terça-feira, 28 de agosto de 2012

QUAL É A MELHOR FORMA DE FINANCIAR SEUS CARRO ?

Escolha a forma de financiar seu carro

iG Carros explica como funcionam o consórcio, o leasing e o CDC e aponta as vantagens e desvantagens de cada um

Jair Oliveira | 28/8/2012 16:00
 
 
Foto: Getty ImagesAmpliar
Cada modalidade tem suas vantagens e desvantagens


O mercado brasileiro vem atingindo recorde atrás de recorde nas vendas de automóveis. Hoje em dia, somos o quinto país que mais compra veículos no mundo, perdendo apenas para China, Estados Unidos, Japão e Alemanha.

A facilidade que o consumidor passou a ter em adquirir um veículo, principalmente agora com a redução do IPI que, inclusive, deve ser prorrogada para carros populares, em parte justifica isso. Outro fator foi o acesso facilitado ao financiamento de veículos. Entre os mais comuns estão o parcelamento direto com o banco – o famoso Crédito Direto ao Consumidor ou simplesmente CDC –, o leasing e o consórcio.


Leia também: Alvo do governo, marcas chinesas registram queda de 10,3% em 2012


Só para se ter ideia, de acordo com dados da Anef Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras -, no primeiro trimestre deste ano o saldo de crédito para aquisição de automóveis financiados por pessoas físicas correspondeu a 4,8% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro.

Mas quais são as “regrinhas” básicas de cada uma dessas modalidades? O que elas oferecem de vantajoso e desvantajoso? Qual é a melhor opção para ter um carro? Se vocês estão pensando em adquirir um automóvel financiado para aproveitar a redução de IPI, mas essas e outras questões ainda não estão esclarecidas, iG Carros explica como funciona cada uma dessas modalidades e aponta em quais situações elas podem ser usadas.



Para quem prefere alugar antes de comprar: Leasing

Embora utilizado como meio de financiamento, o leasing é na verdade uma espécie de locação financeira ou arrendamento mercantil. Entre as modalidades de compra no mercado, essa é a menos utilizada – cerca de 3% das compras hoje em dia são realizadas dessa forma, segundo a Anef.


Veja mais: Vendas de carros de luxo desabam 41% em 2012


Mais utilizado por pessoas jurídicas, o leasing funciona da seguinte maneira: a instituição financeira compra o carro que o interessado ou a empresa escolheu e cobra todos os meses um "aluguel" para que o veículo seja usado. Durante este período, o automóvel fica no nome da instituição. Ao final do contrato existem três alternativas: ou o veículo pode ser comprado pela pessoa, ou o contrato pode ser renovado ou o bem pode ser devolvido à instituição financeira.

Por oferecer menor risco de inadimplência, o leasing possui taxas menores que o CDC e é livre de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Mas, em contrapartida, como o carro fica no nome do banco, existem certas burocracias como a dificuldade para trocar, vender ou até mesmo antecipar a liquidação da dívida do automóvel antes do final do prazo pré-estipulado de “locação”, além do seguro, que pode se tornar um item obrigatório. Também pode ser exigido um contrato com prazo de permanência mínima de 24 meses.



Para quem pode se programar: consórcio

O consórcio é o segundo meio mais utilizado pelos brasileiros para comprar um carro. Ele surgiu na década de 1960 e era constituído por funcionários do Banco do Brasil. A lógica dessa forma de compra é antecipar a aquisição de bens. No entanto, ele é mais indicado para quem não tem pressa e pode programar a sua compra.

Funciona da seguinte maneira: um grupo de pessoas paga mensalmente um determinado valor, que somado é igual ao preço cobrado pelo automóvel. Normalmente, todo mês duas pessoas são contempladas: uma por sorteio e outra por leilão – nesse último, ganha quem der o lance mais alto. Ao final do contrato, todos os integrantes desse grupo estarão com os seus automóveis em mãos.


Leia também: Honda encerra cota de importação do CR-V para este ano


De acordo com Elaine Gomes, gerente do departamento jurídico da Abac (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios), no consórcio, as taxas são baseadas no valor requerido pelo cliente, e no geral são mais baixas que as do leasing e do CDC. Mas vale ressaltar a importância de ler o contrato, pois nele constam os valores que serão cobrados pela instituição financeira.
Outro ponto positivo é que, diferentemente do leasing, o documento do carro fica no nome do proprietário, então não haverá problemas burocráticos na hora de vender ou trocar de veículo.



Para quem tem pressa: CDC – Crédito Direto ao Consumidor

Talvez por ser a modalidade mais simples e sem muita burocracia, o CDC (Crédito Direto ao Consumidor) seja a forma de financiamento mais procurada pelos brasileiros. Segundo a Anef, 52% das compras efetuadas no primeiro semestre deste ano foram realizadas dessa forma.
Por meio do CDC o consumidor pode parcelar o seu carro diretamente com a instituição financeira de acordo com o que ele precisa e com o que o banco pode oferecer. A vantagem é que, caso aprovado, o carro fica no nome do proprietário e, além disso, caso o dono do automóvel queira, pode antecipar a qualquer momento a liquidação total da dívida.

A desvantagem é que os juros estão entre os mais altos do mercado. De acordo com a Anefac (Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade), no mês de julho a taxa ficou em 1,8% ao mês.

FONTE: IG CARROS

POLÍTICA: TEMA CONTURBADO NO TRABALHO

Discutir política no trabalho não é proibido, mas tem de ser feito com cautela
Discutir política no trabalho não é proibido, mas tem de ser feito com cautela (© MSN/Office)
 
 
 
Foi dada a largada da disputa eleitoral para prefeitos e vereadores em todo o país. Desde 21 de agosto os canais de televisão e emissoras de rádio exibem as propagandas eleitorais. O assunto está em voga e não temos como escapar de nossas responsabilidades eleitorais. Entretanto, ao surgir o assunto no ambiente de trabalho é necessário ter cautela. Confira a seguir algumas dicas de como agir.
 
Para o diretor da Divisão de Projetos de Outplacement, da empresa Bernt Entschev Human Capital, Vladimir Araujo, discutir o assunto é saudável, pois demonstra que o profissional não é alienado e sabe expor a sua opinião. O segredo é fazer isso de maneira comedida. Segundo o especialista, 'a palavra chave é parcimônia'.
 
 
Ele ainda explica que o profissional só deve perguntar a intenção de voto do colega se a pessoa se mostrar aberta a falar, pois, como o voto é secreto, a atitude pode soar como falta de educação ou indelicadeza.
 
 
A mesma opinião é compartilhada pela diretora-executiva da Quality Training RH, Marisa Ayub. De acordo com a especialista, o assunto pode ser debatido, mas com muita discrição, pois, segundo ela, 'o profissional não é obrigado a concordar com a opinião do outro, mas tem de entender'.
 
 
Discutir política não é problema, mas tentar convencer os outros a votar no seu candidato ou chamar o colega de 'ignorante' ou 'burro', isso tudo é proibido e pega mal dentro da empresa. 'Não se deve tentar catequizar ninguém', acrescenta Ayub.
 
 
O profissional também não deve usar camiseta do candidato, distribuir 'santinhos', bandeira, canetas, entre outros objetos dentro da empresa, por mais informal que o ambiente seja.
 
Em alguns casos, as empresas financiam a campanha política dos profissionais. Nesta situação, o profissional pode, novamente, expor a sua opinião, mas deve respeitar o posicionamento da empresa. 'Ele pode dizer, eu não concordo, mas respeito. Mas deve se evitar este embate direto', finaliza Araujo.
 
 
 
 

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

29 PROGRAMAS DE TRAINEE ACABAM EM SETEMBRO

29 programas de trainee acabam em setembro

    Especial Trainee: 29 programas encerram inscrições em setembro 
      
    Veja onde estão as oportunidades, quais são os pré-requisitos e não perca os prazos para conquistar sua vaga
    patrocínio
    Fernanda Bottoni
    segunda-feira, 27 de agosto de 2012

    O mês de setembro está intenso para quem procura uma vaga de trainee. Confira abaixo o calendário de inscrições de 29 grandes programas e boa sorte! ;-)

    2 DE SETEMBRO
    Grupo Abril – São dez vagas para profissionais de todas as áreas graduados entre dezembro de 2010 e dezembro de 2012 com conhecimentos avançados de inglês. Veja mais.


    Bayer – São 10 vagas para candidatos com formação universitária concluída entre dezembro de 2010 e dezembro de 2012, nos cursos de Administração, Marketing, Comunicação Social, Publicidade & Propaganda, Farmácia, Psicologia, Agronomia, Engenharia de Produção, Comércio Exterior, Ciências Econômicas ou Ciências Contábeis. Saiba maisaqui.

    Itaú Unibanco – São cerca de 70 vagas para jovens com formação entre dezembro de 2010 e dezembro de 2012, nos cursos de Administração de Empresas, Ciências Contábeis, Ciências Atuarias, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Direito, Engenharia, Estatística, Física, Marketing, Matemática, Propaganda e Marketing, Publicidade e Propaganda, Psicologia, Relações Internacionais, Relações Públicas, Ciências da Computação, Sistemas de Informação Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Quer saber mais? Aqui.


    3 DE SETEMBRO
    Oxiteno - Para se candidatar a uma vaga de trainee é necessário ter concluído curso de Administração de Empresas, Economia, Química e Engenharias (Ambiental, Computação, Controle e Automação, Produção, Elétrica, Eletrônica, Eletrotécnica, Mecânica, Mecatrônica, Química) entre julho de 2011 e dezembro de 2012. Veja mais aqui.

    4 DE SETEMBRO
    Braskem - As oportunidades estão nos Estados de Alagoas, Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Os candidatos devem ter a graduação concluída entre dezembro de 2010 e dezembro de 2012 e escolher entre as opções Trainee Industrial e Trainee. O primeiro é para os recém-formados em Engenharia, com interesse em carreira técnica. O foco é na formação de engenheiros para as áreas de Processos, Produção, Manutenção, Automação e Saúde, Segurança e Meio Ambiente. Já o segundo, tem oportunidades para os interessados nas demais áreas de negócio da Braskem. Veja mais aqui.


    Foz do Brasil - Empresa de soluções ambientais da Organização Odebrecht busca jovens que tenham concluído, entre dezembro de 2010 e dezembro de 2012, os seguintes cursos de graduação: Engenharia Ambiental e Sanitarista; Engenharia Química; Engenharia Civil; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica; Geologia; Administração; Economia; Ciências Contábeis; e Química. Veja mais informações aqui.

    5 DE SETEMBRO
    Brasil Foods - São 30 vagas para o escritório de São Paulo, porém, os selecionados podem ser alocados em uma das 51 unidades da BRF, que se distribuem em onze estados brasileiros e em sete escritórios no exterior (Argentina, Reino Unido e Holanda). Veja mais aqui.

    10 DE SETEMBRO
    Ambev - Podem participar recém-formados ou estudantes do último ano dos cursos de Administração de Empresas, Administração Pública, Agronomia, Análise de Sistemas, Ciências Biológicas, Biotecnologia, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Ciências Econômicas, Direito, Direito Internacional, Economia, Engenharia (todas), Estatística, Física, Farmácia, Marketing, Publicidade e Propaganda, Design, Química, Matemática, Processamento de Dados, Relações Internacionais ou Sistemas da Informação. Veja mais.


    Johnson & Johnson - São 34 oportunidades para graduados em cursos superiores das áreas Humanas, Exatas ou Biológicas, com formação entre dezembro de 2010 e dezembro de 2012. Inglês avançado ou fluente e mobilidade geográfica são outros requisitos. Saiba mais aqui.

    International Paper- Empresa oferece dois programas, o tradicional, que tem um foco mais generalista e proporciona um aprendizado macro das diretorias, e o Programa de Trainee Expert, voltado para profissionais com perfil mais técnico que queiram atuar nas áreas Industrial e de Tecnologia.Para participar é preciso ser graduado entre dezembro de 2010 e dezembro de 2012. Veja mais aqui.

    Nova Pontocom - Podem participar recém-formados de várias áreas com inglês fluente. Vagas são para a cidade de São Paulo. Veja mais.

    13 DE SETEMBRO
    Danone – Podem participar graduados em todas as áreas com formação entre dezembro de 2010 e dezembro de 2012 que tenham inglês avançado. Veja mais.

    15 DE SETEMBRO
    Rodobens - Salário oferecido é de R$4 mil, mais até três salários anuais por meio do Programa de Participação nos Resultados. A empresa oferece também vale-transporte, seguro de vida em grupo, ticket refeição (ou alimentação) e seguro saúde. Veja os pré-requisitos aqui.

    16 DE SETEMBRO
    Grupo CCR - Serão selecionados 26 recém-formados para atuar nas unidades de negócio da companhia no Estados de São Paulo (São Paulo, Jundiaí, Tatuí, Barueri e Santa Isabel), Rio de Janeiro (Rio de Janeiro e Niterói) e Paraná (Ponta Grossa). Veja maisaqui.

    Riachuelo - Para participar é preciso ser graduado entre dezembro de 2008 e dezembro de 2012 ou cursar o último ano de Administração, Economia, Moda, Comunicação, Engenharia ou áreas correlatas. Veja mais aqui.

    VLI – Empresa que presta serviços de logística está com dois programas abertos, o de Trainee Corporativo, para funções administrativas, e o de Trainee de Engenharia, para as operações ferroviárias e portuárias da empresa. Veja mais.

    17 DE SETEMBRO
    Grupo Gafisa - Os candidatos devem ser formados desde 2011 ou estar cursando o último ano dos cursos de Administração de Empresas, Administração com ênfase em Comércio Exterior, Logística, Marketing, Produção, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Engenharias (Civil, Computação, Elétrica, Eletrônica, Industrial, Materiais, Mecânica, Produção, Química e Telecomunicação), Estatística, Gestão da Informação, Informática, Matemática, Matemática Aplicada e Computacional, Processamento de Dados e Relações Internacionais. É preciso ter inglês avançado, bons conhecimentos no pacote Office e disponibilidade para viagens e mudança de estado. Saiba mais.

    18 DE SETEMBRO
    Votorantim - São 50 oportunidades para atuar tanto na parte de operações, em fábricas, fazendas e minas, quanto nas áreas corporativas, como a de finanças, comercial, logística, recursos humanos, comunicação e sustentabilidade. Veja mais aqui.

    20 DE SETEMBRO
    Citibank - Podem se candidatar estudantes de diversos cursos que estejam no último ano da faculdade (conclusão em dezembro de 2012) ou candidatos que tenham se formado até, no máximo, dezembro de 2010. É preciso ter inglês fluente e disponibilidade para trabalhar em São Paulo, onde fica a sede do banco no Brasil. Mais aqui.

    23 DE SETEMBRO
    AES Brasil – São 16 vagas para quem tem conclusão de curso superior entre dezembro de 2010 e dezembro de 2012 e inglês avançado. Veja mais aqui.

    24 DE SETEMBRO
    Cyrela - Para participar da seleção é preciso se graduar, em 2012, nos cursos de Administração, Arquitetura, Economia ou Engenharia (todas), ter conhecimentos avançados de inglês e disponibilidade para viajar e morar em qualquer lugar do Brasil. Veja mais.

    3M – São 12 vagas nas áreas de Marketing, Manufatura, Pesquisa & Desenvolvimento, Finanças, Recursos Humanos e Supply Chain. Podem se candidatar graduados entre 2010 e 2012, nos cursos de Administração, Economia, Propaganda e Marketing, Psicologia, Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Química e Engenharias. Mais informarçoes aqui.

    Cielo - São 17 vagas distribuídas nas áreas de Produtos e Negócios, Marketing, Tecnologia, Logística e Operações, Comercial, Gestão de Pessoas, Prevenção a Fraudes, Projetos Estratégicos e Finanças. O salário é de R$ 4,5 mil. Ficou interessado? Veja os pré-requistos aqui.

    Saint Gobain – São 14 vagas para SP e interior. Para se candidatar é preciso ser graduado entre dezembro de 2010 e dezembro de 22012 em Arquitetura, Administração, Ciências Contábeis, Economia, Engenharia Civil, Engenharia de Materiais, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Engenharia de Produção Mecânica, Engenharia Industrial, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia de Controle e Automação, Marketing, Psicologia ou Química. Saiba mais aqui.

    28 DE SETEMBRO
    BDO Brazil - Auditoria e consultoria está com 30 vagas abertas para os escritórios de Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro (RJ), São José dos Campos (SP) e São Paulo (SP). Veja pré-requistos aqui.

    Philip Morris - Podem se inscrever profissionais formados em cursos superiores, com graduação entre dezembro de 2008 e dezembro de 2012. Os candidatos precisam ter inglês fluente e mobilidade para trabalhar em diferentes locais. Veja mais aqui.

    30 DE SETEMBRO
    GPS - Empresa busca estudantes das áreas de Administração de Empresas, Economia e Engenharia. Veja mais aqui.

    Lafarge – Empresa de materiais de construção tem 14 vagas Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraíba. Veja mais aqui.

    Redecard - Para se candidatar é necessário ter concluído a graduação em Engenharia, Administração de Empresas, Economia, Marketing, Comunicação Social, Publicidade e Propaganda ou Relações Públicas, entre dezembro de 2010 e dezembro de 2012, ter inglês avançado e até 27 anos completos em janeiro de 2013. Veja mais.

    FONTE: CLICK CARREIRA - MSN

FII: Fundo de Investimento Imobiliário








Você pode pensar que só conseguiria isso se fosse muito rico e ainda por cima sonegasse impostos, mas está enganado. É exatamente essa a proposta dos FIIs (Fundos de Investimento Imobiliário), que apresentarei neste artigo.

O que é?

O Fundo de Investimento Imobiliário (FII) é um veículo de investimento em imóveis com o objetivo de conseguir retorno pela exploração de locação, arrendamento, venda do imóvel e demais atividades do setor imobiliário.
Do patrimônio de um fundo, podem participar um ou mais imóveis, parte de imóveis, direitos a eles relativos, entre outras opções. Na maior parte dos FII’s o investimento se resume a comprar um imóvel para receber a renda do aluguel e se aproveitar da valorização.

 

Por que investir?

Existem várias vantagens tanto do ponto de vista da comodidade quanto fiscais. As principais são:
  • Substituir o investimento complicado em imóveis de aluguel, sem se preocupar com inquilino;
  • Receber aluguéis sem pagar Imposto de Renda e com a comodidade de investimento da Bolsa de Valores;
  • Diversificação da carteira, com investimento com boa equação de risco e retorno.

 

Investimento Imobiliário

O investimento em FII que aplica em imóveis, na prática, é bastante similar à compra de um imóvel pelo investidor, com vantagens substanciais, como pode ser visto na tabela a seguir:
Compra de ImóvelInvestimento em FII
Simplicidade
Investidor precisa se preocupar, entre outras coisas, com escrituras, certidões, ITBI, locação, vacância, reforma, cobrança
Por meio do Home Broker o investidor negocia as suas quotas sem se preocupar com burocracia e dia-a-dia do investimento
Liquidez
A venda depende de diversas variáveis e complicações que tornam a venda rápida de um imóvel uma tarefa difícil
As quotas são negociadas em bolsa, mitigando o risco de não se conseguir vender o ativo, além de ser livre das complicações burocráticas
Custos
A média cobrada pelo corretor de imóveis para realizar a venda é de 6%
O investidor paga apenas 0,5% de corretagem (pode variar, dependendo da corretora escolhida) para transacionar suas quotas no mercado
Fracionamento
A compra de um imóvel diretamente implica dificuldades de se dividir o aporte com outros investidores, bem como, realizar venda parcial de imóveis
O investimento em FII pode ser fracionado em quotas e o investidor pode comprar/vender mais ou menos de um imóvel, tornando o investimento acessível a mais investidores
Vantagem Fiscal
Os aluguéis provenientes dos imóveis de propriedade direta são tributados pelo IRPF
Não há incidência de IR sobre o rendimento distribuído pelo fundo, o que aumenta o retorno
Risco
A propriedade de um imóvel faz com que o seu proprietário fique exposto ao risco de vacância e inadimplência
O FII investe em grandes empreendimentos, com diversificação de inquilinos, não dependendo da qualidade financeira e presença de um só inquilino
Gestão
O proprietário de um imóvel de aluguel, em geral, não tem tempo para observar o dia-a-dia do imóvel e encontrar maneiras de melhorar os seus ganhos
O fundo possui escala de recursos suficiente para contratar profissionais especializados no setor que irão otimizar a rentabilidade
Imóveis
O investidor fica restrito aos ativos que consegue encontrar e à qualidade de imóvel correspondente ao montante de que tem disponível
O FII pelo seu volume tem acesso a grandes empreendimentos de primeira linha, que, sozinho, o investidor não conseguiria acessar

 

Distribuição dos resultados

Os FIIs ao final do período determinado em seu regulamento (em geral, ao final do mês) apuram o resultado que deve ser distribuído aos quotistas. Por determinação legal, os FIIs devem distribuir pelo menos 95% de todo lucro que auferir no mês.
Assim ao final de cada período o investidor recebe o rendimento como se fosse o aluguel. A valorização do imóvel corresponde à valorização da quota, ou seja, ao ganho de capital observado por meio da cotação que evolui no mercado.

Quais os FII’s disponíveis no mercado?

 

Como investir?

A forma de investimento é similar ao investimento em ações, através do home broker, com a vantagem de ter um risco bem menor. Para isso, basta se cadastrar em qualquer corretora (confirme antes com o assessor de investimento essa possibilidade) e realizar as primeiras operações.

Rentabilidade

Os FII’s renderam entre 8,5% a 10% nos últimos 12 meses, apenas com os alugueis. Lembre-se que eles são isentos de imposto de renda e ainda tem característica. Se levar em consideração os valores pagos mensalmente mais a valorização do fundo (valor da cota), o rendimento médio sobe para entre 20% e 30% no mesmo período, com alguns, como o ABC Plaza Shopping, superando os 60% (dados referentes à abril/2010).
É importante ressaltar que apenas o rendimento mensal é isento do imposto de renda. O lucro obtido pela diferença entre o preço de compra e o preço de venda é tributado como uma operação no mercado de ações, ou seja, 20% de imposto de renda sobre esse lucro.
Ficou alguma dúvida? Já investem nesses fundos? Preferem o investimento em imóveis? Deixe um comentário e participe dessa discussão!

Publicado em 05.10.2010 por Rafael Seabra em Imóveis, Renda Fixa

fonte: Quero ficar rico - educação financeira

domingo, 26 de agosto de 2012

Seis negócios para montar em casa (aprte 4 de 4)

Seis negócios para você montar em casa


 

Para evitar despesas na largada, você pode trabalhar na sala, no quarto ou na garagem

Por Wagner Roque

  
Promotor de eventos Da produção dos convites à contratação dos manobristas do estacionamento, dos garçons ao bufê. E mais: atrações musicais, brindes, cenografia, performances teatrais e tudo o que o cliente desejar.

Uma agência de organização de eventos eficiente deve estar sempre preparada para oferecer toda a estrutura que a atividade exige. E, para começar, você não precisa mais do que um telefone, um computador e uma boa rede de fornecedores. Você pode atender pessoas físicas ou organizar eventos corporativos, que são, em geral, mais lucrativos. A concorrência em ambos os casos é grande. Mas, como em todas as atividades, sempre há espaço para quem faz o serviço com eficiência. A Lumac Criação e Desenvolvimento, dos sócios Maurício Moraes e Lucas Aguiar, por exemplo, que nasceu em 2002, em São Paulo, tem o objetivo ambicioso de oferecer o máximo de serviços para eventos, sem custos elevados para os clientes.

SAIBA MAIS
Com pouca experiência no ramo e quase nenhum dinheiro para investir, a dupla começou apenas com o que tinha no momento: computadores, fax, carros próprios e um espaço livre no apartamento de Aguiar, que acabou se transformando em escritório. Os primeiros clientes chegaram por meio do site que eles criaram na internet. Outros foram indicados por amigos, parentes e ex-colegas de trabalho. Uma pequena parcela retornou o contato que a dupla tinha realizado para divulgar o negócio antes de abri-lo. Um alerta importante para não colocar o caixa em risco: os profissionais terceirizados devem ser sempre contratados de acordo com a demanda de trabalho.

Mas você precisa ficar atento à qualidade da mão-de-obra e à agilidade de execução dos serviços. Um evento que começa atrasado com certeza pode colocar todo o trabalho a perder.

Entretenimento de bolso
Há dez anos, os telefones celulares serviam somente para fazer e receber ligações e eram bem maiores e mais pesados do que hoje. Felizmente, a tecnologia evoluiu e agora basta um aparelho minúsculo para receber e enviar mensagens de texto, tirar fotos, ouvir música, brincar com jogos eletrônicos e navegar na internet em alta velocidade. Na esteira da revolução tecnológica que acontece no mundo dos celulares, surgiu uma nova atividade, que promete bons lucros para quem está no ramo: o desenvolvimento de jogos eletrônicos, com gráficos, imagens e som de alta qualidade.

Uma das pioneiras no ramo no país é a Devworks, de São Paulo, que iniciou as atividades em 1999. A Devworks fornece os programas para grandes companhias de telefonia, que incluem dezenas de jogos, e divide a receita com elas. Quem começar agora no ramo dificilmente vai vender os produtos diretamente para as grandes operadoras.

É mais provável, segundo André Penha — da Délirus, de Campinas, interior de São Paulo, que também desenvolve jogos para celular —, que você venda os produtos para as chamadas publicadoras, que selecionam, divulgam e colocam os jogos no mercado. Penha diz que, para atuar no ramo, é preciso contar com profissionais de arte e de computação gráfica, utilizar softwares específicos e investir no maior número possível de aparelhos para testar os jogos, mas ele afirma que dá para fazer tudo de casa porque a equipe não precisa ser grande.
 
fonte: PEGN

Seis negócios para montar em casa (parte 3 de 4)

Seis negócios para você montar em casa


Para evitar despesas na largada, você pode trabalhar na sala, no quarto ou na garagem
Por Wagner Roque

  
Organizador de viagens Você pode montar sua própria agência de viagens, cujo papel basicamente é vender passagens avulsas para pessoas físicas ou jurídicas e revender pacotes turísticos de operadoras de turismo. O negócio não requer grandes investimentos. Basta uma sala com mesa, computador e telefone. Não é obrigatório ter curso superior em turismo, mas um dos responsáveis pela empresa deve ter, no mínimo, três anos de experiência em atividades ligadas ao setor, de acordo com o Sebrae, a entidade de apoio ao micro e pequeno empresário.

A concorrência no ramo é grande. É preciso seriedade e dedicação para alcançar o sucesso. A empresária Vera Galindo, por exemplo, dona da Multi Turismo, de São Paulo, diz que, desde a abertura da empresa, em 2001, adotou o hábito de fazer extensas entrevistas com os futuros passageiros para descobrir as suas expectativas e preferências. Com um dossiê nas mãos, ela é capaz de traçar roteiros sob medida para qualquer tipo de público.

Vera optou por criar o seu home-office no apartamento em que mora, já que o prédio permite. O número de funcionários depende da estrutura da agência.

SAIBA MAIS
No começo, você pode contar com apenas um nas funções de emissor de passagens e atendente. Mas você precisa se dedicar integralmente à empresa. Nada de deixar tudo nas mãos do funcionário, por julgar que se trata de um negócio simples. Com formação superior em turismo, Vera tem como braço direito a gerente

Vera Padula, que também tem curso universitário na área, com a qual divide o atendimento ao cliente. "Em geral, fico com os serviços administrativos e as viagens aéreas; e a minha gerente, com os pacotes", diz ela.

Se você quiser entrar no ramo, terá que registrar obrigatoriamente o negócio na Embratur, o órgão do governo federal que regulamenta o setor. A filiação à Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) é opcional. A vantagem para quem se associa à entidade é poder frequentar os cursos que ela promove, geralmente ministrados pelo Fórum das Agências de Viagens Especializadas em Contas Comerciais (Favecc), pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) e pelo Sindicato das Empresas de Turismo (Sinditur). Para o segundo semestre de 2006, estão programados cursos de iniciação em turismo para novos empresários, venda de produtos e serviços, marketing, qualidade no atendimento, legislação, gestão e finanças. As aulas são dirigidas tanto aos empresários como a seus funcionários.

O setor também oferece oportunidades para agências especializadas em viagens ecológicas, de negócios e para os praticantes de esportes de aventura. Todos esses nichos registram demanda crescente nos últimos anos. Mas a especialização exige cuidados redobrados na formação dos funcionários, na escolha dos roteiros e constante atualização sobre as novidades do mercado.
 
FONTE: PEGN

Seis negócios para montar em casa (parte 2 de 4)

Seis negócios para você montar em casa


Para evitar despesas na largada, você pode trabalhar na sala, no quarto ou na garagem
 
Por Wagner Roque
  
Designer virtual
A expansão da internet como ferramenta de trabalho nos mais diversos ramos de atividade acabou por abrir boas oportunidades para os webdesigners, aqueles profissionais que criam páginas personalizadas na rede.

É um negócio promissor para quem gosta de informática e quer trabalhar em casa, já que a atividade exige apenas um bom computador conectado à internet, de preferência por banda larga. É claro, porém, que quem pretende atuar no ramo deve ter noções de programação de computador e também uma "veia artística". A criatividade é fundamental para se dar bem na área.

Muitos profissionais que já estão no mercado aprenderam o trabalho na prática, prestando serviços para a clientela, como o designer Fernando Villela, de São Paulo. Mas é possível também frequentar cursos sobre o assunto e depois estagiar com pessoas experientes no ramo. Em geral, o webdesigner atende profissionais liberais e empresas de pequeno e médio portes de diferentes setores.

SAIBA MAIS
Como as empresas encaram a internet, cada vez mais, como uma ferramenta fundamental para o crescimento de seus negócios, elas querem, hoje, ter um portal bem produzido, que funcione como um mecanismo eficaz para interagir com a clientela.

O preço da produção de um site no formato mais simples, com identificação do negócio, exibição dos produtos, serviços e canal para contato, varia. Quanto mais incrementado for o trabalho, obviamente, mais alto será o preço do serviço. O custo e o tempo de produção dependem do nível de complexidade dos itens que serão incluídos no site, como fotos, ilustrações e animação.

Festeiro profissional
Uma festa cuja proposta é fazer os convidados ferverem na pista de dança requer som e iluminação potentes. Como nem sempre os anfitriões dispõem dos equipamentos, a locação é a alternativa mais conveniente. Para você, que entende ou gosta de eletrônica, eis aí uma boa opção de negócio para começar em casa. Recomendamos que você compre primeiro equipamentos para espaços menores, como salões de festa de edifícios.
As festas de amigos e parentes são bons pretextos para testá-los e também para divulgar o negócio. A partir daí, você pode começar a cobrar pelo aluguel, como fez Maurício Szics, de Campinas, interior de São Paulo. Ele começou emprestando seus aparelhos e caixas de som. Depois, a partir de 2002, criou a própria empresa, batizada de Som Szics, em sociedade com o sobrinho, Douglas Szics. Passou a alugar até telão e chega a distribuir brindes aos convidados da festa. Você pode se encarregar do transporte dos equipamentos ou terceirizá-lo, mas precisa ter cuidado para não danificar a aparelhagem. Afinal, a reposição de lâmpadas e os pequenos consertos depois de uma festa estão entre os principais custos de uma empresa do ramo.
 
FONTE: PEGN