segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

CURSO SOBRE ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO => AULA 12

ASPECTOS TÁTICOS




O CHEFE



• Se for interrompido pelo chefe proceder assim: “Fulano, você pediu para eu ir até aí agora, mas estou com sicrano”;

• Marcar 2 ou 3 contatos em horários predeterminados com seu chefe toda semana;

• Manter o chefe informado do progresso dos seus esforços na administração do seu tempo;



SUBORDINADOS



• Solicitar a seus subordinados que, junto com os problemas, tragam também alternativas de solução;



SECRETÁRIA



• Definir dois momentos diários para despacho com sua secretária;

• Solicitar a ela que coloque por escrito e arquive toda instrução sua;

• Pedir que a documentação lhe seja entregue empilhada e arrumada, colocando na parte superior o que for mais importante;

• Instruir sua secretária para interrompe-lo o mínimo necessário e sempre através de bilhetes.



CLIENTES



• Reservar horário pré-determinado para atendimento de clientes;

• Definir previamente, de comum acordo com os clientes, o momento do “início” e “término” de cada entrevista, reunião etc..



Marcar contatos sociais ou pessoais com clientes para o horário de almoço.



Agenda de tempo:



A organização do trabalho e a distribuição das tarefas diárias podem ser melhor feitas utilizando-se uma agenda de tempo.



Filtra-se todo o material de entrada (papéis, correio eletrônico, correio de voz, ligações), dedicando-se um tempo definido para tratar deles.



Deve-se dividir o dia de trabalho em lotes, criando-se blocos de tempo com horários definidos, ou seja, reservar horários fixos todos os dias para tratar do correio eletrônico, das ligações, dos papéis, etc.



Telefonemas em lotes:



Criar uma rotina de atender à ligações em horários curtos todos os dias, fazendo com que as outras pessoas possam também se habituar a ligar sempre nos mesmos horários. Uma mensagem de correio de voz indicando o seu tempo disponível e solicitando uma escolha por parte de quem liga, pode auxiliar em muito.



Correio Eletrônico:



Como o fluxo de informações via correio é maior e mais variado, pode-se reservar dois horários durante o dia para cuidar dele, sempre lembrando-se de eliminar a mensagem, se possível, assim que terminar de lê-la (tratá-la). É de fundamental importância que se passe mensagens claras e objetivas, não distribuir-se mensagens para muitas pessoas incidindo em muitas respostas também e não tratar mais de um assunto por mensagem, para deixá-la mais clara.



Recomendo as seguintes regras ao enviar mensagens:



1. Discuta um assunto por mensagem.

2. Defina claramente o tópico no cabeçalho.

3. Crie uma mensagem curta, mas que inclua todas as informações necessárias para que o receptor possa tomar uma atitude ou responder.

4. Os programas de correio eletrônicos têm funções de bloqueio para mensagens indesejadas, quando for o caso, peça ao remetente para retirar seu nome da lista de e-mail ou simplesmente bloqueie a mensagem a partir do programa.



Não deixe para depois para tomar uma atitude em relação à mensagem. A regra é Faça Agora ou Exclua Agora. Não trate a mensagem logo que ela chega, ao invés disso trate as mensagens em bloco para ser mais eficiente. Caso a mensagem seja interessante crie pastas por assunto e transfira-as para lá ou exclua-as.



Quando se faz algo corretamente, evita-se que outras pessoas interrompam o trabalho das outras para corrigir os erros. Da mesma forma , as mensagens e telefonemas devem ser claras para que não haja a necessidade de uma nova comunicação para tratar do mesmo assunto.

domingo, 19 de dezembro de 2010

Fim de ano à beira-mar

Seis destinos e hotéis para exercitar o dolce far niente com conforto e exclusividade



Juliana Saad, iG São Paulo


St. Barth, no Caribe, é destino dos que amam a natureza sem perder de vista a sofisticação

Com os termômetros marcando temperaturas máximas, a vontade de praia e mar torna-se imperativa. Imagens idílicas refrescam os olhos e geram o impulso de mergulhar em águas salgadas e depois largar o corpo suavemente sobre a areia. Comer bem, andar de barco, jogar polo, usufruir de massagens e tratamentos em spas com vista para o oceano. Dormir com o som das ondas e a leve brisa soprando... puro deleite. iG Luxo procurou alguns dos recônditos praianos mais elegantes do planeta para transportar você diretamente a estes paraísos.




O visual do Guanahani & Spa rima com o ano novo

O Guanahani & Spa, em St. Barthélemy, foi reaberto em dezembro após minuciosa reforma, que acrescentou ainda mais conforto a esse hotel aninhado em uma exuberante península em meio ao mar do Caribe. A pitoresca ilha é símbolo da alta gastronomia e da elegância francesas, refletidas nesse exclusivo resort. Com duas praias privativas, uma de frente para o Atlântico e a outra para uma serena lagoa, a propriedade ainda é cercada por jardins tropicais. Entre eles, bangalôs particulares com todo o conforto e privacidade ambicionados.





No Little Dixie Bay, esportes náuticos e programas bacanas

Próximo a uma colorida barreira de recifes, lambida por águas azuis, está o Little Dix Bay, um destino sob medida para gostos especiais. O charmoso hotel-boutique fica na Virgem Gorda, no arquipélago das Ilhas Virgens Britânicas, no Caribe. Lugar certo para relaxar, tem um spa com vistas idílicas e programas com esportes náuticos. As villas ficam de frente para o mar.





The Setai une o hype urbano com relax à beira-mar

No coração de South Beach, o Setai é um hotel tranquilo e equipado com todos os prazeres urbanos. Tem design de influência asiática combinado com a cultura arquitetônica art déco da vizinhança. Ótimo para quem gosta dos agitos da cidade, mas também curte correr na praia e bronzear-se com estilo à beira da piscina. Situado na famosa Avenida Collins, em Miami, o Spa at The Setai oferece relaxamento comprovado e técnicas de restauração do Oriente. Nas confortáveis suítes a luz derrama-se pelos cômodos, trazendo leveza. O restaurante combina ingredientes de diferentes partes do globo em uma criativa cozinha transétnica. O Lobby Bar e Lounge oferece uma rica variedade de caviar de todo o mundo. Outras instalações incluem um centro de fitness, tratamentos de spa no quarto, três piscinas à beira-mar e daybeds na praia. Pode-se agendar viagens em iates charters, avião, transporte terrestre privativo, desportos aquáticos e mergulho de profundidade. E ainda: campo de golfe e tênis.







The House Barbados, serenidade com vista para o mar

The House Barbados, aninhado na costa ocidental de Barbados, é um hotel-boutique com vibração moderna em meio à serenidade caribenha. Com 34 suítes, a propriedade recebe apenas adultos. Para chegar ao hotel - uma elegante estrutura de pedra - é necessário atravessar uma ponte de madeira. A impressão é de que os problemas ficaram para trás. Dali em diante, o plano é deliciar-se na piscina com um mergulho noturno ou massagens especiais.






Playa Vik José Ignacio, exclusividade no horizonte

O Playa Vik José Ignacio, situado a 20 km de Punta del Este, na vila do Farol de José Ignacio, combina localização, serviço, inúmeras atividades e uma coleção inigualável de arte contemporânea no ponto mais cobiçado da costa uruguaia. O edifício central “Sculpture” é acompanhado de seis casas belamente decoradas. Assim como no prédio principal, as construções combinam o ambiente interno e externo com janelas totalmente retráteis, com a vista de seus jardins privativos. Grandes buganvílias crescem pelos telhados junto com flores silvestres uruguaias, caindo em cascata. Pode-se andar de barco a vela, jogar polo, fazer caminhadas e usufruir da extensa carta de vinhos, com gastronomia de primeira.






Uxua Casa Hotel, sofisticação e conforto em Trancoso

Badalado nacional e internacionalmente, Trancoso é “o destino” brasileiro. A infraestrutura local está cada vez melhor e os hotéis preparados para receber com a simplicidade sofisticada que caracteriza o vilarejo. O Uxua Casa Hotel acolhe os hóspedes em 10 antigas e reformadas casas do Quadrado, todas têm sala, cozinha, quarto e banheiro. Charmosas, exibem história e decoração próprias. A mais nova adição é a “Casa do Seu Irênio”, que aparece na foto acima. Um caminho coberto por plantas tropicais conduz o visitante para espaços internos, como o restaurante, o bar e a piscina. Quem prefere o mar, tem o apoio do bar de praia do Uxua, localizado entre as praias dos Nativos e dos Coqueiros. Relax total.





FONTE: IG - LAZER E PRAZER

CURSO SOBRE ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO => AULA 11

Administração do tempo: quem pode ajudar?




ASPECTOS ESTRATÉGICOS



Ao implantar qualquer idéia/sugestão para racionalização do uso do tempo, procure:



1. Mostrar à outra parte envolvida;

2. Negociar com sua chefia apoio para as mudanças;

3. Explicar, antes de aplicar qualquer medida;

4. Implantar as idéias gradualmente, evitando a tentação de implantar 10 ou 20 sugestões;

5. Iniciar pela idéia/sugestão;

6. Ser flexível, evitando radicalismos;

7. Ter persistência; isto é fundamental;

8. Evitar qualquer juízo de valor sobre a utilização do tempo pelos outros;

9. Respeitar o tempo do outro.

sábado, 18 de dezembro de 2010

Gorjetas e caixinha de final de ano: dar ou não dar, eis a questão.

O Brasil está mais próximo da Europa do que dos Estados Unidos quando o assunto é a remuneração de profissionais como garçons, manobristas, empacotadores de compras de supermercado, cabeleireiros, faxineiras.





POR DENYSE GODOY



Enquanto os consumidores americanos cultivam o forte hábito de complementar os valores devidos pelo serviço com uma gratificação proporcional à qualidade do trabalho, os europeus geralmente acham que o justo é pagar o que está sendo cobrado e pronto –até porque, muitas vezes, sobre as contas incidem taxas obrigatórias destinadas a recompensar o profissional, como acontece em bares e restaurantes.



No país, a visão é muito semelhante a essa também.



“Não que o brasileiro não valorize o empenho do profissional que lhe serve –é uma questão de tradição mesmo. E montantes que superem o valor do serviço ou os 10% da gratificação compulsória são vistos como excessivos”, explica Ricardo Antunes, professor titular de sociologia do trabalho da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e autor dos livros “Adeus ao trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade no mundo do trabalho” (Editora Cortez) e “Riqueza e miséria do trabalho no Brasil” (Editora Boitempo), entre outros. “Dar gorjeta depende bastante, ainda, do estabelecimento comercial de que se está falando. Certamente, haverá uma distribuição maior de caixinhas em lugares freqüentados pelas classes médias e altas.” E, se o prêmio sempre foi visto como pesado demais para o bolso do consumidor médio, até se espera que, com a melhoria das condições econômicas nacionais recentemente, a generosidade cresça um pouco.



Tais reflexões surgem costumeiramente nesta época do ano junto com as caixinhas e listas de gratificação que se multiplicam por padarias, portarias do prédio em que se vive e do escritório, postos de gasolina, estacionamentos e salões de beleza. Estão em toda parte.



Entretanto, ninguém deve se sentir forçado a colaborar. Menos ainda por julgar que algumas categorias são desfavorecidas. “Os patrões depreciam os salários considerando que a diferença será coberta pela clientela, mas não se pode compactuar com esse estratagema”, diz Antunes.



Os principais critérios para selecionar os agraciados com a caixinha especial de final de ano são, basicamente, o grau de proximidade com o prestador e, claro, a sua eficiência. Executar um bom trabalho é obrigação contemplada pelo salário, porém as doses extras de boa vontade dispensadas podem ser reconhecidas com um premiozinho.



Quanto aos valores, não existe uma regra. “A gratificação pode vir na forma de um arredondamento no último encontro do ano, por exemplo”, sugere a consultora em etiqueta e marketing pessoal Ligia Marques. “Colocar o dinheiro em um envelopinho fica mais elegante caso se queira presentear fora de uma lista.” Dar o bônus em espécie é interessante porque deixa o trabalhador à vontade para usar o montante da forma que desejar. No entanto, escolher um bom panetone, uma bebida ou uma cesta de alimentos da época é uma bela saída se não há intenção de oferecer quantias muito elevadas.



A verba para essas gorjetas deve fazer parte do orçamento de Natal da família. Limitando o total que se pode despender, fica mais fácil dividir os montantes entre os prestadores queridos.



Quem são os prestadores de serviço que você gratifica no final do ano? Deixe um comentário!



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FONTE: IG - SEU DINHEIRO

CURSO SOBRE ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO => AULA 10

ORGANIZE SISTEMAS DE FOLLOW-UP EFICIENTES




Porque ter lembretes sempre à frente, não vai necessariamente nos levar à concentração, ao foco e à produtividade. Se esses lembretes ficarem pendurados durante um determinado tempo, você não os verá mais. Olhá-los e não tomar uma atitude em relação a todos eles, reforça um hábito: NÃO FAÇA AGORA.





Coloque em prática sistemas simples, que permitem superar esses problemas e fazer o trabalho realmente importante.



1. Transfira seus papéis para um arquivo que lhe permite agendar material, através de lembretes, de acordo com o dia: – (1 a 31) ou por mês (de 1 a 12). Se você envia uma carta e espera resposta em uma semana, coloque o lembrete com uma cópia da carta que irá lembrá-lo de que precisa falar novamente com o cliente.

2. Também poderá consolidar todas as pequenas tarefas em um caderno de registros o que elimina a necessidade de pequenos pedaços de papel. Use quando você se lembrar de algo e precisa um lugar para escrever. Mantenha nele um diário de atividades em ordem cronológicas. Você deve datar cada um dos registros. Escreva em letras grandes e separe cada registro. Quando concluir uma tarefa, faça um (X) grande sobre ela. Até criar o hábito, deixe-o sempre em cima de sua mesa.

3. No sistema de agenda, como são datadas, elas prevêm as necessidades futuras e você pode utilizá-las, como um sistema linear de lembretes. A boa regra para qualquer sistema de agenda é você escolher um sistema para mesa com várias seções e características, ou uma de bolso. Utilize agenda que tenha a função de visão rápida da semana. Aprenda a utilizar todos os recursos do seu sistema de agenda.

4. Existem sistemas de agendas eletrônicas portáteis que podem nos fornecer uma grande quantidade de informações. Qualquer que seja o tamanho existem alguns inconvenientes. Um sistema/agenda do tamanho da palma da mão pode ter um teclado difícil de se trabalhar. Existem programas com várias funções que você pode utilizar para fazer anotações rápidas e depois revisar e ajustar como acontece quando você planeja no papel.

5. Muitas pessoas combinam os sistemas de agenda de papel e eletrônica, que pode imprimir a sua agenda em qualquer tamanho e você poderá levar o impresso ao invés do computador.



Quanto tempo para cada atividade?



Aumentar, manter ou diminuir o tempo gasto em cada atividade?

Em pesquisa realizada com mais de 1000 executivos em 10 países, os professores Cooper e Arbose constataram que os fatores que mais contribuem para o “stress” gerencial são:



1. Falta de tempo para cumprir prazos;

2. Carga excessiva de trabalho;

3. Subordinados mal treinados;

4. Horas de trabalho além do normal;

5. Participação em reuniões;



O tempo é um recurso impossível de ser recuperado depois de gasto.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Em queda, desemprego tem novo recorde

Taxa de desocupação caiu para 5,7% em novembro, menor patamar da série histórica do IBGE



17/12/2010 09:02

O desemprego no Brasil recuou para 5,7% em novembro, ante variação de 6,1% em outubro. Com isso, o índice renovou o recorde de baixa e se mantém no menor patamar da série histórica iniciada em março de 2002, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira.


De acordo com especialistas, com uma taxa de desemprego na faixa entre 5% e 6%, o País confirma o cenário de pleno emprego projetado em meados deste ano. Isso não significa o fim do desemprego, mas indica que o trabalhador leva de 30 e 60 dias para encontrar um novo emprego.



Segundo o IBGE, a população desocupada ficou em 1,359 milhão em novembro, queda de 5,9% em relação a outubro e de 20,7% em relação ao mesmo mês de 2009. Já o número dos que estão empregados ficou praticamente estável (0,2%) em relação a outubro e cresceu 3,7% na comparação anual, para 22,4 milhões de pessoas.



O salário médio real dos trabalhadores recuou 0,8% em novembro, para R$ 1.516,70. Apesar disso, em relação ao mesmo mês de 2009, o valor aumentou 5,7%. A massa de rendimento médio real ficou em R$ 34,4 bilhões, queda de 0,6% no mês, mas crescimento de 9,6% em comparação com novembro do ano passado.




Leia também:


- País está próximo de atingir o pleno emprego, segundo economistas

- Desemprego em 2010 será o menor da série histórica do IBGE

- Porto Alegre tem o menor índice de desemprego do Brasil

- Desemprego no Brasil é o menor em oito anos



FONTE: IG ECONOMIA

CURSO SOBRE ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO => AULA 9

Tarefas importantes e tarefas urgentes





O combate a URGÊNCIAS é fundamental para a concentração do tempo nas IMPORTÂNCIAS.

Para combater as URGÊNCIAS é preciso que:

• Evite sempre o uso da palavra NÃO;

• Transfira para outra pessoa o atendimento;

• Determine o momento que você vai resolver o problema do outro.



O que é inesperado não é necessariamente importante! Diante do inesperado, resista à tentação de execução imediata, procurando antes identificar a importância/urgência da tarefa.



Ordem



Pessoas têm mania de guardar coisas sob o pretexto de talvez precisar delas mais tarde.

No entanto, deve-se guardar somente o que realmente é importante e pode ser útil mais tarde.

Há um conceito de que a desordem instiga a criatividade, o que não é verdade. Segundo o “Walltret Journal” as pessoas passam em média 6 semanas por ano procurando coisas no escritório.



Além da ordem ajudar no acesso às informações de maneira rápida, possibilita um ambiente confortável, e isto ajuda a aumentar a produtividade.



Para trato dos papéis, usa-se o sistema de bandejas, sendo uma para entrada de documentos, uma de pendências e outra para saída.



Entrada: assuntos novos; materiais ainda não analisados a serem tratados.

Pendências: aqueles que não podem ser resolvidos de momento; não podem ficar mais de 24 ou 48 horas pendentes.

Saída: assuntos resolvidos, aqueles que já podem ser arquivados ou eliminados.



Um outro ponto crucial é a eficiência, eficácia e rapidez no trabalho, é necessário ter-se todo o material, ferramentas funcionando perfeitamente e saber-se utilizá-los. Esses materiais vão desde clipes, grampeadores e tesouras até copiadoras, fax e computadores. É sempre bom manter-se atualizado acerca de novas ferramentas de trabalho que surgem.



Arquivos



Os arquivos devem estar divididos em arquivos de trabalhos do momento, arquivos de referência e arquivo morto.



Arquivo de trabalho do momento: São aqueles em que se trabalham nos projetos atuais. Devem estar sempre à mão, de fácil acesso como telefones, códigos, política da empresa, endereços, etc. Depois de serem discutidos (reuniões), há os arquivos de rotina e os de acompanhamento que devem ser divididos de 1 a 12 (representando os meses) e outra parte de 1 a 31(dias); Nestes devem ser colocados aqueles trabalhos diários, substituindo-se lembretes escritos em papéis por anotações na agenda e coloca-se cada arquivo no dia correspondente do mês a ser tratado.



Arquivos de referência: São os projetos futuros e passados, informações sobre os recursos da empresa, informações sobre o pessoal, dados administrativos, verbas, contas de clientes. Procura-se guardar o que é necessário e, se for possível, entregar documentos a outras pessoas que seja mais conveniente.



Arquivo Morto: Normalmente, arquivos de até três anos, para fins jurídicos e tributários da empresa. Para os arquivos eletrônicos, é muito útil distribuí-los em pastas a serem criadas por categorias, de acordo com o tipo de arquivo e o tipo de aplicativo existentes.



As mensagens do correio eletrônico devem ser filtradas logo na tela, selecionando os relevantes, apagando as mensagens inúteis e se for realmente preciso, guardá-las. Porem as que não precisarem ser guardadas devem ser logo apagadas para que não fiquem ocupando espaço.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Natal feliz: saiba como desejar boas festas com elegância

Profissionais devem recorrer a mensagens “neutras” na hora de felicitar colegas de outras religiões, diz especialista




Pedro Marques, do iG Carreiras 16/12/2010 05:50



No fim de ano, é comum as empresas enviarem cartões com mensagens de boas festas e decorar os escritórios com árvores de Natal. O que é muito natural: de acordo com os últimos dados sobre população e religião, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2000, 73,8% dos brasileiros dizem ser católicos, enquanto outros 15,4% se declararam protestantes. Ou seja, quase 90% dos brasileiros são cristãos e, de uma maneira ou de outra, celebram o nascimento de Cristo. Mas e os outros 10%? Existe algum cuidado especial para lidar com os colegas de trabalho não-cristãos nessa época do ano?



Para Ligia Marques, consultora de etiqueta corporativa e marketing pessoal, a dica mais importante para os profissionais é: “não exagere”. Segundo ela, isso quer dizer que o melhor é evitar “insistir muito no tema e querer catequizar” os outros. Na avaliação de Ligia, uma postura assim pode ferir a liberdade dos colegas.



Na opinião de Ligia, as companhias e os profissionais devem investir em mensagens com tons mais neutros ao felicitar funcionários, amigos ou colaboradores. “Não é um grande problema enviar um cartão de Natal, pois a data já extrapolou o significado original”, diz. “Mas (o remetente) pode enveredar por uma mensagem com conteúdo mais generalizado ou então que seja mais relacionado ao Ano Novo, sem entrar na questão religiosa.”



Fora essas recomendações, a consultora acredita que as mensagens de boas festas e Ano Novo são bem-vindas. “As pessoas sempre gostam de se sentirem lembradas”, diz Ligia.



Seguindo essa linha, ela dá mais uma dica para profissionais que querem fazer bonito com seus pares, chefes ou subordinados. “Acho bem interessante felicitar funcionários que tenham outras religiões em datas especiais”, afirma. Datas importantes de outras grandes religiões incluem o Rosh Hashanah (Ano Novo Judaico) ou a Hégira (Ano Novo Islâmico), que caem em dias diferentes a cada ano, pois essas tradições seguem calendários próprios. A sobriedade também é importante e a consultora diz que enviar um memorando lembrando a data é suficiente.




Gafes corporativas

Segundo Ligia, os maiores riscos desta época do ano são as festas de amigo secreto (comprar um presente caro e ganhar um barato, entre outras coisas) e as comemorações de fim de ano das empresas.


“Como a bebida é liberada, tem quem passe da conta e dê uma cantada na colega de trabalho. O pior é o dia seguinte, quando nenhum dos dois sabe como se comportar no escritório”, explica. “Trajes inadequados para a festa de fim de ano também podem pegar muito mal e comprometer carreiras.”



FONTE: IG ECONOMIA

GOVERNO ESTUDA MUDANÇAS NAS REGRAS DA POUPANÇA

O governo está concluindo estudos para anunciar em breve mudanças nas regras do cálculo do rendimento da caderneta de poupança.



POR GUILHERME BARROS




Apesar de o anúncio da mexida estar sendo preparado para os próximos dias, a mudança, no entanto, só ocorrerá quando a Selic (a taxa básica de juros) atingir cerca de 8,5%. Hoje, a Selic está fixada em 10,75%.



O governo está preparando uma tabela para fixar o rendimento da caderneta de poupança dependendo da taxa que for fixada a Selic. Se a taxa básica de juro atingir 8,5%, a poupança passa a render, por exemplo, 5%. E por aí vai.



Hoje, da forma como está, a poupança é uma barreira para a queda da taxa básica de juros, a partir de um determinado ponto.



Com um rendimento fixado em 6,17% mais a TR, se a poupança não for mexida, se a taxa real de juros ficar abaixo desse patamar, haverá uma migração maciça de recursos da renda fixa para a caderneta.



Além disso, com a atual regra, torna-se difícil também baixar os juros do financiamento imobiliário.



A ideia do governo é fazer o anúncio o quanto antes, ainda no governo Lula, até para poupar Dilma Rousseff de eventuais críticas pela mudança na poupança.



Há possibilidade de o anúncio ser feito ainda amanhã.



FONTE: IG COLUNISTAS

CURSO SOBRE ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO => AULA 8

LIDANDO COM AS INTERRUPÇÕES.




Nem todas as interrupções, obviamente são ruins. Na verdade, existem algumas interrupções boas, aquelas onde se discutem boas idéias.



Para cortar interrupções indesejáveis:



- Elimine os assuntos atrasados para não ter de enfrentar as conseqüências;

- Lide com as coisas de forma total e correta, para reduzir os pedidos de correções.

- Dê instruções claras e completas para os seus subordinados a fim de reduzir os pedidos de esclarecimento e as suas frustrações quando as coisas não forem feitas da maneira certa na primeira vez.

- Lembre-se de que a sua função é educar os seus funcionários quanto à forma de executar tanto as tarefas de rotina quanto os trabalhos maiores.

- Quando deixar recados, deixe informações completas.

- Peça que se anotem recados completos quando os outros lhe ligarem.

- Lide com as interrupções expondo as suas limitações de tempo. “Temos apenas 20 minutos para esse assunto!”

- Apóie uma cultura com menos interrupções.

- Comece a dividir a sua comunicação em lotes. Evite a cada assunto que surge discutir imediatamente com o responsável por isso. Em vez disso discuta vários problemas no mesmo momento.



Como prioritarizar assuntos em função de importância e urgência?




A TIRANIA DA URGÊNCIA RESIDE NA SUA DISTORÇÃO DE PRIORIDADES – PELO SUTIL DISFARCE DE PROJETOS MENORES COM SATUS MAIOR, COMUMENTE SOB A MÁSCARA DE “CRISE”.



Assuntos importantes são aqueles que são relevantes em termos de nossos objetivos.

Urgências são caracterizadas por uma necessidade premente de se realizar atividades dentro de um prazo específico, podendo ser ou não coincidente com um assunto importante.



Programar seu tempo ou seu trabalho?



“O que é que eu realmente consegui fazer hoje?”, quando, no fundo, você já sabe qual é resposta. Como é que pode acontecer este fenômeno?



É porque nos deixamos ser controlados pelas urgências dos outros, mesmo quando estes assuntos não contribuem de nenhuma forma para objetivos em mira.



Devemos nos perguntar onde estamos e para onde estamos tendendo



PETER DRUCKER fala que: não conseguimos atingir nossas metas diárias porque, em termos de administração de tempo, procedemos de maneira totalmente inversa, isto é, procuramos espremer uma “massa” que se encontra em processo de constante expansão, dentro de um compartimento rígido e limitado.



O importante é procurar alocar previamente uma parcela de tempo para a execução de tarefa, executando, em primeiro lugar, aquela tarefa que produzir mais resultados ou conseqüências.



• Aceitar o fato de que nunca conseguirá dar conta de todo o trabalho que lhe for atribuído;

• Aceitar que outras pessoas podem ser tão competentes do que você e, portanto, têm capacidade para executar tarefas que “só você sabe fazer”;

• Manter-se no ataque;

• Concentrar-se naqueles itens que realmente são importantes;

• Delegar;

• Planejar seu dia em termos de tarefas específicas a serem executadas durante períodos pré-determinados;

• Começar seu dia sempre pela execução das tarefas mais importantes.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

IMPOSTOS DEIXAM NATAL 55% MAIS CARO.

Impostos representam até 55% do preço dos produtos do NatalCompartilhe: Twitter Ao comprar itens típicos do Natal e do ano-novo, o consumidor vai pagar até 54,73% do valor total em impostos, segundo levantamento do Instituto Millenium.




POR GUILHERME BARROS


A carga sobre os enfeites para árvore de Natal também é alta: 48,02% segundo o instituto.



As velas pagam 40,9% e as árvores de Natal pagam 39,23%, todos acima da média da carga tributária no Brasil, que gira em torno dos 35%.



Segundo Paulo Uebel, Diretor Executivo do Instituto Millenium, “a carga tributária dos brinquedos é de 40%, ou seja, o valor é elevado e os consumidores não sabem que grande porcentagem é repassada para o pagamento de impostos”.



Outros produtos natalinos também possuem níveis altos de carga tributária como o bacalhau, que chega a 43,8%, os enfeites que chegam a 48% e 34,63% para o Panetone. “Precisamos informar os brasileiros sobre os impostos embutidos nos produtos, pois muitos desconhecem que os tributos são altos e não sabem o quanto contribuem para a manutenção dos serviços do Estado, como educação, saúde, segurança etc”, afirma Uebel.



FONTE: IG COLUNISTAS

Cursos de férias são alternativa de reciclagem profissional

Estudos curtos sinalizam aos empregadores que o trabalhador não tem perfil acomodado e procura se manter atualizado com tendências


Pedro Marques, do iG Carreiras 15/12/2010 00:49


As férias estão chegando e você ainda não decidiu o que vai fazer com o tempo livre: se vai para a praia, se guarda o dinheiro... Mas por que não aproveitar para investir na carreira e fazer um curso? Pode parecer ideia de quem é bitolado no trabalho, mas muitas universidades e instituições de ensino oferecem cursos rápidos nessa época do ano. Eles podem ser uma boa para reciclar conhecimentos, conhecer gente e, por que não, começar a pensar no trabalho de um jeito diferente.



Para especialista, cursos de curta duração funcionam como "degustação" antes de fazer investimento maior

Para Flávio Innocentini, sócio-fundador da Valuing HR Solutions, “todo o tipo de qualificação na qual o trabalhador vai aprender uma coisa que vai ser exigida no dia a dia vale a pena”. Carmen Bennet, coordenadora de Recursos Humanos da Manpower, acrescenta: “Se o profissional puder, é bom fazer. Dessa forma, além de ampliar seus conhecimentos técnicos e acadêmicos, ele passa a argumentar com mais propriedade e segurança sobre os temas relacionados ao seu campo de atuação.”



Caio Infante, diretor de Marketing da Fellipelli, empresa especializada em recursos humanos, destaca outra vantagem de se fazer um curso de férias. “Além de novos conhecimentos e tendências de mercado, o profissional amplia seu network nesses cursos”, afirma. Segundo Innocenti, da Valuing, é muito comum os profissionais entrarem em contato com colegas de outras empresas que atuam no mesmo mercado. “Isso é muito rico não só para trocar experiências, mas também pelos contatos profissionais que podem levar para outro trabalho.”



Hora da escolha

Uma vez tomada a decisão de aproveitar as férias para estudar, o passo seguinte é escolher bem o curso e onde fazer, já que existem, literalmente, centenas de opções. Instituições como a ESPM, Estácio e Universidade de Guarulhos são apenas algumas que já aceitam inscrições para cursos de férias.



“Escolher um curso apenas pela reputação não é o melhor caminho”, diz Infante. Ele acredita que “cursos práticos, que realmente auxiliem a carreira do profissional”, são os mais indicados. “O conteúdo vale mais que um nome bacana.”



Já Innocentini, aconselha “conversar com gente que já fez um estudo semelhante e investigar um pouco do currículo dos profissionais que vão ministrar as aulas”.



“Degustação”

Na opinião dos profissionais ouvidos, os cursos de curta duração não são um fator decisivo para uma contratação, mas contam pontos preciosos. “Se o estudo for pertinente à área (de atuação), será um componente a mais na hora de decisão”, acredita Carmen Benet, da Manpower.



Na visão de Innocentini, a qualificação complementar mostra que o profissional busca atualização, o que é um bom sinal. “Pessoas acomodadas ou que já acham que sabem tudo estão perdendo cada vez mais espaço para profissionais mais atualizados e antenados em seus mercados”, ressalta.



Além de contarem pontos, os cursos de curta duração podem incentivar o desenvolvimento a longo prazo, seja por meio de um MBA ou de uma pós-graduação. “O curso de curta duração dá a oportunidade de degustar o conhecimento antes de fazer um investimento maior”, opina Innocentini. O importante, diz Infante, é manter-se sempre atualizado e nunca deixar de estudar. “Conhecimento é sempre bem-vindo.”







FONTE: IG ECONOMIA - CARREIRA

CURSO SOBRE ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO => AULA 7

De volta aos antigos conceitos.




Para administrar eficazmente o seu tempo, basta fazer uma revisão nos conceitos “furados”. Com o acréscimo de algumas palavras, os velhos conceitos se transformam em poderosas diretrizes gerenciais.





Eis a versão revisada:



1) Faça uma lista das tarefas que você precisa executar diariamente; então, estabeleça prioridades e programe as atividades, concentrando-se nestas tarefas até que os itens programados estejam executados.



2) Cuide primeiro dos assuntos importantes; estes devem sempre prevalecer sobre aqueles que meramente parecem urgentes.



3) Distribua sua carga de trabalho proporcionalmente de acordo com a importância dos assuntos que você tem à mão.



Estas mudanças, aparentemente sutis, transformam os três conceitos “furados” de tempo em regras altamente eficazes. Siga estas diretrizes e você se tornará mais eficaz – produzindo mais em menos tempo.



COMO DELEGAR



A delegação determina em grande parte a sua eficácia como executivo, gerente ou supervisor. A qualidade do seu trabalho também depende de sua capacidade de delegar adequadamente. Se você o fizer, multiplicará a sua produtividade.



Quanto mais cedo detectar, no seu processo de planejamento, a sobrecarga de trabalho, sua ou de outra pessoa, mais eficaz você será corrigindo o problema. Não espere fazer tudo sozinho.



Talvez você perca muito tempo tentando dominar algo em que não é muito bom. Delegar, apropriadamente, à pessoa certa, com experiência adequada, é uma das habilidades executivas mais importantes. Quando você delega, está designando uma tarefa a uma pessoa e a autoridade para executá-la, mesmo que não transfira a sua responsabilidade pessoal, que continua com você.



O Delegante Eficaz



1. Identifica a pessoa certa para fazer o trabalho.

2. Delega agora, dando tempo suficiente para a conclusão.

3. Expõe claramente o objetivo.

4. Fornece todas as informações necessárias para a conclusão da tarefa.

5. Certifica-se de que o staff entendeu a tarefa antes de começar a trabalhar.

6. Marca uma data para conclusão.

7. Incentiva um plano de projeto por escrito.

8. Monitora periodicamente a evolução.

9. É acessível para esclarecimentos e conselhos.

10. Assume a responsabilidade, mas dá crédito à pessoa que realizou o trabalho.

11. Ajuda o staff a crescer, conferindo-lhe novas responsabilidades



Faça agora



O primeiro passo para começar a aproveitar melhor o tempo é organizando o espaço de trabalho.



É necessário começar pelas pilhas de papéis e documentos que povoam mesas dos escritórios.



Ao pegar no papel ou documento pela primeira vez deve-se resolver de imediato, tratar do assunto e direcionar o papel para o lugar certo.



Não se pode usar dos adiamentos, pois quanto mais adiar-se uma tarefa, outras mais se acumularão. Portanto, ao se tratar de um assunto, deve-se resolver no ato ( faça agora), para não simplesmente trocar o problema ( papel) de lugar .



Além disso, é importante que se faça tudo de uma vez só, não compensa perder tempo para ler cada um dos documentos, para ler depois analisar e por fim tomar uma providência. O correto é logo que se começar a resolver um assunto, o fazê-lo de uma só vez, eliminando-se etapas desnecessárias do processo de trabalho.



Outro aspecto importante é trabalhar-se com a mente limpa. Milhares de afazeres menores rondam a mente tirando a atenção da pessoa do assunto a ser tratado no momento por serem puxados pela memória. Por isso, deve-se eliminar essas pequenas coisas para depois se ter maior concentração maiores facilitando-se sua execução.



Além do que, a importância de se tratar de pequenos problemas está no fato de que assim evita-se que se tornem problemas maiores e mais difíceis de se resolver.



Muitas vezes durante o dia as pessoas são interrompidas pelos chefes, companheiros de trabalho, subordinados e clientes, justamente por não resolverem pequenos problemas piorados com os adiamentos.



Atrasos geram problemas, e problemas geram interrupções que atrapalham o desenvolvimento das atividades nas quais está-se trabalhando.



Desta forma faz-se necessário identificar as prioridades de trabalho, reservando-se tempo para elas, identificar-se as causas e remediá-las.



Devemos focalizar aquelas atividades que mais podem contribuir para atingir os objetivos globais previstos.



Questionar sempre as urgências, usando os seus critérios e comprando-os com os do interlocutor.



Preocupações impedem pessoas de visualizar o futuro, as prendem a fatos passados, impedindo-as de desempenharem boas ações no presente.



Resolvendo primeiramente as tarefas mais desagradáveis ao invés de adiá-las, evita-se tais preocupações e, sentindo-se melhor, as pessoas trabalham melhor.



Naturalmente, não são todas as tarefas que são possíveis de ser resolvidas no exato momento, algumas dependem de outras pessoas ou fatos, dados indispensáveis momentaneamente, e são essas que devem ser classificadas como pendências. Há também de se ter pertinência pois há tarefas que são verdadeiramente bobas e não devem merecer atenção imediata.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Congresso estima receitas em R$ 30 bilhões acima do Executivo

Pedido de redução do Planejamento não foi acatado e comissão aprovou relatório de deputado por unanimidade




Danilo Fariello, iG Brasília 13/12/2010 20:59



A Comissão Mista de Orçamento aprovou na noite de segunda-feira o relatório de receitas para 2011 apresentado pelo deputado Bruno Araújo (PSDB-PE), representante do comitê de avaliação de receitas. Com isso, o Congresso aprovou Orçamento com valor de mais de R$ 30 bilhões acima do indicado pelo Executivo.



No parecer preliminar, o comitê de receitas apontou perspectiva de receitas R$ 17,7 bilhões acima do apresentado inicialmente pelo Ministério do Planejamento. Na semana passada, porém, o ministro Paulo Bernardo, apresentou uma reestimativa de receitas que reduziria o orçamento líquido da União em R$ 8 bilhões em 2011.



Com a reestimativa de receitas com mais R$ 4,7 bilhões apresentado hoje pelo deputado Araújo, o orçamento do Congresso terá valor de R$ 30,4 milhões acima do desejado pelo Executivo. Segundo Araújo, o Executivo tende a “subestimar” as receitas. Ele lembrou que, no ano passado, também o Congresso aprovou Orçamento para 2010 com valor mais de R$ 20 bilhões a mais do que o indicado pelo Executivo.



Para Gilmar Machado (PT-MG), o Executivo não disse que imporia cortes no Orçamento ao Congresso. Para ele, “neste momento, o mais importante é aprovar o texto”. “A base do governo entende que os números são consistentes.”




Leia também:


- Congresso contraria governo e eleva previsão de receitas em 2011




FONTE: IG POLITICA

CURSO SOBRE ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO => AULA 6

Alguns passos para gerenciar seu tempo com maior eficácia




Mesmo com os três conceitos “furados” colocados em perspectiva, a questão permanece. Que regras poderão realmente ajudar-me a melhor administrar meu tempo?





O primeiro passo para melhor administrar o tempo é determinar como é utilizado. A maioria as pessoas acha que sabe como ocupa seu tempo mas, comumente, quando os fatos são registrados num quadro de tempo, o resultado é surpreendente.



Situações típicas demonstradas nesse quadro são:



1. Julgamentos bruscos feitos em relação a assuntos altamente importantes;

2. Conversas telefônicas que se estendem em demasia;

3. Períodos de incessantes interrupções nos quais nada de significativo é feito;

4. Longo envolvimento em assuntos de pouca importância que poderiam ser delegados ou ignorados;

5. Períodos de escravidão à burocracia, nos quais a “papelada” domina o dia;

6. Ausência de tempo para pensar ou planejar.



A percepção de como você usa seu tempo implica num esforço de cronometrar suas atividades diárias e registrar os resultados para análise.



Para ajudar a capturar seu dia como ele realmente é, siga estes passos:



Passo 1 – Faça um quadro de tempo.



Use uma agenda, um caderno ou um bloco e anote de 30 em 30 minutos o que você esteve fazendo durante a meia hora que passou. Registre suas atividades por uma semana.



Passo 2 – Reveja o quadro.




Faça um resumo dos resultados. Veja quanto tempo você gastou em assuntos realmente importantes, quanto tempo foi gasto inutilmente e quanto foi dedicado à rotina.



Passo 3 – Reflita.



Você está realmente aplicando o tempo nos assuntos que o ajudarão a atingir seus objetivos? (você poderá concluir que, certamente, seu tempo não está sendo bem utilizado, mas justifica assim “não existem horas suficientes no dia e, além disso, as pessoas vivem me interrompendo.”) Para resolver este problema, examine os maiores estranguladores de tempo e deixe mais tempo livre para os assuntos importantes.



As seguintes atividades tendem a dominar o dia do gerente/profissional:



- Papelada – Aguardando assinatura ou leitura;

- Reuniões – Programadas ou não;

- Diálogos – Conversas e discussões;

- Chamadas Telefônicas – Recebidas e/ou feitas por você.



Para ganhar tempo, analise seu dia visando eliminar atividades inúteis. Aqui estão alguns indicadores para manter-se livre da maioria dos estranguladores de tempo:



Passo 4 – Pergunte a você mesmo se realmente precisa ver toda aquela papelada.



O fato de ter sido mandada para você não significa que deva perder tempo com ela. Faça uma lista dos documentos que recebe; classifique-os em grupos de prioridades A, B e C. Então, delegando, eliminando e condensando, reduza drasticamente seu gasto de tempo com os itens C e, em menor grau, com os assuntos B, permitindo desse modo, mais tempo para os de prioridade A.



Passo 5 – Discipline suas reuniões para obter resultados mais eficazes em menos tempo.




Volte às bases. Todos conhecem o assunto e o objetivo da reunião? É comum os participantes não saberem o objetivo da reunião (às vezes, nem o líder tem uma idéia clara). Estabeleça o objetivo da reunião de forma cristalina. Antes dela, faça uma agenda detalhada e, finalmente, registre os resultados em ata.



Pergunte-se também se a reunião realmente é necessária. Talvez não seja e, sim, uma perda de tempo para todos os participantes.



Passo 6 – Determine quanto tempo você dispõe para diálogos (para ouvir, resolver problemas, conversar); então, racionalize o seu tempo de acordo.



Precisa receber todas as pessoas que querem falar com você? E pelo tempo que elas quiserem? Obviamente não. Muitos dos seus visitantes poderão ser bem atendidos por outra pessoa que não você. Se tem outras prioridades, é uma prerrogativa sua determinar os limites de tempo dos seus diálogos. Redobre, portanto, seus esforços para organizar sua agenda de entrevistas.



Passo 7 – Estabeleça um código de conduta telefônica.



Evite escravizar-se ao telefone. Agrupe as ligações para logo se ver livre delas. Evite interrupções telefônicas quando estiver trabalhando em assuntos importantes (desligue o aparelho, ou peça a alguém para anotar recados). Se precisa fazer ligações diariamente, tente estabelecer um horário para isso. Evite pegar o telefone impulsivamente – organize seus pensamentos e discuta os assuntos em uma seqüência ordenada.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Novas notas de R$ 50 e R$ 100 entram em circulação

Banco Central apresenta novas cédulas na segunda-feira (13/12/2010); notas antigas seguirão valendo



iG São Paulo 10/12/2010 11:43



O Banco Central oficializa, na próxima segunda-feira, o lançamento da segunda família de cédulas do real. As primeiras notas a entrar em circulação serão as de R$ 50 e R$ 100, responsáveis por 95% das falsificações no País. O lançamento acontecerá em Brasília.


As novas cédulas têm tamanhos variados – quanto maior o valor, maior o tamanho – e elementos de segurança para dificultar a ação dos falsificadores.



Segundo o Banco Central, as novas notas entrarão em circulação por meio dos bancos comerciais. As cédulas atuais continuarão valendo e, de acordo com a autoridade monetária, serão retiradas de circulação em decorrência do desgaste natural.



A nova família de cédulas do real foi apresentada pelo BC em fevereiro deste ano. Na época, a estimativa era de que as novas cédulas respondessem por todo dinheiro em circulação a partir de 2014.



CONHEÇA AS NOVAS CÉDULAS DO REAL, ACESSE: http://economia.ig.com.br/novas+notas+de+r+50+e+r+100+entram+em+circulacao/n1237860893544.html
 
 
 
 
Leia também:


- Casa da Moeda começa a produzir novas cédulas do real

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FONTE: IG ECONOMIA

Em expansão, setor de transporte executivo busca qualificação

Não basta só dirigir. Dominar o inglês, saber práticas de segurança veicular e direção defensiva são diferenciais




iG São Paulo 13/12/2010 05:45



A área de transporte executivo tem sido uma das beneficiadas pelo impulso do turismo de negócios em capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba - localidades em que o setor de eventos corporativos é movimentado o ano todo. De acordo com o São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB), o crescimento do setor de turismo de negócios na capital paulista foi de 30% em 2009.


Conforme a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis, o setor emprega mais de 240 mil pessoas e gera cerca de R$ 14 milhões em tributos. Esse tipo de serviço está diretamente ligado à infraestrutura de hotelaria das cidades. E, daqui até 2016, demandará cada vez mais mão de obra qualificada em função dos grandes eventos esportivos.


Levando-se em conta o perfil das metrópoles brasileiras, o conhecimento em segurança tornou-se um dos principais atributos para aqueles que pretendem atuar na área de transporte executivo. Diversas escolas oferecem cursos especializados que envolvem desde direção defensiva até posicionamento de fuga em eventuais situações de risco.


O instrutor do curso BMW Driver Training Protection, Roberto Zapotoczny Costa, alerta que para ser bem sucedido nessa área os profissionais – incluindo desde motoristas até consultores comerciais - têm de dominar as práticas de atendimento ao cliente e, principalmente, as normas de segurança, já que o oficio possui riscos.


“O profissional que vai lidar com transporte de pessoas precisa ter noção de psicologia, controle emocional, dominar os conhecimentos sobre o veículo e principalmente, entender o perfil de cada cliente que está atendendo”, afirma Costa.


Alexandre Pinto, diretor comercial da ViaLandauto, empresa da área de locação de carros executivos que está no mercado há quase 30 anos e faturou R$ 30 milhões no ano passado, destaca outro item importante para o profissional que busca se posicionar. “Nessa área, prezamos muito pela postura. Por isso, cursos de etiqueta e de atendimento qualificado sempre são diferenciais, já que o público que demanda o serviço de transporte é muito exigente”, destaca. “Além disso, nossos funcionários estão sempre muito bem uniformizados e equipados com sistemas de comunicação.”




Idiomas

Outro item em que as empresas tem se especializado é a disponibilização de serviços que incluam um segundo idioma, na maioria das vezes, o inglês. Alexandre aponta que um serviço com esse perfil chega a aumentar o custo ao cliente em até 40%. O que também representa uma ascensão nos rendimentos da pessoa que possui tal qualificação.



“Temos uma preocupação com todos nossos motoristas, eles são qualificados com cursos de primeiros socorros e direção tática. Alguns são bilíngues, mas só operam quando for solicitado pela empresa em uma demanda especifica”, explica.



O mercado também tem registrado um aumento na procura por mulheres como motoristas, Normalmente, por clientes que buscam atributos como sensibilidade e atenção aos detalhes.




Perfil do profissional

Remuneração: Varia entre R$ 800 e R$ 2.000, relativa à função.

Áreas de conhecimento relevantes: Segurança básica, direção defensiva, segurança em situações de risco, idioma, cursos de qualificação em atendimento ao cliente, noções de conhecimento mecânico e eletrônico de automóveis.

Escolaridade: Ensino médio. Cursos técnicos e livres na área de segurança e hotelaria e turismo têm peso.

Idiomas: O domínio de um segundo idioma pode elevar os rendimentos do profissional.

Imagem: Em função do nível de exigência a apresentação conta muito, a dica é saber passar essa imagem já na entrevista.



FONTE: IG ECONOMIA - CARREIRAS

CURSO SOBRE ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO => AULA 5

Três princípios gerenciais clássicos de administração de tempo




Três princípios gerenciais clássicos de administração de tempo estão sendo seriamente questionados pelos estudiosos.



Estes conceitos são:



1. Faça uma lista das tarefas que você precisa executar diariamente e concentre-se nelas até que todas estejam executadas.

2. Cuide primeiro dos assuntos urgentes.

3. Distribua uniformemente sua carga de trabalho.



O fato é que todo mundo já utilizou estas técnicas freqüentemente com algum grau de sucesso. No entanto, renomados experts como Peter Drucker, Merrill Douglass e o filósofo do século XX, Vilfredo Pareto, afirmam que elas precisam ser descartadas a fim de abrir caminho para métodos mais eficazes.



Aparentemente, as regras são boas. Cada uma delas, entretanto, contém aspectos negativos. Analisemos em separado estas diretrizes para descobrirmos por que elas precisam ser riscadas do livro de regras gerenciais.



1. Faça uma lista das tarefas que você precisa executar diariamente e concentre-se nelas até que todas estejam executadas.



O que há de errado nisto? Uma porção de coisas. Conforme Drucker aponta, é preciso equilibrar o trabalho com o tempo. Lembre-se que o tempo é imutável, ao passo que o trabalho é flexível como massa para modelar. Ele pode ser pressionado, moldado, reformulado e dividido. Portanto, o trabalho deve sempre subordinar-se ao tempo disponível. Atacar com entusiasmo sua lista diária de itens a fazer não é suficiente. O tempo deve ser realisticamente programado para que as tarefas certas realmente sejam feitas.



2. Cuide primeiro dos assuntos urgentes.



Se é urgente, deve ser importante, certo? Errado! Quem é que diz que o assunto é urgente? É você, seu chefe, sua secretária, um cliente, um empregado, um vizinho? Urgente implica em necessidade de atenção imediata. Mas quem está exigindo atenção imediata? Como a tarefa em questão se relaciona com os objetivos a serem atingidos? Na realidade, existe um relacionamento matricial entre assuntos urgentes e importantes. Esta correlação pode ser simplesmente citada como: “Assuntos urgentes podem ser importantes, mas não necessariamente.” São quatro os possíveis relacionamentos. O assunto pode ser:



Tanto importante quanto urgente

Ex.: você está quase perdendo seu principal cliente.



Importante mas não urgente

Ex.: planejamento estratégico para os próximos três anos.



Urgente mas não importante

Ex.: a maioria do telefonemas.



Nem urgente nem importante.

Ex.: conversa fiada ou comentários excessivos sobre o jogo de futebol da semana passada.



Conclui-se, portanto, que assuntos importantes (os que têm vínculo com os objetivos) deverão sempre ter prioridade sobre assuntos meramente urgentes (os que pressionam pelo tempo), uma vez que atenção deixará pouco tempo para fazer o que realmente é importante.



3. Distribua uniformemente sua carga de trabalho.



Há quase 100 anos, Pareto questionou este conceito. O Princípio de Pareto postula que para qualquer número de itens, um pequeno número destes itens é muito mais importante do que o restante. Por exemplo, 20% dos clientes de uma companhia provavelmente são responsáveis por 80% das vendas, ao passo que 20% dos itens em estoque podem representar 80% do inventário. O Princípio de Pareto é uma prescrição de discriminação. Ele propõe dedicar mais atenção aos itens importantes e menos atenção aos itens de menor importância.



Conclui-se, portanto, que uma carga de trabalho uniforme, que trata de todas as tarefas da mesma maneira, não atende à necessidade do executivo. O esforço concentrado em poucos assuntos importantes é que abre o caminho para a produtividade gerencial.

domingo, 12 de dezembro de 2010

AMIGO-SECRETO SEM GAFE

Veja dicas para aproveitar a tradição de fim de ano sem traumas e se divertir de verdade



Carina Martins, iG São Paulo 11/12/2010 08:16


Amigo-secreto é o tipo da coisa que tem tudo para dar errado. A ideia da brincadeira, em que você tem que escolher e comprar um presente para alguém que talvez não conheça muito bem, talvez não goste muito ou talvez goste demais, tem elementos à vontade para situações constrangedoras. E no ambiente de trabalho há ainda mais ingredientes para o pastelão. Ainda assim, a tradição é um sucesso, o que significa que a graça supera o risco.


Confraternização na empresa

“Dá muito problema, mas é uma boa ideia, porque é um momento de confraternização”, diz o consultor de carreira e diretor-geral do portal Trabalhando.com.br Renato Grinberg. “Todo mundo reclama, mas bem que o povo curte. É um jeito de todo mundo ser presenteado, uma justificativa para as pessoas pararem e conversarem umas com as outras”, concorda a consultora de etiqueta empresarial Célia Leão.


Já que o jogo é quase inevitável e, para muitos, até desejável, a melhor coisa é minimizar os riscos para a graça ocupar o maior espaço possível.


Para os especialistas, o ideal é que, numa empresa, a iniciativa e a organização do amigo-secreto partam da diretoria ou do departamento de Recursos Humanos. Os organizadores também são responsáveis por garantir aquela que é a primeira regra para o sucesso de um amigo-secreto: um limite de preço definido para os presentes, tanto para o valor mínimo quanto para o máximo. “Temos que levar em consideração que é uma coisa absolutamente democrática, para todos, que as pessoas do café, da limpeza e os chefes vão participar. É preciso um limite que permita que todos participem sem se estressar”, diz Célia.



Íntimo demais x pessoal de menos

Uma vez estabelecidas as regras do evento – data, local, valores, sorteio -, a etiqueta manda que todos participem. “Aí não tem jeito, não tem desculpa. A não ser que seja muito boa, tipo a religião não permite, tem que participar”, afirma Renato. Quem ficar de fora terá que aceitar olhares tortos dos colegas. “Até acho que é melhor não entrar do que participar com aquele espírito de urubu. Mas vai ficar um pouco de escanteio, porque realmente é uma brincadeira, vai ficar fora das risadas”, avisa Célia.





Enquete

Você gosta de participar de amigo-secreto?

Adoro, para mim é uma tradição

Gosto, mas apenas entre amigos e familiares. Na empresa fico constrangida

Mais ou menos

Não gosto, mas participo para não fazer feio

Detesto e não entro de jeito nenhum

ou ver resultados Você gosta de participar de amigo-secreto?

Adoro, para mim é uma tradição

27% Porcentagem

Gosto, mas apenas entre amigos e familiares. Na empresa fico constrangida

9% Porcentagem

Mais ou menos

12% Porcentagem

Não gosto, mas participo para não fazer feio

52% Porcentagem

Detesto e não entro de jeito nenhum

0% Porcentagem



Na hora de comprar o presente, não adianta preguiça. “A ideia é gastar um pouco de tempo para mostrar que você pensou naquela pessoa”, diz Célia. Mesmo quem não conhece bem o amigo-secreto pode pesquisar seus gostos e interesses perguntando para amigos em comum. Aliás, esse é exatamente o objetivo da brincadeira.

Os dois especialistas concordam que a pior coisa que alguém pode fazer em uma troca de presentes é ser íntimo demais. Dar lingerie, por exemplo – coisa que eles juram que acontece mesmo. “É pura falta de bom senso”, diz Renato. O outro extremo também é ruim. Presentes impessoais demais, como vale-compras, dão a impressão de que você não pensou na pessoa nem se importa com ela. Chato.



E o chefe?

É comum que as pessoas que tiram o chefe sintam-se constrangidas e acabem se sentindo obrigadas a comprar um presente mais caro. Outro erro. Todos participam em pé de igualdade, e o valor estabelecido está lá para garantir isso. “O ideal é seguir a recomendação de preço, senão vai parecer puxa-saco”, alerta Renato. Se tiver dúvidas sobre os presentes, seja para um chefe, colega ou subordinado, é melhor sempre checar com um amigo. Não tem problema revelar o segredo para uma pessoa só. É por uma boa causa.




Piadista

Mas não é porque o ambiente é de descontração que dá para aproveitar e começar a descontar as diferenças sob forma de piada. É normal, e desejável, ser bem-humorado na hora de revelar quem é seu amigo-secreto. Mas, apesar do clima de festa, não se esqueça de que você continuará trabalhando com aquelas pessoas. Há que se manter a civilidade. “Jamais queimaria meu filme tentando ser engraçadinha”, diz Célia Leão. Além de evitar coisas de óbvio mau gosto na hora das piadinhas – como comentários racistas e sexistas – ela diz que uma boa dica é se colocar no lugar da pessoa. Se você se sentiria constrangido de ouvir algo parecido sobre você, é bem provável que seu amigo também se sentirá. Melhor não.



Ao embarcar na brincadeira com bom senso e disposição, os especialistas garantem que, além do presente, dá para sair do amigo-secreto até com um amigo novo.



Veja também


- 7 pecados profissionais da mulher no trabalho

- Dossiê dos chefes insuportáveis

- 10 dicas para voltar ao trabalho sem culpa



 

FONTE: IG COMPORTAMENTO

Choro e tristeza após o fechamento de fábrica da Philips em PE

Após o último dia de expediente, funcionários mostravam indignação com a demissão de 500 pessoas e tentavam projetar o futuro



Renata Baptista, especial para o iG, do Recife 10/12/2010 20:12


O clima entre os funcionários no último dia de trabalho na fábrica de lâmpadas automotivas da Philips em Recife, que encerrou 43 anos de atividade, foi de tristeza. Muitos deixaram a empresa chorando, como o operador de máquina Rinaldo Ferreira Pontes, de 34 anos.



“Meu sentimento é de frustração e decepção com o governo estadual, que podia ter feito mais para manter a fábrica aberta. Minha vida está aqui dentro”, disse Pontes, que trabalhava na empresa há 16 anos, é casado e tem dois filhos. “Tenho muito medo do que vou encontrar lá fora, mas vou me qualificar para entrar no mercado de trabalho. Vou levar a minha vida, apesar de não estar dormindo tranqüilo, preocupado com o futuro”, completou.



A Philips anunciou que fecharia a fábrica há um mês, pegando os 500 funcionários - 350 efetivos e 150 terceirizados - de surpresa. Segundo a empresa, a decisão de suspender a fabricação de lâmpadas no País foi consequência da crise econômica global. Os produtos passarão a ser importados de outras fábricas da multinacional na Europa e Ásia.



Ao fim do expediente, por volta das 14h (15h em Brasília) desta sexta-feira, os funcionários da empresa participaram de assembleia com a diretoria e depois, na saída, receberam panfletos e tiveram o apoio de representantes do Sindmetal-PE (Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Pernambuco).



“Não fizemos um protesto porque participamos das conversas entre a empresa e os funcionários. Seria como um chute na canela”, afirmou o presidente da entidade, Alberto Alves dos Santos.



Para o secretário de relações de trabalho da CUT-PE, Augusto César Barros, a assembleia serviu apenas para ratificar os acordos fechados entre a empresa e os trabalhadores em encontros anteriores.

De acordo com o Sindmetal-PE, a Philips tem mostrado preocupação em realocar os funcionários no mercado de trabalho, e por isso está oferecendo a eles cursos de formação e requalificação profissional no Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). Além disso, está colaborando com a aposentadoria dos funcionários que receberiam o benefício em até 20 meses.



Para o operador de máquinas Evandro Gomes, de 36 anos, além do abalo de perder o emprego, o dia também foi triste, pois representou a despedida dos colegas.



“Somos como uma família. Convivo mais com eles do que com minha mulher e filha. A ficha de que não vou mais vê-los todo dia ainda não caiu”, disse ele, que afirmou que seu “futuro é um ponto de interrogação”. “Vou fazer cursos para me qualificar e ver se aparece alguma coisa.”



A preocupação do operador de produção Antônio Carlos Batista, de 28 anos, é com os colegas de mais idade, que podem ter dificuldade em encontrar emprego. Segundo ele, um dos colegas que tinha problemas cardíacos morreu no último mês.



“Não sabemos se há ligação da morte com a notícia da demissão, mas todo mundo está com muita angústia”, afirmou.



Mudança de ramo



De acordo com Batista, a própria Philips está levando currículos de seus funcionários a outras empresas, mas, mesmo assim, a concorrência pode ser mais difícil para os mais velhos.



“Os mais antigos não estão com muita esperança. Para mim é diferente. Sou solteiro e estudante universitário, então minha meta é mudar de ramo”, disse Batista, que cursa Ciência da Computação e deve se formar em dois anos. Ele disse que vai investir os cerca de R$ 20 mil que recebeu de indenização e bônus pelos seis anos trabalhados na empresa para investir nos estudos. Ele recebia salário de R$ 1.300.



Para José Maria Monteiro, de 54 anos, o dia representou a despedida do trabalho, uma vez que ele pleiteia a aposentadoria após 30 anos na Philips. “Fico muito triste pelos colegas, mas já estava me preparando para parar. Não consigo imaginar como eles estão se sentindo.”



Empresa e funcionários voltam a se encontrar nos dias 22 e 23 de dezembro, para o pagamento das verbas rescisórias.



Leia também:


- Philips fecha fábrica e demite 500 funcionários no Recife

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FONTE: IG ECONOMIA - EMPRESAS