quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

CURSO SOBRE ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO => AULA FINAL => 15

MUDANÇA CONTÍNUA




A melhoria contínua se resume em mudanças constantes. As pessoas têm dificuldade em lidar com mudanças.Os gerentes mais eficazes preferem que o seu pessoal se envolva com o trabalho. É difícil lidar com a mudança contínua se as metas pessoais e os resultados finais desejados não forem expostos com clareza e revistos periodicamente. Do ponto de vista do PEP (Programa de Eficiência Pessoal) a melhoria da qualidade possui três ingredientes principais:



1. Identifique o que precisa ser melhorado

2. Planeje atitudes para melhorar

3. Leve os planos adiante

 
 
METAS PESSOAIS E PROFISSIONAIS





O item de maior importância na Administração do Tempo é, sem dúvida o estabelecimento de metas. Saber para onde se quer chegar é primordial para orientar todas as decisões de nossas vidas. Um velho provérbio diz: “Se você não sabe para onde está indo, qualquer caminho fará com que você chegue lá.”, porém é ai que está o problema. Quem não sabe o que realmente é importante fica sempre “dando voltas” gastando esforços, sem saber a direção.



Quem tem metas definidas consegue direcionar ações e esforços, e todas as suas atitudes possuem um propósito, o de alcançar a meta definida.



A meta é a visualização de um alvo.



A meta é o significado e o sentido da vida e é nela que está a felididade e o prazer do trabalho.



Lembre-se sempre: As metas devem ser SMART.



eSpecífica

Mensurável

Alcançáveis

Representarem um desafio pessoal

Temporais



Autor: Wilson Luiz Pereira

Acesse o site: http://..autor/wilson-luiz-pereira.html



FONTE: http://www.idealgratis.com/

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

MBA no Brasil ou no exterior? Que tal os dois juntos?

Cursos com complementos em universidades estrangeiras permitem vivência internacional, cada vez mais valorizada pelas empresas



Pedro Marques, do iG Carreiras 22/12/2010 05:50



A maioria dos executivos sabe que, cedo ou tarde, vai precisar fazer um MBA para dar um impulso na carreira. Na hora de escolher o curso, porém, surge um dilema comum: estudar no Brasil ou no exterior? Ficando por aqui, o executivo tem chance de se manter no mercado de trabalho e perto da família. Viajando, há a possibilidade de ter uma vivência no exterior – experiência que é cada vez mais valorizada pelas empresas – e de fazer um curso mais específico e sem similar no País.



Para tentar conciliar as duas necessidades, as instituições de ensino oferecem uma terceira alternativa: ter a maior parte das aulas no Brasil e fazer um módulo complementar no exterior. “O complemento no exterior para aqueles que querem fazer um MBA no Brasil é muito saudável”, diz Marcelo Ambrósio Ramos, sócio-proprietário da MBA House, escola preparatória para ingresso em escolas de negócio fora do País. “Esses complementos permitem ficar em universidades estrangeiras por poucos meses e não prejudicam a rotina de trabalho nem o ambiente familiar”, acrescenta Carlos Shinoda, diretor acadêmico do Instituto Nacional de Pós-Graduação (INPG).



Na opinião dos dois especialistas, a principal vantagem de fazer um complemento fora do País, mesmo por pouco tempo, é a experiência de estar em contato com uma nova cultura. “O contato com outras metodologias de ensino e o relacionamento com outros executivos estrangeiros é parte fundamental no processo de aprendizagem do aluno de MBA, que amplia sua compreensão do mercado global”, afirma Shinoda, do INPG. Ramos, da MBA House, reforça essa avaliação: “(O aluno) aprende em didática, em cultura, em cidadania e, principalmente, com o network formado durante o curso.”



Outra vantagem para os executivos é não precisar deixar o trabalho ou pedir uma licença muito longa para estudar. “Obviamente, o aluno retorna ao mercado mais rapidamente”, diz Ramos.



Em compensação, o executivo deve levar em conta que o período fora não conta como um MBA no exterior. “Fazer uma extensão no exterior não é o mesmo que fazer o curso por completo lá fora”, explica Ramos. “O MBA é um curso pesado e extenso e a imersão deve ser total.”



Além disso, Ramos destaca que o executivo deve ter bom nível de um idioma, geralmente o inglês, para fazer o complemento no exterior. “Os alunos não são aceitos automaticamente na universidade estrangeira.”





Como decidir

Levando em conta essas características, Shinoda, do INPG recomenda que o executivo tome a decisão de acordo com sua atual fase na carreira. “Às vezes, um MBA totalmente no Brasil pode ser válido para executivos com pouca experiência de mercado”, afirma. “Já um curso no exterior seria aconselhável aos executivos que já tenham feito MBA no Brasil.”



Ramos faz outra ressalva: “Esse tipo de estudo, em essência, representa absorver culturas diferentes. Quem não tem esse ímpeto – de conviver com pessoas de culturas diferentes e aprender como eles pensam, se comportam e trabalham – ganha mais fazendo um curso 100% nacional.”



O diretor da MBA House, no entanto, acredita que esse pode ser uma oportunidade perdida. “O mundo mudou muito e está cada vez menor e mais integrado. Hoje em dia, a vantagem competitiva do executivo está em trabalhar em ambientes multiculturais.”



FONTE: IG ECONOMIA - CARREIRAS

CURSO SOBRE ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO => AULA 14

Bons hábitos de trabalho




Para um bom desempenho do trabalho, cada pessoa deve definir quais são seus planos, metas pessoais e valores, cruzá-los com os objetivos da organização e realmente se engajar no projeto da empresa, podendo visualizar melhor o futuro.



Persistir e atualizar-se observando os pontos ainda falhos que podem ser melhorados.



Nunca se deve confiar inteiramente na memória, até mesmo para não sobrecarregá-la.



Para isso deve-se eliminar os pequenos lembretes que as pessoas costumam usar, pendurados aqui ou jogados ali e substituí-los por um caderno de lembretes, sempre acessível, que permite um melhor acompanhamento daquilo que já foi ou será feito.



Porém, o uso de uma agenda ainda é indispensável, podendo-se encontrar tipos e sistemas de agenda que melhor se enquadrem no gosto pessoal.



Mesmo com as agendas eletrônicas, não se perde a importância do uso de uma de papel, pois não são todas as agendas eletrônicas que são portáteis ou práticas para carregar.



A pessoa mais apropriada para se delegar uma tarefa não é aquela que não faz nada, porque provavelmente continuará a não fazer.



A delegação consiste na escolha da pessoa apropriada para se delegar a tarefa, informá-la com clareza acerca da execução, dar o tempo suficiente para realização.



Atribuir novas responsabilidades e dar crédito às pessoas não faz com que o delegante perca o seu posto, mas sim possa ser visto como um bom organizador.





Ordem – 4 “S”



1. Sei-ri: Organização

2. Sei-ton: Ordem

3. Sei-kez: Asseio

4. Sei-sou: Limpeza



A organização é fundamental para um bom desenvolvimento do trabalho.



Uma padronização do sistema de trabalho e arquivamento (principalmente em locais onde há rotatividade de funcionários) permite o fácil acesso a materiais por outras pessoas que precisem acompanhar certos trabalhos.



Assim, deve-se tomar uma pessoa como referência exemplo e buscar-se a melhora a cada projeto, aperfeiçoar-se.



Gerência peripatética



O termo decorre do modo aristocrático de ensinar caminhando.



Um gerente deve estar sempre por perto de seus subordinados para estar a par dos acontecimentos, identificar os problemas, dar auxílio e acompanhar o trabalho, pois assim não será interrompido em má hora, nem terá de enfrentar de uma vez grandes problemas decorrentes de outros menores não resolvidos nem problemas no processo de trabalho, estando a par das reivindicações imediatas e atendendo-as.



Um decálogo contra a patologia burocrática



Um dos fatores de desperdício de tempo é o excesso de documentação.



Tenha pouco papel sobre a mesa, o papel só faz tomar mais seu tempo. A melhor maneira de se comunicar é OLHO A OLHO.



Sugestões de administração do tempo



• Respeite o tempo do seu cliente;

• Confirme as visitas por telefone;

• Elimine a “visita inesperada” – para sempre!;

• Dê ao seu cliente uma estimativa da duração da entrevista;

• Planeje i seu tempo para quando o cliente desperdiçar o dele;

• Fale com quem toma decisão;

• Aproveite bem seu tempo de viagem/deslocamento;

• Desenvolva hábitos saudáveis da venda;

• Trate do mesmo assunto com vários clientes, ao mesmo tempo;

• Divulgue o material sobre administração do tempo;

• Identifique os melhores dias para contatos comerciais.



Em que usar o tempo ganho?




Saber administrar o tempo nos torna mais eficaz, podendo assim ter mais tempo livre. Mas se você não sabe como usar esse tempo livre, tudo que você aprendeu até agora de nada valerá.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Saiba o momento certo de fazer um curso de idiomas no exterior

Estudar fora melhora conhecimento e fluência em outra língua, mas não é solução mágica, explica consultora




Pedro Marques, do iG Carreiras 21/12/2010 05:50



Que ter fluência em outro idioma, em especial o inglês, é imprescindível para o profissional de hoje não é novidade para ninguém. Como conseguir esse domínio, porém, são outros quinhentos – há quem estude um idioma por anos e ainda assim sinta dificuldades na hora de se comunicar. Por isso mesmo, tem muita gente que pensa em aproveitar o período de férias para viajar e estudar outra língua, na esperança de voltar falando inglês, espanhol ou alemão impecavelmente. Mas é bom tomar cuidado e não criar expectativas demais: estudar no exterior não é uma solução mágica para aprender um idioma.

Vivência em outra cultura é um dos pontos fortes de estudar idiomas no exterior

“Recomendo muito a experiência de estudar fora, não só pelo aprendizado, mas pelo aspecto cultural, uma vivência que o mercado de trabalho procura cada vez mais”, afirma Ho Mien Mien, sócia-diretora da Outliers, escola de idiomas voltada para o desenvolvimento profissional. A consultora, porém, destaca que é importante ter algum conhecimento do idioma antes de viajar. “Se a pessoa tiver um conhecimento ruim (da outra língua), ela pode acabar se retraindo e gastar esse dinheiro sem aprender muita coisa.” O ideal, segundo Ho, é que o aluno esteja para completar, pelo menos, o curso básico de um idioma.


O tempo é outro fator determinante para o aprendizado. “Não adianta querer aprender tudo de uma vez e recuperar o tempo perdido para ficar fluente em um mês. O cérebro tem uma limitação e vai se cansar”, explica. Na opinião da consultora, seria bom se a maioria das pessoas pudesse estudar por 3 meses, pelo menos. “No primeiro mês a pessoa vai se acostumar com o clima e a rotina. Melhor, mesmo, seria poder ficar estudando por pelo menos meio ano”, disse.




Foco

Como nem todo mundo pode abrir mão do trabalho e passar 6 meses estudando em outro país, Ho Mien Mien dá um conselho àqueles que optarem por um curso de curta duração no exterior: “Faça um curso relacionado com seus interesses e vocações. Ficar na sala de aula só aprendendo inglês não adianta muito, tem uma hora que o cérebro vai desligar e é perda de tempo e de dinheiro.”


Segundo ela, se o aluno trabalha com mercado financeiro, por exemplo, ele vai ganhar mais se procurar cursos de idiomas criados especificamente para esse setor, além de workshops e cursos rápidos em sua área de atuação. “Isso aumenta o interesse, o aluno pode querer pesquisar artigos e livros para saber mais sobre o assunto”, diz. “Pode ser que, dependendo do nível, o profissional não adquira uma fluência, mas vai desenvolver bastante o conhecimento.”



Preparação

No caso de quem decidiu aproveitar as férias para estudar no exterior, Ho recomenda que o aluno se organize antes de embarcar. “Idioma depende muito de a gente querer aprender”, diz. “Primeiro, ele deve se dedicar antes, ainda no Brasil, para chegar ‘aquecido’. Durante o curso, o aluno deve fazer todas as lições dadas pelo professor e tentar identificar suas principais dificuldades. As escolas de intercâmbio sempre têm um plantonista para tirar as dúvidas e essa pode ser uma boa oportunidade para esclarecer questões mais complicadas.”


Além disso, a especialista pede para que os estudantes “evitem andar só com brasileiros” para não correr o risco de falar mais português do que a outra língua na viagem. “O importante é sair da zona de conforto. A pessoa tem que lembrar que está investindo tempo e dinheiro, então é melhor aproveitar o máximo do tempo para conhecer outra cultura.”





FONTE: IG ECONOMIA - CARREIRAS

CURSO SOBRE ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO => AULA 13

É preciso dizer não!




Dizer não poderá causar algumas conclusões negativas, mas também poderá trazer grandes benefícios, por exemplo:



• Ganhar tempo;

• Definir claramente situações;

• Manter prioridade;

• Economizar esforços.



É preciso saber o momento certo para dizer não, porque existe vário significado do NÃO, mas se for preciso dizer não, diga.



Quando dizer não



O NÃO é indicado quando:



• A atividade é estranha ao plano estratégico da empresa;

• Há outra prioridade mais importante;

• O esforço relativo à execução da atividade na compensa o resultado;

• A atividade aumenta o custo, sem trazer o benefício correspondente;

• A atividade diminui o lucro, sem trazer contrapartida positiva.





Planejamento:



Um planejamento permitir obter-se uma visão geral do trabalho a longo prazo, definindo as principais metas e objetivos.



Primeiramente, cria-se um planejamento mensal onde aparecerão todas as tarefas, semana a semana a serem desenvolvidas no mês.



A partir daí, cria-se um planejamento semanal, voltado para as atividades principais da semana nos seus respectivos dias e horários reservados para execução. Da mesma maneira é que chega-se, por fim, ao planejamento diário.



Um planejamento para desenvolvimento dos projetos consiste em dividir cada projeto em etapas, constituindo tarefas menores e definir quem as executará e quanto tempo terá para fazer, não se esquecendo da importância do acompanhamento.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Caixa Econômica Federal lança cartão para pagamento de aluguel

Cartão elimina necessidade de fiador ou garantia adicional; em cinco anos, banco espera atingir marca de 1 milhão de clientes



Valor Online 20/12/2010 14:07



A Caixa Econômica Federal lançou nesta segunda-feira um cartão para pagamento de aluguel sem a necessidade de fiador ou garantia adicional. O produto, chamado Cartão Aluguel Caixa, será comercializado em todo território nacional após o término da fase piloto do projeto, que está previsto para fevereiro. A expectativa é distribuir 100 mil cartões no primeiro ano de funcionamento pleno do produto.


O vice-presidente de pessoa física da Caixa, Fábio Lenza, ressaltou, em coletiva de imprensa realizada em São Paulo, que, em cinco anos, a instituição pode atingir a marca de 1 milhão de cartões. Por meio do cartão, a Caixa vai garantir que a imobiliária receba até 12 parcelas de aluguéis não pagos.



"A análise de risco será feita na venda do cartão e o risco será assumido pela Caixa. Assim, o locador poderá ficar mais tranquilo", afirmou Lenza. A instituição financeira fará a cobrança mensalmente do aluguel.



O cartão será oferecido nas bandeiras MasterCard e Visa, na modalidade internacional. Além de oferecer a linha de aluguel, ele funcionará como um cartão de crédito comum, podendo ser utilizado para a realização de compras em estabelecimentos comerciais. O custo do cartão será de R$ 8 reais por mês. Caso o usuário ative a linha do aluguel, terá de pagar também uma taxa de manutenção de 6,67% ao mês.



"Para garantir 12 meses de pagamento, o cliente pagará no total 0,8 do valor de um aluguel. Em média, no seguro fiança, ele paga de 1,3 a 1,5 do valor de um aluguel", explicou o executivo. O cliente terá dois limites distintos no cartão, um para a linha de aluguel e outro destinado ao pagamento de compras no varejo.



O cartão é o primeiro com essa finalidade no mercado brasileiro. Inicialmente, sua implantação vai se dar por meio de projeto piloto. Com quatro imobiliárias credenciadas, sendo duas da capital paulista, e outras duas de Goiânia (GO). O processo de locação por meio do cartão será realizado obrigatoriamente em imobiliárias credenciadas pela Caixa.



Em 60 dias, o banco deve credenciar 300 imobiliárias. Com relação às quatro imobiliárias selecionadas para a fase piloto, Lenza afirmou que, por meio delas, serão testadas as funcionalidades do cartão para que sejam realizadas as melhorias necessárias.




Leia também:


-  'Cartão Aluguel' deve reduzir preço de locação de imóveis




FONTE: IG ECONOMIA - MERCADOS

CURSO SOBRE ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO => AULA 12

ASPECTOS TÁTICOS




O CHEFE



• Se for interrompido pelo chefe proceder assim: “Fulano, você pediu para eu ir até aí agora, mas estou com sicrano”;

• Marcar 2 ou 3 contatos em horários predeterminados com seu chefe toda semana;

• Manter o chefe informado do progresso dos seus esforços na administração do seu tempo;



SUBORDINADOS



• Solicitar a seus subordinados que, junto com os problemas, tragam também alternativas de solução;



SECRETÁRIA



• Definir dois momentos diários para despacho com sua secretária;

• Solicitar a ela que coloque por escrito e arquive toda instrução sua;

• Pedir que a documentação lhe seja entregue empilhada e arrumada, colocando na parte superior o que for mais importante;

• Instruir sua secretária para interrompe-lo o mínimo necessário e sempre através de bilhetes.



CLIENTES



• Reservar horário pré-determinado para atendimento de clientes;

• Definir previamente, de comum acordo com os clientes, o momento do “início” e “término” de cada entrevista, reunião etc..



Marcar contatos sociais ou pessoais com clientes para o horário de almoço.



Agenda de tempo:



A organização do trabalho e a distribuição das tarefas diárias podem ser melhor feitas utilizando-se uma agenda de tempo.



Filtra-se todo o material de entrada (papéis, correio eletrônico, correio de voz, ligações), dedicando-se um tempo definido para tratar deles.



Deve-se dividir o dia de trabalho em lotes, criando-se blocos de tempo com horários definidos, ou seja, reservar horários fixos todos os dias para tratar do correio eletrônico, das ligações, dos papéis, etc.



Telefonemas em lotes:



Criar uma rotina de atender à ligações em horários curtos todos os dias, fazendo com que as outras pessoas possam também se habituar a ligar sempre nos mesmos horários. Uma mensagem de correio de voz indicando o seu tempo disponível e solicitando uma escolha por parte de quem liga, pode auxiliar em muito.



Correio Eletrônico:



Como o fluxo de informações via correio é maior e mais variado, pode-se reservar dois horários durante o dia para cuidar dele, sempre lembrando-se de eliminar a mensagem, se possível, assim que terminar de lê-la (tratá-la). É de fundamental importância que se passe mensagens claras e objetivas, não distribuir-se mensagens para muitas pessoas incidindo em muitas respostas também e não tratar mais de um assunto por mensagem, para deixá-la mais clara.



Recomendo as seguintes regras ao enviar mensagens:



1. Discuta um assunto por mensagem.

2. Defina claramente o tópico no cabeçalho.

3. Crie uma mensagem curta, mas que inclua todas as informações necessárias para que o receptor possa tomar uma atitude ou responder.

4. Os programas de correio eletrônicos têm funções de bloqueio para mensagens indesejadas, quando for o caso, peça ao remetente para retirar seu nome da lista de e-mail ou simplesmente bloqueie a mensagem a partir do programa.



Não deixe para depois para tomar uma atitude em relação à mensagem. A regra é Faça Agora ou Exclua Agora. Não trate a mensagem logo que ela chega, ao invés disso trate as mensagens em bloco para ser mais eficiente. Caso a mensagem seja interessante crie pastas por assunto e transfira-as para lá ou exclua-as.



Quando se faz algo corretamente, evita-se que outras pessoas interrompam o trabalho das outras para corrigir os erros. Da mesma forma , as mensagens e telefonemas devem ser claras para que não haja a necessidade de uma nova comunicação para tratar do mesmo assunto.