caso, visitando pessoalmente o setor de compras).



PREÇOS: Você usará a tabela do fabricante e receberá uma comissão pelas vendas que efetuar (média de 7 a 10%).

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

COMO SE PREPARAR PARA A ENTREVISTA DE EMPREGO

Tentar relembrar fatos marcantes da vida profissional e buscar informações da empresa são aspectos importantes



Roberta Gonçalves, iG São Paulo 03/11/2010 05:50


A entrevista de emprego é sempre um momento de tensão para o profissional. A expectativa de conseguir uma nova colocação e a ideia de estar sendo avaliado sob diversos pontos podem gerar insegurança e afetar o desempenho do candidato.



Por essas e outras é importante se preparar para esse momento. A psicóloga e diretora do centro de treinamento Gyraser, Regina Silva acredita que alguns cuidados ajudam a reduzir a tensão e ampliar as chances do profissional



- Prepare um currículo detalhado

Na hora da entrevista vale levar um documento com informações mais detalhadas da experiência do profissional, funções desempenhadas etc. “Com isso o recrutador pode obter mais dados e explorar melhor o tempo da entrevista”, diz Regina.



- Busque informações sobre a empresa antes da entrevista

Normalmente os recrutadores questionam os candidatos sobre o conhecimento a respeito da empresa na qual eles estão interessados em trabalhar, por isso é necessário tentar obter informações da companhia. Pesquise sites e busque conhecidos que já tenham trabalhado na empresa. Chegar alguns minutos antes também permite observar o ambientes e os profissionais.



- Prefira um visual básico

Para Regina, o ideal é apostar no tradicional, usando roupas com cores neutras e sem exagerar em acessórios e perfumes. Se o profissional não tem o hábito de usar trajes mais formais, o ideal é treinar para não parecer desajeitado na hora da entrevista. “Se a mulher não anda de salto alto, por exemplo, não deve tentar fazer isso no dia da entrevista. Nesse caso, vale a pena recorrer a um sapato mais baixo”, diz.






Alguns cuidados ajudam a reduzir a tensão e ampliar as chances do profissional

- Organize e escreva suas experiências

Uma boa dica para minimizar o nervosismo e conseguir ter um discurso linear na entrevista é escrever alguns fatos importantes da vida profissional. “Escrever ajuda a estruturar o raciocínio e enxergar melhor quais pontos devem ser destacados e como fazer isso”, afirma Regina.



De acordo com a consultora também vale pedir o apoio de amigos e familiares. “Algumas pessoas têm dificuldades em responder quais são seus pontos fortes e fracos. As pessoas mais próximas podem auxiliar e o candidato estrutura melhor a resposta”, diz.



Para ajudar nesse trabalho de preparação, a psicóloga selecionou 15 perguntas importantes, cujas respostas o profissional deve ter na ponta da língua:



• Faça um breve relato de sua experiência profissional

• Que tipos de críticas já recebeu e como se sentiu?

• Qual seu ponto forte? E o fraco?

• Que sabe sobre nossa empresa?

• Quais são suas perspectivas profissionais?

• Você é um líder? Dê um exemplo?

• Você está participando de outros processos seletivos?

• Você acha que títulos devem ser levados em consideração ou a experiência é que vale? Por quê?

• Prefere trabalhar sozinho ou em grupo? Por quê?

• É difícil para você lidar com pessoas de formação e interesses diferentes dos seus?

• A respeito da gestão de dinheiro, qual sua filosofia?

• Poderia falar brevemente sobre sua saúde?

• Fale-me sobre sua família?

• Como descreve sua filosofia geral de vida?

• Quais são seus planos para o futuro?



- Esteja pronto para o próximo contato

Quando está participando de um processo seletivo, o candidato deve ficar atento aos recados no celular e avisar pessoas da casa sobre a possibilidade de receber uma ligação da empresa. “Recados muitos extravagantes no celular podem atrapalhar caso os selecionadores sejam mais tradicionais”, afirma Regina.



Ela também lembra de uma vez que ligou para uma candidata e ao pedir para deixar recado a pessoa que a atendeu disse que poderia anotar, mas que dificilmente a candidata retornaria, já que era muito esquecida. “Esse tipo de comentário prejudica o profissional. Por isso ele deve alertar as pessoas da casa que está participando de uma seleção e deixar papel e caneta perto do telefone”, diz. “São pequenos cuidados que fazem a diferença”, explica Regina.





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FONTE: IG ECONOMIA - CARREIRAS

CURSO ON LINE: 82 idéias de como ganhar dinheiro usando seu computador: IDÉIA 33 => AULA DE INTERNET

AULA DE INTERNET




A Internet ainda permanece um mistério para muitos internautas que apesar de acessá-la a algum tempo, ainda não sabem como encontrar determinados materiais ou mesmo o usuário novato que não sabe como utilizar a internet pode precisar dos seus serviços.



COMO FAZER: Estude um roteiro de sites de pesquisa, o altavista não deve deixar de entrar no roteiro (http://www.altavista.com ) além de ser um dos melhores sites de busca de toda a Internet, ainda tem um recurso de tradução que torna mais fácil de acessar páginas estrangeira. A tradução não é perfeita mas da para entender, estude bem cada item como passar e-mails, entar em listas de discussão, procure na Internet materias e tutoriais que você possa estar oferecendo ao seu aluno. Você deve saber configurar a Internet, o dial-up e programas de e-mail.



CLIENTES: Faça anúncios em seções de informática de jornais, revistas, este é um campo vasto com grandes possibilidades de ganho.



PREÇOS: Você pode cobrar R$ 50,00 por curso de 3 horas.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

CUSTO DA ENERGIA E GÁS AFETA INDÚSTRIA BRASILEIRA

Em seis anos, o preço do gás nacional subiu 266% e o da energia elétrica avançou 51%, enquanto a inflação somou 40%


AE 01/11/2010 08:00


O avanço no preço da energia elétrica e do gás natural tem provocado uma queda gradual na competitividade da indústria brasileira. Ao lado do câmbio valorizado, os dois insumos se tornaram os principais vilões das empresas na hora de traçar suas estratégias. Algumas desistiram de ampliar suas fábricas, outras perderam mercado para os importados e há ainda aquelas que já estudam alternativas nos países vizinhos.


Em seis anos, o preço do gás nacional subiu 266%, segundo a Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace), e o da energia elétrica avançou 51%, enquanto a inflação somou 40%. No caso da eletricidade, o período avaliado não inclui o grande salto verificado entre 2002 e 2003, quando o governo iniciou o processo de realinhamento tarifário e elevou o preço médio para a indústria em 40%, numa única tacada. Se for considerado esse período, o aumento até agora soma 154%.


"O resultado desses números é a redução da competitividade do produto nacional, que tem perdido cada vez mais espaço para os importados", diz o presidente da Abrace, Paulo Pedrosa. Ele destaca que o preço do gás natural brasileiro custa quase o dobro do valor cobrado nos Estados Unidos, em torno de US$ 6,6 o milhão de BTU (Unidade Térmica Britânica).


Em 2007, com uma crise de abastecimento, a Petrobras renegociou os contratos com as distribuidoras e os preços subiram cerca de 30%, diz o presidente da consultoria Gas Energy, Marco Tavares. Embora o balanço entre oferta e demanda tenha se equilibrado, os preços continuaram elevados. A tarifa de energia não fica atrás. É a terceira maior do mundo, segundo dados da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.



FONTE: IG ECONOMIA - EMPRESAS

CURSO ON LINE: 82 idéias de como ganhar dinheiro usando seu computador: IDÉIA 32 => SERVIÇO DE PESQUISA NA INTERNET

SERVIÇO DE PESQUISA NA INTERNET




Se você passa noites navegando na Internet, pode unir o útil ao agradável oferecendo serviços de pesquisa a professores, pesquisadores, alunos de faculdade e empresários que precisam de informações mas não possuem acesso a Internet ou não dominam as ferramentas de pesquisa.



COMO FAZER: Primeiro você necessitará fazer pesquisas dos melhores sites de busca e saber juntar o material com criterio não esquecendo de fazer um relatório com os endereços dos sites pesquisados. Quando dominar estas técnicas e estiver seguro, faça a sua propaganda, dentro e fora da internet



HARDWARE: Micro Pentium 100 com acesso a Internet, impressora jato de tinta



SOFTWARE: Internet Explorer, Netscape etc.



CLIENTES: Alunos de Faculdades, alunos de tese de mestrado, doutorado, empresas, que desejam efetuar pesquisas.



PREÇOS: Você pode cobrar por hora de pesquisa ou por material impresso, não esqueça de contar em seus custos de acesso, conta telefônica, impressão do material, etc. O valor pode variar muito de local para local.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

DINHEIRO VELHO VIRA ADUBO

Banco Central desenvolve parceria para produzir composto orgânico no Pará; projeto pioneiro pode ser estendido para todo o País




Danielle Assalve, iG São Paulo 01/11/2010 05:37



Cédulas rasgadas, rabiscadas, grampeadas, amassadas ou sem a fita de segurança. Por ano, o Banco Central recolhe e destrói 1.700 toneladas dessas notas velhas, todas em mau estado de conservação, e depois deposita os resíduos em lixões espalhados pelo País. Mas isso começa a mudar. Agora, um projeto piloto desenvolvido pelo BC em parceria com a Universidade Federal Rural do Amazonas (UFRA) e o governo do Pará está transformando esses papéis velhos, que perderam valor, em adubo. O composto orgânico deve ser distribuído a comunidades carentes em Belém.


“O mundo inteiro tem esse resíduo de cédulas inutilizadas e não sabe o que fazer com ele”, diz José Flávio Silva Corrêa, presidente do Sindicato dos Funcionários do Banco Central (Sinal) em Belém e um dos responsáveis pelo projeto. “O trabalho tem o objetivo de incentivar a agricultura familiar.”



A receita para as notas velhas virarem adubo é simples. Notas trituradas são misturadas a materiais orgânicos, como restos de frutas e legumes, que 70 dias depois se transformam em adubo. Do total da mistura, 10% são notas velhas. Para os pesquisadores, o resultado é um adubo considerado “muito bom”, superior ao esterco bovino, mas inferior ao de galinha. A reciclagem do dinheiro está sendo feita na Ceasa de Belém.



O custo é de 100 quilos de cédulas picadas (ou aproximadamente 12 mil notas) usadas na produção do adubo orgânico poderia ser estimado em R$ 1.800 – considerando que o Banco Central gasta em média 15 centavos para fabricar uma nota nova de dinheiro, e sem levar em conta a deterioração do papel-moeda após ser inutilizado e triturado.



Até 2012, o objetivo do projeto é reciclar 11 toneladas de notas trituradas por mês na região Norte, suficientes para produzir aproximadamente 17 toneladas de adubo. Para isso, estão previstos investimentos de aproximadamente R$ 145 mil – o Banco Central financiará R$ 100 mil e o restante virá do governo estadual.



No Brasil, o número de notas em circulação caiu 4,6% em outubro na comparação com janeiro deste ano, para 4,16 bilhões de cédulas da primeira família de notas, lançadas em 1994, ano do Plano Real. São 200 milhões de cédulas a menos no ano, que custaram quase R$ 30 milhões para serem produzidas.



Se todas essas notas que saíram de circulação de janeiro a outubro fossem recicladas, seria possível produzir quase 2,5 mil toneladas de adubo. Para se ter uma ideia da proporção, no ano passado o Brasil produziu um total de 5,2 milhões de toneladas de insumos orgânicos, segundo dados da associação do setor, a Abisolo.



Além da destinação social, o projeto tem impacto ambiental. Em Belém, as notas retiradas de circulação costumam ser levadas ao aterro sanitário do Aurá. “Se o material é celulose, por que não usar as notas em um projeto de reciclagem?”, conta Carlos Augusto Costa, pesquisador da UFRA.





