sábado, 28 de agosto de 2010

APRENDA A INVESTIR NA BOLSA DE VALORES - AULA 6: OS RISCOS NO INVESTIMENTO

2.6 Riscos X CBLC


A CBLC (Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia ) é a clearing house que realiza atividades relacionadas à compensação, liquidação, custódia e controle de risco para o mercado financeiro.

Companhia com objeto social de prestar serviços de compensação e liquidação física e financeira de operações realizadas nos mercados a vista e a prazo da Bovespa – Bolsa de Valores de São Paulo, e de outros mercados, bem como a operacionalização dos sistemas de custódia de títulos e valores mobiliários em geral.

Pode ser considerada a depositária central do mercado de ações no Brasil, objetivo alcançado quando assumiu o controle da Câmara de Liquidação e Custódia – CLC em abril de 2000.

A composição acionária da CBLC está assim dividida: cerca de 80 agentes de compensação representados por bancos e corretoras, Bovespa Serviços e Participações S.A., uma empresa subsidiária da Bolsa de Valores de São Paulo Bolsa de Valores de São Paulo, e a Bovespa, com uma única ação de classe especial.

Participa do sistema de compensação do SPB – Sistema de Pagamentos Brasileiro.

As operações da CBLC caracterizam-se por:

a) Entrega contra pagamento

b) Liquidação garantida

c) Liquidação em reserva

d) Movimentação em fundos disponíveis no mesmo dia

Atualmente, a CBLC é a responsável pela liquidação de operações de todo o mercado brasileiro de ações. O Serviço de Custódia CBLC responde pela guarda de mais de R$ 231 bilhões*, representados por mais de 9,3 trilhões* de ações de companhias abertas, certificados de privatização, debêntures, certificados de investimento, certificados audiovisuais e quotas de fundos imobiliários.

(*) dados referentes à liquidação de Setembro/2003 – 30/09/2003

2.7 Direito do acionista – Governança corporativa

Governança Corporativa pode ser definida como o esforço contínuo em alinhar os objetivos da administração das empresas aos interesses dos acionistas. Isso envolve as práticas e os relacionamentos entre os Acionistas/Cotistas, o Conselho de Administração, a Diretoria, uma Auditoria Independente e até mesmo um Conselho Fiscal. A boa governança corporativa permite uma administração ainda melhor e a monitoração da direção executiva da empresa. A empresa que opta pelas boas práticas de governança corporativa adota como linhas mestras transparência, prestação de contas (accountability) e eqüidade.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

LOGÍSTICA AMEAÇA CRESCIMENTO DO COMÉRCIO ELETRÔNICO

forte crescimento do comércio eletrônico no País passou de motivo de comemoração das lojas virtuais brasileiras a foco de preocupações dos empresários


AE  21/08/2010



O forte crescimento do comércio eletrônico no País passou de motivo de comemoração das lojas virtuais brasileiras a foco de preocupações dos empresários. O modelo de negócios, extremamente dependente da logística, se esforça para driblar a falta de preparação das transportadoras para atender o aumento da demanda e pode enfrentar problemas no Natal, época em que as compras batem recordes.


A avaliação é do gerente-geral de operações e e-commerce do Magazine Luiza, Ronaldo Magalhães. "O Brasil não está preparado para atender a demanda. Nossa logística não está preparada", afirmou ontem em congresso promovido pela Associação Nacional de Jornais, no Rio. Segundo Magalhães, a maioria das transportadoras é pequena e ainda pouco profissionalizada.

Para o professor do Ibmec-RJ Ruy Quintaes, o problema ocorre porque o setor de transporte de cargas é pouco atrativo no Brasil. "Não é incompetência nem falta de vontade de investir. Mas as transportadoras enfrentam problemas de violência e de infraestrutura." O problema, afirma, ocorre tanto em estradas como aeroportos. "O governo tem aplicado poucos recursos nessa área, desestimulando o investimento das empresas", diz. A falta de segurança e a infraestrutura deficiente trazem outro entrave, o alto preço dos seguros, avalia Quintaes. "No Natal, haverá um problema muito grave", declarou. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.




Fonte: IG Economia e Negócios

APRENDA A INVESTIR NA BOLSA DE VALORES - AULA 5: SIGNIFICADOS IMPORTANTES SOBRE AS AÇÕES

2.5 O que é uma ação


As ações são títulos de renda variável que representam a menor parcela do capital social de uma empresa. Emitidas por Sociedades Anônimas, são títulos negociáveis em mercados organizados. As ações dividem-se em:

a) Ações “Ex” (vazias) – são ações cujo direito já foi exercido pelo titular

b) Ações Escriturais – Dispensam a emissão de títulos de propriedade. Circulam e são transferidas mediante extratos dos Bancos Depositários;

c) Ações Ordinárias – Têm direito a voto.

d) Ações Preferenciais – Têm preferência na distribuição de resultados.

e) Bonificação – Distribuição gratuita, aos acionistas, de novas ações decorrentes de aumento de capital por incorporação de reservas, lucros em suspenso ou reavaliação do ativo. É um direito que não prescreve.

f) Bônus de Subscrição – São títulos negociáveis emitidos pelas empresas, dentro do limite de aumento do capital. Os bônus de subscrição conferirão aos seus titulares direito de subscrever ações do capital social, nas condições constantes do certificado, mediante apresentação do título.

g) Cautelas – São títulos de propriedade unitários ou múltiplos. Na cautela tem-se a identificação do nome da companhia, o nome do proprietário, o tipo de ação, a forma de emissão e os direitos já exercidos. A cautela não caracteriza a propriedade, esta só se define após a averbação no Livro de Registro de Ações Nominativas.

h) Desdobramento (split) – Ocorre quando a empresa aumenta a quantidade de ações em circulação, sem alterar o Capital Social da Empresa, reduzindo o valor unitário para aumentar a liquidez da ação no mercado.

i) Dividendo – Distribuição de parte do lucro, proporcionalmente à quantidade de ações possuídas pelo acionista. O dividendo mínimo é de 25% do lucro líquido do exercício. É um direito que prescreve após 3 anos do início de seu pagamento pela empresa.

j) Grupamento (inplit) – É a redução da quantidade de ações em circulação, sem alterar o Capital Social da Empresa, elevando o valor unitário da ação.

k) Juro sobre Capital Próprio – Remuneração sobre o capital investido na empresa, paga ao acionista, substituindo total ou parcialmente o dividendo.

Quanto à forma de emissão, as ações podem ser:

- Quanto à forma de negociação:

- Sobre as ações podem ocorrer os seguintes eventos:

l) Subscrição – Direito que o acionista tem de adquirir novas ações por aumento de capital com preço e prazo predeterminados.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

COMÉRCIO ELETRÔNICO FATURA R$ 6, 7 BILHÕES NO PRIMEIRO SEMESTRE

Segundo e-bit, alta foi de 40% na comparação com o mesmo período de 2009; setor deve fechar ano com receita de R$ 14,3 bilhões


iG São Paulo 10/08/2010


O setor de comércio eletrônico faturou R$ 6,7 bilhões nos seis primeiros meses deste ano. A alta é de 40% na comparação com o mesmo período de 2009, quando a receita foi de R$ 4,8 bilhões. Os dados foram divulgados nesta terça-feira pela e-bit em parceria com a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net).


A retomada do crédito ao consumidor e a maior confiança em realizar compras virtuais são fatores que vêm fortalecendo as vendas online. A entrada de novos sites de compras e a fusão de grandes grupos de varejo também contribuíram para alavancar as cifras do setor.

Além disso, as oportunidades geradas pela Copa do Mundo também alavancaram as vendas pela internet. Segundo Pedro Guasti, diretor geral da e-bit, o evento gerou compras com maior valor agregado, como, por exemplo, televisor de tela plana.

O gasto médio das compras online foi de R$ 379. Livros, assinaturas de jornais e revista lideram o ranking em vendas. Eletrodoméstico, produtos de saúde, beleza e medicamento, informática e eletrônicos seguem entre os itens mais procurados pelos consumidores.

O setor está caminhando para um recorde no faturamento, já que a segunda metade do ano é mais relevante e pode representar até 55% do faturamento total do canal. Nos próximos seis meses, o setor espera que as lojas virtuais alcancem R$ 7,6 bilhões em vendas

De acordo com a e-bit, o faturamento deve chegar a R$ 14,3 bilhões no final de 2010, o que representaria um crescimento nominal de 35% se comparado ao resultado de 2009, quando o setor faturou cerca de R$ 10,6 bilhões.

Este ano, o número de pessoas que utilizaram pelo menos uma vez a internet para fazer compras deve chegar a 23 milhões. Na última copa, quatro anos atrás, esse número era de aproximadamente seis milhões.


Fonte: IG Comércio e Serviços

APRENDA A INVESTIR NA BOLSA DE VALORES - AULA 4: FONTES DE FINANCIAMENTO

2.4 Fontes de financiamento das empresas – Por que uma empresa abre o capital


A abertura de capital não se restringe apenas às grandes companhias. O ingresso de empresas de menor porte no mercado não só é possível, como desejável. As exigências legais e as demandas do mercado para com uma companhia aberta não implicam perda da necessária confidencialidade empresarial. Mesmo a obrigatória divulgação imediata de fatos relevantes pode ser temporária e excepcionalmente adiada por decisão do presidente da CVM, tendo em vista a proteção dos interesses da companhia e de seus acionistas.

Motivos para uma empresa abrir capital:

a) Captação de Recursos Financeiros para Investimento ou Reestruturação de Passivos

b) Imagem Institucional

c) Profissionalização

d) Novos Relacionamentos Com os Funcionários

e) Manutenção da Condição de Companhia Aberta

a) Para que a empresa mantenha sua condição de companhia aberta, é necessário, de início, que sejam cumpridas as exigências legais e institucionais decorrentes abertura. As principais estão resumidas a seguir:

Principais Documentos ou Procedimentos devidos à CVM, Acionistas e Bolsas

a) Relatório da Administração, Demonstrações Financeiras

Anuais e respectivos pareceres de Auditoria Independente.

b) DFP – Demonstrações Financeiras Padronizadas.

c) ITR – Informações Trimestrais.

d) IAN – Informações Anuais

e) AGO/E(s) divulgadas com Edital.

f) Divulgação de Fato Relevante.

g) Proibição de Uso de Informação Privilegiada por parte dos administradores.

h) Pagamento de Taxa de Fiscalização à CVM.

i) Pagamento de Anuidade à bolsa.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

GOVERNO LANÇA CARTILHA PARA O COMÉRCIO ELETRÔNICO.

Intenção foi criar uma interpretação única sobre o tema para todos os Procons do Brasil


AE  20/08/2010

Diante do forte crescimento do comércio eletrônico no País e das reclamações em relação aos serviços, o Ministério da Justiça decidiu divulgar uma cartilha com informações sobre o direito do consumidor no meio eletrônico. A secretária de Direito Econômico do Ministério da Justiça, Mariana Tavares, explicou que a intenção foi criar uma interpretação única sobre o tema para todos os Procons do Brasil. Antes, questões relacionadas ao comércio eletrônico ficavam sujeitas a interpretações do atual Código de Defesa do Consumidor.




A secretária lembra que, de outubro de 2004 a janeiro de 2010, foram registradas 22 mil reclamações pelo Sistema Nacional de Defesa do Consumidor ((SNDC). Segundo ela, essa adaptação do atual código para transações feitas na internet vai estimular o comércio eletrônico, ao dar mais proteção ao consumidor e ao fornecedor.



As regras agora exigem informação e também documentação de todas as etapas do processo de compra. Os pontos mais destacados pela secretaria são os que tratam do direito do consumidor de desistir da compra em até sete dias, se não gostar do produto, e exigem maiores informações sobre o fornecedor. "O comprador tem que saber onde procurar se o produto vier com defeito" afirmou. "É preciso saber o telefone, o endereço ou o e-mail do fornecedor."



Fonte: IG Economia

APRENDA A INVESTIR NA BOLSA DE VALORES - AULA 3: HORÁRIOS DOS PREGÕES

2.3.1 Horários de Negociação


Pregão Regular: das 10:00h às 17:00h

After-Market: das 17:45h às 19:00h

Horário de Verão:

Pregão Regular: das 11:00h às 18:00h

After-Market: das 18:45h às 19:30h

2.3.2 After-Market

O After Market permite a negociação de ações no período noturno, após o horário regular, de forma eletrônica. As operações são dirigidas por ordens e fechadas automaticamente por meio do sistema eletrônico de negociação da BOVESPA (Mega Bolsa). A totalidade de ordens enviadas tem um limite de R$ 100.000,00 por investidor para o período After-Market e os preços das ordens enviadas nesse período não poderão exceder à variação máxima positiva ou negativa de 2% em relação ao preço de fechamento do pregão diurno

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Aprenda a Investir na Bolsa de Valores - AULA 2: TIPOS DE PREGÃO

2.3 Pregão viva-voz e o Pregão Eletrônico


O pregão viva voz é a forma tradicional de negociação, onde os operadores de pregão recebem as ordens das mesas de operação das corretoras e as ofertam em uma sala de negociações dentro da Bolsa de Valores, denominada pregão. Fechado o negócio, é preenchida uma boleta informando as especificações deste negócio. Apenas as ações com maior liquidez são negociadas no pregão viva voz

O pregão eletrônico é o sistema onde as ordens são colocadas eletronicamente pelos operadores de mesa nas corretoras através de terminais conectados com a bolsa, ou ainda pelo sistema HomeBroker das corretoras, que canalizam as ordens provenientes da Internet. Todas estas ordens são encaminhadas a um servidor central que se encarrega de fechar os negócios e informá-los às corretoras. Todas as ações são negociadas através do pregão eletrônico.

O pregão Viva Voz é o recinto de negociações onde os operadores (funcionários das Corretoras) se reúnem e, de acordo com as ordens recebidas dos investidores, realizam negócios de compra ou venda de ações. Simultaneamente ao pregão Viva Voz, ocorre negociação de ações no Sistema Eletrônico (Mega Bolsa), via terminais.

No Sistema Eletrônico são negociadas todas as ações listadas na BOVESPA, enquanto no pregão Viva Voz são negociadas apenas as 15 ações com maior liquidez no mercado.

Obs.: A realização de negócios requer sempre a intermediação de uma Corretora, que está credenciada a executar, em pregão, a ordem de compra ou venda de seu cliente, por meio de um de seus operadores.

CONFIRA: 5 DICAS PARA AUMENTAR SUA SEGURANÇA NA INTERNET.

Ao atentar para medidas simples, usuário pode aumentar, e muito, a segurança de transações pela internet



Claudia Tozetto, iG São Paulo



1 – Identifique páginas falsas
Fique atento às características do site para evitar que páginas falsas armazenem suas informações de login e senha. O endereço dos sites de bancos, por exemplo, devem sempre começar em https://. Além disso, memorize as etapas das principais transações. Em caso de dúvida, não prossiga e ligue para o banco.



2 – Identifique as cores da URL
Ao acessar alguns sites, a barra de endereços (URLs) do navegador se torna colorida. Trata-se de um sistema criado por empresas de segurança e fabricantes de navegadores para identificar sites verdadeiros e falsos. Se a barra ficar verde, o site é verdadeiro; se ficar vermelha, não digite nada, pois o site é falso.



3 – Use as digitais para se identificar
Diversos computadores e periféricos já possuem leitor biométrico integrado. Por meio dele, o usuário armazena os dados para acessar sites e usa apenas a impressão digital de um dos dedos da mão para se identificar. O recurso evita que o usuário digite os dados de identificação e, por isso, o deixa menos vulnerável a ataques e varreduras.



4 – Use uma senha dinâmica
Quem possui um iPhone, pode usar um aplicativo que gera senhas dinâmicas (como tokens) para assegurar o login em mais de 200 sites. Depois de configurá-lo, o usuário terá que digitar o login, senha e a senha temporária, gerada pelo aplicativo, todas as vezes que acessar o site.



5 – Atualize o antivírus e o firewall
Não custa lembrar que, além de seguir as dicas acima, é preciso manter os sistemas de antivírus e de firewall atualizados. Eles barram diversos ataques que podem roubar informações do usuário e fraudar, por exemplo, transações bancárias.



Fonte: IG Tecnologia

COMÉRCIO ELETRÔNICO GANHA MAIS TRANSPARÊNCIA COM NOVAS REGRAS

Secretária de Direito Econômico do Ministério da Justiça explica as diretrizes para aumentar confiança de quem faz compras online


Danilo Fariello, iG Brasília

Quem compra na internet vai ganhar mais confiança com as diretrizes publicadas na sexta-feira pelo Ministério da Justiça, explica a secretária de Direito Econômico, Mariana Tavares. “Haverá mais informações e, com o consumidor mais confiante e se sentindo mais confortável, ele tenderá a comprar mais. O consumidor satisfeito tende a voltar e os conflitos tendem a diminuir, então assim todo mundo ganha.”


As diretrizes determinam que o Código de Defesa do Consumidor (CDC) se aplica totalmente ao comércio eletrônico, diz ela. Pelas diretrizes, os compradores terão mais acesso a informações claras por parte do fornecedor, como telefone, endereços físico e eletrônico e CNPJ.

O fornecedor também deverá armazenar os dados dos internautas ao longo do processo de compra de bens ou serviços, para facilitar a compreensão. Antes da compra se concretizar, será possível confirmar, portanto, se o produto comprado é exatamente aquele desejado.

Também fica expressamente determinado que é necessária a autorização do consumidor para cobrança de garantia ou serviço adicional ao produto escolhido, como o frete. Outra medida que consta das diretrizes é a proteção contra práticas abusivas, como publicidade enganosa.

As diretrizes deixam claro, por exemplo, que o consumidor que compra pela internet – assim como aquele que adquire produtos por catálogo ou telefone – tem prazo de até sete dias para se arrepender sem necessidade de justificação e ter o dinheiro reembolsado.


Leia também:

Governo lança cartilha para o comércio eletrônico
Comércio eletrônico fatura R$ 6,7 bilhões no primeiro semestre
Logística ameaça crescimento do comércio eletrônico
Consumidor online é mais jovem e ganha o dobro, diz E-bit
Publicidade na web é a mais influente nas compras
Segurança pode aumentar vendas online em até 15%

O novo texto vai pautar as disputas que chegarem aos Procons e também deverá guiar as decisões das empresas ao ofertar produtos, Para Mariana, são muitos os sites brasileiros que precisam se adaptar. De acordo com dados do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC), nos Procons, de 2004 a 2010 foram registradas 22 mil reclamações relativas a compras online.

"As diretrizes são um ganho tanto para consumidor, que terá mais confiança, quanto para o fornecedor, porque o SNDC declara a sua interpretação do CDC para o comércio eletrônico." Já o vendedor ganha em segurança jurídica, com menor custo judicial em disputas, e com maior confiança do comprador.



Cada vez mais compradores virtuais


Segundo Mariana Tavares, do Ministério da Justiça, a preocupação do governo com as regras do comércio eletrônico tem razão principalmente no crescimento acelerado das vendas online e pelo acesso de cada vez mais pessoas que até há pouco tempo tinham contato restrito ou nenhum com o computador e, agora, começam a comprar na internet.

Não se trata de novas normas, mas de uma transposição da proteção que o CDC já oferece para comprar feitas pessoalmente, com certas adaptações, explica ela. “O objetivo é levar a mesma confiança do consumidor no mundo físico para o mundo virtual, com informações mais amigáveis."

A formulação de uma cartilha, com os direitos dos consumidores online não é um programa do Ministério da Justiça, esclarece Mariana, mas uma proposta apresentada pelos Procons estaduais, que pode vir a se tornar realidade. Mas, com ou sem cartilha, as diretrizes não mudam, diz ela.

Mariana explica que as diretrizes não valem para sites claramente estrangeiros, que não estejam em português, por exemplo, mas esclarece que também o comprador de produtos em leilões virtuais deverá ter mais informações sobre o site, como endereço e telefone. E, definitivamente, as novas normas não se aplicam a comércio entre empresas, chamado B2B.


Fonte: IG Economia

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Comprar e vender ações, uma jornada eletrônica

Acompanhe um dia na vida de uma operadora de Bolsa


Aline Cury Zampieri, iG São Paulo

Foi-se o tempo em que negócios com ações eram fechados aos gritos, em rodas cheias de homens com telefones colados às orelhas e boletos para anotar as compras e vendas. A tecnologia venceu o contato físico e, hoje em dia, um operador de bolsa não grita mais.

Todas as transações são eletrônicas, feitas diretamente de mesas de operação nas sedes das próprias corretoras. Muitas vezes, o silêncio da sala lembra o de um escritório. Mas isso não quer dizer que a adrenalina dos tempos de pregão desapareceu e que a rotina desses profissionais deixou de ser estressante.

Jamile Chaim é operadora há sete anos, quatro deles na mesa de varejo do Santander. Confira um dia de sua rotina:

Seu dia de trabalho tem, em média, 11 horas que envolvem muita matemática, sangue-frio e informação. Ela conta que, em geral, o trabalho feito diretamente das mesas diminuiu o estresse de antigamente. “Agora, o operador tem um pouco mais de tempo livre para se informar e orientar o cliente. E também há menos erros operacionais.”

Apesar de mais calmo, o dia-a-dia não deixa de ter momentos realmente estressantes, que fazem lembrar os velhos tempos. “O 11 de setembro foi o dia mais marcante da minha carreira”, conta, citando o ataque terrorista às torres gêmeas em Nova York. “No primeiro avião, ninguém entendeu direito o que estava acontecendo. Mas, logo após o segundo avião, não tive orelha suficiente para atender aos telefonemas de clientes que perguntavam o que fazer com suas ações.”

Jamile diz que gosta de um pregão agitado. Seu dia começa bem antes de o pregão abrir, o que acontece atualmente às 10 horas. Ela chega às 7h30 e se prepara para a reunião diária entre operadores e a equipe de análise do banco, que falará sobre os principais assuntos macroeconômicos e empresariais do dia.

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Após a reunião, volta para sua mesa e se informa via agências de notícias e jornais especializados. Pouco antes da abertura do mercado, começa a ligar para seus clientes. Segundo ela, a postura é sempre pró-ativa. Na maioria das vezes, é Jamile quem identifica as oportunidades, lembra-se de um cliente que gostará do negócio e liga para ele. Em média, conta, cada operador tem uma carteira de 40 clientes. A maioria é contatada todo dia.

De acordo com ela, a tradição ainda pesa na hora de um investidor escolher operar usando seus serviços. “Os principais clientes são os que estão acostumados a ligar e conversar. O home broker (plataforma eletrônica na qual se opera sozinho) é mais usado pelos mais jovens, com até 35 anos.”

Os clientes de Jamile também não possuem uma faixa de rendimento padrão. “A tendência é que se transformem em clientes os investidores que gostam de operações mais complexas.” O processo ocorre da seguinte maneira: o cliente se cadastra em uma das cem salas de ações do banco. Se o gerente da sala percebe que o perfil do investidor está mais próximo da mesa de operações, sugere transferi-lo para esse sistema.

Apesar de lidar com os investidores mais especializados, Jamile conta que a maior parte dos negócios que fecha é a compra e venda de ações de primeira linha, as blue chips, como Petrobras e Vale do Rio Doce.

Quando oferece um negócio ao cliente, Jamile coloca a oferta no sistema mega-bolsa, que tem ligação direta com a Bovespa. Todas as corretoras estão lá. Se o cliente quer vender ou comprar uma ação por um preço estipulado, e não o de momento de mercado, a operação entra numa fila. Quando um interessado aparece, aceita a oferta no sistema e o negócio é fechado.

Fonte: IG Economia e Negócios

domingo, 22 de agosto de 2010

Aprenda a Investir na Bolsa de Valores - AULA 1: A BOVESPA

BREVE HISTÓRICO DA BOLSA DE VALORES SP - BOVESPA




Fundada em 23 de agosto de 1890, a Bolsa de Valores de São Paulo – BOVESPA tem uma longa história de serviços prestados ao mercado de capitais e à economia brasileira. Até meados da década de 60, a BOVESPA e as demais bolsas brasileiras eram entidades oficiais corporativas, vinculadas às secretarias de finanças dos governos estaduais e compostas por corretores nomeados pelo poder público.



Com as reformas do sistema financeiro nacional e do mercado de capitais implementadas em 1965/66, as bolsas assumiram a característica institucional que mantêm até hoje, transformando-se em associações civis sem fins lucrativos, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial. A antiga figura individual do corretor de fundos públicos foi substituída pela da sociedade corretora, empresa constituída sob a forma de sociedade por ações nominativas ou por cotas de responsabilidade limitada. A Bolsa de Valores de São Paulo é uma entidade auto-reguladora que opera sob a supervisão da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Desde a década de 60, tem sido constante o desenvolvimento da BOVESPA, seja no campo tecnológico, seja no plano da qualidade dos serviços prestados aos investidores, aos intermediários do mercado e às companhias abertas.

Em 1972, a BOVESPA foi a primeira bolsa brasileira a implantar o pregão automatizado com a disseminação de informações on-line e em real time, através de uma ampla rede de terminais de computador. No final da década de 70, a BOVESPA foi também pioneira na introdução de operações com opções sobre ações no Brasil; nos anos 80 implantou o Sistema Privado de Operações por Telefone(SPOT). Na mesma época, a BOVESPA desenvolveu um sistema de custódia fungível de títulos e implantou uma rede de serviços on-line para as corretoras. Em 1990, foram iniciadas as negociações através do Sistema de Negociação Eletrônica – CATS (Computer Assisted Trading Sistem) que operava simultaneamente com o sistema tradicional de Pregão Viva Voz. Em 1997, foi implantado com sucesso o novo sistema de negociação eletrônica da BOVESPA, o Mega Bolsa. Além de utilizar um sistema tecnológico altamente avançado, o Mega Bolsa amplia o volume potencial de processamento de informações e permite que a BOVESPA consolide sua posição como o mais importante centro de negócios do mercado latino-americano.

A ampliação do uso da informática foi a marca das atividades da BOVESPA em 1999, com o lançamento do Home Broker e do After-Market, ambos meios para facilitar e tornar viável a desejada participação do pequeno e médio investidor no mercado.

O Home Broker permite que o investidor, por meio do site das Corretoras na Internet, transmita sua ordem de compra ou de venda diretamente ao Sistema de Negociação da BOVESPA. Neste sentido, o sistema da BOVESPA é único no mundo. Nos Estados Unidos, as ordens são executadas, em sua maioria, fora do âmbito das bolsas de valores e, portanto, nem sempre ao melhor preço.

O After-Market é outra inovação da BOVESPA, pioneira em termos mundiais, que oferece a sessão noturna de negociação eletrônica. Além de atender aos profissionais do mercado, este mecanismo também é interessante para os pequenos e médios investidores, pois permite que enviem ordens por meio da Internet também no período noturno.

Atualmente, a BOVESPA é o maior centro de negociação com ações da América Latina, destaque que culminou com um acordo histórico para a integração de todas as bolsas brasileiras em torno de um único mercado de valores – o da BOVESPA.

2.2 BOVESPA

A razão principal da existência da Bolsa de Valores de São Paulo – BOVESPA, assim como de todas as demais bolsas de valores organizadas, pode ser expressa em sua essência por um simples termo: Liquidez.

Financeiramente um título mobiliário tem liquidez quando pode ser comprado ou vendido, em questão de minutos, a um preço justo de mercado, determinado pelo exercício natural das leis de oferta e demanda. Para tanto, a BOVESPA oferece os mais variados mecanismos de negociação de títulos e valores mobiliários de empresas criteriosamente selecionadas, um sofisticado sistema de teleprocessamento para difusão de informações, exercendo, em defesa do interesse público, um rigoroso acompanhamento de todos os aspectos envolvidos nas transações, o que assegura elevados padrões éticos ao cumprimento de negócios realizados. A liquidação das operações é realizada pela CBLC. As operações nesses mercados podem ser feitas no pregão Viva Voz ou pelo pregão eletrônico.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

PODE TROCAR PRESENTE QUE NÃO AGRADOU? GLORIA KALIL RESPONDE.

AFINAL, PEGA MAL TROCAR UM PRESENTE QUE NÃO AGRADOU ?

Ganhar presentes é uma delícia que pode se tornar um tormento se, ao abrir o embrulho, tivermos vontade de gritar (ou chorar). A primeira coisa que vem, então, à cabeça é: será que pega mal trocar? Vamos analisar o assunto.


Existem culturas que aceitam o gesto com a maior naturalidade. Os franceses, por exemplo, não sentem o menor constrangimento em trocar um “cadeau” (presente) que não agradou e dizem que vão fazê-lo sem o menor constrangimento.

Já no Brasil, seria impossível dizer a alguém que não gostou do que recebeu; a pessoa vai se sentir ofendida e imediatamente achar que você não concorda com seus critérios ou gostos. Qualquer gesto de não apreciação vai ser tomado como um insulto pessoal e você será tachada de indelicada, grosseira e mal-agradecida.

Por isso, se você ganhou alguma coisa que não vai usar nunca na vida, pense em uma saída que deixe todo mundo feliz. Tente o seguinte segredo para quebrar o galho:

Diga que a blusa (ou a saia, calça, vestido, sapato, ou o que for) é tão a sua cara que já tem uma igualzinha e que, portanto, vai trocar por outra cor (ou outro tamanho, ou modelo). Mas diga na mesma hora, assim que abrir o pacote, com a cara mais encantada do mundo.

Agora, se a pessoa for muito próxima e tiver escolhido o presente com muito cuidado e dedicação, se o objeto tiver referência a algum momento especial da relação de vocês, aí não tem jeito. Agradeça, dê muitos beijos e guarde o mimo no armário. Talvez, com o passar dos anos e com o vaivém da moda, você possa até rever a sua opinião.

Mas, convenhamos, as pessoas podiam facilitar. Eu, quando vou presentear alguém, escolho propositalmente um modelo alguns números maior (ou muito menor). Dessa maneira, a pessoa terá que trocar e pode escolher uma coisa que tenha mais a ver com o seu estilo, seu gosto ou sua necessidade sem pânico ou remorso.


Fonte: IG Em Boa Vida - Chic  Dicas de Etiqueta

DEZ DICAS PARA USAR BEM O TWITTER NO TRABALHO

A especialista Daniela do Lago ensina como usar o microblog sem se prejudicar.



Quem não consegue viver sem twittar pelo menos meia dúzia de mensagens por dia nem sempre avalia os impactos que o uso dessa rede social pode trazer para a carreira.

Nada demais em aderir a essa nova onda. O perigo, no entanto, é perder a noção de alguns limites. Afinal, os twits poderão estar nos computadores de dezenas (ou centenas e quem sabe até de milhares) de pessoas em questão de minutos.

Como dizer ao chefe que não teve tempo de concluir aquele relatório, quando o Twitter entrega dezenas de mensagens postadas na tarde anterior?

O conteúdo de cada perfil pode ser outro problema. Dá mesma forma que nem sempre se pode dizer tudo que vem a mente, também se deve tomar cuidado para não twittar frases muito reveladoras ou de mau gosto.

O novo “queridinho virtual”, ao mesmo tempo em que se configura como eficaz ferramenta de comunicação, inclusive para o ambiente empresarial, pode ser um foco de distração para os funcionários ou uma vitrine para entregar pessoas inconvenientes.

Para a especialista em comportamento corporativo e professora da Fundação Getúlio Vargas Daniela do Lago, o segredo para o bom uso do Twitter é adotar uma postura adequada aos padrões da empresa e abusar do bom senso.

VEJA 10 DICAS DA ESPECIALISTA PARA TWITTAR SER ERRAR.

1) Saiba que o Twitter é ambiente público

Pense bem antes de postar uma mensagem. O que se “twitta” ganha grande visibilidade e a repercussão é sempre amplificada. Estamos expostos, tanto para admiração, quanto para críticas: lembre-se disso.


2) Evite twittar opiniões fortes sobre assuntos polêmicos

No Twitter, são naturais as discussões de idéias. É sempre bom, no entanto, tomar cuidado com comentários sobre temas polêmicos – como religião, política e opções sexuais. Cada ser humano tem seus valores e uma opinião extremada pode ferir os valores de alguém. Cuidado com as animosidades desnecessárias.


3) Tenha cuidado para não ser mal interpretado

Evite muitas abreviações. Apesar de permitir apenas 140 toques, não é necessário espremer tudo em uma mensagem. Sempre considere o entendimento dos demais. Escrever para si não funciona e pode gerar muitos conflitos. Evite ser mal interpretado.


4) Fuja da fofoca que sufoca

A fofoca nunca é recomendada. Um fofoqueiro dificilmente será promovido por não ser bem quisto pelos demais. Não fale de ninguém. Ninguém ganha pontos ao ficar depreciando uma pessoa. Você acaba sendo visto como aquele que vive falando mal dos outros e estraga a própria imagem.


5) Tenha cuidado com os desabafos

O Twitter pode ser usado como um canal pelo qual os profissionais desabafam de modo informal sobre acontecimentos da empresa. Um desabafo pode ser mal interpretado por um colega e, no futuro, ser usado contra aquele que desabafou.


6) Pense bem antes de escrever informações da empresa

Fique atento - às vezes uma informação simples para você, pode causar sérios prejuízos à empresa.

A executiva de uma grande indústria de beleza me confidenciou um caso interessante: ela possui Twitter e “segue” vários profissionais de empresas concorrentes. Certa vez, um comentário de uma dessas pessoas lhe chamou a atenção. De acordo com ela, a concorrente afirmava estar, naquele momento, em um órgão do governo para conseguir autorização de venda de um novo produto. Sabendo disso, a executiva agilizou o processo interno de sua empresa e antecipou o lançamento de um produto similar antes que a concorrência obtivesse tal licença. Sem essa informação, talvez isso não ocorresse.


7) Foque em informações gerais

Evite escrever informações precisas sobre o que se está fazendo, mesmo que seja essa a proposta inicial do Twitter. Dependendo da profissão, isso pode gerar problemas. Profissionais que trabalham em casa, por exemplo, perdem a credibilidade se disserem que dormiram até mais tarde ou que foram passear em horário de expediente.


8) Evite o excesso de exposição

Tenha cuidado ao exibir fotos na web. Nem todas as imagens da última festa na empresa devem ter link no seu Twitter. Afinal, alguém pode ver e não gostar (um futuro empregador, por exemplo). Além disso, as pessoas que estão na foto também podem não querer ver suas fotos publicadas na web.


9) Nunca fale mal do próprio emprego

Não se deve falar mal da empresa na internet em hipótese alguma. Além de ser horrível, tal atitude acarreta perda de respeito e confiança das pessoas com quem se está interagindo. Claro que um comentário ocasional não vai provocar grandes estresses. Mesmo assim, fique atento. Se não conseguir se “conter“, pense e procure escrever frases muito abertas de forma que ninguém possa ligar os fatos à empresa.


10) Ignore as críticas

Estamos expostos no Twitter, tanto para admiração, quanto para críticas. Os críticos fazem parte da vida, algo que todos temos de encarar. A única maneira de se evitar críticas é vivendo uma vida isolada – o que, definitivamente não ocorre ao se usar o Twitter. Lembre-se, o comentário que seus seguidores adoram pode irritar outras pessoas e, por mais que tentemos evitar, sempre haverá alguém para nos criticar.



Fonte: IG Economia e Carreiras - IG São Paulo

Aprenda a Investir na Bolsa de Valores

Programa, o que você irá aprender:


· SOBRE A BOLSA DE VALORES

· MERCADO SECUNDÁRIO DE AÇÕES NA BOVESPA

· ALTERNATIVAS DE PARTICIPAÇÃO NO MERCADO DE AÇÕES

· ANÁLISE FUNDAMENTALISTA

· ENTENDENDO AS COTAÇÕES

· PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES

· OPÇÕES

· BOLSAS INTERNACIONAIS

· INTRODUÇÃO ANÁLISE TÉCNICA

· SITES INDICADOS

Quanto mais desenvolvida é uma economia, mais ativo é o seu mercado de capitais, o que se traduz em mais oportunidades para as pessoas, empresas e instituições aplicarem suas poupanças. Ao abrir seu capital, uma empresa encontra uma fonte de captação de recursos financeiros permanentes. A plena abertura de capital acontece quando a empresa lança suas ações ao público, ou seja, emite ações e as negocia nas bolsas de valores.

E você, ao adquirir ações, passa a ser também sócio da empresa – um acionista.

Preparamos esse material especialmente para que você possa conhecer melhor o mercado de ações, seus conceitos, como e por que participar dele, a importância do mercado para o País, para o desenvolvimento das empresas e outras informações importantes.

APRENDA A PECHINCHAR EM 7 LIÇÕES.

Pechinchar é uma arte. Muitos consumidores já nasceram com esse dom, e quem acha que não tem coragem (ou cara de pau) suficiente para barganhar os preços nas lojas precisa aprender, senão estará desperdiçando dinheiro a cada compra.


“Trata-se de um trabalho de superação pessoal”, brinca Gilberto Sarfati, professor especialista em negociação da FGV (Fundação Getulio Vargas). “Em alguns países, como a Alemanha, não se consegue descontos: o preço informado inicialmente é o definitivo. Na cultura brasileira, porém, os valores sempre embutem uma gordura que pode ser retirada.”



Basta seguir o roteiro:



1 – Pesquisar muito para saber qual é o menor preço do produto e de similares no mercado

Esse valor vai servir de referência na conversa com o vendedor. Para móveis e eletrodomésticos, buscar na internet é o mais recomendável, pois na rede –inclusive nos sites das lojas de rua– se encontra os menores montantes. Deve-se anotar todas as cifras –os pechinchadores mais escolados chegam a recolher cartões de visita ou panfletos de lojas e escrever neles valores fictícios para apresentar em outros estabelecimentos e pedir que tal oferta seja coberta


2 – Mostrar interesse em adquirir o bem

Adotar uma atitude “blasé”, dizendo que “só está olhando” o produto, deixa o vendedor desestimulado. Melhor é elogiar a mercadoria, assim deixa-se claro que existe interesse em fazer negócio –só depende das condições


3 – Colocar alguns defeitinhos para justificar o desconto

Falar que a cor do carro não era exatamente a que se desejava, dizer que o apartamento está em um andar muito baixo ou que a geladeira não combina com os móveis da cozinha prepara o terreno para a negociação


4 – Fazer uma contra-proposta a partir do preço dado pelo vendedor

Deve-se colocar um lance um pouco abaixo (10% ou 20%, dependendo da mercadoria) do preço mínimo encontrado no mercado. Essa é a hora de sacar os folhetos e cartões de outras lojas. Como argumento, pode-se ainda frisar que a compra será concretizada à vista, por exemplo


5 – Chamar o gerente para a conversa caso o vendedor não alcance um bom preço

O superior sempre tem mais poder para tratar de abatimentos


6 – Vencer o vendedor pelo cansaço

“Como se sabe que o menor preço possível foi atingido? Isso acontece no momento em que o vendedor já está transtornado, louco da vida, e ainda assim entrega o produto”, afirma o professor Sarfati. “O melhor método é ir forçando o valor para baixo; só se descobre o limite quando o vendedor fica exasperado.”


7 – Se não houver acordo, blefar

O golpe de misericórdia é lamentar, dizer que adoraria comprar o produto mas não tem dinheiro suficiente, e dirigir-se à saída. Mesmo que não possa diminuir o preço, a loja acaba oferecendo um brinde ou melhorando a forma de pagamento



Com a prática, desenvolve-se uma intuição sobre os lugares em que é mais fácil conseguir descontos. Outlets, saldões e lojas de fábrica são estabelecimentos nos quais os produtos já estão com preços reduzidos. Em lojas comuns, escolhendo mercadorias de coleções passadas ou de mostruário pode-se fazer ótimos negócios.

LEIA MAIS: Doar, o terceiro princípio da prosperidade financeira

Autor: Denyse Godoy Tags: negociar preços, pechincha, pechinchar

Fonte: IG Economia/Seu dinheiro

terça-feira, 17 de agosto de 2010

O REI DAVI, NÃO ERA UM HOMEM QUE TEVE 100% DAS ATITUDES PERFEITAS, MAS SIM UM HOMEM SINCERO PERANTE DEUS !

Deus não prioriza os perfeitos, mas sim os sinceros perante Ele.

“E, quando este foi retirado, levantou-lhes como rei a Davi, ao qual também deu testemunho, e disse: Achei a Davi, filho de Jessé, homem conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade.” Atos 13:22


O Rei Davi é um homem segundo o coração de Deus, não por ter sido perfeito e irrepreensível em todas as suas atitudes, pois Deus não busca os perfeitos, mas sim os sinceros !

E o SENHOR enviou Natã a Davi; e, apresentando-se ele a Davi, disse-lhe: Havia numa cidade dois homens, um rico e outro pobre. O rico possuía muitíssimas ovelhas e vacas. Mas o pobre não tinha coisa nenhuma, senão uma pequena cordeira que comprara e criara; e ela tinha crescido com ele e com seus filhos; do seu bocado comia, e do seu copo bebia, e dormia em seu regaço, e a tinha como filha. E, vindo um viajante ao homem rico, deixou este de tomar das suas ovelhas e das suas vacas para assar para o viajante que viera a ele; e tomou a cordeira do homem pobre, e a preparou para o homem que viera a ele. Então o furor de Davi se acendeu em grande maneira contra aquele homem, e disse a Natã: Vive o SENHOR, que digno de morte é o homem que fez isso. E pela cordeira tornará a dar o quadruplicado, porque fez tal coisa, e porque não se compadeceu. Então disse Natã a Davi: Tu és este homem. Assim diz o SENHOR Deus de Israel: Eu te ungi rei sobre Israel, e eu te livrei das mãos de Saul; E te dei a casa de teu senhor, e as mulheres de teu senhor em teu seio, e também te dei a casa de Israel e de Judá, e, se isto é pouco, mais te acrescentaria tais e tais coisas. Porque, pois, desprezaste a palavra do SENHOR, fazendo o mal diante de seus olhos? A Urias, o heteu, feriste à espada, e a sua mulher tomaste por tua mulher; e a ele mataste com a espada dos filhos de Amom. Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste, e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para ser tua mulher. Assim diz o SENHOR: Eis que suscitarei da tua própria casa o mal sobre ti, e tomarei tuas mulheres perante os teus olhos, e as darei a teu próximo, o qual se deitará com tuas mulheres perante este sol. Porque tu o fizeste em oculto, mas eu farei este negócio perante todo o Israel e perante o sol. Então disse Davi a Natã: Pequei contra o SENHOR. E disse Natã a Davi: Também o SENHOR perdoou o teu pecado; não morrerás” 2 Samuel 12:1-13

Ele não teve a mínima dúvida em pedir perdão a Deus quando foi despertado, conscientizado e advertido dos seus erros através do profeta Natã.

Davi mesmo ele sendo rico e muito vitorioso, não deu uma de rei Uzias, que ficou arrogante por causa da prosperidade e não admitia sequer ser repreendido quando fazia algo errado, pois quando Davi pôs "os pés pelas mãos" e cometeu o adultério e o homicídio, não se indignou em ter sido chamado a atenção, ao contrário, pediu perdão a Deus e teve arrependimento sincero dos seus atos.

O Rei Davi tinha sabedoria, conhecimento, prudência e consciência plenas do que significava o poder de Deus em todo o sucesso que obteve em sua jornada e não deixaria de se alegrar e comemorar sinceramente as vitórias recebidas de Deus em sua vida, assim como também tinha humildade para chorar e se arrepender dos seus descaminhos perante o Senhor.

Então Natã foi para sua casa; e o SENHOR feriu a criança que a mulher de Urias dera a Davi, e adoeceu gravemente. E buscou Davi a Deus pela criança; e jejuou Davi, e entrou, e passou a noite prostrado sobre a terra. Então os anciãos da sua casa se levantaram e foram a ele, para o levantar da terra; porém ele não quis, e não comeu pão com eles. E sucedeu que ao sétimo dia morreu a criança; e temiam os servos de Davi dizer-lhe que a criança estava morta, porque diziam: Eis que, sendo a criança ainda viva, lhe falávamos, porém não dava ouvidos à nossa voz; como, pois, lhe diremos que a criança está morta? Porque mais lhe afligiria. Viu, porém, Davi que seus servos falavam baixo, e entendeu Davi que a criança estava morta, pelo que disse Davi a seus servos: Está morta a criança? E eles disseram: Está morta. Então Davi se levantou da terra, e se lavou, e se ungiu, e mudou de roupas, e entrou na casa do SENHOR, e adorou. Então foi à sua casa, e pediu pão; e lhe puseram pão, e comeu. E disseram-lhe seus servos: Que é isto que fizeste? Pela criança viva jejuaste e choraste; porém depois que morreu a criança te levantaste e comeste pão. E disse ele: Vivendo ainda a criança, jejuei e chorei, porque dizia: Quem sabe se DEUS se compadecerá de mim, e viverá a criança? Porém, agora que está morta, porque jejuaria eu? Poderei eu fazê-la voltar? Eu irei a ela, porém ela não voltará para mim.” 2 Samuel 12:15-23

Davi era tão surpreendentemente sincero e integrado com Deus, que com a doença do primeiro filho que teve com Bate-Seba, lutou com todas as suas forças pela vida do rebento, mas após a morte dele, não teve dúvida: retomou sua vida, sabendo que aquela era a resposta de Deus para ele, mas no decorrer da situação, não deixou um minuto sequer de clamar ao Senhor pela saúde do filho, mas na hora em que recebeu a notícia da morte do mesmo, se recompôs, alimentou-se e deu uma lição de entendimento aos seus: ele havia feito tudo o que poderia ser realizado durante o período de vida do filho, não poderia ser feito absolutamente mais nada para o seu filho morto voltasse, em outras palavras, Davi dedicou-se ao filho quando ainda havia vida nele..

Certamente um grande exemplo para nós todos a vida de Davi, desde a sua adolescência até a idade avançada, em especial nos salmos que redigiu louvando a Deus e expondo as situações, nem sempre boas e confortáveis, que os seus inimigos o faziam passar.

Eu gosto muito do salmo 27:4, pois ele reflete exatamente as atitudes do Rei Davi perante o Senhor e a clara visão que tinha da importância, prioridade em pedir a Deus e buscar dEle, não apenas no momento do clamor e do pedido, mas o objetivo claro que tinha o rei no seu coração e que nos é um excelente exemplo: buscar a Deus todos os dias de nossas vidas, para que tenhamos a chance de conhece-LO e de ver a Sua Santa beleza!.

Uma coisa pedi ao SENHOR, e a buscarei: que possa morar na casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do SENHOR, e inquirir no seu templo.” Salmo 27:4

Davi teve coragem, determinação e humildade perante Deus, pois sabia que o destaque obtido em seu caminho era originado pelo poder divino, ativo em sua vida.

Este é certamente um grande exemplo bíblico para todos nós refletirmos sobre como temos andado com Deus!



Em Nome de Jesus.



Mônica Gazzarrini



Renascida em Cristo desde 2004, estudiosa do Evangelho, escritora, administradora de empresas, contabilista, especialista em marketing.



Visite os artigos e livros da escritora sobre a caminhada com Deus em:


http://bencaossemlimites.blogspot.com/
http://conhecaadeusnapratica.blogspot.com/
http://conhecerdeusvolume2.blogspot.com/
http://jesuscristomeusenhor.blogspot.com/
http://www.webartigos.com/authors/878/Monica-Gazzarrini
http://www.artigonal.com/authors_49432.html


“Jesus Cristo é o Senhor”

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

PRÁTICA DO SEU PLANO DE NEGÓCIO: ROTEIRO PARA REUNIÃO MENSAL COM CONTADOR.

ROTEIRO PARA REUNIÃO MENSAL COM CONTADOR.


Após a entrega de todos os documentos á consultoria.



1- Verificar se o estoque fisico está em conformidade com a contabilidade

2- Atualizar o controle do ativo fixo

3- Analisar a discrepância entre os custos variáveis previstos e os ocorridos

4- Verificar as retiradas e gastos dos sócios em relação ao IRPF

5- Lembrar os cuidados específicos com os itens mais visados pela fiscalização, Sazonalidade.

6- Identificar mensalmente o ponto de equilíbrio da empresa

7- Analisar o grau de endividamento e prazo médio de pagamento e rotação de estoque

8- Conferir a DIPJ (anual)

9- Conferir a DCTF (trimestral)

10- Conferir a RAIS – (anual)

11- Conferir a DIRF – Conferir o cadastro geral de empregados e desempregados assim como prontuário de cada funcionário.

12- Conferir eventuais cartas de correção por erros nas notas.

13- Conferir o SINTEGRA (trimestral)

14- Conferir o GIAS – Guia de informação e apuração do ICMS

15- Conferir se existe estouro de caixa contabilizado

16-Conferir os pagamentos efetuados a profissionais autônomos em relação ao recolhimento dos encargos sociais.

17- conferir pagamentos efetuados a empresas prestadoras de serviços em relação ao IPRRF.



Fonte: Empreendedores do Bem - Erick Salgado - Consultor

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domingo, 15 de agosto de 2010

PONTOS DE ATENÇÃO GERAL PARA O SEU NEGÓCIO: AVALIANDO OS ASPECTOS INICIAIS, ANTES DE ABRIR A EMPRESA.

ASPECTOS INICIAIS.




Antes de abrir a empresa:


1- VERIFICAR O PERFIL, É OU NÃO EMPREENDEDOR?

2- DIFERENCIAIS?

3- RAMO DE ATIVIDADE: CONHECE?

4- DEFINIÇÃO DE METAS?

5- PLANO DE NEGÓCIOS:

6- POSSIVEIS COMPRADORES:

7- CONTATOS:

8- ANALISAR A SITUAÇÃO ECONOMICA DO PAIS:

9- CADEIA PRODUTIVA: CONHECE?

10- DEFINIÇÃO DE FOCO:

11- CAPITAL INICIAL DISPONIVEL:

12- CAPITAL INICIAL NECESSÁRIO:

13- CAPITAL DE GIRO:

14- ANALISAR OS CONCORRENTES:

15- SAZONALIDADE E INADIMPLENCIA:



Depois de todas estas respostas responda só mais uma, a principal:


VALE A PENA?



Fonte: Empreendedores do Bem - Erick Salgado - Consultor

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sábado, 14 de agosto de 2010

CONTINUANDO A ELABORAÇÃO COMPLETA DO SEU PLANO DE NEGÓCIO: TÓPICO 20 => NOVAS IDÉIAS

PARA VOCÊ PENSAR....
NOVAS IDEIAS.



DE QUE FORMA, ESTAREMOS ABERTOS ÁS NOVAS IDEIAS DOS CLIENTES?



DE QUE FORMA, ESTAREMOS ABERTOS ÁS NOVAS IDEIAS DOS FUNCIONÁRIOS?



COMO SERÃO PREMIADAS AS NOVAS IDEIAS?



ELABORAR FLUXOGRAMA DE ANALISE E APROVAÇÃO DE NOVAS IDEIAS:









ATUALIZAÇÃO



DE QUE FORMA, OS SÓCIOS SE MANTERÃO ATUALIZADOS?



DE QUE FORMA, OS FUNCIONARIOS SE MANTERÃO ATUALIZADOS?



DE QUE FORMA, MANTEREMOS OS NOSSOS CLIENTES ATUALIZADOS?



Fonte: Empreendedores do Bem - Erick Salgado - Consultor 
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sexta-feira, 13 de agosto de 2010

MAIS UM ASPECTO IMPORTANTE A SER CONSIDERADO NO SEU PLANO DE NEGÓCIO: TÓPICO 19 => ARQUIVO VIVO

ARQUIVO VIVO.

Vitalidade da empresa!



Memória Ativa - Arquivo Vivo

●Notas Fiscais de Vendas ou Serviço

●Notas Fiscais de Compra

●Notas Fiscais Ativo Fixo

●Notas Fiscais de Despesas Operacionais ou Produção

●Notas Fiscais de Despesas com Vendas/ Marketing

●Notas Fiscais de Despesas Administrativas

●Extratos Bancários

●Duplicatas Recebidas na semana

●Duplicatas Pagas na semana

●Movimento do Caixa Fluxo Financeiro

●Relação no Ultimo dia da Semana das Duplicatas a receber

●Relação no Ultimo dia da Semana das Duplicatas A pagar

●Impostos Pagos

●Documentos dos Funcionários e Instruções do que fazer com eles

●Pedidos feitos a Fornecedores – A pagar

●Pedidos feitos por Clientes – A entregar

●Negócios em Perspectivas



Fonte: Empreendedores do Bem - Erick Salgado - Consultor

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quinta-feira, 12 de agosto de 2010

MAIS UM ASPECTO IMPORTANTE A SER CONSIDERADO NO SEU PLANO DE NEGÓCIO: TÓPICO 18 => IMPOSTOS

IMPOSTOS.




Secretária da Fazenda Estadual – ICMS

DECAE
DIPAM
DECA - Declaração Cadastral
Relação de Saída de Mercadorias
Relação de Entrada de Mercadorias
Autorização para impressão de Documentos Fiscais - Notas fiscais
GIA / Anual - Recolhimento de saldo Devedor
Recibos de ESTIMATIVA - comércio varejista
Guias de Recolhimento Mensal Mod. 03
FIC - Ficha de Inscrição do Contribuinte
Livro de Entrada de Mercadorias - Mod. 01
Livro de Reg. de Saídas de Mercadorias - Mod. 02
Livro de Inventário - Mod. 07
Registro de Apuração do ICMS - Mod. 06
Livro Registro de Termos de Ocorrências e Documentos Fiscais
Declaração de Movimento Econômico
Talões de Notas Fiscais
Zona Franca de Manaus
Demonstrativo Mensal de Crédito Acumulado
Informações Relativas ao Ajuste SINIEF – recebido
Guia de Recolhimento - Dívida ativa executiva
Parcela Mensal de Débito Fiscal não Inscrito
Parcela Mensal de Débito Fiscal Inscrito
Resumo Fiscal - Modelo Próprio
Cadastramento no Simples Estadual
Notas Fiscais de Ativo Fixo
Simples Estadual - Guias de Recolhimento
Pedido de Parcelamento de ICMS
Livro Mod. 05 (Gráficas)
Formalização de Microempresa
Recadastramento do ICMS
Remessa / Retorno de Beneficiamento


IPI - Imposto sobre Produtos Industrializados
Comerciantes de Bens de Produção
Livro de Apuração de IPI - Mod. 08
Livro de Reg. de Controle da Produção e Estoque
Guias de Comprovantes do Recolhimento Mensal
Declaração de IPI - Anexo Complementar ao Resumo
Declaração de IPI - Formulário Resumo - Mod. 1
Declaração de IPI - Anexo de Retificação - Mod. B
Declaração de IPI - Formulário de Retificação
Declaração de IPI - Formulário Simplificado


INSS - Instituto Nacional de Seguridade Social
Pedido de Matricula (Comunicações)
Taxa de Seguro
Cartão de Inscrição
CARC - Cópia Autenticada de Reg. Contábeis
Guias de Pagamento Mensal
Certificado de Regularidade
Certificado de Quitação
Guias de INSS de Empreiteiras
COSE Comprovante de Contribuição de Seguro Empregador
Guia de Recolhimento de Débito - GR4
Guia de Recolhimento de Cont. Individual - GR2
Certificado de Domicilio Bancário
Certidão Negativa de Debito
Notificação de Ação Fiscal N.A.F



FGTS
Guias de Recolhimento Mensal – RE
Parcelamento de Débitos
Ministério do Trabalho
RAIS – Anual
Lei 2/3 – Anual Cadastro de Empregados – Mensal


PIS – Recolhimento


PIS - Cadastro de Empregados
Contribuição Sindical Assistencial
Contribuição Sindical - Empregados – SECONCI
Contribuição Sindical – Empregadores
Folhas de Pagamento + Relat. Mensais de Ponto
Relação de Empregados Menores - Nov. e Dez.
Relação de Empregados Maiores – Quadro
Livro de Inspeção do Trabalho
Escala de Revezamento
Livro de Ponto
Relógio de Ponto - Cartões de Ponto
CIPA - Comis. Int. de Prev. Acidentes
Programa de Alimentação do Trabalhador
Horário de Trabalho de Menores
Livro de Registros de Empregado ( FICHAS )
Art.160 – CAI
Acordo Coletivo de Horas de Trabalho
Requerimentos ou Comunicações
Quadro Horário de Funcionamento
Estagiários - CIEE – Seguro
Escala Anual de Férias
CLT - Quadro para Menor
Creche
Contrato de Formação Profissional
PCMSO - Prog. de Cont. Médico de Saúde Ocupacional
PPRA - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais
Vale Transporte
Vale Refeição



Receita Federal - Imposto de Renda
Inscrição Inicial no CGC – CNPJ
Recadastramento no CGC – CNPJ
Alteração no CGC – CNPJ
Ficha de Inscrição no CGC – CNPJ
IRPJ - Recibos de Entrega e Pagamento DARF
Balanço - Exercício Fiscal
Livro Diário
Livro Caixa
Livro Razão
Mapas de Correção Monetária do Ativo
IRPF - (Recibos de Entrega e Pagamento)
Duodécimos
Certidão Negativa de Imposto de Renda e Quitação
Solicitação de 2 vias de Cartão do CGC – CNPJ
Pedido de Certidão Negativa de Débitos
Livro Lucro Real
DIRF - Declaração de Imposto de Renda na Fonte
DARF - recibo de Imposto de renda retido na fonte
Registro de Duplicatas – emitidas
Razão Auxiliar em UFIR
Dec. de Contribuinte e Tributos Federais – DCTF
Folha de Pagamento de IRRF
Contribuição Social


COFINS – FINSOCIAL
Cadastramento no SIMPLES Federal
SIMPLES Federal - Guias de Recolhimento



Junta Comercial do Estado
Contrato Social e Alterações
Registro de Firma Individual - Comércio e Indústria
Declaração Criminal ou Desimpedimento
Requerimento da Junta Comercial
Taxas de recolhimento - Mod. TECEC e DARF
Ficha de Cadastro Nacional – NIRC
Recadastramento
Cartório de Registro Civil das Pessoas Jurídicas
Contrato Social e Alterações
Registro de Firma Individual
Contrato de Locação (Aluguel)
Lei de Luvas
Denuncia Vazia
Certidões
Contrato de "Ponto" (Shopping, etc.)
Procurações
Escrituras



Registros de direitos Autorais
CBL - Câmara Brasileira do Livro - Av. Ipiranga, 1267 - 10 and
Al. Nothman, 1058 – SP - ISBN



Prefeitura Municipal –
Taxa de licença de Funcionamento
Guia de Atualização de Dados
Licença para publicidade (CADAM)
IPTU - Imposto Predial e Territorial Urbano
Alvará de Funcionamento (Vistoria)
Multas – Prefeitura
Cartão de fornecedor municipal
Documentos do Imóvel
Brigada Contra Incêndio
Formalização de Micro Empresa
Consultas a Prefeitura
Comercio Varejista de produtos alimentícios
Cadastramento no SIMPLES Municipal
SIMPLES Municipal - Guias de Recolhimento
Pedido de Inscrição no CCM
Cartões de Inscrição no CCM
Autorização para impressão de Documentos Fiscais
Cópias de Notas Fiscais Contabilizadas
ISS – Mensal
ISS - Taxa - Acertos de dados cadastrais
Carnês de Recibos de ISS Anual
Relação de Recolhimento do ISS na Fonte
Guia de Recolhimento do ISS Retido na Fonte
DAME - Declaração Anual de Movimento Econômico
Guia de Solicitação de 2a via - Ficha de Inscrição
Intimações - Comunicações - Regime Especial
Livro Mod. 01 - Registro de Prestação de Serviços
Livro Mod. 51 -Reg. N. Fiscais de Serv. Prestados
Livro Mod. 56 - Reg. De Serv. Tomados de Terceiros
Livro Mod. 57 - Registro e Recebimento de Impressos Fiscais – CETESB
Requerimento - Mod. 01
Procuração
Certidão sobre Abastecimento de Água e Coleta de Esgoto
Contrato de Locação
Dados de características do Empreendimento
Relação das Matérias-primas
Relação dos Produtos a serem fabricados
Fluxograma da produção
Relação dos Equipamentos
Planta de Disposição dos Equipamentos
Croquis da Planta de Localização
Plantas e Cortes do Empreendimento
Roteiro fotográfico da produção
Licença de Instalação
Licença de Funcionamento
Saúde Pública - Serviço de Profilaxia do Estado
Serviço de Saúde Escolar
Alvará do Serviço de Saúde Pública
Caderneta de Controle de Saúde Pública
Bombeiros
Memorial Descritivo de Proteção contra Incêndio
Extintores - Especificações e Obrigatoriedade
Atestado de Conclusão
Seguros
B.O. Assaltos
B.O. Incêndios
B.O. Inundações



DEPC - Departamento Estadual de Polícia Científica
Relação Trimestral de Ent./Saída de Prod. Químicos



DETRAN
Ficha de Entrada e Saída e Recuperação de veículos
Livro para Controle de Conserto de Veículos
RENAVAN - Registro Nacional de Veículos Automotores
Multas



DDP - Departamento de Diversões Públicas
Alvará de Funcionamento
Alvará de Bombeiros
Delegacia de Hotéis e Similares
Serviço de Fiscalização do Exercício Profissional
Conselhos Regionais
SUNAB
SNE- Secretaria Nacional de Economia
INMETRO
IBGE
Código de Defesa do Consumidor
IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente
INPI
ISTR – ICMS
Guias de Recolhimento
RTRC - Registro e Cadastro




Fonte: Empreendedores do Bem - Erick Salgado - Consultor

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quarta-feira, 11 de agosto de 2010

DANDO ATENÇÃO A TODOS OS ÍTENS DO SEU PLANO DE NEGÓCIO: TÓPICO 17 => FUNCIONÁRIOS

FUNCIONÁRIOS.



ELABORAR UMA PASTA PARA CADA FUNCIONÁRIO CONTENDO OS SEGUINTES DOCUMENTOS:



●Contribuição Sindical Assistencial

●Contribuição Sindical - Empregados – SECONCI

●Folhas de Pagamento + Relat. Mensais de Ponto

●Escala de Revezamento

●Livro de Registros de Empregado ( FICHAS )

●Acordo Coletivo de Horas de Trabalho

●Requerimentos ou Comunicações

●Escala Anual de Férias

●Contrato de Formação Profissional

●Vale Transporte

●Vale Refeição

●Recibo de benefícios pagos





FORNECER AO FUNCIONÁRIO OS SEGUINTES DOCUMENTOS:


●Plano de cargos, salários e carreira.

●Regimento interno.

●Planejamento do visual interno do funcionário na empresa.

●Contrato de trabalho.



Fonte: Empreendedores do Bem - Erick Salgado - Consultor

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terça-feira, 10 de agosto de 2010

CRESCENDO E ELABORANDO SEU PLANO DE NEGÓCIO: TÓPICO 16 => SÓCIOS E DIRETORES

SOCIOS E DIRETORES.




ELABORAR UM CONTRATO SOCIAL COM DEFINIÇÃO DE DEVERES, OBRIGAÇÕES E DIREITOS:



ELABORAR UMA PASTA PARA CADA SÓCIO COM OS SEGUINTES TÓPICOS:


●Pró-labore planejado.


●Recibos de pró-labores.


●Planejamento de férias.


●Verba planejada para férias.


●Planejamento do descanso semanal.


●Lista de tarefas estratégicas a fazer – Todos os dias.


●Lista de tarefas estratégicas a fazer – Semanalmente.


●Lista de tarefas estratégicas a fazer - Mensalmente.


●Lista de tarefas estratégicas a fazer – Anualmente.


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segunda-feira, 9 de agosto de 2010

FAÇA O PLANO DE NEGÓCIOS VENCEDOR: TÓPICO 15 => TREINAMENTO

TREINAMENTO.



DEFINIR COMO SERÃO TREINADOS OS FUNCIONÁRIOS QUE JÁ ESTÃO NA EMPRESA;



DEFINIR EM CADA SETOR TÁTICO QUEM É O TREINADOR;



ELABORAR OU ADQUIRIR MATERIAL DE TREINAMENTO EM:



● VIDEO

● APOSTILAS

● LIVROS E REVISTAS ESPECIALIZADAS



PREPARAR TODA A EQUIPE PARA CONSTANTES IMPREVISTOS E FORMULAR SISTEMA DE PREVENÇÃO.


Você é o empresário, você tem a obrigação de saber o que você esta fazendo, Você é o líder, as outras pessoas estão apenas lhe seguindo.

É necessário que você mostre o caminho á elas.


Ofereça o treinamento!

Atenção: Aqui você pode ter uma mina de ouro.




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MONTE SEU PLANO DE NEGÓCIOS, A EFICIÊNCIA EM AÇÃO: TÓPICO 14 => ORGANIZANDO OS SETORES TÁTICOS

RITUAIS OPERACIONAIS NOS SETORES TÁTICOS.




DEFINIR O PASSO A PASSO DIÁRIO DE CADA FUNCIONÁRIO DENTRO DE CADA SETOR TÁTICO.



Exemplo: Atendente de telefone.



1- Chegada ao serviço.

2- Assinar livro de ponto.

3- Verificar se há algum recado em cima de sua mesa.

4- Verificar se há linha telefônica.

5- Verificar se os outros aparelhos estão funcionando bem.

6- Ligar o computador.

7- Abrir os e-mails.

8- Repassar e-mails para cada responsável.

9- Verificar e-mails que podem ser prontamente respondidos.

10- Verificar os recados na secretária eletrônica.

11- Anotar os recados para cada responsável.

12- Repassar os recados por e-mail.

13- Responder os e-mail selecionados.

14- Verificar agenda de horários.

15- Entrar em contato com a diretoria e aguardar instruções.






Antes de ir embora:

1- Verificar as tarefas que ficaram pendentes.

2- Atualizar agenda do dia seguinte com as pendências.

3- Verificar se há recados de ultima hora.

4- Repassar os recados e e-mails de ultima hora.

5- Fechar a agenda.

6- Desligar o computador.

7- Ligar a secretária eletrônica.

8- Informar a diretoria que já esta saindo.

9- Assinar livro de ponto.

10- Ok.





Assim deve ser para cada funcionário, após um período de trabalho, estas tarefas serão automáticas.

Este organograma deve ser revisto todo fim de mês, a fim de se aperfeiçoar cada vez mais a forma de trabalho e de se gerenciar melhor o tempo e as funções para cada funcionário. Não importa o tamanho da empresa, tem que ser feito!



Mesmo que o diretor esteja um dia substituindo a atendente de telefone, este deve trabalhar dentro do mesmo organograma.

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sábado, 7 de agosto de 2010

CONTINUE DANDO ATENÇÃO AOS PONTOS ESTRATÉGICOS DO SEU PLANO DE NEGÓCIOS: TÓPICO 13 => DEFINIÇÃO DOS SETORES TÁTICOS DE SUA EMPRESA.

SETORES TÁTICOS.


DEFINIÇÃO DOS SETORES TÁTICOS DE SUA EMPRESA:

Exemplo:
1- Diretoria;
2- Atendimento ao cliente;
3- Departamento de pesquisa e marketing;
4- Departamento de compra;
5- Recepção;
6- Sanitários;
7- Refeitório;
8- Salão principal;
9- Caixas, etc.


QUEM FAZ O QUE EM CADA SETOR TÁTICO DENTRO DE SUA EMPRESA:

O que deve ser feito em cada um dos setores de sua empresa? Elaborar um organograma do funcionamento, dos setores táticos e das atividades de sua empresa.




ELABORAR DE FORMA GRAFICA A IMAGEM DE SUA EMPRESA PARA VOCÊ E PARA SEU CLIENTE.


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quinta-feira, 5 de agosto de 2010

MAIS UM PONTO CHAVE PARA UM PLANO DE NEGÓCIOS: TÓPICO 12 => PRODUÇÃO

ATIVIDADE / FABRICAÇÃO.


QUAIS SÃO OS PRODUTOS FABRICADOS PELA SUA EMPRESA?


COMO SÃO FABRICADOS OS PRODUTOS?


O QUE É TERCEIRIZADO NA FABRICAÇÃO?


QUEM SÃO OS FORNECEDORES DE MÃO DE OBRA NESTE SETOR DA SUA EMPRESA?


ELABORAR OS FLUXOGRAMAS DE FABRICÇÃO DE TODOS OS PRODUTOS.



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quarta-feira, 4 de agosto de 2010

ELABORANDO SEU PLANO DE NEGÓCIO COMPLETO: TÓPICO 11 => CUSTO FIXO

CUSTO FIXO.




DEFINIR O CUSTO FIXO:


● Aluguel;
● Água;
● Luz;
● Telefones;
● Internet;
● Contabilidade;
● Folha de pagamento;
● Benefícios;
● Impostos;
● Pró labore;
● Material de limpeza;
● Material de escritório;







RELACIONAR OS CUSTOS VARIAVEIS:


● Publicidade;
● Logística;





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terça-feira, 3 de agosto de 2010

ELABORANDO SEU PLANO DE NEGÓCIOS: TÓPICO 10 => JURÍDICO

JURIDICO.



COMO VOCÊ SE PREPARA PARA OS PROBLEMAS JURIDICOS?
Devemos separar os problemas de ordem jurídica da seguinte forma:


PROBLEMAS JURIDICOS INEVITÁVEIS – Todo e qualquer problema e causa que for movido contra a empresa por motivo de força maior. Não tem como se preparar, apenas tentar transforma-los em “evitáveis”


PROBLEMAS JURIDICOS EVITÁVEIS – São aqueles que sabemos que toda a empresa enfrenta, porém muitos deles ocasionados por falta de cuidado dos diretores.
Como fazer para tornar todos os problemas jurídicos em “evitáveis”?
Elaborar contratos detalhados para cada acordo de: Compra, contratação, venda, etc.


ASSESSORIA JURIDICA:
Empresas de médio e pequeno porte devem terceirizar o departamento jurídico da empresa. Ou seja Pagar mensalmente um advogado para que o mesmo sempre os auxilie na elaboração dos contratos e tomadas de decisão dentro da empresa. È muito mais barato prevenir do que remediar.


CONTROLE DA ASSESSORIA JURIDICA:
Mantido em pastas classificadas da seguinte forma:
● Processos contra a empresa.
● Processos a favor da empresa.




O Grupo empreendedores do bem faz uso e sugere o escritório:

SALGADO ASSOCIADOS
Mais de 30 anos de tradição.
Dr. Roberto Salgado.
0xx11 – 6909 22 51.







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segunda-feira, 2 de agosto de 2010

MAIS UM PONTO ESTRATÉGICO PARA DO SEU PLANO DE NEGÓCIOS DE SUCESSO: TÓPICO 9 => INFORMÁTICA

INFORMÁTICA.


MEIO MAIS VIAVEL DE ORGANIZAÇÃO E CONTROLE.

COLOCAÇÃO DE CAMERAS DE MONITORAMENTO

USO DE SOFTWARES ORIGINAIS, SEMPRE.

USO DE HARDWARE LEGALIZADO, SEMPRE.

MANTER SEMPRE NOTAS FISCAIS DE HARDWARE E SOFTWARE EM LOCAL SEGURO DENTRO DA EMPRESA.

INIMIGOS DA PRODUTIVIDADE – MSN, CHAT, ORKUT, ETC.

COMPUTADOR DISPONIVÉL EM HORA DE ALMOÇO.


ATENÇÃO.
È fundamental que se registre o domino ( .com.br e .com ), ao mesmo tempo que o registro da marca, para evitar que pessoas possam se aproveitar da divulgação.



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domingo, 1 de agosto de 2010

SEU PLANO DE NEGÓCIO ESTÁ CRESCENDO: TÓPICO 8 => FINANCEIRO.

FINANCEIRO.


• Capital inicial;
É o quanto você dispõe para iniciar o seu negócio.

• Capital necessário;
È o quanto será necessário investir para que o negócio de certo. Mais importante é a qualidade dos investimentos.

• Capital de giro;
È o valor que a empresa tem que ter em caixa para se manter no mercado, é o valor que permite á empresa negociar, comprar produtos que podem estar vendidos, mas que vai gerar lucro só para 30 dias.
È a saúde da empresa.

• Linhas de crédito e taxas;
Mais importante do que ter credito nos bancos é ter credito com os fornecedores, no final eles também ganham, isso tem que pesar na escolha do seu fornecedor

• Reserva para sazonalidade;
Dinheiro reservado para as épocas ruins. Meses em que seu negocio tende a faturar menos. Exemplo: Sorveteria no inverno.
Atualmente, como é muito difícil ter dinheiro guardado ou como é praticamente intolerável se afastar do publico, algumas empresas estão buscando alternativas para não se afastarem dos clientes, eliminando assim a sazonalidade.
Exemplo: Sorveteria que vende chá colonial no inverno.


• Manutenção e revisão do custo fixo;
Verificar todo fim de mês junto ao contador e aos sócios se há possibilidade de reduzir o custo fixo.


• Manutenção dos custos variáveis;
Tentar prever os custos variáveis, e comparar os previstos com os reais no fim do mês, estudar e analisar a saída do dinheiro.


• Manutenção de concorrência entre os fornecedores;
Manter o leilão de fornecedores no site. Enviar e-mail pedindo orçamento todo fim de mês e em seguida informar se há algum concorrente com preço mais baixo.


• Uso constante de boleto de receitas e despesas;
Não Permitido que saia R$1,00 da empresa sem que este dinheiro seja registrado e computado, para isso é necessário ter um método fácil de anotação.




• Fluxo de caixa;
controle permanente das contas a pagar e a receber da empresa, pode ser montado em exccel, deve ser atualizado todos os dias. Ele pode mostrar o dia em que sua empresa vai quebrar ou o dia em que você pode fazer uma retirada.



• Controle de conta corrente;
Manter os extratos sempre atualizados com o fluxo de caixa, só assim você terá real controle de todo dinheiro que a empresa movimenta, se a empresa tem sócios, não é permitido ter diferença de nenhum centavo entre a conta corrente e o fluxo de caixa.


•Controle específico de cartões de crédito;
Manter o controle dentro do fluxo de caixa em relação aos cartões, já efetuar o lançamento com os devidos descontos da operadora.



ATENÇÃO: Se você é um sócio que cuida da parte operacional e não tem controle da parte administrativa e financeira, você pode estar sendo lesado, até mesmo por descuido. Historicamente somente em 90% das empresas isso aconteceu.
Lembre-se, não importa qual seja o seu papel na sociedade, você tem a obrigação, direito e dever de analisar o fluxo de caixa todos os dias, assim como questionar e aprender o funcionamento do mesmo.


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sábado, 31 de julho de 2010

CONTINUE APRIMORANDO O SEU PLANO DE NEGÓCIOS: TÓPICO 7 => FORNECEDORES

FORNECEDORES.

Atualmente com a facilidade de troca de informações, até mesmo devido a internet como falamos anteriormente, as pessoas tem acesso ás melhores ofertas, por isso é necessário que se entenda que:
● Ninguém acorda de manhã cedo com vontade de colocar dinheiro no seu bolso.
● Ninguém quer pagar mais caro, o mais caro vai contra tudo que falamos até agora.
● As pessoas são egoístas e querem sempre levar vantagem. Sempre!

Portanto, você não vai conseguir vender seus produtos mais caros do que os produtos dos concorrentes. Quando você vende mais caro, você vende para uma pessoa que não é uma compradora assídua, ela não se encaixa nos 80% que garantem o faturamento do seu negócio, ou seja, dificilmente ela voltará a sua loja, e se um dia ela descobrir que pagou mais caro por um produto na sua loja, então você pode ter certeza que já tem mais um torcendo pra você falir.

Essa regra tem a exceção das marcas consolidadas, mas neste caso o que será vendido não é o produto, é a marca, o intangível.

Conclusão: Você tem que ganhar na compra!



Responda as perguntas a seguir antes de definir os seus fornecedores:

QUEM SÃO OS SEUS FORNECEDORES?

O QUE ELES OFERECEM PARA SUA EMPRESA?

COMO ELES SÃO ESCOLHIDOS?


• Qualidade;
• Preço;
• Prazo de entrega;
• Garantia;
• Responsabilidade social e
• Confiabilidade.


LEILÃO DE FORNECEDORES:
Manter o leilão através da internet. Fazer os fornecedores saberem que você esta comprando do concorrente dele, mas abrir as portas para a negociação.









PRODUTO
RAZÃO SOCIAL
F CONTATO
1 PREÇO
PRAZO DE ENTREGA
RAZÃO SOCIAL
F CONTATO
2 PREÇO
PRAZO DE ENTREGA

PRODUTO
RAZÃO SOCIAL
F CONTATO
1 PREÇO
PRAZO DE ENTREGA
RAZÃO SOCIAL
F CONTATO
2 PREÇO
PRAZO DE ENTREGA

PRODUTO
RAZÃO SOCIAL
F CONTATO
1 PREÇO
PRAZO DE ENTREGA
RAZÃO SOCIAL
F CONTATO
2 PREÇO
PRAZO DE ENTREGA

PRODUTO
RAZÃO SOCIAL
F CONTATO
1 PREÇO
PRAZO DE ENTREGA
RAZÃO SOCIAL
F CONTATO
2 PREÇO
PRAZO DE ENTREGA

PRODUTO
RAZÃO SOCIAL
F CONTATO
1 PREÇO
PRAZO DE ENTREGA
RAZÃO SOCIAL
F CONTATO
2 PREÇO
PRAZO DE ENTREGA


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sexta-feira, 30 de julho de 2010

SEU PLANO DE NEGÓCIOS ESTÁ GANHANDO QUALIDADE: TÓPICO 6 => OS CLIENTES

PERFIL DO CLIENTE.


Se você não souber que é ou quem pode ser o seu cliente, você corre o sério risco de ficar fazendo publicidade para as pessoas erradas. Isso será um gasto de energia e de dinheiro que não pode ser permitido em uma empresa.
Atenção: Seus produtos podem ter públicos diferentes que exijam diferentes meios e formas de comunicação
Para definir primeiramente quem é seu publico para que possamos elaborar as estratégias de marketing devemos responder as seguintes perguntas:


QUEM É O SEU CLIENTE?


QUEM PODE PAGAR PELO SEU PRODUTO?


QUEM PRECISA DO SEU PRODUTO?


QUEM NÃO SABE QUE PRECISA, MAS PRECISA DO SEU PRODUTO?



Muitas vezes quando você tem um público na mão, mas não tem o que vender, então você tem que descobrir uma necessidade. Essa é a hora que as pessoas dizem que você descobriu um NICHO DE MERCADO.



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SEU PLANO DE NEGÓCIOS PARA VENCER: TÓPICO 5 => MARKETING

MARKETING.
O Segredo do negócio!


Definir as estratégias de marketing dentro de cada um destes aspectos:


• Pesquisa de mercado;
Qual o objetivo?
Quais dados deverão ser coletados?
Como fazer da pesquisa uma propaganda?


• Estratégias de vendas;
Definir quais as emoções que deverão ser trabalhadas.
Definir estratégias para trabalhar estas emoções.
Elaborar então uma estratégia de venda.


• Ponto de encontro entre o cliente e o produto;
Aonde o cliente encontra o seu produto?
Na sua loja? Na internet? No supermercado? Em catálogos?

Você só tem uma chance de causar uma boa primeira impressão. E a primeira impressão é a que fica!


• Cenário = embalagem;
A principal função da embalagem é acondicionar de forma segura o produto nela contido, facilitar o transporte, etc.
Atenção: Faz sucesso quem sabe que a principal função da embalagem é vender o produto.
Agora pense grande....faça de conta que toda a sua empresa é um produto e que você esta vendendo a empresa toda.
Só assim você será atraente aos olhos do consumidor.


• Argumentos irrefutáveis de venda;

Agora você tem que ser rápido!
Identifique as necessidades do cliente
Identifique as emoções pertinentes naquela venda
Elabore uma estratégia que não seja obvia usando estas emoções
Aplique e venda.

Emoção é o que vende!







• Entrega diferenciada do produto;
Se o produto não é importante para você ele não será importante para mais ninguém.
Lembre-se: Como você se sente quando você compra alguma coisa?
Você simplesmente adora!!! Tem gente que até comemora.

O Seu cliente estará se sentindo assim. Feliz!
Agora imagine se você pudesse tornar este momento inesquecível...
Um tapete vermelho na entrega de um carro.
15 segundos de palmas para o feliz novo proprietário de uma camiseta.
Um belo embrulho, com um lindo laço em um simples vidro de perfume, etc.



• Fazer o cliente sentir que esta fazendo um ótimo negócio;
De alguma forma, ache uma estratégia dentro do contexto de seu produto e loja a fim de mostrar ao cliente alguma vantagem...
Nem que seja um informativo. Mostre a ele que ele esta economizando, ou que ele esta levando vantagem em alguma coisa ou sobre alguém.


• Fazer publicidade de manutenção;
Você conhece a Coca-Cola?
È claro que você conhece a Coca-Cola, Todo mundo conhece!
Então por que será que eles ainda investem milhões em propagandas?
Se você quer que sua empresa seja bem sucedida então não saia da cabeça dos seus clientes. Mas atenção: Se você quer que sua empresa seja muito bem sucedida, então não saia também da cabeça daqueles que não são seus clientes.
Não existe nada PIOR do que um carro de som!



• Rituais de controle de qualidade;
Elaborar um ritual de controle de qualidade e fazer com que seu cliente saiba e conheça este ritual.
As fabricas de tênis, submetem os produtos a uma série de torções, mas o melhor de tudo isso é quando o cliente pode aplicar este teste no produto.
Crie um ritual! Mostre ao cliente!



• Garantia;
Hoje em dia o cliente sabe dos seus direitos, e o que é ainda melhor, ele normalmente os exige.

Não espere o cliente pedir ou perguntar sobre a garantia, ofereça!
Até mesmo em um presente você deve inserir um certificado de qualidade com uma garantia.

A pior coisa que tem é chegar em casa, abrir um produto e ver que a garantia de fábrica não tem validade, pois a loja não se deu ao trabalho de carimbar o certificado de garantia. Você sabe que tem seus direitos, mas vai dar dor de cabeça.


• Pontos de Venda;
Defina bem quais são os seus pontos de venda. Perceba que atualmente as empresas estão multiplicando os pontos de venda, e diversas são as possibilidades:
Multiplicação através de franquias, multiplicação através de marketing de rede, inauguração de outras lojas, representantes autônomos e Venda através da internet, sistema o qual pode ser ligado a diversos sites. Exemplo: Mercado livre


• Estratégia pós-venda;
Lembrar o cliente que você existe, que você oferece garantia e acima de tudo, mostrar ao cliente que você quer saber se ele está satisfeito com o produto ou serviço que adquiriu de sua empresa.
Se você conseguiu tornar a entrega do produto um momento diferenciado para o cliente, então logo ele recordará de todo o sentimento que está ligado a sua empresa.
Como fazê-lo se lembrar?


• Estratégia para o cliente voltar ao ponto de venda;
80% do faturamento de uma empresa normalmente gira em torno dos mesmos clientes.
O que fazer com esta informação?
Você deve concentrar os seus esforços em:
● Atender muito bem quem já é cliente
● Atrair clientes novos, mas de forma que na primeira vez que ele for a sua loja ou comprar o seu produto, ele seja conquistado.
● Nunca permitir que um cliente saia da sua loja insatisfeito.
● O cliente não tem nenhum vinculo com você, ele não é fiel, ele precisa de vantagens todas as vezes. Não se acomode
● Faça ele desejar ser seu cliente, crie um grupo fechado, tire fotos dos clientes...
Não adianta você trazer 1000 pessoas novas por dia a sua loja, isso é muito caro.
Você tem que trazer 500 novos e 500 antigos todos os dias.



• Planejamento visual externo;
Para quem trabalha com atendimento ao cliente, como: Lojas, Bufes, restaurantes, salões de beleza, etc, o visual e a apresentação da loja e de tudo que esta dentro é de extrema importância.
De atenção aos mínimos detalhes. Seja caprichoso!
Ninguém pode ser um cozinheiro extremamente higiênico e permitir uma goteira, uma cadeira quebrada, um banheiro sujo ou uma pichação na fachada.


• Planejamento visual da propaganda e apresentação dos produtos;
Manter sempre a mesma linguagem em todas as propagandas que forem feitas. Onde estiver seu nome, ele tem que estar igual. Por isso algumas empresas não permitem propaganda sem uma breve analise.
Tem que ter sempre a mesma linguagem. E tem que ser profissional!





• Web site viabilizando venda, informações e participação dos clientes.
Se você não tem um web site, então você esta fora do século XXI.
Ninguém mais compra por lista telefônica, jornal de bairro, etc.
Os bons compradores pesquisam na internet. O site é o cartão de visitas do tempo atual .
Sua Empresa tem que ter um site com uma linguagem moderna ( interagir com o item anterior ), fácil de ser navegado, completo e atualizado.
Seu site tem que mostrar quem é a sua empresa, tem que ter imagens, vídeos, chat, etc.
O Web site de uma empresa é a vitrine para o mundo. Ele tem que ser bom, senão é melhor não ter.
Aprenda também a divulgar o seu site na web, através de links patrocinados ou empresas especialistas no assunto, afinal de nada vale ter um site, se ninguém acessa.
Acredite, através do site você pode vender não só para todo pais mas para o mundo todo. E já tem muita gente fazendo isso de um escritório em casa.

Seu site deve conter informações como:
● A empresa / Quem somos.
● Fale conosco.
● Trabalhe conosco.
● Nossos fornecedores.
● Nossos Produtos.
● Serviços.
● Links.
● Faça seu pedido.
● Certificado de garantia.
● Vídeos.
E demais serviços que o site possa prestar.

Seu site deve ser anunciado em outros sites relacionados ou em empresas especialistas em trazer acesso para o seu site.

Recomendamos: www.premiomelhordaweb.com.br

Para elaboração, construção, manutenção e hospedagem do seu site recomendamos:
Sun line internet provider.
Telefone – 0xx14 3413-5252
www.sunline.com.br

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quinta-feira, 29 de julho de 2010

CONTINUE MONTANDO SEU PLANO DE NEGÓCIOS PARA VENCER: TÓPICO 4 => PRODUTOS E SERVIÇOS

PRODUTOS.

Tudo que é comercializado é um produto, até mesmo o seu serviço deve ser encarado como um produto.

Definir e qualificar todos os produtos a serem comercializados pela sua empresa conforme os conceitos a baixo:

Tangível: Tudo que pode ser tocado e sentido. A parte física do produto

Intangível: O que você sabe, marca, visual, cor, valor. O que o produto oferece.

Genérico: Utilidade ou beneficio do produto. Por exemplo, o valor genérico do computador é a velocidade, a capacidade, etc.

Ampliado: Algo mais, valor agregado. (garantia extra).

Duráveis: Imóveis, Automóveis, etc.

Não duráveis: Alimentos, lenços descartáveis.

Serviços: Não tangível, pode ou não ser durável.


Com base nos hábitos dos consumidores os bens se classificam da seguinte forma:

Bens de conveniência – revista, jornal, leite, pão, etc.

Bens de compra comparada – quando o consumidor efetua uma pesquisa, normalmente para duráveis. Carro. Test drive

Bens de uso especial – Demanda um sistema de pesquisa, exige um esforço para a aquisição. Obras de arte, jóias, etc.


Com base nas características de mercado os produtos se classificam da seguinte forma;

Vermelhos – Alto giro, baixa lucratividade. Exemplo: Refrigerantes.

Alaranjados – Médio giro de estoque, média margem de lucro. Exemplo: Eletrodomésticos.

Amarelos – Baixo giro de estoque e alto lucro.Exemplo: Jóias, obras de arte.


CICLO DE VIDA DOS PRODUTOS:

Desenvolvimento – Fase de pesquisa e análise de projetos para a concepção de um novo produto ou serviço.

Introdução – Lançamento do Produto ou serviço no mercado. Propaganda, indução, informação. Fase caracterizada por lucros pequenos devido ao alto investimento em marketing.

Crescimento – Elevação acentuada das vendas, aumenta a concorrência, propaganda de fidelização. Novos usuários, postos de venda, etc.

Maturidade – Ocorre um nivelamento do consumo, alguns concorrentes saem do mercado, exige publicidade de manutenção. Mudar design, nova fórmula, novo sabor, etc.

Declínio – Ocorre uma acentuada queda no consumo, tendência de cair no esquecimento. Diminuir os custos e postos de distribuição, se concentrar nos mais fortes. Exemplo: Fanta uva.


Uma vez colocando os produtos no mercado, esteja preparado para a concorrência, tanto a que existe, quanto e a que pode vir a existir, o melhor a fazer com os concorrentes é manter o controle sobre eles. Para isso você tem que saber de tudo o que eles estão fazendo, manter-se atualizado com tudo que esta acontecendo no mercado.
Preenchendo a seguinte tabela para cada produto você manterá um bom conhecimento sobre tudo o que esta acontecendo a sua volta. Uma vez em vantagem, vale a pena disponibilizar algumas destas informações para os clientes.


IDENTIIFICAÇÃO DO PRODUTO: nome do produto
NOME FANTASIA: nome divulgado no mercado
FINALIDADE: para que serve o produto
PUBLICO ALVO: para quem serve o produto
CUSTO DE PRODUÇÃO: valor de fabricação
LUCRO: valor de fabricação+
LOGISTICA ENVOLVIDA: como será distribuído ou entregue
VERBA DE DIVULGAÇÃO POR UNIDADE: verba destinada a publicidade
PREÇO PARA REVENDEDOR: preço principal de venda
PREÇO FINAL PARA CONSUMIDOR: preço indicado pelo mercado
COMISSÃO DE VENDAS: % do preço principal para o representante
PROGRAMAÇÃO DE PÓS-VENDA: atendimento e pesquisa com cliente(custo)
CONCORRENTES: quem são os concorrentes
DIFERENCIAL DO CONCORRENTE: o que ele tem que vc não tem?E vice-versa
AUTORIZAÇÕES ESPECIFICAS: qual a documentação exigida para a
comercialização deste produto?


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quarta-feira, 28 de julho de 2010

PLANO DE NEGÓCIOS EFICIENTE: TÓPICO 3 => ATIVIDADES COMERCIAIS

ATIVIDADES COMERCIAIS

Como as atividades comerciais de sua empresa podem ser definidas?

● Prestação de serviços;
● Compra e venda;
● Intermediação;
● Fabricação;
● Distribuição;
● Representação;
● Mais de uma destas: Quais?


Como funciona a sua atividade comercial?

Defina passo a passo a sua atividade comercial. Exemplo:

1-Efetuar a pesquisa de mercado;
2-Definir quais produtos que serão trabalhados;
3-Efetuar pesquisa entre fornecedores;
4-Definir os fornecedores;
5-Efetuar contrato de garantia com os fornecedores;
6-Definir o sistema de aquisição dos produtos: Faturado, consignação...
7-Adquirir os produtos;
8-Definir os preços de revenda;
9-Definir sistema de marketing para cada produto;
10-Efetuar o treinamento para cada produto;
11-Montar exposição dos produtos;
12-Vender o produto;
13-Cadastrar o cliente;
14-Entregar o produto de forma diferenciada;
15-Emitir nota fiscal;
16-Lançar no fluxo de caixa;
17-Lançar a saída do produto no estoque;
18-Disparar e-mail de agradecimento;



Não esqueça de manter e cobrar que o contador esteja envolvido com a sua empresa.


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terça-feira, 27 de julho de 2010

FAÇA O SEU PLANO DE NEGÓCIOS: TÓPICO 2 => SUA MISSÃO EMPRESARIAL

NOSSA MISSÃO:




MISSÃO DA EMPRESA.
Defina a missão da sua empresa. A sua missão tem que ser um motivo para sua empresa existir, algo para se perseguir dia a dia, e quando você conseguir cumprir sua missão, então sua empresa será um sucesso.



Missão da minha empresa:
Vender muito, acabar com a concorrência e me fazer rico rápido.

Se a Missão de sua empresa é esta, CUIDADO!




Só pra saber!

Muito tempo atrás um certo empresário montou uma empresa em que a missão era:

Fabricar as melhores e mais bonitas garrafas de leite no mercado nacional.
E ele realmente conseguiu. Mas quebrou!

Se a missão dele fosse:
Fabricar as melhores embalagens de leite do mercado nacional, então talvez ele agora seria dono de uma empresa como a Tetra pack.


Defina também:

MISSÃO DO NOSSO PRODUTO.


Fonte: Empreendedores do Bem - Erick Salgado - Consultor
Rua do Lavapés, 170 – Cambucí – São Paulo/SP – (11) 3208 1370
www.empreendedoresdobem.com.br

segunda-feira, 26 de julho de 2010

MONTE SEU PLANO DE NEGÓCIO: TÓPICO 1 => A EMPRESA

NOME DA EMPRESA


A EMPRESA:

- Quem é a sua empresa?

- Qual o papel da sua empresa no mercado?

- Sempre quando você for pedir algo para a sua empresa, como por exemplo, que comprem de você, as pessoas se perguntarão: Por que você?


Defina neste espaço a sua empresa.

● Razão social;
● Objetivo social;
● CNPJ;
● Endereço;
● Responsável;
● Características;
● Diferenciais;
● Posicionamento no setor.



Fonte: Empreendedores do Bem - Erick Salgado - Consultor
Rua do Lavapés, 170 – Cambucí – São Paulo/SP – (11) 3208 1370
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sexta-feira, 23 de julho de 2010

CURSO: COMO MONTAR UM PLANO DE NEGÓCIO EFICIENTE.

CURSO: ITENS PARA MONTAR UM PLANO DE NEGÓCIO.

UMA QUESTÃO BASTANTE FREQUENTE ENTRE OS NOVOS EMPREENDEDORES, MESMO AQUELES QUE IRÃO TRABALHAR COM OS INFO-NEGÓCIOS TEM SIDO A SEGUINTE: QUERO MONTAR UM PLANO DE NEGÓCIO, QUE ITENS EU DEVO CONSIDERAR ?


A PARTIR DE HOJE ACOMPANHE, PASSO A PASSO, O CURSO QUE SERÁ MINISTRADO AQUI NESTE BLOG, CONTENDO OS ITENS BÁSICOS PARA QUE VOCÊ OBTENHA SUCESSO E RETORNO FINANCEIRO SEGURO NOS SEUS EMPREENDIMENTOS.

VAMOS ABORDAR OS SEGUINTES PONTOS, A SEGUIR, NÃO PERCA:

ITENS PARA FORMULAÇÃO DO SEU PLANO DE NEGÓCIO:

1 – A EMPRESA
2 – SUA MISSÃO EMPRESARIAL
3 – ATIVIDADES COMERCIAIS
4 – PRO DUTOS
5 – MARKETING
6 – CLIENTES
7 – FORNECEDORES
8 – FINANCEIRO
9 – INFORMÁTICA
10 – JURÍDICO
11 – CUSTO FIXO
12 – PRODUÇÃO
13 – SETORES TÁTICOS
14 – RITUAIS OPERACIONAIS NOS SETORES TÁTICOS
15 – TREINAMENTO
16 – SÓCIOS E DIRETORES
17 – FUNCIONÁRIOS
18 – IMPOSTOS
19 – ARQUIVO VIVO
20 – NOVAS IDÉIAS
ASPECTOS INICIAIS
ROTEIRO MENSAL PARA CONTADOR

COMEÇA NESTA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA, DIA 26/07/2010.

ATÉ LÁ!