terça-feira, 24 de agosto de 2010

CONFIRA: 5 DICAS PARA AUMENTAR SUA SEGURANÇA NA INTERNET.

Ao atentar para medidas simples, usuário pode aumentar, e muito, a segurança de transações pela internet



Claudia Tozetto, iG São Paulo



1 – Identifique páginas falsas
Fique atento às características do site para evitar que páginas falsas armazenem suas informações de login e senha. O endereço dos sites de bancos, por exemplo, devem sempre começar em https://. Além disso, memorize as etapas das principais transações. Em caso de dúvida, não prossiga e ligue para o banco.



2 – Identifique as cores da URL
Ao acessar alguns sites, a barra de endereços (URLs) do navegador se torna colorida. Trata-se de um sistema criado por empresas de segurança e fabricantes de navegadores para identificar sites verdadeiros e falsos. Se a barra ficar verde, o site é verdadeiro; se ficar vermelha, não digite nada, pois o site é falso.



3 – Use as digitais para se identificar
Diversos computadores e periféricos já possuem leitor biométrico integrado. Por meio dele, o usuário armazena os dados para acessar sites e usa apenas a impressão digital de um dos dedos da mão para se identificar. O recurso evita que o usuário digite os dados de identificação e, por isso, o deixa menos vulnerável a ataques e varreduras.



4 – Use uma senha dinâmica
Quem possui um iPhone, pode usar um aplicativo que gera senhas dinâmicas (como tokens) para assegurar o login em mais de 200 sites. Depois de configurá-lo, o usuário terá que digitar o login, senha e a senha temporária, gerada pelo aplicativo, todas as vezes que acessar o site.



5 – Atualize o antivírus e o firewall
Não custa lembrar que, além de seguir as dicas acima, é preciso manter os sistemas de antivírus e de firewall atualizados. Eles barram diversos ataques que podem roubar informações do usuário e fraudar, por exemplo, transações bancárias.



Fonte: IG Tecnologia

COMÉRCIO ELETRÔNICO GANHA MAIS TRANSPARÊNCIA COM NOVAS REGRAS

Secretária de Direito Econômico do Ministério da Justiça explica as diretrizes para aumentar confiança de quem faz compras online


Danilo Fariello, iG Brasília

Quem compra na internet vai ganhar mais confiança com as diretrizes publicadas na sexta-feira pelo Ministério da Justiça, explica a secretária de Direito Econômico, Mariana Tavares. “Haverá mais informações e, com o consumidor mais confiante e se sentindo mais confortável, ele tenderá a comprar mais. O consumidor satisfeito tende a voltar e os conflitos tendem a diminuir, então assim todo mundo ganha.”


As diretrizes determinam que o Código de Defesa do Consumidor (CDC) se aplica totalmente ao comércio eletrônico, diz ela. Pelas diretrizes, os compradores terão mais acesso a informações claras por parte do fornecedor, como telefone, endereços físico e eletrônico e CNPJ.

O fornecedor também deverá armazenar os dados dos internautas ao longo do processo de compra de bens ou serviços, para facilitar a compreensão. Antes da compra se concretizar, será possível confirmar, portanto, se o produto comprado é exatamente aquele desejado.

Também fica expressamente determinado que é necessária a autorização do consumidor para cobrança de garantia ou serviço adicional ao produto escolhido, como o frete. Outra medida que consta das diretrizes é a proteção contra práticas abusivas, como publicidade enganosa.

As diretrizes deixam claro, por exemplo, que o consumidor que compra pela internet – assim como aquele que adquire produtos por catálogo ou telefone – tem prazo de até sete dias para se arrepender sem necessidade de justificação e ter o dinheiro reembolsado.


Leia também:

Governo lança cartilha para o comércio eletrônico
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Segurança pode aumentar vendas online em até 15%

O novo texto vai pautar as disputas que chegarem aos Procons e também deverá guiar as decisões das empresas ao ofertar produtos, Para Mariana, são muitos os sites brasileiros que precisam se adaptar. De acordo com dados do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC), nos Procons, de 2004 a 2010 foram registradas 22 mil reclamações relativas a compras online.

"As diretrizes são um ganho tanto para consumidor, que terá mais confiança, quanto para o fornecedor, porque o SNDC declara a sua interpretação do CDC para o comércio eletrônico." Já o vendedor ganha em segurança jurídica, com menor custo judicial em disputas, e com maior confiança do comprador.



Cada vez mais compradores virtuais


Segundo Mariana Tavares, do Ministério da Justiça, a preocupação do governo com as regras do comércio eletrônico tem razão principalmente no crescimento acelerado das vendas online e pelo acesso de cada vez mais pessoas que até há pouco tempo tinham contato restrito ou nenhum com o computador e, agora, começam a comprar na internet.

Não se trata de novas normas, mas de uma transposição da proteção que o CDC já oferece para comprar feitas pessoalmente, com certas adaptações, explica ela. “O objetivo é levar a mesma confiança do consumidor no mundo físico para o mundo virtual, com informações mais amigáveis."

A formulação de uma cartilha, com os direitos dos consumidores online não é um programa do Ministério da Justiça, esclarece Mariana, mas uma proposta apresentada pelos Procons estaduais, que pode vir a se tornar realidade. Mas, com ou sem cartilha, as diretrizes não mudam, diz ela.

Mariana explica que as diretrizes não valem para sites claramente estrangeiros, que não estejam em português, por exemplo, mas esclarece que também o comprador de produtos em leilões virtuais deverá ter mais informações sobre o site, como endereço e telefone. E, definitivamente, as novas normas não se aplicam a comércio entre empresas, chamado B2B.


Fonte: IG Economia

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Comprar e vender ações, uma jornada eletrônica

Acompanhe um dia na vida de uma operadora de Bolsa


Aline Cury Zampieri, iG São Paulo

Foi-se o tempo em que negócios com ações eram fechados aos gritos, em rodas cheias de homens com telefones colados às orelhas e boletos para anotar as compras e vendas. A tecnologia venceu o contato físico e, hoje em dia, um operador de bolsa não grita mais.

Todas as transações são eletrônicas, feitas diretamente de mesas de operação nas sedes das próprias corretoras. Muitas vezes, o silêncio da sala lembra o de um escritório. Mas isso não quer dizer que a adrenalina dos tempos de pregão desapareceu e que a rotina desses profissionais deixou de ser estressante.

Jamile Chaim é operadora há sete anos, quatro deles na mesa de varejo do Santander. Confira um dia de sua rotina:

Seu dia de trabalho tem, em média, 11 horas que envolvem muita matemática, sangue-frio e informação. Ela conta que, em geral, o trabalho feito diretamente das mesas diminuiu o estresse de antigamente. “Agora, o operador tem um pouco mais de tempo livre para se informar e orientar o cliente. E também há menos erros operacionais.”

Apesar de mais calmo, o dia-a-dia não deixa de ter momentos realmente estressantes, que fazem lembrar os velhos tempos. “O 11 de setembro foi o dia mais marcante da minha carreira”, conta, citando o ataque terrorista às torres gêmeas em Nova York. “No primeiro avião, ninguém entendeu direito o que estava acontecendo. Mas, logo após o segundo avião, não tive orelha suficiente para atender aos telefonemas de clientes que perguntavam o que fazer com suas ações.”

Jamile diz que gosta de um pregão agitado. Seu dia começa bem antes de o pregão abrir, o que acontece atualmente às 10 horas. Ela chega às 7h30 e se prepara para a reunião diária entre operadores e a equipe de análise do banco, que falará sobre os principais assuntos macroeconômicos e empresariais do dia.

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Após a reunião, volta para sua mesa e se informa via agências de notícias e jornais especializados. Pouco antes da abertura do mercado, começa a ligar para seus clientes. Segundo ela, a postura é sempre pró-ativa. Na maioria das vezes, é Jamile quem identifica as oportunidades, lembra-se de um cliente que gostará do negócio e liga para ele. Em média, conta, cada operador tem uma carteira de 40 clientes. A maioria é contatada todo dia.

De acordo com ela, a tradição ainda pesa na hora de um investidor escolher operar usando seus serviços. “Os principais clientes são os que estão acostumados a ligar e conversar. O home broker (plataforma eletrônica na qual se opera sozinho) é mais usado pelos mais jovens, com até 35 anos.”

Os clientes de Jamile também não possuem uma faixa de rendimento padrão. “A tendência é que se transformem em clientes os investidores que gostam de operações mais complexas.” O processo ocorre da seguinte maneira: o cliente se cadastra em uma das cem salas de ações do banco. Se o gerente da sala percebe que o perfil do investidor está mais próximo da mesa de operações, sugere transferi-lo para esse sistema.

Apesar de lidar com os investidores mais especializados, Jamile conta que a maior parte dos negócios que fecha é a compra e venda de ações de primeira linha, as blue chips, como Petrobras e Vale do Rio Doce.

Quando oferece um negócio ao cliente, Jamile coloca a oferta no sistema mega-bolsa, que tem ligação direta com a Bovespa. Todas as corretoras estão lá. Se o cliente quer vender ou comprar uma ação por um preço estipulado, e não o de momento de mercado, a operação entra numa fila. Quando um interessado aparece, aceita a oferta no sistema e o negócio é fechado.

Fonte: IG Economia e Negócios

domingo, 22 de agosto de 2010

Aprenda a Investir na Bolsa de Valores - AULA 1: A BOVESPA

BREVE HISTÓRICO DA BOLSA DE VALORES SP - BOVESPA




Fundada em 23 de agosto de 1890, a Bolsa de Valores de São Paulo – BOVESPA tem uma longa história de serviços prestados ao mercado de capitais e à economia brasileira. Até meados da década de 60, a BOVESPA e as demais bolsas brasileiras eram entidades oficiais corporativas, vinculadas às secretarias de finanças dos governos estaduais e compostas por corretores nomeados pelo poder público.



Com as reformas do sistema financeiro nacional e do mercado de capitais implementadas em 1965/66, as bolsas assumiram a característica institucional que mantêm até hoje, transformando-se em associações civis sem fins lucrativos, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial. A antiga figura individual do corretor de fundos públicos foi substituída pela da sociedade corretora, empresa constituída sob a forma de sociedade por ações nominativas ou por cotas de responsabilidade limitada. A Bolsa de Valores de São Paulo é uma entidade auto-reguladora que opera sob a supervisão da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Desde a década de 60, tem sido constante o desenvolvimento da BOVESPA, seja no campo tecnológico, seja no plano da qualidade dos serviços prestados aos investidores, aos intermediários do mercado e às companhias abertas.

Em 1972, a BOVESPA foi a primeira bolsa brasileira a implantar o pregão automatizado com a disseminação de informações on-line e em real time, através de uma ampla rede de terminais de computador. No final da década de 70, a BOVESPA foi também pioneira na introdução de operações com opções sobre ações no Brasil; nos anos 80 implantou o Sistema Privado de Operações por Telefone(SPOT). Na mesma época, a BOVESPA desenvolveu um sistema de custódia fungível de títulos e implantou uma rede de serviços on-line para as corretoras. Em 1990, foram iniciadas as negociações através do Sistema de Negociação Eletrônica – CATS (Computer Assisted Trading Sistem) que operava simultaneamente com o sistema tradicional de Pregão Viva Voz. Em 1997, foi implantado com sucesso o novo sistema de negociação eletrônica da BOVESPA, o Mega Bolsa. Além de utilizar um sistema tecnológico altamente avançado, o Mega Bolsa amplia o volume potencial de processamento de informações e permite que a BOVESPA consolide sua posição como o mais importante centro de negócios do mercado latino-americano.

A ampliação do uso da informática foi a marca das atividades da BOVESPA em 1999, com o lançamento do Home Broker e do After-Market, ambos meios para facilitar e tornar viável a desejada participação do pequeno e médio investidor no mercado.

O Home Broker permite que o investidor, por meio do site das Corretoras na Internet, transmita sua ordem de compra ou de venda diretamente ao Sistema de Negociação da BOVESPA. Neste sentido, o sistema da BOVESPA é único no mundo. Nos Estados Unidos, as ordens são executadas, em sua maioria, fora do âmbito das bolsas de valores e, portanto, nem sempre ao melhor preço.

O After-Market é outra inovação da BOVESPA, pioneira em termos mundiais, que oferece a sessão noturna de negociação eletrônica. Além de atender aos profissionais do mercado, este mecanismo também é interessante para os pequenos e médios investidores, pois permite que enviem ordens por meio da Internet também no período noturno.

Atualmente, a BOVESPA é o maior centro de negociação com ações da América Latina, destaque que culminou com um acordo histórico para a integração de todas as bolsas brasileiras em torno de um único mercado de valores – o da BOVESPA.

2.2 BOVESPA

A razão principal da existência da Bolsa de Valores de São Paulo – BOVESPA, assim como de todas as demais bolsas de valores organizadas, pode ser expressa em sua essência por um simples termo: Liquidez.

Financeiramente um título mobiliário tem liquidez quando pode ser comprado ou vendido, em questão de minutos, a um preço justo de mercado, determinado pelo exercício natural das leis de oferta e demanda. Para tanto, a BOVESPA oferece os mais variados mecanismos de negociação de títulos e valores mobiliários de empresas criteriosamente selecionadas, um sofisticado sistema de teleprocessamento para difusão de informações, exercendo, em defesa do interesse público, um rigoroso acompanhamento de todos os aspectos envolvidos nas transações, o que assegura elevados padrões éticos ao cumprimento de negócios realizados. A liquidação das operações é realizada pela CBLC. As operações nesses mercados podem ser feitas no pregão Viva Voz ou pelo pregão eletrônico.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

PODE TROCAR PRESENTE QUE NÃO AGRADOU? GLORIA KALIL RESPONDE.

AFINAL, PEGA MAL TROCAR UM PRESENTE QUE NÃO AGRADOU ?

Ganhar presentes é uma delícia que pode se tornar um tormento se, ao abrir o embrulho, tivermos vontade de gritar (ou chorar). A primeira coisa que vem, então, à cabeça é: será que pega mal trocar? Vamos analisar o assunto.


Existem culturas que aceitam o gesto com a maior naturalidade. Os franceses, por exemplo, não sentem o menor constrangimento em trocar um “cadeau” (presente) que não agradou e dizem que vão fazê-lo sem o menor constrangimento.

Já no Brasil, seria impossível dizer a alguém que não gostou do que recebeu; a pessoa vai se sentir ofendida e imediatamente achar que você não concorda com seus critérios ou gostos. Qualquer gesto de não apreciação vai ser tomado como um insulto pessoal e você será tachada de indelicada, grosseira e mal-agradecida.

Por isso, se você ganhou alguma coisa que não vai usar nunca na vida, pense em uma saída que deixe todo mundo feliz. Tente o seguinte segredo para quebrar o galho:

Diga que a blusa (ou a saia, calça, vestido, sapato, ou o que for) é tão a sua cara que já tem uma igualzinha e que, portanto, vai trocar por outra cor (ou outro tamanho, ou modelo). Mas diga na mesma hora, assim que abrir o pacote, com a cara mais encantada do mundo.

Agora, se a pessoa for muito próxima e tiver escolhido o presente com muito cuidado e dedicação, se o objeto tiver referência a algum momento especial da relação de vocês, aí não tem jeito. Agradeça, dê muitos beijos e guarde o mimo no armário. Talvez, com o passar dos anos e com o vaivém da moda, você possa até rever a sua opinião.

Mas, convenhamos, as pessoas podiam facilitar. Eu, quando vou presentear alguém, escolho propositalmente um modelo alguns números maior (ou muito menor). Dessa maneira, a pessoa terá que trocar e pode escolher uma coisa que tenha mais a ver com o seu estilo, seu gosto ou sua necessidade sem pânico ou remorso.


Fonte: IG Em Boa Vida - Chic  Dicas de Etiqueta

DEZ DICAS PARA USAR BEM O TWITTER NO TRABALHO

A especialista Daniela do Lago ensina como usar o microblog sem se prejudicar.



Quem não consegue viver sem twittar pelo menos meia dúzia de mensagens por dia nem sempre avalia os impactos que o uso dessa rede social pode trazer para a carreira.

Nada demais em aderir a essa nova onda. O perigo, no entanto, é perder a noção de alguns limites. Afinal, os twits poderão estar nos computadores de dezenas (ou centenas e quem sabe até de milhares) de pessoas em questão de minutos.

Como dizer ao chefe que não teve tempo de concluir aquele relatório, quando o Twitter entrega dezenas de mensagens postadas na tarde anterior?

O conteúdo de cada perfil pode ser outro problema. Dá mesma forma que nem sempre se pode dizer tudo que vem a mente, também se deve tomar cuidado para não twittar frases muito reveladoras ou de mau gosto.

O novo “queridinho virtual”, ao mesmo tempo em que se configura como eficaz ferramenta de comunicação, inclusive para o ambiente empresarial, pode ser um foco de distração para os funcionários ou uma vitrine para entregar pessoas inconvenientes.

Para a especialista em comportamento corporativo e professora da Fundação Getúlio Vargas Daniela do Lago, o segredo para o bom uso do Twitter é adotar uma postura adequada aos padrões da empresa e abusar do bom senso.

VEJA 10 DICAS DA ESPECIALISTA PARA TWITTAR SER ERRAR.

1) Saiba que o Twitter é ambiente público

Pense bem antes de postar uma mensagem. O que se “twitta” ganha grande visibilidade e a repercussão é sempre amplificada. Estamos expostos, tanto para admiração, quanto para críticas: lembre-se disso.


2) Evite twittar opiniões fortes sobre assuntos polêmicos

No Twitter, são naturais as discussões de idéias. É sempre bom, no entanto, tomar cuidado com comentários sobre temas polêmicos – como religião, política e opções sexuais. Cada ser humano tem seus valores e uma opinião extremada pode ferir os valores de alguém. Cuidado com as animosidades desnecessárias.


3) Tenha cuidado para não ser mal interpretado

Evite muitas abreviações. Apesar de permitir apenas 140 toques, não é necessário espremer tudo em uma mensagem. Sempre considere o entendimento dos demais. Escrever para si não funciona e pode gerar muitos conflitos. Evite ser mal interpretado.


4) Fuja da fofoca que sufoca

A fofoca nunca é recomendada. Um fofoqueiro dificilmente será promovido por não ser bem quisto pelos demais. Não fale de ninguém. Ninguém ganha pontos ao ficar depreciando uma pessoa. Você acaba sendo visto como aquele que vive falando mal dos outros e estraga a própria imagem.


5) Tenha cuidado com os desabafos

O Twitter pode ser usado como um canal pelo qual os profissionais desabafam de modo informal sobre acontecimentos da empresa. Um desabafo pode ser mal interpretado por um colega e, no futuro, ser usado contra aquele que desabafou.


6) Pense bem antes de escrever informações da empresa

Fique atento - às vezes uma informação simples para você, pode causar sérios prejuízos à empresa.

A executiva de uma grande indústria de beleza me confidenciou um caso interessante: ela possui Twitter e “segue” vários profissionais de empresas concorrentes. Certa vez, um comentário de uma dessas pessoas lhe chamou a atenção. De acordo com ela, a concorrente afirmava estar, naquele momento, em um órgão do governo para conseguir autorização de venda de um novo produto. Sabendo disso, a executiva agilizou o processo interno de sua empresa e antecipou o lançamento de um produto similar antes que a concorrência obtivesse tal licença. Sem essa informação, talvez isso não ocorresse.


7) Foque em informações gerais

Evite escrever informações precisas sobre o que se está fazendo, mesmo que seja essa a proposta inicial do Twitter. Dependendo da profissão, isso pode gerar problemas. Profissionais que trabalham em casa, por exemplo, perdem a credibilidade se disserem que dormiram até mais tarde ou que foram passear em horário de expediente.


8) Evite o excesso de exposição

Tenha cuidado ao exibir fotos na web. Nem todas as imagens da última festa na empresa devem ter link no seu Twitter. Afinal, alguém pode ver e não gostar (um futuro empregador, por exemplo). Além disso, as pessoas que estão na foto também podem não querer ver suas fotos publicadas na web.


9) Nunca fale mal do próprio emprego

Não se deve falar mal da empresa na internet em hipótese alguma. Além de ser horrível, tal atitude acarreta perda de respeito e confiança das pessoas com quem se está interagindo. Claro que um comentário ocasional não vai provocar grandes estresses. Mesmo assim, fique atento. Se não conseguir se “conter“, pense e procure escrever frases muito abertas de forma que ninguém possa ligar os fatos à empresa.


10) Ignore as críticas

Estamos expostos no Twitter, tanto para admiração, quanto para críticas. Os críticos fazem parte da vida, algo que todos temos de encarar. A única maneira de se evitar críticas é vivendo uma vida isolada – o que, definitivamente não ocorre ao se usar o Twitter. Lembre-se, o comentário que seus seguidores adoram pode irritar outras pessoas e, por mais que tentemos evitar, sempre haverá alguém para nos criticar.



Fonte: IG Economia e Carreiras - IG São Paulo

Aprenda a Investir na Bolsa de Valores

Programa, o que você irá aprender:


· SOBRE A BOLSA DE VALORES

· MERCADO SECUNDÁRIO DE AÇÕES NA BOVESPA

· ALTERNATIVAS DE PARTICIPAÇÃO NO MERCADO DE AÇÕES

· ANÁLISE FUNDAMENTALISTA

· ENTENDENDO AS COTAÇÕES

· PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES

· OPÇÕES

· BOLSAS INTERNACIONAIS

· INTRODUÇÃO ANÁLISE TÉCNICA

· SITES INDICADOS

Quanto mais desenvolvida é uma economia, mais ativo é o seu mercado de capitais, o que se traduz em mais oportunidades para as pessoas, empresas e instituições aplicarem suas poupanças. Ao abrir seu capital, uma empresa encontra uma fonte de captação de recursos financeiros permanentes. A plena abertura de capital acontece quando a empresa lança suas ações ao público, ou seja, emite ações e as negocia nas bolsas de valores.

E você, ao adquirir ações, passa a ser também sócio da empresa – um acionista.

Preparamos esse material especialmente para que você possa conhecer melhor o mercado de ações, seus conceitos, como e por que participar dele, a importância do mercado para o País, para o desenvolvimento das empresas e outras informações importantes.

APRENDA A PECHINCHAR EM 7 LIÇÕES.

Pechinchar é uma arte. Muitos consumidores já nasceram com esse dom, e quem acha que não tem coragem (ou cara de pau) suficiente para barganhar os preços nas lojas precisa aprender, senão estará desperdiçando dinheiro a cada compra.


“Trata-se de um trabalho de superação pessoal”, brinca Gilberto Sarfati, professor especialista em negociação da FGV (Fundação Getulio Vargas). “Em alguns países, como a Alemanha, não se consegue descontos: o preço informado inicialmente é o definitivo. Na cultura brasileira, porém, os valores sempre embutem uma gordura que pode ser retirada.”



Basta seguir o roteiro:



1 – Pesquisar muito para saber qual é o menor preço do produto e de similares no mercado

Esse valor vai servir de referência na conversa com o vendedor. Para móveis e eletrodomésticos, buscar na internet é o mais recomendável, pois na rede –inclusive nos sites das lojas de rua– se encontra os menores montantes. Deve-se anotar todas as cifras –os pechinchadores mais escolados chegam a recolher cartões de visita ou panfletos de lojas e escrever neles valores fictícios para apresentar em outros estabelecimentos e pedir que tal oferta seja coberta


2 – Mostrar interesse em adquirir o bem

Adotar uma atitude “blasé”, dizendo que “só está olhando” o produto, deixa o vendedor desestimulado. Melhor é elogiar a mercadoria, assim deixa-se claro que existe interesse em fazer negócio –só depende das condições


3 – Colocar alguns defeitinhos para justificar o desconto

Falar que a cor do carro não era exatamente a que se desejava, dizer que o apartamento está em um andar muito baixo ou que a geladeira não combina com os móveis da cozinha prepara o terreno para a negociação


4 – Fazer uma contra-proposta a partir do preço dado pelo vendedor

Deve-se colocar um lance um pouco abaixo (10% ou 20%, dependendo da mercadoria) do preço mínimo encontrado no mercado. Essa é a hora de sacar os folhetos e cartões de outras lojas. Como argumento, pode-se ainda frisar que a compra será concretizada à vista, por exemplo


5 – Chamar o gerente para a conversa caso o vendedor não alcance um bom preço

O superior sempre tem mais poder para tratar de abatimentos


6 – Vencer o vendedor pelo cansaço

“Como se sabe que o menor preço possível foi atingido? Isso acontece no momento em que o vendedor já está transtornado, louco da vida, e ainda assim entrega o produto”, afirma o professor Sarfati. “O melhor método é ir forçando o valor para baixo; só se descobre o limite quando o vendedor fica exasperado.”


7 – Se não houver acordo, blefar

O golpe de misericórdia é lamentar, dizer que adoraria comprar o produto mas não tem dinheiro suficiente, e dirigir-se à saída. Mesmo que não possa diminuir o preço, a loja acaba oferecendo um brinde ou melhorando a forma de pagamento



Com a prática, desenvolve-se uma intuição sobre os lugares em que é mais fácil conseguir descontos. Outlets, saldões e lojas de fábrica são estabelecimentos nos quais os produtos já estão com preços reduzidos. Em lojas comuns, escolhendo mercadorias de coleções passadas ou de mostruário pode-se fazer ótimos negócios.

LEIA MAIS: Doar, o terceiro princípio da prosperidade financeira

Autor: Denyse Godoy Tags: negociar preços, pechincha, pechinchar

Fonte: IG Economia/Seu dinheiro

terça-feira, 17 de agosto de 2010

O REI DAVI, NÃO ERA UM HOMEM QUE TEVE 100% DAS ATITUDES PERFEITAS, MAS SIM UM HOMEM SINCERO PERANTE DEUS !

Deus não prioriza os perfeitos, mas sim os sinceros perante Ele.

“E, quando este foi retirado, levantou-lhes como rei a Davi, ao qual também deu testemunho, e disse: Achei a Davi, filho de Jessé, homem conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade.” Atos 13:22


O Rei Davi é um homem segundo o coração de Deus, não por ter sido perfeito e irrepreensível em todas as suas atitudes, pois Deus não busca os perfeitos, mas sim os sinceros !

E o SENHOR enviou Natã a Davi; e, apresentando-se ele a Davi, disse-lhe: Havia numa cidade dois homens, um rico e outro pobre. O rico possuía muitíssimas ovelhas e vacas. Mas o pobre não tinha coisa nenhuma, senão uma pequena cordeira que comprara e criara; e ela tinha crescido com ele e com seus filhos; do seu bocado comia, e do seu copo bebia, e dormia em seu regaço, e a tinha como filha. E, vindo um viajante ao homem rico, deixou este de tomar das suas ovelhas e das suas vacas para assar para o viajante que viera a ele; e tomou a cordeira do homem pobre, e a preparou para o homem que viera a ele. Então o furor de Davi se acendeu em grande maneira contra aquele homem, e disse a Natã: Vive o SENHOR, que digno de morte é o homem que fez isso. E pela cordeira tornará a dar o quadruplicado, porque fez tal coisa, e porque não se compadeceu. Então disse Natã a Davi: Tu és este homem. Assim diz o SENHOR Deus de Israel: Eu te ungi rei sobre Israel, e eu te livrei das mãos de Saul; E te dei a casa de teu senhor, e as mulheres de teu senhor em teu seio, e também te dei a casa de Israel e de Judá, e, se isto é pouco, mais te acrescentaria tais e tais coisas. Porque, pois, desprezaste a palavra do SENHOR, fazendo o mal diante de seus olhos? A Urias, o heteu, feriste à espada, e a sua mulher tomaste por tua mulher; e a ele mataste com a espada dos filhos de Amom. Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste, e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para ser tua mulher. Assim diz o SENHOR: Eis que suscitarei da tua própria casa o mal sobre ti, e tomarei tuas mulheres perante os teus olhos, e as darei a teu próximo, o qual se deitará com tuas mulheres perante este sol. Porque tu o fizeste em oculto, mas eu farei este negócio perante todo o Israel e perante o sol. Então disse Davi a Natã: Pequei contra o SENHOR. E disse Natã a Davi: Também o SENHOR perdoou o teu pecado; não morrerás” 2 Samuel 12:1-13

Ele não teve a mínima dúvida em pedir perdão a Deus quando foi despertado, conscientizado e advertido dos seus erros através do profeta Natã.

Davi mesmo ele sendo rico e muito vitorioso, não deu uma de rei Uzias, que ficou arrogante por causa da prosperidade e não admitia sequer ser repreendido quando fazia algo errado, pois quando Davi pôs "os pés pelas mãos" e cometeu o adultério e o homicídio, não se indignou em ter sido chamado a atenção, ao contrário, pediu perdão a Deus e teve arrependimento sincero dos seus atos.

O Rei Davi tinha sabedoria, conhecimento, prudência e consciência plenas do que significava o poder de Deus em todo o sucesso que obteve em sua jornada e não deixaria de se alegrar e comemorar sinceramente as vitórias recebidas de Deus em sua vida, assim como também tinha humildade para chorar e se arrepender dos seus descaminhos perante o Senhor.

Então Natã foi para sua casa; e o SENHOR feriu a criança que a mulher de Urias dera a Davi, e adoeceu gravemente. E buscou Davi a Deus pela criança; e jejuou Davi, e entrou, e passou a noite prostrado sobre a terra. Então os anciãos da sua casa se levantaram e foram a ele, para o levantar da terra; porém ele não quis, e não comeu pão com eles. E sucedeu que ao sétimo dia morreu a criança; e temiam os servos de Davi dizer-lhe que a criança estava morta, porque diziam: Eis que, sendo a criança ainda viva, lhe falávamos, porém não dava ouvidos à nossa voz; como, pois, lhe diremos que a criança está morta? Porque mais lhe afligiria. Viu, porém, Davi que seus servos falavam baixo, e entendeu Davi que a criança estava morta, pelo que disse Davi a seus servos: Está morta a criança? E eles disseram: Está morta. Então Davi se levantou da terra, e se lavou, e se ungiu, e mudou de roupas, e entrou na casa do SENHOR, e adorou. Então foi à sua casa, e pediu pão; e lhe puseram pão, e comeu. E disseram-lhe seus servos: Que é isto que fizeste? Pela criança viva jejuaste e choraste; porém depois que morreu a criança te levantaste e comeste pão. E disse ele: Vivendo ainda a criança, jejuei e chorei, porque dizia: Quem sabe se DEUS se compadecerá de mim, e viverá a criança? Porém, agora que está morta, porque jejuaria eu? Poderei eu fazê-la voltar? Eu irei a ela, porém ela não voltará para mim.” 2 Samuel 12:15-23

Davi era tão surpreendentemente sincero e integrado com Deus, que com a doença do primeiro filho que teve com Bate-Seba, lutou com todas as suas forças pela vida do rebento, mas após a morte dele, não teve dúvida: retomou sua vida, sabendo que aquela era a resposta de Deus para ele, mas no decorrer da situação, não deixou um minuto sequer de clamar ao Senhor pela saúde do filho, mas na hora em que recebeu a notícia da morte do mesmo, se recompôs, alimentou-se e deu uma lição de entendimento aos seus: ele havia feito tudo o que poderia ser realizado durante o período de vida do filho, não poderia ser feito absolutamente mais nada para o seu filho morto voltasse, em outras palavras, Davi dedicou-se ao filho quando ainda havia vida nele..

Certamente um grande exemplo para nós todos a vida de Davi, desde a sua adolescência até a idade avançada, em especial nos salmos que redigiu louvando a Deus e expondo as situações, nem sempre boas e confortáveis, que os seus inimigos o faziam passar.

Eu gosto muito do salmo 27:4, pois ele reflete exatamente as atitudes do Rei Davi perante o Senhor e a clara visão que tinha da importância, prioridade em pedir a Deus e buscar dEle, não apenas no momento do clamor e do pedido, mas o objetivo claro que tinha o rei no seu coração e que nos é um excelente exemplo: buscar a Deus todos os dias de nossas vidas, para que tenhamos a chance de conhece-LO e de ver a Sua Santa beleza!.

Uma coisa pedi ao SENHOR, e a buscarei: que possa morar na casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do SENHOR, e inquirir no seu templo.” Salmo 27:4

Davi teve coragem, determinação e humildade perante Deus, pois sabia que o destaque obtido em seu caminho era originado pelo poder divino, ativo em sua vida.

Este é certamente um grande exemplo bíblico para todos nós refletirmos sobre como temos andado com Deus!



Em Nome de Jesus.



Mônica Gazzarrini



Renascida em Cristo desde 2004, estudiosa do Evangelho, escritora, administradora de empresas, contabilista, especialista em marketing.



Visite os artigos e livros da escritora sobre a caminhada com Deus em:


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“Jesus Cristo é o Senhor”

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

PRÁTICA DO SEU PLANO DE NEGÓCIO: ROTEIRO PARA REUNIÃO MENSAL COM CONTADOR.

ROTEIRO PARA REUNIÃO MENSAL COM CONTADOR.


Após a entrega de todos os documentos á consultoria.



1- Verificar se o estoque fisico está em conformidade com a contabilidade

2- Atualizar o controle do ativo fixo

3- Analisar a discrepância entre os custos variáveis previstos e os ocorridos

4- Verificar as retiradas e gastos dos sócios em relação ao IRPF

5- Lembrar os cuidados específicos com os itens mais visados pela fiscalização, Sazonalidade.

6- Identificar mensalmente o ponto de equilíbrio da empresa

7- Analisar o grau de endividamento e prazo médio de pagamento e rotação de estoque

8- Conferir a DIPJ (anual)

9- Conferir a DCTF (trimestral)

10- Conferir a RAIS – (anual)

11- Conferir a DIRF – Conferir o cadastro geral de empregados e desempregados assim como prontuário de cada funcionário.

12- Conferir eventuais cartas de correção por erros nas notas.

13- Conferir o SINTEGRA (trimestral)

14- Conferir o GIAS – Guia de informação e apuração do ICMS

15- Conferir se existe estouro de caixa contabilizado

16-Conferir os pagamentos efetuados a profissionais autônomos em relação ao recolhimento dos encargos sociais.

17- conferir pagamentos efetuados a empresas prestadoras de serviços em relação ao IPRRF.



Fonte: Empreendedores do Bem - Erick Salgado - Consultor

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domingo, 15 de agosto de 2010

PONTOS DE ATENÇÃO GERAL PARA O SEU NEGÓCIO: AVALIANDO OS ASPECTOS INICIAIS, ANTES DE ABRIR A EMPRESA.

ASPECTOS INICIAIS.




Antes de abrir a empresa:


1- VERIFICAR O PERFIL, É OU NÃO EMPREENDEDOR?

2- DIFERENCIAIS?

3- RAMO DE ATIVIDADE: CONHECE?

4- DEFINIÇÃO DE METAS?

5- PLANO DE NEGÓCIOS:

6- POSSIVEIS COMPRADORES:

7- CONTATOS:

8- ANALISAR A SITUAÇÃO ECONOMICA DO PAIS:

9- CADEIA PRODUTIVA: CONHECE?

10- DEFINIÇÃO DE FOCO:

11- CAPITAL INICIAL DISPONIVEL:

12- CAPITAL INICIAL NECESSÁRIO:

13- CAPITAL DE GIRO:

14- ANALISAR OS CONCORRENTES:

15- SAZONALIDADE E INADIMPLENCIA:



Depois de todas estas respostas responda só mais uma, a principal:


VALE A PENA?



Fonte: Empreendedores do Bem - Erick Salgado - Consultor

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sábado, 14 de agosto de 2010

CONTINUANDO A ELABORAÇÃO COMPLETA DO SEU PLANO DE NEGÓCIO: TÓPICO 20 => NOVAS IDÉIAS

PARA VOCÊ PENSAR....
NOVAS IDEIAS.



DE QUE FORMA, ESTAREMOS ABERTOS ÁS NOVAS IDEIAS DOS CLIENTES?



DE QUE FORMA, ESTAREMOS ABERTOS ÁS NOVAS IDEIAS DOS FUNCIONÁRIOS?



COMO SERÃO PREMIADAS AS NOVAS IDEIAS?



ELABORAR FLUXOGRAMA DE ANALISE E APROVAÇÃO DE NOVAS IDEIAS:









ATUALIZAÇÃO



DE QUE FORMA, OS SÓCIOS SE MANTERÃO ATUALIZADOS?



DE QUE FORMA, OS FUNCIONARIOS SE MANTERÃO ATUALIZADOS?



DE QUE FORMA, MANTEREMOS OS NOSSOS CLIENTES ATUALIZADOS?



Fonte: Empreendedores do Bem - Erick Salgado - Consultor 
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sexta-feira, 13 de agosto de 2010

MAIS UM ASPECTO IMPORTANTE A SER CONSIDERADO NO SEU PLANO DE NEGÓCIO: TÓPICO 19 => ARQUIVO VIVO

ARQUIVO VIVO.

Vitalidade da empresa!



Memória Ativa - Arquivo Vivo

●Notas Fiscais de Vendas ou Serviço

●Notas Fiscais de Compra

●Notas Fiscais Ativo Fixo

●Notas Fiscais de Despesas Operacionais ou Produção

●Notas Fiscais de Despesas com Vendas/ Marketing

●Notas Fiscais de Despesas Administrativas

●Extratos Bancários

●Duplicatas Recebidas na semana

●Duplicatas Pagas na semana

●Movimento do Caixa Fluxo Financeiro

●Relação no Ultimo dia da Semana das Duplicatas a receber

●Relação no Ultimo dia da Semana das Duplicatas A pagar

●Impostos Pagos

●Documentos dos Funcionários e Instruções do que fazer com eles

●Pedidos feitos a Fornecedores – A pagar

●Pedidos feitos por Clientes – A entregar

●Negócios em Perspectivas



Fonte: Empreendedores do Bem - Erick Salgado - Consultor

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quinta-feira, 12 de agosto de 2010

MAIS UM ASPECTO IMPORTANTE A SER CONSIDERADO NO SEU PLANO DE NEGÓCIO: TÓPICO 18 => IMPOSTOS

IMPOSTOS.




Secretária da Fazenda Estadual – ICMS

DECAE
DIPAM
DECA - Declaração Cadastral
Relação de Saída de Mercadorias
Relação de Entrada de Mercadorias
Autorização para impressão de Documentos Fiscais - Notas fiscais
GIA / Anual - Recolhimento de saldo Devedor
Recibos de ESTIMATIVA - comércio varejista
Guias de Recolhimento Mensal Mod. 03
FIC - Ficha de Inscrição do Contribuinte
Livro de Entrada de Mercadorias - Mod. 01
Livro de Reg. de Saídas de Mercadorias - Mod. 02
Livro de Inventário - Mod. 07
Registro de Apuração do ICMS - Mod. 06
Livro Registro de Termos de Ocorrências e Documentos Fiscais
Declaração de Movimento Econômico
Talões de Notas Fiscais
Zona Franca de Manaus
Demonstrativo Mensal de Crédito Acumulado
Informações Relativas ao Ajuste SINIEF – recebido
Guia de Recolhimento - Dívida ativa executiva
Parcela Mensal de Débito Fiscal não Inscrito
Parcela Mensal de Débito Fiscal Inscrito
Resumo Fiscal - Modelo Próprio
Cadastramento no Simples Estadual
Notas Fiscais de Ativo Fixo
Simples Estadual - Guias de Recolhimento
Pedido de Parcelamento de ICMS
Livro Mod. 05 (Gráficas)
Formalização de Microempresa
Recadastramento do ICMS
Remessa / Retorno de Beneficiamento


IPI - Imposto sobre Produtos Industrializados
Comerciantes de Bens de Produção
Livro de Apuração de IPI - Mod. 08
Livro de Reg. de Controle da Produção e Estoque
Guias de Comprovantes do Recolhimento Mensal
Declaração de IPI - Anexo Complementar ao Resumo
Declaração de IPI - Formulário Resumo - Mod. 1
Declaração de IPI - Anexo de Retificação - Mod. B
Declaração de IPI - Formulário de Retificação
Declaração de IPI - Formulário Simplificado


INSS - Instituto Nacional de Seguridade Social
Pedido de Matricula (Comunicações)
Taxa de Seguro
Cartão de Inscrição
CARC - Cópia Autenticada de Reg. Contábeis
Guias de Pagamento Mensal
Certificado de Regularidade
Certificado de Quitação
Guias de INSS de Empreiteiras
COSE Comprovante de Contribuição de Seguro Empregador
Guia de Recolhimento de Débito - GR4
Guia de Recolhimento de Cont. Individual - GR2
Certificado de Domicilio Bancário
Certidão Negativa de Debito
Notificação de Ação Fiscal N.A.F



FGTS
Guias de Recolhimento Mensal – RE
Parcelamento de Débitos
Ministério do Trabalho
RAIS – Anual
Lei 2/3 – Anual Cadastro de Empregados – Mensal


PIS – Recolhimento


PIS - Cadastro de Empregados
Contribuição Sindical Assistencial
Contribuição Sindical - Empregados – SECONCI
Contribuição Sindical – Empregadores
Folhas de Pagamento + Relat. Mensais de Ponto
Relação de Empregados Menores - Nov. e Dez.
Relação de Empregados Maiores – Quadro
Livro de Inspeção do Trabalho
Escala de Revezamento
Livro de Ponto
Relógio de Ponto - Cartões de Ponto
CIPA - Comis. Int. de Prev. Acidentes
Programa de Alimentação do Trabalhador
Horário de Trabalho de Menores
Livro de Registros de Empregado ( FICHAS )
Art.160 – CAI
Acordo Coletivo de Horas de Trabalho
Requerimentos ou Comunicações
Quadro Horário de Funcionamento
Estagiários - CIEE – Seguro
Escala Anual de Férias
CLT - Quadro para Menor
Creche
Contrato de Formação Profissional
PCMSO - Prog. de Cont. Médico de Saúde Ocupacional
PPRA - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais
Vale Transporte
Vale Refeição



Receita Federal - Imposto de Renda
Inscrição Inicial no CGC – CNPJ
Recadastramento no CGC – CNPJ
Alteração no CGC – CNPJ
Ficha de Inscrição no CGC – CNPJ
IRPJ - Recibos de Entrega e Pagamento DARF
Balanço - Exercício Fiscal
Livro Diário
Livro Caixa
Livro Razão
Mapas de Correção Monetária do Ativo
IRPF - (Recibos de Entrega e Pagamento)
Duodécimos
Certidão Negativa de Imposto de Renda e Quitação
Solicitação de 2 vias de Cartão do CGC – CNPJ
Pedido de Certidão Negativa de Débitos
Livro Lucro Real
DIRF - Declaração de Imposto de Renda na Fonte
DARF - recibo de Imposto de renda retido na fonte
Registro de Duplicatas – emitidas
Razão Auxiliar em UFIR
Dec. de Contribuinte e Tributos Federais – DCTF
Folha de Pagamento de IRRF
Contribuição Social


COFINS – FINSOCIAL
Cadastramento no SIMPLES Federal
SIMPLES Federal - Guias de Recolhimento



Junta Comercial do Estado
Contrato Social e Alterações
Registro de Firma Individual - Comércio e Indústria
Declaração Criminal ou Desimpedimento
Requerimento da Junta Comercial
Taxas de recolhimento - Mod. TECEC e DARF
Ficha de Cadastro Nacional – NIRC
Recadastramento
Cartório de Registro Civil das Pessoas Jurídicas
Contrato Social e Alterações
Registro de Firma Individual
Contrato de Locação (Aluguel)
Lei de Luvas
Denuncia Vazia
Certidões
Contrato de "Ponto" (Shopping, etc.)
Procurações
Escrituras



Registros de direitos Autorais
CBL - Câmara Brasileira do Livro - Av. Ipiranga, 1267 - 10 and
Al. Nothman, 1058 – SP - ISBN



Prefeitura Municipal –
Taxa de licença de Funcionamento
Guia de Atualização de Dados
Licença para publicidade (CADAM)
IPTU - Imposto Predial e Territorial Urbano
Alvará de Funcionamento (Vistoria)
Multas – Prefeitura
Cartão de fornecedor municipal
Documentos do Imóvel
Brigada Contra Incêndio
Formalização de Micro Empresa
Consultas a Prefeitura
Comercio Varejista de produtos alimentícios
Cadastramento no SIMPLES Municipal
SIMPLES Municipal - Guias de Recolhimento
Pedido de Inscrição no CCM
Cartões de Inscrição no CCM
Autorização para impressão de Documentos Fiscais
Cópias de Notas Fiscais Contabilizadas
ISS – Mensal
ISS - Taxa - Acertos de dados cadastrais
Carnês de Recibos de ISS Anual
Relação de Recolhimento do ISS na Fonte
Guia de Recolhimento do ISS Retido na Fonte
DAME - Declaração Anual de Movimento Econômico
Guia de Solicitação de 2a via - Ficha de Inscrição
Intimações - Comunicações - Regime Especial
Livro Mod. 01 - Registro de Prestação de Serviços
Livro Mod. 51 -Reg. N. Fiscais de Serv. Prestados
Livro Mod. 56 - Reg. De Serv. Tomados de Terceiros
Livro Mod. 57 - Registro e Recebimento de Impressos Fiscais – CETESB
Requerimento - Mod. 01
Procuração
Certidão sobre Abastecimento de Água e Coleta de Esgoto
Contrato de Locação
Dados de características do Empreendimento
Relação das Matérias-primas
Relação dos Produtos a serem fabricados
Fluxograma da produção
Relação dos Equipamentos
Planta de Disposição dos Equipamentos
Croquis da Planta de Localização
Plantas e Cortes do Empreendimento
Roteiro fotográfico da produção
Licença de Instalação
Licença de Funcionamento
Saúde Pública - Serviço de Profilaxia do Estado
Serviço de Saúde Escolar
Alvará do Serviço de Saúde Pública
Caderneta de Controle de Saúde Pública
Bombeiros
Memorial Descritivo de Proteção contra Incêndio
Extintores - Especificações e Obrigatoriedade
Atestado de Conclusão
Seguros
B.O. Assaltos
B.O. Incêndios
B.O. Inundações



DEPC - Departamento Estadual de Polícia Científica
Relação Trimestral de Ent./Saída de Prod. Químicos



DETRAN
Ficha de Entrada e Saída e Recuperação de veículos
Livro para Controle de Conserto de Veículos
RENAVAN - Registro Nacional de Veículos Automotores
Multas



DDP - Departamento de Diversões Públicas
Alvará de Funcionamento
Alvará de Bombeiros
Delegacia de Hotéis e Similares
Serviço de Fiscalização do Exercício Profissional
Conselhos Regionais
SUNAB
SNE- Secretaria Nacional de Economia
INMETRO
IBGE
Código de Defesa do Consumidor
IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente
INPI
ISTR – ICMS
Guias de Recolhimento
RTRC - Registro e Cadastro




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quarta-feira, 11 de agosto de 2010

DANDO ATENÇÃO A TODOS OS ÍTENS DO SEU PLANO DE NEGÓCIO: TÓPICO 17 => FUNCIONÁRIOS

FUNCIONÁRIOS.



ELABORAR UMA PASTA PARA CADA FUNCIONÁRIO CONTENDO OS SEGUINTES DOCUMENTOS:



●Contribuição Sindical Assistencial

●Contribuição Sindical - Empregados – SECONCI

●Folhas de Pagamento + Relat. Mensais de Ponto

●Escala de Revezamento

●Livro de Registros de Empregado ( FICHAS )

●Acordo Coletivo de Horas de Trabalho

●Requerimentos ou Comunicações

●Escala Anual de Férias

●Contrato de Formação Profissional

●Vale Transporte

●Vale Refeição

●Recibo de benefícios pagos





FORNECER AO FUNCIONÁRIO OS SEGUINTES DOCUMENTOS:


●Plano de cargos, salários e carreira.

●Regimento interno.

●Planejamento do visual interno do funcionário na empresa.

●Contrato de trabalho.



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terça-feira, 10 de agosto de 2010

CRESCENDO E ELABORANDO SEU PLANO DE NEGÓCIO: TÓPICO 16 => SÓCIOS E DIRETORES

SOCIOS E DIRETORES.




ELABORAR UM CONTRATO SOCIAL COM DEFINIÇÃO DE DEVERES, OBRIGAÇÕES E DIREITOS:



ELABORAR UMA PASTA PARA CADA SÓCIO COM OS SEGUINTES TÓPICOS:


●Pró-labore planejado.


●Recibos de pró-labores.


●Planejamento de férias.


●Verba planejada para férias.


●Planejamento do descanso semanal.


●Lista de tarefas estratégicas a fazer – Todos os dias.


●Lista de tarefas estratégicas a fazer – Semanalmente.


●Lista de tarefas estratégicas a fazer - Mensalmente.


●Lista de tarefas estratégicas a fazer – Anualmente.


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segunda-feira, 9 de agosto de 2010

FAÇA O PLANO DE NEGÓCIOS VENCEDOR: TÓPICO 15 => TREINAMENTO

TREINAMENTO.



DEFINIR COMO SERÃO TREINADOS OS FUNCIONÁRIOS QUE JÁ ESTÃO NA EMPRESA;



DEFINIR EM CADA SETOR TÁTICO QUEM É O TREINADOR;



ELABORAR OU ADQUIRIR MATERIAL DE TREINAMENTO EM:



● VIDEO

● APOSTILAS

● LIVROS E REVISTAS ESPECIALIZADAS



PREPARAR TODA A EQUIPE PARA CONSTANTES IMPREVISTOS E FORMULAR SISTEMA DE PREVENÇÃO.


Você é o empresário, você tem a obrigação de saber o que você esta fazendo, Você é o líder, as outras pessoas estão apenas lhe seguindo.

É necessário que você mostre o caminho á elas.


Ofereça o treinamento!

Atenção: Aqui você pode ter uma mina de ouro.




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MONTE SEU PLANO DE NEGÓCIOS, A EFICIÊNCIA EM AÇÃO: TÓPICO 14 => ORGANIZANDO OS SETORES TÁTICOS

RITUAIS OPERACIONAIS NOS SETORES TÁTICOS.




DEFINIR O PASSO A PASSO DIÁRIO DE CADA FUNCIONÁRIO DENTRO DE CADA SETOR TÁTICO.



Exemplo: Atendente de telefone.



1- Chegada ao serviço.

2- Assinar livro de ponto.

3- Verificar se há algum recado em cima de sua mesa.

4- Verificar se há linha telefônica.

5- Verificar se os outros aparelhos estão funcionando bem.

6- Ligar o computador.

7- Abrir os e-mails.

8- Repassar e-mails para cada responsável.

9- Verificar e-mails que podem ser prontamente respondidos.

10- Verificar os recados na secretária eletrônica.

11- Anotar os recados para cada responsável.

12- Repassar os recados por e-mail.

13- Responder os e-mail selecionados.

14- Verificar agenda de horários.

15- Entrar em contato com a diretoria e aguardar instruções.






Antes de ir embora:

1- Verificar as tarefas que ficaram pendentes.

2- Atualizar agenda do dia seguinte com as pendências.

3- Verificar se há recados de ultima hora.

4- Repassar os recados e e-mails de ultima hora.

5- Fechar a agenda.

6- Desligar o computador.

7- Ligar a secretária eletrônica.

8- Informar a diretoria que já esta saindo.

9- Assinar livro de ponto.

10- Ok.





Assim deve ser para cada funcionário, após um período de trabalho, estas tarefas serão automáticas.

Este organograma deve ser revisto todo fim de mês, a fim de se aperfeiçoar cada vez mais a forma de trabalho e de se gerenciar melhor o tempo e as funções para cada funcionário. Não importa o tamanho da empresa, tem que ser feito!



Mesmo que o diretor esteja um dia substituindo a atendente de telefone, este deve trabalhar dentro do mesmo organograma.

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sábado, 7 de agosto de 2010

CONTINUE DANDO ATENÇÃO AOS PONTOS ESTRATÉGICOS DO SEU PLANO DE NEGÓCIOS: TÓPICO 13 => DEFINIÇÃO DOS SETORES TÁTICOS DE SUA EMPRESA.

SETORES TÁTICOS.


DEFINIÇÃO DOS SETORES TÁTICOS DE SUA EMPRESA:

Exemplo:
1- Diretoria;
2- Atendimento ao cliente;
3- Departamento de pesquisa e marketing;
4- Departamento de compra;
5- Recepção;
6- Sanitários;
7- Refeitório;
8- Salão principal;
9- Caixas, etc.


QUEM FAZ O QUE EM CADA SETOR TÁTICO DENTRO DE SUA EMPRESA:

O que deve ser feito em cada um dos setores de sua empresa? Elaborar um organograma do funcionamento, dos setores táticos e das atividades de sua empresa.




ELABORAR DE FORMA GRAFICA A IMAGEM DE SUA EMPRESA PARA VOCÊ E PARA SEU CLIENTE.


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quinta-feira, 5 de agosto de 2010

MAIS UM PONTO CHAVE PARA UM PLANO DE NEGÓCIOS: TÓPICO 12 => PRODUÇÃO

ATIVIDADE / FABRICAÇÃO.


QUAIS SÃO OS PRODUTOS FABRICADOS PELA SUA EMPRESA?


COMO SÃO FABRICADOS OS PRODUTOS?


O QUE É TERCEIRIZADO NA FABRICAÇÃO?


QUEM SÃO OS FORNECEDORES DE MÃO DE OBRA NESTE SETOR DA SUA EMPRESA?


ELABORAR OS FLUXOGRAMAS DE FABRICÇÃO DE TODOS OS PRODUTOS.



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