Certificação



O adubo resultante do processo de reciclagem de dinheiro deverá ser distribuído a comunidades carentes em Belém. A doação pode significar uma redução de até 30% dos custos dos produtores locais, segundo Carlos Augusto Costa, pesquisador da UFRA responsável pelo projeto.



No entanto, ele diz que por enquanto o adubo não está sendo distribuído aos produtores, mas está sendo usado apenas para testes e para nutrir hortas plantadas na própria Ceasa. “Somente depois da certificação pelas autoridades competentes é que o produto será distribuído a famílias da região”, afirma Costa. A expectativa é que o Ministério da Agricultura certifique o produto até no máximo 2012.





Pés de feijão adubados com dinheiro velho


Corrêa, do BC em Belém, explica que os testes realizados nos últimos quatro anos mostraram que o adubo feito com as notas – que contém metais pesados em sua composição – não oferece nenhum risco à saúde quando usado na proporção de 10% no total da mistura.



Depois de obter a certificação do adubo, os planos são de expandir o projeto para outras regiões do Brasil. “Temos condições de reciclar um volume muito maior de notas. Assim que estiver em fase final de implantação, vamos estender a ideia para as outras regionais do Banco Central espalhadas pelo País”, afirma Sérgio Belsito, presidente nacional do Sindicato dos trabalhadores do Banco Central (Sinal).



Os planos de expansão ainda não estão definidos, mas os responsáveis pelo projeto consideram opções como a implantação de usinas de compostagem e o treinamento de monitores para difundir a reciclagem entre os pequenos produtores, que poderão produzir o adubo que será utilizado em suas propriedades.



A iniciativa também está atraindo atenção internacional. Segundo Belsito, o Banco Central da Angola já demonstrou interesse pelo projeto. “Eles nos procuraram para saber mais sobre o projeto e estão muito interessados em adotar algo similar”, diz ele.



Corrêa, do BC em Belém, afirma que não se tem notícia de projeto semelhante. Segundo ele, a Irlanda adota um procedimento de compostagem para minimizar o impacto ambiental do descarte das cédulas de dinheiro. “Mas o projeto que estamos desenvolvendo aqui no Brasil é único no sentido de se preocupar tanto com a questão ambiental como o aspecto social”, comemora Flavio.



Para o Banco Central, “buscar alternativas ambientalmente corretas faz parte dos valores que orientam suas ações. Por isso o convênio de pesquisa de possível solução”. “Se for encontrada uma ou mais soluções, serão provavelmente adotadas”, afirma a instituição por meio de sua assessoria de imprensa.




Moedas

As moedas não sofrem com esse processo – em geral, elas são usadas, em média, por vinte anos. Quando são descartadas, as moedas são amassadas e descaracterizadas e enviadas para ferro-velhos. O volume total de moedas aumentou 7,5%, de 15,59 bilhões em janeiro para 16,76 bilhões em outubro.




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FONTE: IG ECONOMIA

CURSO ON LINE: 82 idéias de como ganhar dinheiro usando seu computador: IDÉIA 31 => IMPOSTO DE RENDA VIA INTERNET

IMPOSTO DE RENDA VIA INTERNET




Todo o ano, na época do imposto é uma correria para todo mundo, se você conhece os impressos e domina os conhecimentos de preenchimento de imposto de renda esta aí um boa fonte de dinheiro, se o seu computador estiver conectado à internet, melhores são as oportunidades, pois a receita federal libera primeiro os lotes que são recebidos pela Internet.



COMO FAZER: Primeiro você necessita fazer o donwload dos programas da receita federal, aprenda bem como utilizar para não deixar o cliente esperando. Faça uma faixa oferecendo o serviço, coloque cartazes e anúncios, você terá muitos clientes, principalmente nos últimos dias do prazo para a entrega da declaração.





HARDWARE: Micro Pentium 100 com acesso a Internet



SOFTWARE: Software da Receita Federal – distribuído gratuitamente em http://www.fazenda.gov



CLIENTES: Pessoas do seu bairro ou local de trabalho



PREÇOS: Pesquise no mercado na ocasião, o valor pode variar muito de local para

domingo, 31 de outubro de 2010

CURSO ON LINE: 82 idéias de como ganhar dinheiro usando seu computador: IDÉIA 30 => INCLUSÃO DE CURRÍCULOS E ANÚNCIOS VIA INTERNET

INCLUSÃO DE CURRÍCULOS E ANÚNCIOS VIA INTERNET




A cada dia que passa centenas de empresas se conectam a internet e com esta adesão em massa de empresas e pessoas começam a surgir diversos serviços como sites que incluem currículos, sites que anunciam concursos e dão resultados de provas, outros oferecem espaço para classificados, e alguns chegam até a oferecer serviços tipo mapa astral.





COMO FAZER: Pesquise estes serviços, faça uma listagem deles, contate o dono do site para ver possiveis parcerias de negócios, depois é só divulgar estes serviços e fazer a intermediação dos negócios, uma boa oportunidade de parceria é o Clube Vitaes Page de Negócios (http://www.vitaes.page.com.br/negocios ) onde você pode pegar estas oportunidades de parceira e propor outros negócios aos sócios..



HARDWARE: Micro Pentium 100 com acesso a Internet



SOFTWARE: Software de E-mail e Navegador (Netscape ou Internet Explorer)



CLIENTES: Pessoas de sua localidade



PREÇOS: Os valores são diferentes para cada serviço, o ganho é por comissão.

sábado, 30 de outubro de 2010

Ouro se mantém como a aplicação mais rentável em outubro

Metal teve valorização de 7,6% no mês e de 29% no ano; Bolsa encerrou o mês com ganhos de 1,79%, enquanto o dólar subiu 0,59%


Nelson Rocco e Olivia Alonso, iG São Paulo  29/10/2010 19:32

Mudar o tamanho da letra: A+ A- O ouro fechou o mês de outubro como o ativo com maior valorização, com alta de 7,67%. No ano, o metal acumula uma valorização de mais de 29%. Fabio Colombo, administrador de investimentos, lembra que ele vem liderando as altas desde o início do ano, com poucas exceções. No mês, a segunda maior valorização ficou com o euro em relação ao real, com 2,61%. A Bolsa brasileira teve alta de 1,79% no mês.



“O problema com as moedas internacional tem levado os investidores a se proteger no ouro, já que os juros estão muito baixos ao redor do mundo”, afirma Colombo, lembrando que o mercado brasileiro é um espelho do que acontece no internacional.



A valorização dos ativos

Ricardo Martins, gerente de pesquisas da Planner Corretora, lembra que ainda há muita expectativa em relação ao cenário econômico na Europa e nos Estados Unidos, por isso os investidores tendem a procurar o ouro. “Há um cenário internacional de deficits na Zona do Euro, o que leva uma parcela dos investidores para o metal”, justifica.



Martins afirma que há incertezas no mercado quanto aos rumos que a economia norte-americana tomará. A expectativa é de que o Fed (Federal Reserve, o Banco Central dos EUA) injete liquidez na economia, o que deve levar o dólar para baixo. Nesse cenário, as commodities tendem a subir, bem como o euro, diz Martins. Segundo ele, as notícias vindas da França na tentativa de equacionar seu déficit com a reforma da Previdência e as medidas implementadas pela Alemanha pesaram na valorização da moeda.



Marianna Costa, economista-chefe da Link Investimentos, concorda. Ela avalia que o que ditou o comportamento do mercado no mês foram os Estados Unidos. O ouro, que é uma reserva de valor, é sempre um ativo que o investidor procura em momentos incertos, em que quer evitar o risco, explica a economista. “Existe a ideia de que os EUA crescem de uma forma mais lenta do que era esperado”, diz Marianna.



Dólar


O dólar fechou o mês com valorização de 0,59%, ganhando apenas da caderneta de poupança (0,55%) entre os vários tipos de aplicação. Martins lembra que o comportamento da moeda norte-americana em relação ao real foi influenciado pela elevação da alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para os investidores estrangeiros. A alíquota ficou um bom tempo em 2% e foi elevada pelo governo para 4% e, num segundo momento, para 6%. “O dólar voltou para o patamar de R$ 1,70, como queria o governo e a tendência é ficar nesses níveis”, diz Martins.



Colombo afirma que as Bolsas mundiais subiram “bem” em outubro e que a brasileira teve uma das piores valorizações, com 1,79%. “Os ativos estão com preços elevados e, com a queda da Petrobras após o processo de capitalização, os ganhos do início do mês diminuíram.”



A economista da Link afirma que a expectativa de alta da inflação tem pautado a valorização de papéis atrelados a índices de preços. “Em primeiro lugar, a alta dos IGPs reflete uma expectativa de inflação mais salgada no futuro”, afirma Marianna. Além disso, após as medidas do governo para segurar o real, que acabaram tendo efeito nos títulos públicos, o investidor vem exigindo um prêmio maior para ficar nessas modalidades de aplicação, avalia ela.



FONTE: IG ECONOMIA - MERCADOS

CURSO ON LINE: 82 idéias de como ganhar dinheiro usando seu computador: IDÉIA 29 => PÁGINAS PARA INTERNET

PÁGINAS PARA INTERNET




A popularização da Internet está abrindo espaço para novos profissionais e é uma oportunidade para quem quer iniciar um negócio ou mudar de ramo.



COMO FAZER: A linguagem utilizada para a confecção de páginas para Internet chama-se HTML, no entanto outros programas constroem estas páginas sem a necessidade de se aprender HTML. Para este tipo de serviço existem diversos programas que podem ser capturados na internet como por exemplo Netscape Comunicator ,Hot Dog, Gif Constrution Set, etc. Outros programa excelente é o Front Page que automatiza todas as atividades de um site



HARDWARE: Micro Multimídia com acesso a Internet, Scanner



SOFTWARE: Programas de DTP (PageMaker e CorelDraw) e de Edição de HTML; para construção de páginas pode-se incluir no Ms-Word o programa “Word Internet Assistent” disponível na Internet (http://www.microsoft.com/msword/internet/ia),que já esta disponível no Word 97, outros programas para construção de páginas é o “Front Page 98 , e o Publisher” disponível na Microsoft f:(011) 822-5764 e o “Claris Home Page” entre outros



CLIENTES: Autônomos, Micros e Pequenas Empresas



PREÇOS: O preço cobrado por cada página A4 é de 50 reais .

CURSO ON LINE: 82 idéias de como ganhar dinheiro usando seu computador: IDÉIA 28 => ORGANIZAÇÃO DE ESTANTES DE LIVROS

ORGANIZAÇÃO DE ESTANTES DE LIVROS




O pior caos para profissionais que possuem muitos livros com necessidade de acesso constante a eles, é não terem certeza se possuem determinado livro ou acessarem informações mais antigas, por não encontrarem na estante, por falta de tempo, o livro apropriado.



COMO FAZER: Utilizando programas específicos voce pode catalogar os livros por assuntos, títulos e palavras-chaves.A classificação também pode ser por fichas, catalogue o livro por assunto, autor e título; para cada assunto coloque os livros em ordem alfabética por título e autor; coloque tarjas nos livros, o número de cada tarja deve ser colocado em cada ficha do livro; mantenha a ordem na hora de guardar o livro novamente na estante.



HARDWARE: A partir do micro 486 com no mínimo 8 MB de memória.



SOFTWARE: Existem softwares específicos para organizar bibliotecas, o mais popular é o Microisis vendido pelo Instituto Brasileiro de Informação , Ciência e Tecnologia.



CLIENTES: Todos aqueles que tem muitos livros e necessitam de um rápido acesso a informações desses livros, como Advogados, Médicos, Críticos Literários etc.



PREÇOS: Em média , R$0,50 por livro cadastrado, mas o preço varia por tipo de documento cadastrado (livros, jornais, fitas etc). Maiores informações poderão ser obtidas na Associação Paulista de Bibliotecários f:(011) 285-3831 e no Sindicato dos Bibliotecários do Estado de São Paulo f:(011) 231-2450

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

QUAL É O MELHOR USO QUE VOCÊ PODE FAZER DO SEU 13o. SALÁRIO ?

Até o final do mês deve ser depositada a primeira parcela do 13º. salário para os trabalhadores. Segundo as contas do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), cerca de R$ 102 bilhões serão injetados na economia brasileira neste final de ano pelo benefício.




O melhor emprego que se pode dar à grana extra depende da situação financeira do consumidor, ensinam os especialistas. “Geralmente, mesmo antes de chegar, o dinheiro já foi ‘gasto’, comprometido com as compras de Natal. Mas vale a pena refletir um pouco melhor para usufruir do máximo que essa renda extra oferece”, diz Wilson Pires, professor do curso de administração do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana).



Se a família está endividada, o mais indicado é quitar as pendências. No Brasil, os juros são muito elevados, e quanto mais o tempo passa, maior fica o débito.



Se a família não está endividada, pode separar uma parte para satisfazer seus desejos de consumo, completar a verba para os presentes, as ceias ou as férias. “Afinal, trabalha-se duro o ano inteiro, é importante ter o prazer de se recompensar”, considera Pires.



O planejador financeiro familiar Augusto Saboia sugere que se preste bastante atenção à qualidade desses gastos. “Comprar besteiras, mercadorias de má qualidade, é jogar o dinheiro fora, porque os itens acabam logo”, afirma. A fim de administrar melhor o montante destinado aos presentes, o consultor sugere colocar um limite total para essa despesa, elaborar uma lista dos amigos e familiares que serão agraciados e estabelecer uma ordem de prioridades, porque não é possível dar mimos caros para todos. E, com criatividade, consegue-se economizar e contemplar todos.



Mas poupar outra parcela dos recursos também é uma boa ideia.



Para quem não tem o hábito de investir, a caderneta de poupança e os fundos de renda fixa administrados pelos bancos são vantajosos. Mas é importante informar-se bem sobre as características de cada produto e fazer uma pesquisa entre todas as instituições que os oferecem para comparar as tarifas cobradas.



Tal reserva pode servir para objetivos de curto prazo –em janeiro e fevereiro vencem contas importantes, como o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e o material escolar–, de médio prazo, como realizar uma viagem ao exterior e custear os estudos dos filhos, ou para os de longo prazo –a aposentadoria principalmente.



“Infelizmente, no Brasil as pessoas não têm o hábito de pensar no futuro. Porém, é preciso lembrar que a aposentadoria do sistema público não é suficiente para sobreviver”, frisa Saboia. “E a aposentadoria é o destino final de todo mundo.”



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FONTE: IG COLUNISTAS - SEU DINHEIRO

CURSO ON LINE: 82 idéias de como ganhar dinheiro usando seu computador: IDÉIA 27 => ORGANIZAÇÃO DE CADASTROS

ORGANIZAÇÃO DE CADASTROS




Existem milhares de empresas que têm um enorme cadastro de clientes, adquiridos durante toda a vida da empresa, mas que se encontram em antigas fichas, sem nenhum controle que permita administrar com competência as aquisições realizadas por estes clientes. Um cadastro organizado permite saber quem está comprando o quê, e desta forma direcionar seu estoque para o que seus clientes realmente necessitam. Permite ainda o contato direto entre a empresa e o cliente, através de malas-diretas, de contatos telefônicos, envio de catálogos, tabelas de preços, etc.



COMO FAZER: O trabalho consiste em organizar cadastros de empresas que ainda não tenham se informatizado. Você deverá receber a base de dados, seja ela fichas, notas fiscais, ou listagens datilografadas, etc., e transformá-la em um cadastro único, organizado, entregando à empresa uma listagem de seus clientes classificados de acordo com os critérios determinados pelo cliente (por exemplo, clientes de uma certa região, de uma certa faixa de renda, etc.). Nestes casos você fornecerá ainda disquetes com o cadastro completo, etiquetas de endereçamento, ou outra forma de mídia solicitada pelo cliente.



HARDWARE: Recomenda-se a partir do 486. Impressora matricial seria o mais adequado neste caso, devido ao volume de trabalho.



SOFTWARE: Existem vários softwares de bancos de dados no mercado para a elaboração de cadastros. Um dos mais eficientes é o MS-ACCESS da Microsoft. Existem outros bancos de dados como o PARADOX, o FOX-PRÓ, o D-BASE, também eficientes. Caso você domine a programação em clipper, poderá desenvolver seu banco de dados próprio e exclusivo.



CLIENTES: Procure se informar sobre empresas que podem necessitar deste tipo de trabalho. O SEBRAE e a ASSOCIAÇÃO COMERCIAL de sua cidade poderão lhe auxiliar.



PREÇOS: Para organizar e digitar um cadastro, se cobra cerca de 250 reais por milheiro de nomes, mais despesas de disquetes, etiquetas, etc. Você pode continuar a manter vínculos com a empresa, atualizando constantemente o cadastro dela, emitindo etiquetas, etc. Para apenas a impressão de etiquetas, se cobra em média R$ 30,00 por milheiro, incluindo aí as etiquetas.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

CURSO ON LINE: 82 idéias de como ganhar dinheiro usando seu computador: IDÉIA 26 => NOTAS FISCAIS

NOTAS FISCAIS




Um dos piores trabalhos para as gráficas que imprimem notas fiscais é fazerem as matrizes destas notas. Você pode realizar este trabalho como free-lancer, bastando apenas ter alguns conhecimentos de editoração eletrônica.



COMO FAZER: Você deve montar em seu micro modelos de notas fiscais mais utilizados no seu Estado; de entrada, de saída, ao consumidor, etc., e quando for pedido originais, fazer apenas a inclusão do nome da empresa e da gráfica. Imprimir em laserfilm ou transparência e entregar à gráfica.



HARDWARE: CPU a partir do Pentim 100, impressora laser.





SOFTWARE: Pagemaker, CorelDraw!



CLIENTES: Gráficas que imprimem notas fiscais. Contactar pessoalmente ou por mala-direta.



PREÇOS: Um laserfilm de nota fiscal está em cerca de 30 reais no mercado paulista.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

CURSO ON LINE: 82 idéias de como ganhar dinheiro usando seu computador: IDÉIA 25 => NEWSLETTER

NEWSLETTER




Newsletter se trata de um pequeno boletim noticioso sobre um assunto específico, de grande interesse a um círculo fechado de pessoas. Por exemplo, um boletim para colecionadores de discos raros, para usuários de programas específicos, etc.



COMO FAZER: Uma newsletter somente deve ser realizada por alguém que tenha domínio de texto e editoração, pois, o que mais interessará aos possíveis leitores será o texto que ele certamente não encontraria em nenhuma outra publicação. Você deverá identificar um nicho de mercado carente de publicações, onde os interessados assinariam um boletim informativo, e, o mais complexo, teria que ter completo domínio do assunto a ser tratado neste boletim. Geralmente, as newsletter tem em média 12 páginas em formato A4 (210mm x 297mm), sendo as páginas agrupadas e grampeadas em sua parte posterior. Se você tiver uma impressora laser pode imprimir em sua própria máquina, devido a baixa tiragem.



HARDWARE: A partir do Pentium 100, impressora laser.



SOFTWARE: CorelDraw!, Pagemaker, Word.

CLIENTES: A venda de assinaturas deverá ser efetuada usando mala-direta. Procure obter um cadastro de pessoas interessadas no assunto a ser tratado na newsletter.




PREÇOS: O preço médio de assinatura anual para newsletter mensal é de R$ 50,00. Se em um ano você obter cerca de 500 assinantes, terá um rendimento bruto de 25 mil reais, para um lucro líquido de 60%.