domingo, 19 de dezembro de 2010

CURSO SOBRE ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO => AULA 11

Administração do tempo: quem pode ajudar?




ASPECTOS ESTRATÉGICOS



Ao implantar qualquer idéia/sugestão para racionalização do uso do tempo, procure:



1. Mostrar à outra parte envolvida;

2. Negociar com sua chefia apoio para as mudanças;

3. Explicar, antes de aplicar qualquer medida;

4. Implantar as idéias gradualmente, evitando a tentação de implantar 10 ou 20 sugestões;

5. Iniciar pela idéia/sugestão;

6. Ser flexível, evitando radicalismos;

7. Ter persistência; isto é fundamental;

8. Evitar qualquer juízo de valor sobre a utilização do tempo pelos outros;

9. Respeitar o tempo do outro.

sábado, 18 de dezembro de 2010

Gorjetas e caixinha de final de ano: dar ou não dar, eis a questão.

O Brasil está mais próximo da Europa do que dos Estados Unidos quando o assunto é a remuneração de profissionais como garçons, manobristas, empacotadores de compras de supermercado, cabeleireiros, faxineiras.





POR DENYSE GODOY



Enquanto os consumidores americanos cultivam o forte hábito de complementar os valores devidos pelo serviço com uma gratificação proporcional à qualidade do trabalho, os europeus geralmente acham que o justo é pagar o que está sendo cobrado e pronto –até porque, muitas vezes, sobre as contas incidem taxas obrigatórias destinadas a recompensar o profissional, como acontece em bares e restaurantes.



No país, a visão é muito semelhante a essa também.



“Não que o brasileiro não valorize o empenho do profissional que lhe serve –é uma questão de tradição mesmo. E montantes que superem o valor do serviço ou os 10% da gratificação compulsória são vistos como excessivos”, explica Ricardo Antunes, professor titular de sociologia do trabalho da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e autor dos livros “Adeus ao trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade no mundo do trabalho” (Editora Cortez) e “Riqueza e miséria do trabalho no Brasil” (Editora Boitempo), entre outros. “Dar gorjeta depende bastante, ainda, do estabelecimento comercial de que se está falando. Certamente, haverá uma distribuição maior de caixinhas em lugares freqüentados pelas classes médias e altas.” E, se o prêmio sempre foi visto como pesado demais para o bolso do consumidor médio, até se espera que, com a melhoria das condições econômicas nacionais recentemente, a generosidade cresça um pouco.



Tais reflexões surgem costumeiramente nesta época do ano junto com as caixinhas e listas de gratificação que se multiplicam por padarias, portarias do prédio em que se vive e do escritório, postos de gasolina, estacionamentos e salões de beleza. Estão em toda parte.



Entretanto, ninguém deve se sentir forçado a colaborar. Menos ainda por julgar que algumas categorias são desfavorecidas. “Os patrões depreciam os salários considerando que a diferença será coberta pela clientela, mas não se pode compactuar com esse estratagema”, diz Antunes.



Os principais critérios para selecionar os agraciados com a caixinha especial de final de ano são, basicamente, o grau de proximidade com o prestador e, claro, a sua eficiência. Executar um bom trabalho é obrigação contemplada pelo salário, porém as doses extras de boa vontade dispensadas podem ser reconhecidas com um premiozinho.



Quanto aos valores, não existe uma regra. “A gratificação pode vir na forma de um arredondamento no último encontro do ano, por exemplo”, sugere a consultora em etiqueta e marketing pessoal Ligia Marques. “Colocar o dinheiro em um envelopinho fica mais elegante caso se queira presentear fora de uma lista.” Dar o bônus em espécie é interessante porque deixa o trabalhador à vontade para usar o montante da forma que desejar. No entanto, escolher um bom panetone, uma bebida ou uma cesta de alimentos da época é uma bela saída se não há intenção de oferecer quantias muito elevadas.



A verba para essas gorjetas deve fazer parte do orçamento de Natal da família. Limitando o total que se pode despender, fica mais fácil dividir os montantes entre os prestadores queridos.



Quem são os prestadores de serviço que você gratifica no final do ano? Deixe um comentário!



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FONTE: IG - SEU DINHEIRO

CURSO SOBRE ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO => AULA 10

ORGANIZE SISTEMAS DE FOLLOW-UP EFICIENTES




Porque ter lembretes sempre à frente, não vai necessariamente nos levar à concentração, ao foco e à produtividade. Se esses lembretes ficarem pendurados durante um determinado tempo, você não os verá mais. Olhá-los e não tomar uma atitude em relação a todos eles, reforça um hábito: NÃO FAÇA AGORA.





Coloque em prática sistemas simples, que permitem superar esses problemas e fazer o trabalho realmente importante.



1. Transfira seus papéis para um arquivo que lhe permite agendar material, através de lembretes, de acordo com o dia: – (1 a 31) ou por mês (de 1 a 12). Se você envia uma carta e espera resposta em uma semana, coloque o lembrete com uma cópia da carta que irá lembrá-lo de que precisa falar novamente com o cliente.

2. Também poderá consolidar todas as pequenas tarefas em um caderno de registros o que elimina a necessidade de pequenos pedaços de papel. Use quando você se lembrar de algo e precisa um lugar para escrever. Mantenha nele um diário de atividades em ordem cronológicas. Você deve datar cada um dos registros. Escreva em letras grandes e separe cada registro. Quando concluir uma tarefa, faça um (X) grande sobre ela. Até criar o hábito, deixe-o sempre em cima de sua mesa.

3. No sistema de agenda, como são datadas, elas prevêm as necessidades futuras e você pode utilizá-las, como um sistema linear de lembretes. A boa regra para qualquer sistema de agenda é você escolher um sistema para mesa com várias seções e características, ou uma de bolso. Utilize agenda que tenha a função de visão rápida da semana. Aprenda a utilizar todos os recursos do seu sistema de agenda.

4. Existem sistemas de agendas eletrônicas portáteis que podem nos fornecer uma grande quantidade de informações. Qualquer que seja o tamanho existem alguns inconvenientes. Um sistema/agenda do tamanho da palma da mão pode ter um teclado difícil de se trabalhar. Existem programas com várias funções que você pode utilizar para fazer anotações rápidas e depois revisar e ajustar como acontece quando você planeja no papel.

5. Muitas pessoas combinam os sistemas de agenda de papel e eletrônica, que pode imprimir a sua agenda em qualquer tamanho e você poderá levar o impresso ao invés do computador.



Quanto tempo para cada atividade?



Aumentar, manter ou diminuir o tempo gasto em cada atividade?

Em pesquisa realizada com mais de 1000 executivos em 10 países, os professores Cooper e Arbose constataram que os fatores que mais contribuem para o “stress” gerencial são:



1. Falta de tempo para cumprir prazos;

2. Carga excessiva de trabalho;

3. Subordinados mal treinados;

4. Horas de trabalho além do normal;

5. Participação em reuniões;



O tempo é um recurso impossível de ser recuperado depois de gasto.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Em queda, desemprego tem novo recorde

Taxa de desocupação caiu para 5,7% em novembro, menor patamar da série histórica do IBGE



17/12/2010 09:02

O desemprego no Brasil recuou para 5,7% em novembro, ante variação de 6,1% em outubro. Com isso, o índice renovou o recorde de baixa e se mantém no menor patamar da série histórica iniciada em março de 2002, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira.


De acordo com especialistas, com uma taxa de desemprego na faixa entre 5% e 6%, o País confirma o cenário de pleno emprego projetado em meados deste ano. Isso não significa o fim do desemprego, mas indica que o trabalhador leva de 30 e 60 dias para encontrar um novo emprego.



Segundo o IBGE, a população desocupada ficou em 1,359 milhão em novembro, queda de 5,9% em relação a outubro e de 20,7% em relação ao mesmo mês de 2009. Já o número dos que estão empregados ficou praticamente estável (0,2%) em relação a outubro e cresceu 3,7% na comparação anual, para 22,4 milhões de pessoas.



O salário médio real dos trabalhadores recuou 0,8% em novembro, para R$ 1.516,70. Apesar disso, em relação ao mesmo mês de 2009, o valor aumentou 5,7%. A massa de rendimento médio real ficou em R$ 34,4 bilhões, queda de 0,6% no mês, mas crescimento de 9,6% em comparação com novembro do ano passado.




Leia também:


- País está próximo de atingir o pleno emprego, segundo economistas

- Desemprego em 2010 será o menor da série histórica do IBGE

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- Desemprego no Brasil é o menor em oito anos



FONTE: IG ECONOMIA

CURSO SOBRE ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO => AULA 9

Tarefas importantes e tarefas urgentes





O combate a URGÊNCIAS é fundamental para a concentração do tempo nas IMPORTÂNCIAS.

Para combater as URGÊNCIAS é preciso que:

• Evite sempre o uso da palavra NÃO;

• Transfira para outra pessoa o atendimento;

• Determine o momento que você vai resolver o problema do outro.



O que é inesperado não é necessariamente importante! Diante do inesperado, resista à tentação de execução imediata, procurando antes identificar a importância/urgência da tarefa.



Ordem



Pessoas têm mania de guardar coisas sob o pretexto de talvez precisar delas mais tarde.

No entanto, deve-se guardar somente o que realmente é importante e pode ser útil mais tarde.

Há um conceito de que a desordem instiga a criatividade, o que não é verdade. Segundo o “Walltret Journal” as pessoas passam em média 6 semanas por ano procurando coisas no escritório.



Além da ordem ajudar no acesso às informações de maneira rápida, possibilita um ambiente confortável, e isto ajuda a aumentar a produtividade.



Para trato dos papéis, usa-se o sistema de bandejas, sendo uma para entrada de documentos, uma de pendências e outra para saída.



Entrada: assuntos novos; materiais ainda não analisados a serem tratados.

Pendências: aqueles que não podem ser resolvidos de momento; não podem ficar mais de 24 ou 48 horas pendentes.

Saída: assuntos resolvidos, aqueles que já podem ser arquivados ou eliminados.



Um outro ponto crucial é a eficiência, eficácia e rapidez no trabalho, é necessário ter-se todo o material, ferramentas funcionando perfeitamente e saber-se utilizá-los. Esses materiais vão desde clipes, grampeadores e tesouras até copiadoras, fax e computadores. É sempre bom manter-se atualizado acerca de novas ferramentas de trabalho que surgem.



Arquivos



Os arquivos devem estar divididos em arquivos de trabalhos do momento, arquivos de referência e arquivo morto.



Arquivo de trabalho do momento: São aqueles em que se trabalham nos projetos atuais. Devem estar sempre à mão, de fácil acesso como telefones, códigos, política da empresa, endereços, etc. Depois de serem discutidos (reuniões), há os arquivos de rotina e os de acompanhamento que devem ser divididos de 1 a 12 (representando os meses) e outra parte de 1 a 31(dias); Nestes devem ser colocados aqueles trabalhos diários, substituindo-se lembretes escritos em papéis por anotações na agenda e coloca-se cada arquivo no dia correspondente do mês a ser tratado.



Arquivos de referência: São os projetos futuros e passados, informações sobre os recursos da empresa, informações sobre o pessoal, dados administrativos, verbas, contas de clientes. Procura-se guardar o que é necessário e, se for possível, entregar documentos a outras pessoas que seja mais conveniente.



Arquivo Morto: Normalmente, arquivos de até três anos, para fins jurídicos e tributários da empresa. Para os arquivos eletrônicos, é muito útil distribuí-los em pastas a serem criadas por categorias, de acordo com o tipo de arquivo e o tipo de aplicativo existentes.



As mensagens do correio eletrônico devem ser filtradas logo na tela, selecionando os relevantes, apagando as mensagens inúteis e se for realmente preciso, guardá-las. Porem as que não precisarem ser guardadas devem ser logo apagadas para que não fiquem ocupando espaço.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Natal feliz: saiba como desejar boas festas com elegância

Profissionais devem recorrer a mensagens “neutras” na hora de felicitar colegas de outras religiões, diz especialista




Pedro Marques, do iG Carreiras 16/12/2010 05:50



No fim de ano, é comum as empresas enviarem cartões com mensagens de boas festas e decorar os escritórios com árvores de Natal. O que é muito natural: de acordo com os últimos dados sobre população e religião, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2000, 73,8% dos brasileiros dizem ser católicos, enquanto outros 15,4% se declararam protestantes. Ou seja, quase 90% dos brasileiros são cristãos e, de uma maneira ou de outra, celebram o nascimento de Cristo. Mas e os outros 10%? Existe algum cuidado especial para lidar com os colegas de trabalho não-cristãos nessa época do ano?



Para Ligia Marques, consultora de etiqueta corporativa e marketing pessoal, a dica mais importante para os profissionais é: “não exagere”. Segundo ela, isso quer dizer que o melhor é evitar “insistir muito no tema e querer catequizar” os outros. Na avaliação de Ligia, uma postura assim pode ferir a liberdade dos colegas.



Na opinião de Ligia, as companhias e os profissionais devem investir em mensagens com tons mais neutros ao felicitar funcionários, amigos ou colaboradores. “Não é um grande problema enviar um cartão de Natal, pois a data já extrapolou o significado original”, diz. “Mas (o remetente) pode enveredar por uma mensagem com conteúdo mais generalizado ou então que seja mais relacionado ao Ano Novo, sem entrar na questão religiosa.”



Fora essas recomendações, a consultora acredita que as mensagens de boas festas e Ano Novo são bem-vindas. “As pessoas sempre gostam de se sentirem lembradas”, diz Ligia.



Seguindo essa linha, ela dá mais uma dica para profissionais que querem fazer bonito com seus pares, chefes ou subordinados. “Acho bem interessante felicitar funcionários que tenham outras religiões em datas especiais”, afirma. Datas importantes de outras grandes religiões incluem o Rosh Hashanah (Ano Novo Judaico) ou a Hégira (Ano Novo Islâmico), que caem em dias diferentes a cada ano, pois essas tradições seguem calendários próprios. A sobriedade também é importante e a consultora diz que enviar um memorando lembrando a data é suficiente.




Gafes corporativas

Segundo Ligia, os maiores riscos desta época do ano são as festas de amigo secreto (comprar um presente caro e ganhar um barato, entre outras coisas) e as comemorações de fim de ano das empresas.


“Como a bebida é liberada, tem quem passe da conta e dê uma cantada na colega de trabalho. O pior é o dia seguinte, quando nenhum dos dois sabe como se comportar no escritório”, explica. “Trajes inadequados para a festa de fim de ano também podem pegar muito mal e comprometer carreiras.”



FONTE: IG ECONOMIA

GOVERNO ESTUDA MUDANÇAS NAS REGRAS DA POUPANÇA

O governo está concluindo estudos para anunciar em breve mudanças nas regras do cálculo do rendimento da caderneta de poupança.



POR GUILHERME BARROS




Apesar de o anúncio da mexida estar sendo preparado para os próximos dias, a mudança, no entanto, só ocorrerá quando a Selic (a taxa básica de juros) atingir cerca de 8,5%. Hoje, a Selic está fixada em 10,75%.



O governo está preparando uma tabela para fixar o rendimento da caderneta de poupança dependendo da taxa que for fixada a Selic. Se a taxa básica de juro atingir 8,5%, a poupança passa a render, por exemplo, 5%. E por aí vai.



Hoje, da forma como está, a poupança é uma barreira para a queda da taxa básica de juros, a partir de um determinado ponto.



Com um rendimento fixado em 6,17% mais a TR, se a poupança não for mexida, se a taxa real de juros ficar abaixo desse patamar, haverá uma migração maciça de recursos da renda fixa para a caderneta.



Além disso, com a atual regra, torna-se difícil também baixar os juros do financiamento imobiliário.



A ideia do governo é fazer o anúncio o quanto antes, ainda no governo Lula, até para poupar Dilma Rousseff de eventuais críticas pela mudança na poupança.



Há possibilidade de o anúncio ser feito ainda amanhã.



FONTE: IG COLUNISTAS