terça-feira, 30 de novembro de 2010

MODELO DE CURRÍCULO PARA O 1º EMPREGO

NOME COMPLETO

Brasileiro, Solteiro, 18 anos, liberado do exército, sem filhos
Endereço Completo – Bairro
CEP – Cidade – Estado
Fones: 11 XXXX.XXXX



Objetivo: Atuar na área de informática ou áreas afins


Escolaridade:

• Cursando Xº ano do Ensino Médio – E.E. XXXX (término em XX/2008)



Cursos Complementares na área de Informática

• Informática avançada (Windows 2000, Word 2000, Excell 2000, Acess 2000, Power Point 2000, Corel Draw 9.0, Page Maker 7.0, Internet, Hardware, Front Page 2000 e digitação) – Fast Camp – Conclusão em Julho/2007.


Habilidades Pessoais:

Criatividade, liderança, determinação, objetividade, aprendizagem rápida, aberto à cursos de aperfeiçoamento.



Experiência Profissional:

Busco a primeira oportunidade do mercado de trabalho.

Inadimplência das empresas tem maior recuo em dez anos

Indicador da Serasa Experian registra queda de 3,4% em outubro, na comparação com setembro



iG São Paulo 30/11/2010 08:44


A inadimplência das empresas registrou a maior queda dos últimos dez anos, segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira pela Serasa Experian. Em outubro, houve recuo de 3,4% em relação ao número de companhias inadimplentes em setembro.

Em relação a outubro de 2009, a inadimplência recuou 3,8%, a maior queda para o mês desde 2004. No acumulado do ano até outubro, o recuo ficou em 6,2% em comparação a igual intervalo do ano passado – também a queda mais expressiva desde 2004.

Na avaliação da Serasa Experian, o resultado reflete o bom momento para a economia brasileira. “Depois do menor desempenho do consumo e da produção no 3º trimestre, em razão da política monetária restritiva, a reação esperada para a economia no último trimestre de 2010 traz expectativas positivas para as finanças empresariais no período”.

Por isso, a empresa acredita que a tendência de recuo da inadimplência da pessoa jurídica deve prosseguir e o indicador deve fechar o ano com variação negativa. Em 2009, o número de empresas inadimplentes registrou alta de 18,8%, em resultado da crise econômica e da menor oferta de crédito.



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FONTE: IG ECONOMIA

Dez dicas para tornar-se empreendedora de uma franquia

chegada de marcas ao mercado é uma excelente oportunidade para explorar novos nichos de consumo


Marlene Ortega - 17/11/2010 11:48


Além das marcas já conhecidas, estão disponíveis no mercado brasileiro novas redes de franquias, recém chegadas ao sistema de franchising. São negócios ligados a diversos setores de atuação, passando de 600 marcas a procura de um interessado em tornar-se um empreendedor de sucesso. Se por um lado as opções são muitas, aumentando a possibilidade de encontrar algo que se harmonize com diferentes perfis pessoais, de outro é necessário estudar muito bem as opções com o propósito de identificar as vantagens e desvantagens de cada negócio. Algumas dicas podem ajudar nessa empreitada:



1. Identifique quais são os setores de atuação que mais combinam seu perfil e que possam usar seus talentos da melhor maneira. Qual negócio melhor corresponde ao que você deseja fazer no papel de franqueado?



2. Selecionado o setor, é importante iniciar uma pesquisa detalhada sobre os diferenciais que esse negócio oferece ao mercado. Você pode escolher uma franquia que já tenha marca consagrada e uma carteira de franqueados com experiência e resultados que podem ser analisados. Isso facilita sua investigação, sem dúvida. Porém, há novos franqueadores na praça. Pode ser interessante aproveitar as novas oportunidades e prosperar junto com a marca. Qual seu apetite para o risco de ser um empreendedor de uma bandeira recém chegada ao mercado?



3. Após selecionar uma bandeira que mantenha seus sentidos aguçados, estimulando seu talento empreendedor, procure conhecer a figura do franqueador. Ele será um pouco seu sócio e um pouco seu chefe. Não se iluda a respeito de sua independência. O franqueado precisará identificar-se com a filosofia do negócio e com o a visão do franqueador. Assim o sucesso estará mais próximo de ambos. Será que você está preparado para compartilhar o dia a dia do seu negócio?



4. Estude tudo o que existe a respeito da bandeira escolhida. Dados como o ano de fundação da empresa, o ano de início da franquia e o número de unidades espalhadas dão a noção da maturidade da rede e sua evolução ao longo da trajetória no modelo de franchising.



5. O franqueado é um investidor. Sempre é bom reforçar que não é ideal que o empreendedor invista todo o capital que possui. Mesmo com boas perspectivas à frente é necessário ter um colchão para suportar o período inicial com mais despesas do que receitas. Certifique-se de que em sua conta estão a taxa de franquia, o capital de giro, as despesas com estrutura, royalties e taxa de publicidade.



6. Ao optar por aproveitar a oportunidade que as recém-chegadas oferecem, o empreendedor não terá alguns dados para avaliar. Será impossível, por exemplo, comparar diversas unidades. Assim, o importante é verificar se a atividade proposta acena com diferenciais que deverão agradar ao mercado no curto e no longo prazo.



7. Procure também identificar quais são os pontos em que precisa melhorar para aumentar seu desempenho e obter o êxito desejado como empreendedor. É verdade que em uma franquia há regras a seguir, haverá ajuda com o treinamento de funcionários, com os planos de marketing e compras. Porém, é preciso cuidar dos possíveis pontos fracos do empreendedor. De acordo com algumas consultorias especializadas, a maior carência dos franqueados está na gestão financeira.



8. Procurar cursos no SEBRAE e na ABF, entre outros, é outra recomendação para capacitar cada vez mais o empreendedor. Consulte o site dessas instituições e valorize as oportunidades de aprendizagem.



9. É possível experimentar o negócio antes de investir em uma franquia. Há casos em que a pessoa vislumbra o próprio negócio para o futuro, mas começa a preparar-se desde já. Por vezes ela começa como supervisor, gerente, ou mesmo recepcionista de determinada marca, ganha vivência profunda sobre os meandros do negócio e acaba por se candidatar a franqueado. É uma caminhada que vale muito a pena se você olhar nos benefícios que poderá colher.



10. O ano de 2011, com nova presidente e promessas de benefícios aos pequenos empresários, dá ares de que estaremos em um bom momento para tomar a decisão de ir em frente com os planos de construir o próprio negócio, quer seja ele uma franquia ou uma inovação colocada por conta própria no mercado. Novos consumidores estão por aí. Conheça-os, saiba o que quer a classe C tão ávida por consumo, descubra os nichos de mercado, foque no seu sonho e trabalhe para torná-lo realidade.



FONTE: IG DELAS - NEGÓCIO DE MULHER

Franquias de imóveis crescem no País

Com setor aquecido, empresas querem expandir suas redes e aumentar o número de franqueados





Bruna Bessi, iG São Paulo 30/11/2010 05:30


As franquias imobiliárias são um segmento novo no mercado de franquias. As americanas Century 21 e Remax mantêm a liderança, com mais de 60 franqueados cada uma, e um crescimento superior às brasileiras. Entretanto, a batalha está apenas no começo. A brasileira Franquia Imóveis alcança este ano 24 franqueados e vê seu faturamento crescer 70% em relação ao ano passado, atingido R$ 200 mil e com boas expectativas para o futuro.

Century 21 busca expandir sua rede no Brasil

Com o desafio de aproveitar o bom momento do mercado e aumentar o número de franquedos, as franquias imobiliárias brasileiras procuram fortalecer suas marcas e enfrentar a concorrência americana. Segundo Ricardo Camargo, diretor executivo da Associação Brasileira de Franchising (ABF), uma das principais dificuldades que elas encontram é a experiência e tradição nos planos de negócio que as estrangeiras possuem. “Além disso, as franquias imobiliárias americanas têm mais verba para fazer eventos e se tornarem conhecidas, não ficando só no eixo RJ-SP”, afirma. “Entretanto, apesar de a participação das brasileiras ainda ser pequena, nos próximos três anos isso irá mudar muito.”



O sistema de franquias brasileiro também deve fechar o ano com bons resultados. Segundo a ABF, o setor deve atingir em 2010 cerca de R$ 75 bilhões em faturamento, um crescimento 19% maior em relação ao ano passado. “Nossa previsão é de que neste ano as franquias imobiliárias brasileiras cresçam 30% em relação a 2009 e não há tendência de as estrangeiras crescerem mais, já que a profissionalização do setor vem acirrando a disputa”, diz Camargo.



Brasileiras na disputa

Pioneira no mercado de franquias imobiliárias, a rede Franquia Imóveis apesar de ter iniciado suas atividades em 2007 ainda não alcançou os resultados das concorrentes americanas. Administrada pela holding Franchising Ventures, a rede tem 24 franqueados – um em Miami (EUA) – e quer expandir sua atuação para outros estados do Brasil. As boas perspectivas também atingem o faturamento da empresa. Este ano a expectativa é de que cresça 67% (atingindo R$ 200 mil), em relação ao mesmo período de 2009. “A maior concorrência que enfrentamos ainda são as imobiliárias de bairro, por isso aumentamos a presença entre os clientes. Além disso, para expandir a rede queremos tê-las como sócias e parceiras”, afirma Sérgio Milano Benclowicz, diretor da Franquia Imóveis.

Outra brasileira que busca ampliar sua participação no mercado é a Auxiliadora Predial. Com forte atuação no Rio Grande do Sul desde 2007, a franquia tem hoje 11 unidades próprias e 18 franqueados. Os bons negócios fizeram com que a empresa chegasse ao mercado paulista neste ano. Entre seus planos está abrir 15 unidades em São Paulo até o fim de 2011. “É só uma questão de tempo para ampliarmos nossa rede. Estamos expandindo e queremos consolidar a marca também na capital paulista”, diz Antônio Azmus, diretor de vendas da empresa.



Forte concorrência

A rede americana Century 21 lançou sua primeira unidade no Brasil em dezembro de 2008 e hoje tem 64 franqueados. Seu faturamento este ano já alcança R$ 1 bilhão, contra os 204 mil registrados ano passado. “Em 2015 queremos chegar a mil unidades franqueadas, para isso estamos fazendo parcerias com bancos e seguradoras, oferecendo mais serviços aos clientes”, diz Ernani Assis, diretor geral da franquia.



O forte crescimento e a busca pela expansão do mercado fazem com que a Century 21 diversifique sua maneira de cobrança para os franqueados já no ano que vem. “Ao invés de cobrar royalties da marca sobre o faturamento dos empresários, iremos fazer a cobrança como se fosse um aluguel – cujo valor variará de acordo com o tipo de negócio”, afirma Assis.



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FONTE: IG ECONOMIA - FINANÇAS

CURSO: 10 idéias para Ganhar dinheiro com Fotografia.=> IDÉIA 3.

3. Esportes Locais




Se você gosta de esportes, deve tentar fotografar atividades de esportes na sua cidade. Entre em contato com grupos amadores de esportes e ofereça seus serviços fotográficos. Fotos de ação, de grupos e individual podem abrir um campo lucrativo, te dar pratica em fotos de ação para melhorar suas habilidades, e pode ser bem divertido. Você pode fazer e vender produtos usando as fotos, em camisas e cartões dos times ou jogadores sozinhos.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Lojas de câmbio lançam barrinhas de ouro de 5 e 10 gramas

Com cotações recordes, pequenos investidores e clientes passaram a buscar produto; barras custam entre R$ 400 e R$ 2 mil



Claudia Facchini, de São Paulo 27/11/2010 05:00


Barra de 250 gramas de ouro do Grupo Fitta. A partir do mesmo peso, metal também pode ser comprado na Bolsa

A febre do ouro, cujos preços dispararam com as incertezas econômicas mundiais e atingiram patamares nunca antes alcançados, chegou aos pequenos consumidores. Mais pessoas querem ter em casa barras do metal precioso, ainda que pequenas, interesse que já entrou no radar das casas de câmbio e corretoras.



O grupo Fitta, que controla uma rede de franquias de 50 lojas de câmbio espalhadas por várias capitais do País, começou a vender em novembro pequenas barras - de cinco, dez, vinte e cinquenta gramas - para atender à procura de pessoas que têm entre R$ 400 e R$ 2 mil disponíveis para investir. O grama do ouro fechou na sexta-feira cotado a R$ 87 na BM&FBovespa.



“A diversificação do portfólio de investimentos está na moda e, com a queda do dólar, vínhamos recebendo muitas ligações de pequenos clientes, que queriam alternativas para investir em ouro”, afirma o presidente do grupo Fitta, André Nunes, que lançou as pequenas barras para o varejo com marca Reserva D’Ouro.



O produto é a grande aposta da rede de lojas de câmbio para o Natal.


Os contratos da BM&FBovespa são de 250 gramas e exigem um investimento de mais de R$ 21 mil atualmente, afirma Nunes. “Para os pequenos investidores, esse é um valor muito elevado”, explica Nunes.



Mas, desde que o metal retomou o seu prestígio, muitos clientes passaram a comprar ouro não só como investimento e sim como sinal de status, como acontecia no passado. “Há empresas, por exemplo, que querem premiar seus funcionários pelo cumprimento de metas”, diz Nunes. Outros clientes querem apenas presentear a família.



O Grupo Fitta é sócio da empresa Marsan na Ello Metais Preciosos, a maior fornecedora de ouro do País para o atacado e varejo e a maior fundidora certificada pela BM&FBovespa. A expectativa é de que as barras de ouro passem a representar 5% dos negócios do grupo Fitta na divisão de ouro. A Ello prevê crescer 10% neste ano e faturar R$ 277 milhões.





Lojas de câmbio

Mas o segmento que mais vem prosperando no Grupo Fitta é o de lojas de câmbio. Com o dólar em baixa, os brasileiros estão viajando como nunca para o exterior, o que reanimou o mercado. A franqueadora de lojas de câmbio prevê crescer 140% neste ano e atingir o faturamento R$ 545 milhões.



A rede, que possui atualmente 7 lojas próprias e 47 unidades franqueadas, abrirá 27 pontos de vendas em 2010. Em 2011, a expectativa é de uma expansão ainda mais acelerada, com a abertura de 40 novas lojas, afirma Rodrigo Macedo, responsável pela divisão de franquias do Grupo Fitta.



Até 2014, a empresa projeta chegar a 200 franquias. Com a realização da Copa do Mundo e a Olimpíada, no País, a rede avalia que a procura por casas de câmbio se manterá aquecida no País.

“A maior demanda tem sido pelas barras de 10 gramas”, diz o executivo.




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FONTE: IG ECONOMIA - MERCADOS

Ganhe até 9 mil reais como temporário

Corra: restam apenas 30% das vagas para o final do ano. Confira guia completo para agarrar a sua.



Arthur Lopez  28/11/2010 20:00


Universitários estão sendo disputados por empresas que contratam para trabalhos temporários neste final de ano. Esta é uma prática comum em países como os Estados Unidos, onde boa parte dos estudantes de nível superior aproveitam as férias de verão para trabalhar. No Brasil, grandes empresas como Pão de Açúcar, C&A, Loja Americanas, Boticário e Nestlé admitem funcionários por tempo determinado durante todo o ano. Há oportunidades com salários de até 2,5 mil reais, que ao final dos três meses, mais alguns direitos como férias de 13º proporcionais, podem somar até 9 mil reais recebidos durante as férias.



Ainda há vagas – Para encontrar essas vagas no entanto é necessário procurar nas empresas especializadas em contratos de trabalho temporário. Elas selecionam e enviam os escolhidos para as companhias interessadas. A associação que reúne estas recrutadoras (Asserttem) estima que neste Natal 139 mil temporários serão contratados no Brasil. Jismália de Oliveira Alves, diretora da associação anuncia: “ainda há 45 mil vagas abertas”. A maioria é para trabalhar como promotores de produtos, vendedores ou operadores de telemarketing.



Turismo é um dos setores que contratam temporários

Shoppings – A oferta de trabalho temporário mais comum e mais informal é feita nesta época de Natal pelo comércio. A Associação Brasileira de Lojistas de Shoppings (Alshop) prevê que serão 130 mil empregos temporários oferecidos nesses centros de compras em todo o Brasil. O diretor da associação Luís Augusto Ildefonso da Silva avisa que é preciso correr porque em dezembro a maioria das vagas estará preenchida e será mais difícil encontrar uma oportunidade.



O iG Estágio e Trainee falou com especialistas para saber como procurar vagas de empregos temporários. Também perguntou sobre os motivos para você trocar suas férias por um trabalho durante este verão. E quer saber se você trocaria suas férias por um traalho temporário neste verão. O principal objetivo do portal foi preparar um guia para você conhecer melhor essa oportunidade, que para muitos é a primeira experiência profissional:



1. Universitários ficam com 60% das vagas

Ensino médio é requisito básico para ser selecionado a uma vaga temporária. No entanto, a preferência é por universitários, que já figuram em 60% das contratações. Além de administração, contabilidade e secretariado, que são as áreas mais procuradas, há mais oportunidades para quem faz educação física, economia, engenharia e marketing.



2. Comércio é o maior empregador

Lojas são as grande empregadoras de temporários, com 70% das vagas oferecidas. Os outros 30% das ofertas ficam na indústria e em serviços. Nesses casos, as vagas do final de ano costumam ser destinadas para trabalho nos cargos administrativos das empresas, principalmente em recursos humanos para ajudar no aumento de serviço ou em outros setores para cobrir férias dos funcionários fixos, por exemplo.



3. Ganhe até 9 mil como temporário

No comércio, os salários podem de 500 reais, para os serviços não comissionados, como caixa e empacotador, até a 2,5 mil, pago aos vendedores que alcançam os melhores resultados em vendas. Segundo a Asserttem, a média salarial paga no comércio aos temporários é de 870 reais. Na indústria, a média chega a 950 reais.



4. Corra para procurar, restam 30% das vagas

Das 139 mil vagas estimadas para os temporários, 70% já foram preenchidas. A seleção para a temporada de Natal começou em outubro, principalmente nas empresas que precisam treinar seus temporários. Mas ainda há 45 mil vagas disponíveis.



5. Jornada é igual à de funcionário fixo

Os temporários trabalham oito horas por dia ou o período determinado pela lei para a função, como de telemarketing, por exemplo, que tem carga horária de seis horas diárias. No comércio, é comum a loja adotar o rodízio, no qual uma semana o funcionário trabalha das 10h às 18h, em outra vai das 12h às 20h e na seguinte das 14h às 22h, por exemplo.



6. Temporário tem todos os direitos

Grande parte dos temporários tem acordos mais informais com seus empregadores. Mas quando o contrato é formal, ou seja que atende ao determinado na lei 6.019/74, o temporário tem os direitos de um funcionário fixo, menos as verbas rescisórias, que são multa do fundo de garantia e aviso prévio. Estes são os direitos do temporário:

- Adicional noturno

- Décimo terceiro salário proporcional

- Depósito de fundo de garantia (FGTS)

- Pagamento de horas extras

- Férias proporcionais

- Remuneração equivalente aos empregados efetivos

- Repouso semanal remunerado

- Registro em carteira

- Vale Transporte



7. Mais da metade das vagas está no Sudeste

Há vagas de temporários em todo o país, mas Rio de Janeiro e São Paulo concentram a maioria das ofertas. A região Sudeste fica com 54,5 % das vagas, seguida da Sul, com 23,5%, Nordeste 11,9%, Norte 5,5% e Centro Oeste 4,5%, segundo estudo da Asserttem. Essa proporção é similar nos shoppings devido à concentração desses empreendimentos em cada uma das regiões.



8. São 50 mil novas vagas em 2010

A oferta de empregos temporários apresentou um crescimento em torno de 10% durante todo o ano, chegando a 11% agora no Natal. Comparado aos contratos de 2009, este ano foram criadas 50 mil novas vagas. No fim de ano, esta oferta é sempre maior. Estudo da Asserttem prevê 139 mil vagas neste Natal. A mesma pesquisa aponta que o segundo período do ano com mais oportunidades é o que antecede a Páscoa, com 63,3 mil vagas, seguido do dia das mães, com 26 mil contratações, e as férias de julho, com 15 mil.



9. As empresas que mais contratam temporários

Os principais shoppings do país juntos esperam contratar 130 mil temporários, segundo levantamento divulgado pela Alshop. E isso os torna os maiores contratadores de temporários nesta época. Entre as principais empresas que terceirizam a contratação dos temporários estão o Boticário, C&A, Kraft Foods, Loja Americanas, Nestlé, Pão de Açúcar e Riachuelo.



10. Pode ser divertido

O trabalho temporário durante o verão não significa que você está sacrificando suas férias. Há boas razões para procurar uma vaga e uma delas é que pode ser divertido,a lém de ser a possibilidade de fazer novos amigos. Veja alguns exemplos de lugares com esse perfil e que contratam temporários:

Hopi Hari, o maior parque temático da América Latina.

Wet’n Wild, outro dos maiores parques temáticos do país tem a vantagem de selecionar temporários para trabalhar em atrações aquáticas, mais afinadas com o verão.

Navios de cruzeiro contratam estudantes para período de seis meses a bordo. Mais informações na recrutadora Infinity Brazil (CVC e MSC) e na Royal Caribbean, que tem 200 vagas abertas.



Fontes: Andreza Santana, gerente de marketing do Monster, Fernanda Baldívia, gerente da divisão de temporários e terceirizados da Page Personnel, Jismália Oliveira Alves, da Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem), Luís Augusto Ildefonso da Silva, diretor de relações institucionais da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) e Luis Pesta, gerente de marketing do Vagas.com.br.


Se você já decidiu que vai passar as férias trabalhando, veja agora os três caminhos para encontrar as vagas.




FONTE: IG VAGAS