quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

COMPUTADOR MAIS ECONOMICO

Aprenda a usar seu computador de forma mais sustentável

Veja como ajudar o meio-ambiente e ao mesmo tempo reduzir seus gastos.

Mauricio Coelho, para o iG Tecnologia |

Já faz algum tempo que muitos fabricantes se preocupam em desenvolver produtos ecologicamente corretos. Esta lista tem carros híbridos, sacolas recicláveis ou e até mesmo produtos de limpeza biodegradáveis.

As práticas sustentáveis, porém, também cabem aos consumidores, inclusive no uso de computadores.

Por isso, o iG elaborou um lista de formas de por em prática o conceito "verde" no uso diário de seus dispositivos. Além de colaborar com o planeta, seu "bolso" agradecerá no final do mês pela energia economizada.


Confira:




Hiberne ou coloque no modo de espera

O primeiro passo para se economizar energia é desligar seu micro nos períodos de inatividade. No entanto, nem sempre é prático desligá-lo, já que a inicialização completa de muitos computadores pode demorar até 4 minutos.
Reprodução
Windows possui ferramenta para controlar consumo de energia
Se for usá-lo logo em seguida (até 15 minutos), a opção de colocá-lo em "Modo de espera" é a escolha mais adequada. Neste modo, o sistema operacional desliga somente o disco rígido e monitor, fazendo com que a reinicialização para o ponto onde parou seja rápida (menos de 20 segundos).
A hibernação e o "desligar" encerram por completo as atividades do micro, inclusive as da placa-mãe. A diferença entre os dois processos é que na hibernação são gravadas as instruções do exato estado (páginas e aplicativos abertos) do computador.
Assim, ao religá-lo ele voltará do jeito que estava antes de ser "hibernado". Nestes dois modos a economia de energia é maior, porém com uma reinicialização bem mais demorada.
Caso queira automatizar estes procedimentos, a escolha de um plano de energia adequado é a melhor opção. No Windows basta ir em "Opções de energia" no "Painel de Controle". E no Mac vá no "Economizador de Energia" em "Preferências do sistema".




Imprima em PDF

Muitas vezes imprimimos desnecessariamente documentos em nosso cotidiano. Exemplos disto são boletos que serão pagos online, declarações de imposto de renda, páginas da internet e diversos outros.
Essa atividade gera enorme desperdício de folhas de papel. E o armazenamento de grandes volumes de documentos pode ser tornar algo inconveniente com o tempo.
Uma opção para evitar montanhas de papel em casa é usar o formato PDF e guardar o arquivo, em vez de imprimir folhas de papel. Muitos programas do Windows já salvam diretamente em PDF, mas, se quiser gerar um PDF a partir de qualquer programa, o ideal é baixar um programa específico para isso.
Um bom software para esse tipo de atividade é o CutePDF, disponível neste link.




Mantenha seu computador revisado

A lógica é simples: quanto mais tempo o micro demora para executar uma tarefa, maior será seu gasto de energia e menor sua produtividade. Isto não quer dizer que seja necessário adquirir um computador mais moderno. Uma manutenção periódica já ajuda no desempenho.
O primeiro passo é regularmente fazer uma varredura com seu antivírus. Uma máquina infectada pode usar recursos adicionais do processador e causar uma lentidão no sistema como um todo.
Feito isto, efetue uma desfragmentação com a ferramenta nativa do sistema operacional, para que arquivos sejam encontrados e carregados de forma mais eficiente. E por último, faça uma limpeza nos registros.
Existem aplicativos que agregam todas estas tarefas num lugar só para facilitar sua vida. Para o Windows um dos melhores é o Advanced System Care que pode ser baixado neste link. No Mac uma ótima opção é o MacKeeper oferecido neste link.




Desligue periféricos pouco utilizados

Além do computador, o usuário tem que ficar atento aos periféricos conectados ao micro. O modo "stand-by" destes dispositivos continua a consumir energia desnecessária. Muitos deles são usados poucas vezes durante a semana, o que torna interessante desligá-los da tomada entre os períodos de inatividade. Bons exemplos são as multifuncionais, os HDs externos, caixas de som externas e hubs USB com alimentação externa.
Divulgação
Réguas inteligentes ajudam a controlar energia
Essa medida reduz o consumo de energia do PC. E não esqueça de acrescentar nesta lista os roteadores, caso vá viajar e ficar fora de casa por mais de uma semana.
O uso de réguas de energia inteligentes dispensa a remoção física das fontes e cabos da tomada.
Elas são capazes de detectar se o computador foi desligado e interromper imediatamente o fornecimento de energia para os periféricos.
Um exemplo dessas réguas é a Smart strip LCG4.
FONTE: IG TECNOLOGIA

Nenhum comentário: