quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Cinco ideias que podem virar ótimos negócios

Cinco ideias da Campus Party que podem virar ótimos negócios

No evento que acontece em São Paulo, jovens ligados à tecnologia encontram ambiente de estímulo ao empreendedorismo

Brasil Econômico- Cláudia Bredarioli |
 

Brasil Econômico


De maneira quase silenciosa, uma grande mudança começa a tomar forma no empreendedorismo brasileiro. Ainda que restrita a poucos exemplos, essa nova realidade vai se concretizando por meio de um integrante essencial para um país em processo crescente de inserção na economia global: a inovação tecnológica.
 
Esse avanço tem sido liderado por jovens com alto nível de escolaridade somada à uma criatividade latente, que estabelecem outra relação com a tecnologia e os processos de aprendizado. “Esses jovens sinalizam uma mudança geracional percebida cada vez com mais força no Brasil. Diferentemente do que se via no país há alguns anos, para essa geração, o empreendedorismo é uma das principais opções para suas vidas e não apenas um caminho que se busca quando não se vê saídas melhores no mercado de trabalho”, analisa Luiz Barretto, presidente do Sebrae.
 
Apesar de toda essa criatividade, conforme pondera Barretto, nem sempre esses jovens têm o conhecimento e a experiência necessários para tornar suas ideias viáveis e, a partir delas, tornarem-se empreendedores. “Eles são muito criativos, mas raramente conhecem um modelo de negócios ou têm noções de gestão e outros conceitos fundamentais para criar uma empresa ou desenvolver um produto comercialmente”, diz Barretto.
 
Justamente por isso, ele explica, o Sebrae passou a realizar esforços segmentados de capacitação desse público. Neste sentido, a entidade tem na Campus Party — evento de tecnologia que está sendo realizado até sábado no Anhembi, em São Paulo — um local privilegiado para estabelecer o relacionamento com esse público. “Trata-se de um grande laboratório de oportunidade de diálogo com os jovens. Por isso investimos bastante em iniciativas como essas”, afirma.
 
Na edição deste ano da Campus Party, o Sebrae está promovendo a ‘Maratona de Negócios’, que irá selecionar 40 ideias de startups focadas em grandes eventos esportivos para, no sábado, serem apresentadas a potenciais investidores. Cerca de 200 projetos concorrem a essas 40 oportunidades. E até sábado, os mentores dessas ideias receberão consultoria para aprimorarem seus projetos e melhorarem seu desempenho na disputa.
 
Com o apoio da psicóloga e especialista em cultura empreendedora Mara Sampaio, o BRASIL ECONÔMICO foi conhecer de perto algumas dessas novas ideias que começam a passar pelo processo de encontrar a viabilidade para se tornar projetos reais e, assim, transformar jovens idealizadores em empreendedores.

Leia mais notícias de economia, política e negócios no jornal Brasil Econômico

FONTE: IG ECONOMIA

Nenhum comentário: