terça-feira, 22 de março de 2011

Portfólio mostra estilo e qualidade do trabalho

Apresentação de projetos é cada vez mais solicitada pelas empresas em processos de seleção




Patrícia Lucena, iG São Paulo 22/03/2011 05:57



Ter qualificações e trabalhar em grandes empresas são importantes para conseguir o emprego ideal. Mas as companhias pedem cada vez mais que o candidato comprove sua experiência na área. Por isso, profissionais de diversas áreas estão montando portfólios com exemplos de seus trabalhos com o objetivo de se diferenciar durante um processo de selação.



Na hora de montar um portfólio, é importante destacar os melhores projetos



Segundo Angela Valiera, gerente do site de busca de empregos Carreira Fashion, em especial nas áreas de criação é bem muito apresentar os projetos que realizou. “As empresas pedem que o candidato envie um portfólio antes da entrevista, junto com o currículo. É o melhor material para mostrar seu estilo de trabalho.”



Segundo Luciano Tardin, coordenador do curso de pós-graduação em design estratégico da Escola Superior de Propaganda e Marketing do Rio de Janeiro (Espm-RJ), o portfólio é importante para avaliar a trajetória do profissional na área. “O recrutador vai analisar tanto sua experiência como seus potenciais. Se é um profissional de recursos humanos, ele não tem como avaliar seus projetos, mas como você montou o seu portfólio, seus potenciais.” Por isso, é fundamental que o profissional também coloque suas habilidades como pessoa, pois a imagem também será avaliada.



Segundo Gabriel França, diretor de criação da agência de publicidade Grupo Scama, é comum as empresas se depararem com candidatos com formações parecidas, que acabam tendo um desempenho parecido também nas entrevistas. “Os recrutadores precisam ver um pouco mais. Saber como aquele profissional trabalha e o que é capaz de fazer.”



Além disso, a importância do portfólio vem crescendo com o fato de que hoje as pessoas mudam de emprego mais rapidamente. “Os profissionais ficam em média dois anos em uma empresa. Com isso, muitas vezes pessoas de 30 anos já passaram por pelo menos cinco lugares. Elas têm um leque maior de projetos. O portfólio ajuda a apresentar seus diferentes conhecimentos e experiências”, afirma Angela.


No currículo, o profissional lista as empresas pelas quais já passou e o que fez em cada uma. Mas muitas pessoas não conseguem colocar isso no currículo de forma objetiva. “Assim, começa a surgir a necessidade de algo que conte seus projetos mais importantes”, afirma Angela.



Montar um portfólio é uma forma de conseguir entender um pouco qual é a real produção daquela pessoa. “A própria montagem já mostra algum tipo de capacidade seletiva, se ela sabe escolher quais os melhores projetos para colocar na apresentação”, destaca França.



Como montar

Alguns itens são essenciais em um portfólio: melhores trabalhos, informações para contato, fotos dos projetos – no caso de arquitetos, designers e engenheiros –, breves descrições do que realizou e textos elaborados pelo profissional, para profissões como jornalismo ou outras relacionadas à escrita. As apresentações podem ser feitas tanto em Power Point – no caso de haver ilustrações – como também em formato de texto, apenas descrevendo todos os projetos.



“Você pode fazer uma apresentação em papel ou virtual. Mas em qualquer das opções é fundamental saber quais os projetos relevantes que devem ser mostrados e o modo como apresentá-los. O portfólio também passa a imagem da pessoa”, destaca Angela.



É importante destacar que na hora de montar um portfólio é preciso projetar o que o profissional almeja para aquele emprego. “Muitas vezes, você pode colocar projetos que não têm uma relação direta com o setor em questão, mas têm a ver com a área que você pretende seguir”, ressalta Tardin.


"O portfólio ajuda a apresentar seus diferentes conhecimentos e experiências", afirma Angela Valiera

Mas também não adianta descrever todos os projetos que já realizou. “O portfólio não pode ser tão extenso. O profissional deve evidenciar aqueles que são mais importantes e explicá-los de forma clara”, destaca Angela.



Um bom portfólio deve ser curto. “Se for muito longo, fica monótono e o recrutador acaba nem vendo tudo. Além de não manter certo equilíbrio e ter casos bons e uns não muito relevantes”, afirma França. Segundo ele, o profissional deve colocar no máximo dez dos melhores projetos. “Aquilo que realmente é o melhor, que represente tudo que a pessoa pode fazer e que mostra as qualidades que tem.”



É preciso partir de um desafio. Angela afirma que a pessoa deve explicar qual era o problema e a necessidade da empresa naquele momento, quais ações fez para solucionar e, depois, quais os resultados alcançados. “Com isso, o profissional deixa claro o caminho que percorreu e o que é capaz de fazer.”



Dessa forma, segundo Angela, independentemente de o recrutador ser da área em questão ou de recursos humanos, ele vai conseguir compreender o que a pessoa desenvolveu. “Para isso, é fundamental que a apresentação tenha um raciocínio lógico e que mostre casos relevantes e diversificados.”



Mas é importante também que o portfólio esteja alinhado com o currículo. “Se a pessoa achar que não deve colocar um projeto na apresentação, também não deve incluir no currículo. Não pode ficar desigual”, afirma França. Além disso, deve estar coerente com o que o profissional é. “Não pode ser muito discrepante das habilidades pessoais.”



A seleção dos projetos que serão apresentados no portfólio mostra se o profissional é organizado, coerente e se tem essa capacidade de apontar o que já fez de melhor. “Dependendo de como ele apresenta os projetos, o recrutador também consegue ver se a pessoa é discreta, criativa ou tímida, por exemplo”, ressalta França.



Leia também:


- Criatividade faz diferença no currículo de profissionais

- Especial: Análise de currículo

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FONTE: IG ECONOMIA

CURSO DE CESTA DE CAFÉ DA MANHÃ – AULA 6

DIVULGAÇÃO:




INICIALMENTE VOCÊ PODE FAZER UMA DIVULGAÇÃO LOCAL, CUJOS CUSTOS SERÃO MAIS BAIXOS. UM BOM EXEMPLO SÃO OS PANFLETOS E CARTÕES, QUE NOS LUGARES CERTOS PODEM CAUSAR UM ÓTIMO IMPACTO.



QUANDO SUA EMPRESA ESTIVER MAIS ESTRUTURADA E O INVESTIMENTO COM AS DIVULGAÇÕES, VOCÊ PODERÁ INVESTIR EM ANÚNCIOS COM UMA TIRAGEM E ABRANGÊNCIA MUITO MAIOR. OS JORNAIS E REVISTAS ESTÃO COTADOS COMO OS MELHORES MEIOS DE DIVULGAÇÕES.





É MUITO BOM VOCÊ TER EM MENTE QUAL É O PÚBLICO ALVO E ASSINAR REVISTAS BARATAS PARA O CLIENTE FINAL, OU SEJA, O NOSSO CLIENTE E QUE QUANTO MAIOR FOR O VALOR DO ANÚNCIO MAIOR TAMBÉM DEVERÁ SER A VENDA DE CESTAS PARA SUPRIR O VALOR GASTO.



ALGUMAS DICAS SÃO AS REVISTAS:



• VEJA – TODO BRASIL

• VIVA MAIS – TODO BRASIL

• DA HORA – JORNAL AGORA (SÃO PAULO)

• JÁ – JORNAL DIÁRIO POPULAR (SÃO PAULO)



OUTRO MEIO DE DIVULGAÇÃO É A MALA DIRETA. VOCÊ ENVIA PANFLETOS, PROSPECTOS OU PROMOÇÕES QUE VOCÊ VIER A FAZER, PARA CASA DAS PESSOAS JÁ CADASTRADAS. O ENVIO PODE SER PERTO DAS DATAS COMEMORATIVAS, FESTIVAS OU ANIVERSÁRIOS. O CONTATO TAMBÉM PODE SER FEITO POR TELEFONE NO CHAMADO TELEMARKETING ATIVO.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Elas saíram da pobreza e construíram impérios

 

Conheça a história de três mulheres que conseguiram mudar seu destino e ficaram milionárias através do trabalho


Danielle Nordi e Verônica Mambrini, iG São Paulo | 21/03/2011 07:45


Entre os empreendedores do Brasil, as mulheres já são maioria. Hoje, são 18,8 milhões de brasileiros à frente de negócios com menos de quatro anos, segundo a Global Entrepreneurship Monitor. Desses, 53% são mulheres. Isso significa que existem milhões de brasileiras neste momento tentando mudar sua vida e a de suas famílias abrindo salões de cabeleireiros, pequenos comércios, confecções, clínicas e empreendimentos mais ousados.

Sylvia, Carla e Zica são três mulheres que também começaram assim. Em comum, elas têm a origem pobre, o trabalho duro, e o empreendedorismo. Hoje, têm também negócios que faturam milhões de reais por ano.

Conheça a história de três brasileiras que vieram da pobreza e se tornaram milionárias através do próprio trabalho.

- Para ficar linda, ela ficou rica

- Vontade de aparecer e fantasia de mulher-gato

- A ex-sacoleira que ficou milionária

 
FONTE: IG COMPORTAMENTO

CURSO DE CESTA DE CAFÉ DA MANHÃ – AULA 5

ENTREGA:




TENHA EM MENTE QUE UM CLIENTE BEM ATENDIDO É UM CLIENTE SATISFEITO, POR TANTO CUMPRA OS HORÁRIOS ESTIPULADOS, AGENDANDO CORRETAMENTE A DATA E HORA DA ENTREGA. PROCURE NÃO MARCAR ENTREGAS COM PERÍODOS CURTOS, POIS SEMPRE ACONTECEM IMPREVISTOS.



QUANDO TIVER MAIS DE UMA ENTREGA, ATENTE-SE PARA NÃO INVERTER OS CARTÕES OU ENDEREÇOS DE ENTREGA.



ALÉM DO CADASTRO DO CLIENTE É INTERESSANTE QUE TENHA UMA FOLHA DE PEDIDO COM DUAS VIAS, UMA FICARÁ NA EMPRESA E OUTRA LEVARÁ CONSIGO, ASSIM SE VIER A PERDER TERÁ UMA DE RESERVA COM O ENDEREÇO DA PESSOA QUE RECEBERÁ A CESTA.



QUANDO A ENTREGA NÃO FOR FEITA DIRETAMENTE AO PRESENTEADO VOCÊ DEVERÁ PROTOCOLAR COM: CONTEÚDO DA ENTREGA, DATA, HORÁRIO DA ENTREGA, NOME COMPLETO DA PESSOA QUE RECEBERÁ, SE POSSÍVEL O NÚMERO DO RG E ASSINATURA DO RECEBEDOR, POIS SE HOUVER EXTRAVIO DA CESTA OU ATÉ MESMO O SUMIÇO DE ALGUM PRODUTO OU ATRASO NO HORÁRIO DA ENTREGA, VOCÊ TERÁ UM COMPROVANTE QUE A CESTA FOI ENTREGUE NA DATA E HORÁRIO CERTO.



ACRESCENTE UM CARTÃO COM O NOME DA PESSOA QUE ENVIA OU COM UMA FRASE QUE O CLIENTE SOLICITAR, DEIXE AO CRITÉRIO DO CLIENTE.

PROTOCOLO E FOLHA DE PEDIDO PODEM SE ENCONTRADOS EM PAPELARIAS.

domingo, 20 de março de 2011

SALÁRIOS NA INDÚSTRIA CRESCEM MAIS QUE PRODUÇÃO.

Com sinais de estagnação rondando desde o segundo semestre de 2010, a indústria brasileira retomou a alta da sua folha de pagamentos no início de 2011 e já começa a levantar dúvidas em relação ao efeito sobre a produtividade.


AE | 20/03/2011 09:46

Com sinais de estagnação rondando desde o segundo semestre de 2010, a indústria brasileira retomou a alta da sua folha de pagamentos no início de 2011 e já começa a levantar dúvidas em relação ao efeito sobre a produtividade. Na passagem de dezembro para janeiro, o tímido avanço de 0,2% da produção industrial foi acompanhado de alta de 5,1% na massa salarial, apesar do recuo de 0,1% nas vagas.

O avanço do custo de mão de obra na indústria foi registrado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) depois de uma queda acumulada de 4,4% nos dois últimos meses de 2010. Na comparação com janeiro de 2010, o índice é ainda mais expressivo: 7,1%. A taxa anualizada cresceu 0,4 ponto porcentual ante dezembro, atingindo 7,3%, nível mais elevado desde maio de 2005,

Em 2010, segundo o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), 91% dos trabalhadores da indústria tiveram aumento acima da inflação. Para o economista-chefe do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi), Rogério Souza, os acordos sindicais refletiram o forte ganho de produtividade (6,1%) do setor após a crise. No entanto, podem ter sido definidos com um horizonte que a produção não está confirmando.

"Não vai ser um problema se produzir e vender lá na frente", observa Souza. "A produtividade foi alta em 2010, mas com uma base de comparação baixa. O quadro não é favorável para a indústria, que precisa avançar mais na produtividade não só para competir, mas também para manter a alta de salários."

Fernando Sarti, professor do núcleo de economia industrial da Unicamp, pondera que a alta da folha da indústria em um mês é pouco para configurar uma tendência. Mesmo assim, diz que o desempenho da indústria em 2010 deixou espaço para a recuperação dos salários. "A atividade da indústria não está caindo. Há uma acomodação após um ano atípico. A análise sobre a produtividade é mais complexa", advertiu. "O salário não coloca a rentabilidade em risco. Comprimi-lo seria um tiro no pé, pois reduziria o dinamismo do mercado interno que favorece a própria indústria", afirma. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


FONTE: IG ECONOMIA

CURSO DE CESTA DE CAFÉ DA MANHÃ – AULA 4

CUSTO E PREÇO FINAL:




DEVIDO A GRANDE DIVERSIFICAÇÃO DE PRODUTOS E SUAS VARIAÇÕES DE PREÇO, DE FORNECEDOR PARA FORNECEDOR, NÃO É POSSÍVEL ESTIPULAR UMA MÉDIA DE PREÇOS DAS CESTA, PORÉM DAREMOS UMA VISÃO DE COMO CHEGAR AO PREÇO FINAL DO SEU PRODUTO.





SOME TODAS AS DESPESAS DO ESTOQUE INICIAL, PARTINDO DO CUSTO UNITÁRIO DE CADA PRODUTO (ACHE ESTE VALOR DIVIDINDO O PREÇO TOTAL DO PRODUTO PELA QUANTIDADE) ALGUNS PRODUTOS TERÃO VALORES INSIGNIFICANTES, PORÉM, ACRESCENTE-OS TAMBÉM.



ANOTE TODAS AS DESPESAS DECORRENTES NO DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO, ALGUMAS DESPESAS SÃO INVESTIMENTOS DE RETORNO EM LONGO PRAZO (MATERIAL DE ESCRITÓRIO, MOVEIS, UTENSÍLIOS DE TRABALHOS E ETC.)



ESTAS DESPESAS NÃO PODERÃO SER COMPUTADAS NO CUSTO DO PRODUTO. A PROPAGANDA É UMA DESPESA SUBJETIVA, POIS IRÁ VARIAR O CUSTO POR PRODUTO DE ACORDO COM O RESULTADO OBTIDO. ESTIPULE UMA VERBA DE PROPAGANDA MENSAL E NÃO DEIXE DE MANTÊ-LA MESMO QUE ESTEJA VENDENDO MUITO.



APÓS ACHAR O VALOR ESTIMADO DO CUSTO UNITÁRIO DE CADA CESTA COMPLETA, QUE VOCÊ TEM EM ESTOQUE, ACRESCENTE A ESTE VALOR 50% DE LUCRO (SE VOCÊ COBRA TAXA DE ENTREGA).



CASO NÃO COBRE A TAXA DE ENTREGA, AUMENTE O PERCENTUAL PARA 70% E DE UM DESCONTO CASO O LOCAL DA ENTREGA SEJA PRÓXIMO.



LUGARES DISTANTES, INDEPENDENTE DA COBRANÇA OU NÃO DA TAXA, COBRE UMA TAXA EXTRA, POIS O VEÍCULO NÃO CONSOME APENAS COMBUSTÍVEL E SIM SOFRE UM DESGASTE TOTAL.

sábado, 19 de março de 2011

Acesso à internet cresce 9,6% em um ano no Brasil

Segundo o Ibope, 73,9 milhões de brasileiros têm acesso à rede



iG São Paulo



O Ibope divulgou nesta sexta-feira (18/03) uma pesquisa que aborda o acesso à internet no Brasil. Segundo o instituto, 73,9 milhões de brasileiros tinham acesso à rede no quarto trimestre de 2010. Esse número representa um aumento de 9,6% em relação ao mesmo período de 2009.



4o. trimestre 2009 = 67,5 milhões
4o. trimestre 2010 = 73,9 milhõesCrédito: Ibope


Para chegar a esse número, o Ibope considera o acesso a partir de qualquer ambiente (residências, locais de trabalho, lan houses, escolas e locais de acesso público). O estudo leva em conta apenas pessoas com mais de 16 anos de idade.



O estudo destaca o crescimento do acesso residencial, que foi de 24% entre 2009 e 2010, acima, portanto, do crescimento global. Segundo o Ibope, o número de pessoas que moram em domicílios com acesso à internet era de 52,8 milhões no quarto trimestre de 2010.



O Ibope diferencia as pessoas que têm acesso à internet daqueles que realmente usam a rede. Esses são chamados de usuários ativos. Em fevereiro de 2011, entre as 56 milhões de pessoas com acesso à rede em casa ou no trabalho, 41,4 milhões foram usuários ativos.

FONTE: IG TECNOLOGIA