sábado, 28 de julho de 2012

CONSEQUENCIAS DO ACRESCIMO DO 9o. DÍGITO EM SP

Anatel: acréscimo do 9º dígito em São Paulo pode gerar instabilidades pontuais

Agência diz que problemas enfrentados por TIM, Claro e Oi, que estão proibidas de vender novos chips em determinados Estados, não devem atrapalhar a migração dos sistemas

Agência Estado |
Agência Estado
AE/Paulo Liebert
Com o 9º dígito, o número de combinações numéricas salta de 44 milhões para 90 milhões








O acréscimo do nono dígito no DDD 11, em São Paulo e região metropolitana, partir deste domingo (29), poderá gerar "instabilidades" pontuais nos serviços, em razão da migração dos equipamentos e sistemas, a partir da 0h, por parte das empresas, afirmou hoje, em entrevista a jornalistas, o gerente de interconexão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Adeilson Nascimento. "É difícil precisar quanto tempo poderia durar a instabilidade, se dois ou três minutos, porque depende de cada equipamento e sistema utilizado pelas empresas", afirmou.


A TIM informou aos seus clientes esta semana, via mensagem de texto, que poderá ocorrer "instabilidade no atendimento, serviços e sistemas" no dia 29, quando começa a valer a nova regra da Anatel. A TIM confirmou, por meio de nota à imprensa, a possibilidade, mas garantiu estar "preparada" para o cumprimento da nova resolução. Procuradas pela Agência Estado, Claro, Oi e Vivo afirmaram que estão preparadas para as novas regras e que darão suporte aos usuários nas centrais de atendimento ao consumidor.

Nascimento ressaltou que, apesar dos problemas enfrentados atualmente por algumas operadoras, que estão proibidas de vender novos chips em determinados Estados, isso não deverá atrapalhar a migração do nono dígito.

"Existiu uma coincidência", afirmou, acrescentando que a medida é uma iniciativa de longo prazo, pois deverá garantir a necessidade por novos números na área de DDD 11 ao menos até 2025. Segundo ele, atualmente cerca de 42 milhões de números estão à disposição das empresas para oferecer aos clientes. Com o acréscimo do nono dígito, este total atingirá 90 milhões de combinações.
Neste momento os 64 municípios de abrangência do DDD 11 consomem 34 milhões de combinações. "É difícil prever quando haveria o esgotamento (do DDD 11), mas isso poderia acontecer até o final do ano", afirmou. A população desta região é de aproximadamente 23 milhões de pessoas. A mesma resolução que determinou a inclusão do nono dígito em São Paulo prevê a expansão para o restante do País.

O principal objetivo dessa ampliação, porém, seria mais para uma padronização do que necessariamente pela falta de números em outras áreas de DDD. "A padronização (com nove números) é importante para assimilação dos usuários", afirmou. Mesmo assim, as áreas 21 (Rio de Janeiro), 31 (Minas Gerais), 51 (Rio Grande do Sul) e 81 (Pernambuco), nessa ordem, estariam mais próximas do "esgotamento", afirmou Nascimento. "Em dois ou três anos pode haver esgotamento da área 21, do Rio", adiantou.


Adaptação

A introdução do nono dígito na telefonia móvel passará por um período de adaptação. Entre os dias 29 de julho e 7 de agosto, nos dez primeiros dias, nenhuma ligação será interceptada e todas serão completadas, seja a realizada com oito ou nove dígitos.
A partir de 8 de agosto, todas chamadas realizadas com oito dígitos para o DDD 11 serão interceptadas parcialmente e os usuários receberão uma mensagem com a orientação da nova marcação, com nove dígitos. Essas ligações também não serão mais completadas pelas regras da Anatel. Estas interceptações, porém, serão gradualmente implementadas pelas operadoras, respeitando um cronograma entre as ligações local, de dentro e de fora do Estado de São Paulo.
No caso das ligações locais do DDD 11 realizadas com oito dígitos, entre 8 de agosto e 16 de outubro, gradualmente, as operadoras terão que interceptar a chamada, sem completá-la. Após este período, 100% das ligações terão que ser interceptadas. O mesmo vai valer para as chamadas de longa distância. As realizadas de fora do Estado de São Paulo serão interceptadas parcialmente entre 8 de agosto e 17 de agosto. Já nas realizadas dentro do Estado de São Paulo, as interceptações parciais acontecem entre 18 de agosto e 27 de agosto. No entanto, até 16 de setembro, as operadoras poderão decidir se vão completar ou não automaticamente, após a interceptação, as ligações. Todas as interceptações serão encerradas, complemente, até 15 de janeiro de 2013.


Cidades

As cidades com DDD 11 são
Alumínio,
Araçariguama,
 Arujá,
Atibaia,
Barueri,
Biritiba-Mirim,
Bom Jesus dos Perdões,
Bragança Paulista,
Cabreúva,
Caieiras,
Cajamar,
Campo Limpo Paulista,
Carapicuíba,
Cotia,
Diadema,
Embu,
Embu-Guaçu,
Ferraz de Vasconcelos,
Francisco Morato,
Franco da Rocha,
Guararema,
Guarulhos,
Igaratá,
Itapecerica da Serra,
Itapevi,
Itaquaquecetuba,
Itatiba,
Itu,
Itupeva,
Jandira,
Jarinu,
Joanópolis,
Jundiaí,
Juquitiba,
Mairinque,
Mairiporã,
Mauá,
Mogi das Cruzes,
Morungaba,
Nazaré Paulista,
Osasco,
Pedra Bela,
Pinhalzinho,
Piracaia,
Pirapora do Bom Jesus,
Poá,
Ribeirão Pires,
Rio Grande da Serra,
Salesópolis,
Salto,
Santa Isabel,
Santana de Parnaíba,
Santo André,
São Bernardo do Campo,
São Caetano do Sul,
São Lourenço da Serra,
São Paulo,
São Roque,
Suzano,
Taboão da Serra,
Tuiuti,
Vargem,
Vargem Grande Paulista e
Várzea Paulista.

FONTE: IG ECONOMIA

Nenhum comentário: