quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Brasileiro terá de trabalhar mais para manter aposentadoria

Fator previdenciário mudou. Quem tem 55 anos e 35 de contribuição terá de contribuir por mais 41 dias para sustentar valor



Valor Online      01/12/2010      18:33


Os brasileiros que se aposentarem a partir desta quarta-feira precisarão trabalhar mais para manter o valor do benefício. A nova projeção com maior expectativa de vida da população, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), altera o fator previdenciário, informou o Ministério da Previdência Social.

O fator previdenciário é usado para calcular o valor das aposentadorias por tempo de contribuição, levando em conta a idade e a expectativa de vida do segurado do INSS. A nova tabela incidirá nos benefícios requeridos a partir de hoje, sem retroagir às aposentadorias já concedidas, informou a Previdência. Segundo o IBGE, a expectativa de vida do brasileiro ao nascer subiu de 72,9 para 73,2 anos de idade, de 2008 para 2009.

E a Previdência Social informa que, por consequência, um segurado do INSS que se aposente aos 60 anos de idade passou a ter uma sobrevida estimada de 21,3 anos em 2009, contra 21,2 anos em 2008 e 21,1 anos em 2007. Pela nova tábua, considerando-se a mesma idade e tempo de contribuição, um segurado com 55 anos de idade e 35 anos de contribuição, que pedir a aposentadoria a partir desta quarta-feira, terá que contribuir por mais 41 dias corridos para manter o mesmo valor de benefício, se tivesse feito o requerimento ontem.

Outro exemplo: um segurado com 60 anos de idade e 35 anos de contribuição deverá contribuir por mais 48 dias para manter o valor. A Previdência Social lembra que o fator previdenciário não é usado no cálculo da aposentadoria por invalidez. "E na aposentadoria por idade, o fator é utilizado opcionalmente, apenas quando aumentar o valor do benefício", diz nota do ministério. "Pelas regras da aposentadoria por tempo de contribuição, se o fator for menor do que 1, haverá redução do valor do benefício. Se o fator for maior que 1, há acréscimo no valor e, se o fator for igual a 1, não há alteração", continua o texto.



Veja também:


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- Como garantir uma aposentadoria confortável

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FONTE: IG ECONOMIA

CURSO: 10 idéias para Ganhar dinheiro com Fotografia.=> IDÉIA 5.

5. Venda Cópias de suas fotos




Você pode vender cópias das suas fotos em feiras livres, ou tente conversar com donos de lojas e peça para colocar as fotos nas paredes. Restaurantes, bancos, e outros negócios muitas vezes usam fotos e quadros para decorar seus ambientes. Você já deve ter visto fotos com preços e o cartão do fotografo, em alguns lugares. Talvez você possa entrar em acordo com estas pessoas para mostrar seu trabalho: o dono do estabelecimento ganha decoração grátis, e você ganha o espaço para mostrar suas fotos. Isto requer algum investimento em cópias das suas melhores fotos, mas algumas vendas podem pagar este investimento.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Nota fiscal eletrônica vira obrigatória no País a partir de hoje

Multa para empresa que não aderiu ao sistema chega a 50% do valor de cada nota emitida; vendas de mercadorias sem NF-e são ilegais



Bruna Bessi, iG São Paulo 01/12/2010 05:56



A partir desta quarta-feira, dia 1º de dezembro, todas as empresas contribuintes do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) terão que passar a emitir a nota fiscal eletrônica (NF-e). Estarão isentos apenas os microempreendedores individuais.


O plano da NF-e, criado em 2007, integra o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), que é parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Para que as empresas pudessem se organizar, o governo federal as dividiu por áreas de atuação e realizou diversas chamadas instituindo a obrigatoriedade. Mesmo assim, ainda faltam 200 mil empresas no País para se adequarem ao sistema.



Para fazer a emissão, é preciso ter um certificado digital, que confere autenticidade aos documentos. Segundo estimativas da consultoria Serasa Experience, do último grupo de 600 mil empresas convocado para aderir, 32% delas ainda não possuíam sequer o certificado digital e não conseguirão cumprir o prazo.



As empresas que não emitirem suas notas eletronicamente serão punidas. Para cada nota emitida no sistema antigo a multa será de 50% do valor da nota e, caso a mercadoria não seja tributada, a multa será de 25% do valor. “Não haverá legalidade jurídica nas notas que não forem emitidas eletronicamente. Logo, a maior penalidade para as empresas que não aderirem à NF-e será a inviabilidade legal de suas vendas”, afirma Elder Moreira, gerente de certificação digital da Serasa. “Quem ficar de fora estará sujeito a punição e multa das secretarias estaduais.”



Passos para a regularização


Para se regularizar, o empresário deve acessar o site da Receita Federal e baixar o software que permite a emissão das notas eletrônicas. Mas, para aderir à NF-e, é preciso ter um certificado digital - comprovante eletrônico com padrão ICP Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira). Essa certificação comprova a autenticidade jurídica de documentos de pessoas, empresas ou sites.



A aquisição do certificado demora em média três dias para ser obtida, custa entre R$ 150 e R$ 200 (dependendo do tipo de certificação e do prazo de validade escolhido pelo empresário) e pode ser renovada. “O mais difícil não é conseguir o certificado, mas adaptar-se ao modelo eletrônico que muitas vezes requer treinamento da equipe”, diz Gildo Freire de Araujo, vice-presidente de desenvolvimento profissional do CRC-SP (Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo).



No levantamento nacional da Serasa, feito seis dias antes do término do prazo para a adesão, a estimativa era de que 43% das empresas da quarta e última chamada ainda não tinham o certificado digital. A região Sul possuía o maior contingente de empresas certificadas (quase 93%) e a Norte o menor número (apenas 19%). Para o cálculo das estimativas, foram cruzados os números do Cadastro Nacional de Atividade Econômica (CNAE) e certificados emitidos pela própria consultoria. “Os empresários demoraram para aderir à NF-e porque acreditaram que o prazo seria prorrogado. Acomodaram-se no sistema antigo, subestimando as preparações necessárias para o modelo eletrônico”, diz Araujo. “A NF-e será o caminho daqui para frente, pois é dinâmica, segura e fornece as informações de modo mais claro e padronizado.”



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FONTE: IG ECONOMIA

CURSO: 10 idéias para Ganhar dinheiro com Fotografia.=> IDÉIA 4.

4. Crie sua própria página para Internet




Estamos na era da Internet, então porque não tirar proveito disto? A maioria dos fotógrafos profissionais tem seu site, e você também pode (deve) ter o seu. Crie sua própria Web page, e mostre ao mundo suas fotos. Muitos provedores deixam você colocar sua página como parte da mensalidade que você paga. Antes criar páginas era difícil, hoje está cada vez mais fácil, agradeça aos novos programas como Adobe GoLive e Macromedia Flash. Seu site tem que ter suas melhores fotos, com um link para seu e-mail, assim fica fácil as pessoas entrarem em contato com você.

terça-feira, 30 de novembro de 2010

MODELO DE CURRÍCULO PARA O 1º EMPREGO

NOME COMPLETO

Brasileiro, Solteiro, 18 anos, liberado do exército, sem filhos
Endereço Completo – Bairro
CEP – Cidade – Estado
Fones: 11 XXXX.XXXX



Objetivo: Atuar na área de informática ou áreas afins


Escolaridade:

• Cursando Xº ano do Ensino Médio – E.E. XXXX (término em XX/2008)



Cursos Complementares na área de Informática

• Informática avançada (Windows 2000, Word 2000, Excell 2000, Acess 2000, Power Point 2000, Corel Draw 9.0, Page Maker 7.0, Internet, Hardware, Front Page 2000 e digitação) – Fast Camp – Conclusão em Julho/2007.


Habilidades Pessoais:

Criatividade, liderança, determinação, objetividade, aprendizagem rápida, aberto à cursos de aperfeiçoamento.



Experiência Profissional:

Busco a primeira oportunidade do mercado de trabalho.

Inadimplência das empresas tem maior recuo em dez anos

Indicador da Serasa Experian registra queda de 3,4% em outubro, na comparação com setembro



iG São Paulo 30/11/2010 08:44


A inadimplência das empresas registrou a maior queda dos últimos dez anos, segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira pela Serasa Experian. Em outubro, houve recuo de 3,4% em relação ao número de companhias inadimplentes em setembro.

Em relação a outubro de 2009, a inadimplência recuou 3,8%, a maior queda para o mês desde 2004. No acumulado do ano até outubro, o recuo ficou em 6,2% em comparação a igual intervalo do ano passado – também a queda mais expressiva desde 2004.

Na avaliação da Serasa Experian, o resultado reflete o bom momento para a economia brasileira. “Depois do menor desempenho do consumo e da produção no 3º trimestre, em razão da política monetária restritiva, a reação esperada para a economia no último trimestre de 2010 traz expectativas positivas para as finanças empresariais no período”.

Por isso, a empresa acredita que a tendência de recuo da inadimplência da pessoa jurídica deve prosseguir e o indicador deve fechar o ano com variação negativa. Em 2009, o número de empresas inadimplentes registrou alta de 18,8%, em resultado da crise econômica e da menor oferta de crédito.



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Cresce possibilidade de novo ciclo de aperto monetário, alerta Se





FONTE: IG ECONOMIA

Dez dicas para tornar-se empreendedora de uma franquia

chegada de marcas ao mercado é uma excelente oportunidade para explorar novos nichos de consumo


Marlene Ortega - 17/11/2010 11:48


Além das marcas já conhecidas, estão disponíveis no mercado brasileiro novas redes de franquias, recém chegadas ao sistema de franchising. São negócios ligados a diversos setores de atuação, passando de 600 marcas a procura de um interessado em tornar-se um empreendedor de sucesso. Se por um lado as opções são muitas, aumentando a possibilidade de encontrar algo que se harmonize com diferentes perfis pessoais, de outro é necessário estudar muito bem as opções com o propósito de identificar as vantagens e desvantagens de cada negócio. Algumas dicas podem ajudar nessa empreitada:



1. Identifique quais são os setores de atuação que mais combinam seu perfil e que possam usar seus talentos da melhor maneira. Qual negócio melhor corresponde ao que você deseja fazer no papel de franqueado?



2. Selecionado o setor, é importante iniciar uma pesquisa detalhada sobre os diferenciais que esse negócio oferece ao mercado. Você pode escolher uma franquia que já tenha marca consagrada e uma carteira de franqueados com experiência e resultados que podem ser analisados. Isso facilita sua investigação, sem dúvida. Porém, há novos franqueadores na praça. Pode ser interessante aproveitar as novas oportunidades e prosperar junto com a marca. Qual seu apetite para o risco de ser um empreendedor de uma bandeira recém chegada ao mercado?



3. Após selecionar uma bandeira que mantenha seus sentidos aguçados, estimulando seu talento empreendedor, procure conhecer a figura do franqueador. Ele será um pouco seu sócio e um pouco seu chefe. Não se iluda a respeito de sua independência. O franqueado precisará identificar-se com a filosofia do negócio e com o a visão do franqueador. Assim o sucesso estará mais próximo de ambos. Será que você está preparado para compartilhar o dia a dia do seu negócio?



4. Estude tudo o que existe a respeito da bandeira escolhida. Dados como o ano de fundação da empresa, o ano de início da franquia e o número de unidades espalhadas dão a noção da maturidade da rede e sua evolução ao longo da trajetória no modelo de franchising.



5. O franqueado é um investidor. Sempre é bom reforçar que não é ideal que o empreendedor invista todo o capital que possui. Mesmo com boas perspectivas à frente é necessário ter um colchão para suportar o período inicial com mais despesas do que receitas. Certifique-se de que em sua conta estão a taxa de franquia, o capital de giro, as despesas com estrutura, royalties e taxa de publicidade.



6. Ao optar por aproveitar a oportunidade que as recém-chegadas oferecem, o empreendedor não terá alguns dados para avaliar. Será impossível, por exemplo, comparar diversas unidades. Assim, o importante é verificar se a atividade proposta acena com diferenciais que deverão agradar ao mercado no curto e no longo prazo.



7. Procure também identificar quais são os pontos em que precisa melhorar para aumentar seu desempenho e obter o êxito desejado como empreendedor. É verdade que em uma franquia há regras a seguir, haverá ajuda com o treinamento de funcionários, com os planos de marketing e compras. Porém, é preciso cuidar dos possíveis pontos fracos do empreendedor. De acordo com algumas consultorias especializadas, a maior carência dos franqueados está na gestão financeira.



8. Procurar cursos no SEBRAE e na ABF, entre outros, é outra recomendação para capacitar cada vez mais o empreendedor. Consulte o site dessas instituições e valorize as oportunidades de aprendizagem.



9. É possível experimentar o negócio antes de investir em uma franquia. Há casos em que a pessoa vislumbra o próprio negócio para o futuro, mas começa a preparar-se desde já. Por vezes ela começa como supervisor, gerente, ou mesmo recepcionista de determinada marca, ganha vivência profunda sobre os meandros do negócio e acaba por se candidatar a franqueado. É uma caminhada que vale muito a pena se você olhar nos benefícios que poderá colher.



10. O ano de 2011, com nova presidente e promessas de benefícios aos pequenos empresários, dá ares de que estaremos em um bom momento para tomar a decisão de ir em frente com os planos de construir o próprio negócio, quer seja ele uma franquia ou uma inovação colocada por conta própria no mercado. Novos consumidores estão por aí. Conheça-os, saiba o que quer a classe C tão ávida por consumo, descubra os nichos de mercado, foque no seu sonho e trabalhe para torná-lo realidade.



FONTE: IG DELAS - NEGÓCIO DE MULHER

Franquias de imóveis crescem no País

Com setor aquecido, empresas querem expandir suas redes e aumentar o número de franqueados





Bruna Bessi, iG São Paulo 30/11/2010 05:30


As franquias imobiliárias são um segmento novo no mercado de franquias. As americanas Century 21 e Remax mantêm a liderança, com mais de 60 franqueados cada uma, e um crescimento superior às brasileiras. Entretanto, a batalha está apenas no começo. A brasileira Franquia Imóveis alcança este ano 24 franqueados e vê seu faturamento crescer 70% em relação ao ano passado, atingido R$ 200 mil e com boas expectativas para o futuro.

Century 21 busca expandir sua rede no Brasil

Com o desafio de aproveitar o bom momento do mercado e aumentar o número de franquedos, as franquias imobiliárias brasileiras procuram fortalecer suas marcas e enfrentar a concorrência americana. Segundo Ricardo Camargo, diretor executivo da Associação Brasileira de Franchising (ABF), uma das principais dificuldades que elas encontram é a experiência e tradição nos planos de negócio que as estrangeiras possuem. “Além disso, as franquias imobiliárias americanas têm mais verba para fazer eventos e se tornarem conhecidas, não ficando só no eixo RJ-SP”, afirma. “Entretanto, apesar de a participação das brasileiras ainda ser pequena, nos próximos três anos isso irá mudar muito.”



O sistema de franquias brasileiro também deve fechar o ano com bons resultados. Segundo a ABF, o setor deve atingir em 2010 cerca de R$ 75 bilhões em faturamento, um crescimento 19% maior em relação ao ano passado. “Nossa previsão é de que neste ano as franquias imobiliárias brasileiras cresçam 30% em relação a 2009 e não há tendência de as estrangeiras crescerem mais, já que a profissionalização do setor vem acirrando a disputa”, diz Camargo.



Brasileiras na disputa

Pioneira no mercado de franquias imobiliárias, a rede Franquia Imóveis apesar de ter iniciado suas atividades em 2007 ainda não alcançou os resultados das concorrentes americanas. Administrada pela holding Franchising Ventures, a rede tem 24 franqueados – um em Miami (EUA) – e quer expandir sua atuação para outros estados do Brasil. As boas perspectivas também atingem o faturamento da empresa. Este ano a expectativa é de que cresça 67% (atingindo R$ 200 mil), em relação ao mesmo período de 2009. “A maior concorrência que enfrentamos ainda são as imobiliárias de bairro, por isso aumentamos a presença entre os clientes. Além disso, para expandir a rede queremos tê-las como sócias e parceiras”, afirma Sérgio Milano Benclowicz, diretor da Franquia Imóveis.

Outra brasileira que busca ampliar sua participação no mercado é a Auxiliadora Predial. Com forte atuação no Rio Grande do Sul desde 2007, a franquia tem hoje 11 unidades próprias e 18 franqueados. Os bons negócios fizeram com que a empresa chegasse ao mercado paulista neste ano. Entre seus planos está abrir 15 unidades em São Paulo até o fim de 2011. “É só uma questão de tempo para ampliarmos nossa rede. Estamos expandindo e queremos consolidar a marca também na capital paulista”, diz Antônio Azmus, diretor de vendas da empresa.



Forte concorrência

A rede americana Century 21 lançou sua primeira unidade no Brasil em dezembro de 2008 e hoje tem 64 franqueados. Seu faturamento este ano já alcança R$ 1 bilhão, contra os 204 mil registrados ano passado. “Em 2015 queremos chegar a mil unidades franqueadas, para isso estamos fazendo parcerias com bancos e seguradoras, oferecendo mais serviços aos clientes”, diz Ernani Assis, diretor geral da franquia.



O forte crescimento e a busca pela expansão do mercado fazem com que a Century 21 diversifique sua maneira de cobrança para os franqueados já no ano que vem. “Ao invés de cobrar royalties da marca sobre o faturamento dos empresários, iremos fazer a cobrança como se fosse um aluguel – cujo valor variará de acordo com o tipo de negócio”, afirma Assis.



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FONTE: IG ECONOMIA - FINANÇAS

CURSO: 10 idéias para Ganhar dinheiro com Fotografia.=> IDÉIA 3.

3. Esportes Locais




Se você gosta de esportes, deve tentar fotografar atividades de esportes na sua cidade. Entre em contato com grupos amadores de esportes e ofereça seus serviços fotográficos. Fotos de ação, de grupos e individual podem abrir um campo lucrativo, te dar pratica em fotos de ação para melhorar suas habilidades, e pode ser bem divertido. Você pode fazer e vender produtos usando as fotos, em camisas e cartões dos times ou jogadores sozinhos.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Lojas de câmbio lançam barrinhas de ouro de 5 e 10 gramas

Com cotações recordes, pequenos investidores e clientes passaram a buscar produto; barras custam entre R$ 400 e R$ 2 mil



Claudia Facchini, de São Paulo 27/11/2010 05:00


Barra de 250 gramas de ouro do Grupo Fitta. A partir do mesmo peso, metal também pode ser comprado na Bolsa

A febre do ouro, cujos preços dispararam com as incertezas econômicas mundiais e atingiram patamares nunca antes alcançados, chegou aos pequenos consumidores. Mais pessoas querem ter em casa barras do metal precioso, ainda que pequenas, interesse que já entrou no radar das casas de câmbio e corretoras.



O grupo Fitta, que controla uma rede de franquias de 50 lojas de câmbio espalhadas por várias capitais do País, começou a vender em novembro pequenas barras - de cinco, dez, vinte e cinquenta gramas - para atender à procura de pessoas que têm entre R$ 400 e R$ 2 mil disponíveis para investir. O grama do ouro fechou na sexta-feira cotado a R$ 87 na BM&FBovespa.



“A diversificação do portfólio de investimentos está na moda e, com a queda do dólar, vínhamos recebendo muitas ligações de pequenos clientes, que queriam alternativas para investir em ouro”, afirma o presidente do grupo Fitta, André Nunes, que lançou as pequenas barras para o varejo com marca Reserva D’Ouro.



O produto é a grande aposta da rede de lojas de câmbio para o Natal.


Os contratos da BM&FBovespa são de 250 gramas e exigem um investimento de mais de R$ 21 mil atualmente, afirma Nunes. “Para os pequenos investidores, esse é um valor muito elevado”, explica Nunes.



Mas, desde que o metal retomou o seu prestígio, muitos clientes passaram a comprar ouro não só como investimento e sim como sinal de status, como acontecia no passado. “Há empresas, por exemplo, que querem premiar seus funcionários pelo cumprimento de metas”, diz Nunes. Outros clientes querem apenas presentear a família.



O Grupo Fitta é sócio da empresa Marsan na Ello Metais Preciosos, a maior fornecedora de ouro do País para o atacado e varejo e a maior fundidora certificada pela BM&FBovespa. A expectativa é de que as barras de ouro passem a representar 5% dos negócios do grupo Fitta na divisão de ouro. A Ello prevê crescer 10% neste ano e faturar R$ 277 milhões.





Lojas de câmbio

Mas o segmento que mais vem prosperando no Grupo Fitta é o de lojas de câmbio. Com o dólar em baixa, os brasileiros estão viajando como nunca para o exterior, o que reanimou o mercado. A franqueadora de lojas de câmbio prevê crescer 140% neste ano e atingir o faturamento R$ 545 milhões.



A rede, que possui atualmente 7 lojas próprias e 47 unidades franqueadas, abrirá 27 pontos de vendas em 2010. Em 2011, a expectativa é de uma expansão ainda mais acelerada, com a abertura de 40 novas lojas, afirma Rodrigo Macedo, responsável pela divisão de franquias do Grupo Fitta.



Até 2014, a empresa projeta chegar a 200 franquias. Com a realização da Copa do Mundo e a Olimpíada, no País, a rede avalia que a procura por casas de câmbio se manterá aquecida no País.

“A maior demanda tem sido pelas barras de 10 gramas”, diz o executivo.




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FONTE: IG ECONOMIA - MERCADOS

Ganhe até 9 mil reais como temporário

Corra: restam apenas 30% das vagas para o final do ano. Confira guia completo para agarrar a sua.



Arthur Lopez  28/11/2010 20:00


Universitários estão sendo disputados por empresas que contratam para trabalhos temporários neste final de ano. Esta é uma prática comum em países como os Estados Unidos, onde boa parte dos estudantes de nível superior aproveitam as férias de verão para trabalhar. No Brasil, grandes empresas como Pão de Açúcar, C&A, Loja Americanas, Boticário e Nestlé admitem funcionários por tempo determinado durante todo o ano. Há oportunidades com salários de até 2,5 mil reais, que ao final dos três meses, mais alguns direitos como férias de 13º proporcionais, podem somar até 9 mil reais recebidos durante as férias.



Ainda há vagas – Para encontrar essas vagas no entanto é necessário procurar nas empresas especializadas em contratos de trabalho temporário. Elas selecionam e enviam os escolhidos para as companhias interessadas. A associação que reúne estas recrutadoras (Asserttem) estima que neste Natal 139 mil temporários serão contratados no Brasil. Jismália de Oliveira Alves, diretora da associação anuncia: “ainda há 45 mil vagas abertas”. A maioria é para trabalhar como promotores de produtos, vendedores ou operadores de telemarketing.



Turismo é um dos setores que contratam temporários

Shoppings – A oferta de trabalho temporário mais comum e mais informal é feita nesta época de Natal pelo comércio. A Associação Brasileira de Lojistas de Shoppings (Alshop) prevê que serão 130 mil empregos temporários oferecidos nesses centros de compras em todo o Brasil. O diretor da associação Luís Augusto Ildefonso da Silva avisa que é preciso correr porque em dezembro a maioria das vagas estará preenchida e será mais difícil encontrar uma oportunidade.



O iG Estágio e Trainee falou com especialistas para saber como procurar vagas de empregos temporários. Também perguntou sobre os motivos para você trocar suas férias por um trabalho durante este verão. E quer saber se você trocaria suas férias por um traalho temporário neste verão. O principal objetivo do portal foi preparar um guia para você conhecer melhor essa oportunidade, que para muitos é a primeira experiência profissional:



1. Universitários ficam com 60% das vagas

Ensino médio é requisito básico para ser selecionado a uma vaga temporária. No entanto, a preferência é por universitários, que já figuram em 60% das contratações. Além de administração, contabilidade e secretariado, que são as áreas mais procuradas, há mais oportunidades para quem faz educação física, economia, engenharia e marketing.



2. Comércio é o maior empregador

Lojas são as grande empregadoras de temporários, com 70% das vagas oferecidas. Os outros 30% das ofertas ficam na indústria e em serviços. Nesses casos, as vagas do final de ano costumam ser destinadas para trabalho nos cargos administrativos das empresas, principalmente em recursos humanos para ajudar no aumento de serviço ou em outros setores para cobrir férias dos funcionários fixos, por exemplo.



3. Ganhe até 9 mil como temporário

No comércio, os salários podem de 500 reais, para os serviços não comissionados, como caixa e empacotador, até a 2,5 mil, pago aos vendedores que alcançam os melhores resultados em vendas. Segundo a Asserttem, a média salarial paga no comércio aos temporários é de 870 reais. Na indústria, a média chega a 950 reais.



4. Corra para procurar, restam 30% das vagas

Das 139 mil vagas estimadas para os temporários, 70% já foram preenchidas. A seleção para a temporada de Natal começou em outubro, principalmente nas empresas que precisam treinar seus temporários. Mas ainda há 45 mil vagas disponíveis.



5. Jornada é igual à de funcionário fixo

Os temporários trabalham oito horas por dia ou o período determinado pela lei para a função, como de telemarketing, por exemplo, que tem carga horária de seis horas diárias. No comércio, é comum a loja adotar o rodízio, no qual uma semana o funcionário trabalha das 10h às 18h, em outra vai das 12h às 20h e na seguinte das 14h às 22h, por exemplo.



6. Temporário tem todos os direitos

Grande parte dos temporários tem acordos mais informais com seus empregadores. Mas quando o contrato é formal, ou seja que atende ao determinado na lei 6.019/74, o temporário tem os direitos de um funcionário fixo, menos as verbas rescisórias, que são multa do fundo de garantia e aviso prévio. Estes são os direitos do temporário:

- Adicional noturno

- Décimo terceiro salário proporcional

- Depósito de fundo de garantia (FGTS)

- Pagamento de horas extras

- Férias proporcionais

- Remuneração equivalente aos empregados efetivos

- Repouso semanal remunerado

- Registro em carteira

- Vale Transporte



7. Mais da metade das vagas está no Sudeste

Há vagas de temporários em todo o país, mas Rio de Janeiro e São Paulo concentram a maioria das ofertas. A região Sudeste fica com 54,5 % das vagas, seguida da Sul, com 23,5%, Nordeste 11,9%, Norte 5,5% e Centro Oeste 4,5%, segundo estudo da Asserttem. Essa proporção é similar nos shoppings devido à concentração desses empreendimentos em cada uma das regiões.



8. São 50 mil novas vagas em 2010

A oferta de empregos temporários apresentou um crescimento em torno de 10% durante todo o ano, chegando a 11% agora no Natal. Comparado aos contratos de 2009, este ano foram criadas 50 mil novas vagas. No fim de ano, esta oferta é sempre maior. Estudo da Asserttem prevê 139 mil vagas neste Natal. A mesma pesquisa aponta que o segundo período do ano com mais oportunidades é o que antecede a Páscoa, com 63,3 mil vagas, seguido do dia das mães, com 26 mil contratações, e as férias de julho, com 15 mil.



9. As empresas que mais contratam temporários

Os principais shoppings do país juntos esperam contratar 130 mil temporários, segundo levantamento divulgado pela Alshop. E isso os torna os maiores contratadores de temporários nesta época. Entre as principais empresas que terceirizam a contratação dos temporários estão o Boticário, C&A, Kraft Foods, Loja Americanas, Nestlé, Pão de Açúcar e Riachuelo.



10. Pode ser divertido

O trabalho temporário durante o verão não significa que você está sacrificando suas férias. Há boas razões para procurar uma vaga e uma delas é que pode ser divertido,a lém de ser a possibilidade de fazer novos amigos. Veja alguns exemplos de lugares com esse perfil e que contratam temporários:

Hopi Hari, o maior parque temático da América Latina.

Wet’n Wild, outro dos maiores parques temáticos do país tem a vantagem de selecionar temporários para trabalhar em atrações aquáticas, mais afinadas com o verão.

Navios de cruzeiro contratam estudantes para período de seis meses a bordo. Mais informações na recrutadora Infinity Brazil (CVC e MSC) e na Royal Caribbean, que tem 200 vagas abertas.



Fontes: Andreza Santana, gerente de marketing do Monster, Fernanda Baldívia, gerente da divisão de temporários e terceirizados da Page Personnel, Jismália Oliveira Alves, da Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem), Luís Augusto Ildefonso da Silva, diretor de relações institucionais da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) e Luis Pesta, gerente de marketing do Vagas.com.br.


Se você já decidiu que vai passar as férias trabalhando, veja agora os três caminhos para encontrar as vagas.




FONTE: IG VAGAS 
 

CURSO: 10 idéias para Ganhar dinheiro com Fotografia.=> IDÉIA 2.

2. Aprenda a Fotografar e Escrever




Existem centenas de publicações todos os meses, incluindo comércio, interesses especiais, negócios, associações, revistas de consumo regional e geral. A maioria usa fotos. Mas raramente compram apenas fotos. Eles preferem comprar pacotes com fotos e textos (Incluindo a Revista Americana Photographic). Você não precisa ser um escritor profissional (se for melhor), mas você tem que saber colocar suas idéias no papel claramente, assim o pessoal da editoria muda alguma coisa e o artigo se torna publicável. Se escrever não é fácil para você, pegue uma ou duas aulas de jornalismo. Você pode também se juntar a alguém que saiba escrever e depois dividir a grana.

domingo, 28 de novembro de 2010

Marcas mudam em sintonia com o gosto do consumidor

Alterações em cores e formatos devem ser feitas de forma lenta; Coca-Cola, a mais valiosa, se mantém ao longo dos anos



Daniela Barbosa, iG São Paulo 28/11/2010 05:00



Mudar uma marca requer cuidados. Elas podem ganhar novo formato, cor, tamanho e ou se tornarem mais modernas. Tudo como estratégia para cair no gosto do consumidor. Mas mudanças não são sinônimo de sucesso, como mostra a Coca-Cola, que se mantém desde a criação. O iG reuniu algumas das marcas mais valiosas do Brasil e do mundo, segundo ranking da consultoria internacional de marcas Interbrand, para mostrar como modificaram sua aparência ao longo dos anos.

A seleção inclui as marcas nacionais Itaú, Bradesco, Petrobras, Skol e Natura e as internacionais Toyota, Canon, Mc Donad’s, Nokia e Gillette.


Confira:

- Evolução das marcas nacionais

- Evolução das marcas internacionais


Segundo Ivan Pinto, professor de gestão de marcas da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), as marcas precisam acompanhar as novas gerações de consumidores e as companhias têm de estar atentas às transformações do mundo. “O consumidor de hoje não é o mesmo que o de 30 anos atrás. A cultura e os hábitos mudam e as marcas precisam se adaptar as variações”, diz.

O professor afirma que não há regras, mas o ideal é que as transformações sejam feitas com sutileza, pois muitas vezes pode haver perda de identidade e os consumidores podem não gostar da nova imagem. “O ideal é que pequenas mudanças sejam feitas a cada três anos”, explica.

Hugo Kovadloff, especialista em identidade de marcas da agência Gad, afirma que é o consumidor quem determina o que uma marca é e não a companhia que a detém. Recentemente, a Gap, rede americana de confecções, tentou mudar seu logotipo, mas teve que voltar atrás devido a inúmeras reclamações de internautas e especialistas em marcas, que não aceitaram o novo visual.


Segundo ele, a mudança em um logotipo, na maioria das vezes, deve sinalizar uma transformação relevante dentro da companhia, como, uma fusão, troca de presidente, ou até o ramo de atuação. "A estratégia de mudança tem que fazer sentido para o público”, diz.

Há empresas, no entanto, avessas às mudanças. Seus logos permanecem intactos desde a criação. A Coca-Cola, a marca mais valiosa do mundo, cotada em US$ 70,4 bilhões pela Interbrand, serve como modelo. A companhia mantém o mesmo logotipo há mais de 100 anos.

A principal concorrente da Coca, a Pepsi, por sua vez, alterou seu logo mais de dez vezes desde a criação, em 1898. “Por isso, é possível afirmar que a imagem da Coca-Cola é bem mais estruturada que a da Pepsi”, afirma Kovadloff.




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FONTE: IG ECONOMIA - EMPRESAS

CURSO: 10 idéias para Ganhar dinheiro com Fotografia.=> IDÉIA 1.

1. Organize Passeios Fotográficos ou Workshops




Se você se especializar em uma área da fotografia ou conhecer algum lugar em particular, considere ensinar outros, como fazer este tipo de fotografia, ou como fotografar o lugar. Poucos fotógrafos sobrevivem deste modo. Esteja bem preparado para responder muitas perguntas. Um ponto positivo é que você pode tirar fotos também, nestes passeios de ensino, assim expande suas fotos de stock para futuras vendas.

sábado, 27 de novembro de 2010

CURSO: 10 idéias para Ganhar dinheiro com Fotografia.

Fotografia é muito divertido, porém pode ser muito cara.

Custos de filme e revelação (cartões de memória, se você trabalha com digital), aquela câmera nova, e também as lentes, filtros, flash, tripé, bolsa…

A maioria das pessoas está sem dinheiro (alguns mais que outros) e todos gostaríamos de encontrar maneiras de fotografar mais, pois fotografia é uma paixão.

Então, aqui temos 10 dicas para fazer a fotografia ajudar a pagar por si própria.

FONTE: http://www.idealgratis.com/

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

CURSO DE EMPREENDEDORISMO GRÁTIS - CRONOGRAMA COMPLETO

Passo 1  

Ponto de partida para início do negócio

•Perfil empreendedor
•Mercado
•Esclarecimentos tributários
•Microempresa legislação federal
•Microempresa legislação estadual
•Passo a passo para registro
•Marcas e patentes
•Implantação
•Finanças
•Endereços úteis
•Fontes consultadas
•Fornecedores



Passo 2

Apostila empreendedorismo

•Empreendedorismo
•Tipos de empreendedores
•Perfil do empreendedor na era do conhecimento
•Atitudes empreendedoras
•Benefícios do empreendedorismo



Passo 3


O empreendedor

•O empreendedor é…
•O mundo já não é o mesmo…
•O papel do empreendedor



Passo 4

O empreendedor

•Perfil do empreendedor
•Características do comportamento empreendedor
•Estabelecendo metas
•Planejando o empreendimento
•Buscando informações



Passo 5

O empreendedor

•O projeto do empreendimento
•Como fazer o plano de negócio
•Capacitação profissional



Passo 6

Empreendedorismo – José Dornelas, Ph.D.

A revolução do empreendedorismo.




Passo7

Transformando as ideias em negócios – José Dornelas, Ph.D.

•O processo empreendedor
•Plano de negócios
•Por que escrever um plano de negócio?
•Aspectos chave do plano de negócios
•Público-alvo
•Sumário executivo
•Conteúdo do plano



Passo 8


Empreendedorismo: Termos técnicos e definições do mercado financeiro

•O que são as bolsas de valores
•O que são corretoras e bolsas de mercadorias
•O que são ações e empresas de capital aberto
•O que são índices de ações e mercado futuro
•Tipos de ações
•Como obter lucro com ações
•Direitos acionistas
•Onde aplicar seu dinheiro nesse mercado
•Como comprar ações
•Como funcionam os clubes e fundo de investimento com ações
•Como funcionam os mercados à vista e a termo
•Como funciona o mercado de opções
•Jargões do mercado acionário
•O que é CDB
•Diferenças com RDB e fundos
•Taxas e prazos
•O que são ativos de renda fixa e variável
•Ações e ouro: como são negociados
•Dólar: os diversos mercados
•O que são CVM e o sistema financeiro
•O que é o banco central




Passo 9

Motivação, liderança e empreendedorismo


•Conheça a Pirâmide de Maslow, uma teoria de motivação apresentada por Abraham H. Maslow, psicólogo e consultor americano que diz que as necessidades humanas estão dispostas em níveis, numa hierarquia de importância e influência.



Passo 10

Empreendedorismo no Brasil


•Relatório global 2002



Passo 11 (vídeo)

Empreendedorismo

•O Prof. Sérgio Dal Sasso fala sobre empreendedorismo. Confira!



Passo 12 (vídeo)

Waldez Ludwig – O fim do emprego e o empreendedorismo

•Lembra dos Comentários de Waldez Ludwig na Globo News?



Passo 13


Waldez Ludwig – Quando inovar

•Lembra dos Comentários de Waldez Ludwig na Globo News?



Passo 14 (livro)

Empreendedor

•Empreendedor como se tornar um administrador de sucesso.



Passo 15 (livro)

Empreendedorismo e Inovação

•Empreendedorismo e Inovação. Por Sarkar, Soumodip



Passo 16 (livro)

Empreendedorismo

•Neste livro, Paulo Sertek aborda passos e habilidades relacionados ao empreendedorismo com a propriedade de quem o vivencia, estabelecendo um diálogo centrado em dez pontos fundamentais para a gestão e o gerenciamento de uma empresa.



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FONTE: http://www.idealgratis.com/

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

CURSO DE EMPREENDEDORISMO GRÁTIS

O que é o empreendedorismo? Conceito de empreendedorismo e caracteristicas de empreendedorismo.



Há quem fale: Empreendedor é aquele que traz a existência algo que não existe. É quem faz acontecer!



Descubra através deste curso realmente o que é ser um empreendedor de sucesso!


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segunda-feira, 22 de novembro de 2010

82 idéias de como ganhar dinheiro usando seu computador - INFORMAÇÕES ÚTEIS

NOTAS FISCAIS: Quando for prestar serviços à empresas (pessoa jurídica), terá que ter nota fiscal de prestação de serviços. Para obtê-la, procure a Prefeitura de sua cidade e faça um registro como autônomo. A partir de então, terá um registro que autoriza o trabalho, e, poderá autorizar a confecção de talões de notas fiscais, pagando impostos sobre serviços para a Prefeitura.




ANÚNCIOS: Para anunciar seus trabalhos procure a seção específica que tenha maior número de leitores. Se vai anunciar curriculum, o melhor é a seção de empregos, se anunciar serviços de editoração, procure jornais mais técnicos.



ANÚNCIOS II: Use sempre os menores anúncios de linha de seu jornal preferido, evitando, assim, gastos inúteis com jornais.



- Mala Direta para Clientela direcionada – (Em fevereiro/99 fiz uma mala direta para 100 médicos oferecendo receituários e cartões personalizados – recebi um só retorno, e neste negócio ganhei R$ 190,00 de lucro puro, na mala direta gastei apenas R$30,00 em papel, selos e envelope, um belo retorno não? Além disso estes outro 99 clientes ainda podem me ligar para pedir serviços, é realmente um negócio muito lucrativo.



- Faça uma pesquisa sobre pessoas e empresas que fazem os mesmos trabalhos que você executa, Principalmente se você é como eu, desenvolve estas atividades em meio período e não tem muito tempo. De repente um cliente liga querendo um material com máxima urgência, e você não pode executá-lo em tempo. Você pode repassar ou dividir o serviço com outros colegas, você não perde dinheiro, não se estressa e nem perde o cliente.



- Faça parcerias de negócios, geralmente quem trabalha com algum negócio de computador sempre encontra um cliente que deseja algo mais, Exemplo (eu posso fazer 100 receituários em meu computador, mas quando o cliente pede 2000 receituários eu recorro a uma copiadora, quando ele pede 3000 receituário, eu recorro a uma gráfica e assim eu nunca perco o cliente.)



- Criatividade é a chave principal do seu negócio – um dia desses, consegui numa associação, uns 30 nomes de cabelereiros, resolvi criar dez tipos de cartões exclusivos para cabelereiros e enviei a estes profissionais o resultado foi: 50% de retorno, cerca de 15 clientes comprando o ano todo.



- Preze e cultive sua clientela, cada um deles não representa apenas uma venda, mas várias durante o ano todo.



- Inove! Inove! Inove! – Há uns seis meses atrás fiz uma venda para uma dentista, uma semana depois enviei uma carta agradecendo a compra, resultado: arrumei vários clientes amigos dela – este investimento custou R$ 0,27 ( um selo e um envelope).



- Não deixe de ter material promocional de seu empreendimento (cartões de visita, folders, panfletos) não perca a oportunidade de divulgar cada vez que fizer um trabalho.



- Não seja mesquinho, um empreendedor que tem uma visão de longo alcance sabe tratar o seu cliente com generosidade, sabe que ele pode lhe trazer outros clientes.



- Seja positivo, todo trabalho deve ganhar uma carga de positividade, acorde todos os dias e diga para si mesmo, – “hoje é um dia excelente para se fazer grandes negócios” – se você deseja, sua mente procurará meios de tornar realidade.

82 idéias de como ganhar dinheiro usando seu computador - idéias diversas => de 49 a 82.

ADMINISTRAÇÃO RURAL
Você pode instalar programas de administração rural em seu micro e prestar serviços de processamento de dados para fazendas, sítios ou qualquer tipo de propriedade rural de sua cidade. Um dos melhores programas de administração rural, você encontra pelo fone (051) 472-1168,(051) 472-4896 FAX (051) 472-7700 na Planejar, de Canoas RS.


ALUGUEL DE COMPUTADOR POR HORA
Você pode reservar algumas horas por dia quando seu computador está ocioso, alugando-o para terceiros que tenham trabalhos, saibam operar mais não tenham micros. O preço médio de locação desta espécie é de 10 a 15 reais por hora. Anuncie em jornais (classificados) esta oportunidade de terceirização, onde o interessado não teria necessidade de investir na compra de micro e você lucraria com o tempo ocioso de seu aparelho.



CONSERTO DE IMPRESSORAS
Para quem tem conhecimentos de hardware e de impressoras. Concertar impressoras a domicílio pode ser um bom negócio, lucrativo porque se cobra um adicional de visita. As empresas preferem ter seus equipamentos consertados no local, sem retirar da empresa.



CONSULTORIA
se você tem conhecimentos sólidos em informática, é analista de sistemas ou outra profissão técnica, pode prestar serviços de consultoria no setor de informática a empresas de médio e grande porte. O profissional de consultoria costuma ser muito bem remunerado e pode dispor de seu tempo para trabalhar como melhor preferir, mesmo exrcendo outras atividades. Seu trabalho consiste em orientar, identificar problemas e apresentar soluções práticas que venham beneficiar o contratante.



CONTRATOS IMOBILIÁRIOS
Empresas imobiliárias costumam contratar freqüentemente serviços de free-lancer para digitação de contratos de locação, venda e administração de imóveis. Procure contactar com imobiliárias de sua cidade para verificar se aceitam este tipo de trabalho. Sempre as imobiliárias fornecem seu modelo de contrato. Implante este modelo em seu micro e use sempre que for necessário, digitando apenas os nomes dos clientes, tornando o trabalho mais fácil.



CONTROLE BANCÁRIO
Faça controle de conta bancária para pessoas de suas relações, empresas de amigos, etc. Pode ser feito somente nas horas vagas, permitindo um absoluto controle de despesas, emitindo relatórios, etc., e ainda você cobrará uma quantia mensal pelo trabalho. O software BankContas permite perfeito acompanhamento da conta bancária, com inúmeros recursos. À venda na Brasoftware, fone (011) 3179-6900.



CONVITES
Dispondo de uma impressora laser você pode imprimir convites para as mais variadas ocasiões (festas, reuniões, casamentos, eventos de toda espécie, etc.). Faça um mostruário com convites de sua criação, impressos em papéis especiais (vergê, pergaminho, etc.) e apresente aos possíveis clientes (diretores de clubes, promotores de festas e eventos, etc.).





CURSO DE MONTAGEM DE MICRO
Devido ao baixo preço dos componentes de uma CPU quando adquiridas em separado, existe sempre interessados em aprender a montar um micro. Se você domina esta área, pode obter rendimento extra ministrando cursos individuais a interessados, em suas horas vagas. O ideal é ir montando um micro aos poucos, e em cerca de 10 aulas de uma hora, dar uma visão completa dos componentes. O preço de um curso deste completo, varia entre 200 e 300 reais por aluno, quando aplicado individualmente ou valores inferiores quando em grupos.



CURSO DE WINDOWS 95 PARA PRINCIPIANTES
Se você tem domínio completo sobre o ambiente Windows 95, ofereça cursos completos para grupos de 3 a 5 alunos, para aulas durante uma semana, em suas horas vagas. O preço médio destes cursos particulares é de 70 a 100 reais e o retorno pode ser muito bom. Anuncie seu curso através de folhetos e cartazes distribuídos pela cidade e anúncios classificados nos jornais. As aulas podem ser ministradas em sua própria casa.



DISTRIBUIÇÃO DE CD-ROM
Monte em sua cidade uma distribuidora de CD-ROM, para venda em lojas de informática e suprimentos e vendas para outras cidades através de catálogos, via postal, etc. O lucro pode ser interessante. Estude a viabilidade de importar alguns títulos de maior interesse.



EMISSÃO DE BORDERÔS DE COBRANÇA
Um dos piores trabalhos nas empresas é o preenchimento de cobrança bancária, nunca há quem possa dispor de tempo suficiente para este trabalho. Existem softwares específicos para este tipo de cobrança, entre eles o BankContas, indicado no item Controle de Contas Bancárias. Você pode prestar serviços somente de impressão, recebendo do cliente os dados da cobrança e entregando os formulários já impressos. A maioria dos bancos também fornece aos grandes clientes, disquetes com programas de preenchimento e emissão de cobranças.



EMISSÃO DE CARTELAS PARA BINGOS
Com o sucesso dos bingos, autorizados por lei federal, um dos grandes negócios em informática é a impressão de cartelas para os jogos. Você pode fazer contratos ou prestar serviços para bingos instalados ou eventuais. A empresa DCM software vende programa que imprime até 9000 cartelas sem repetição e gerencia o sorteio através do micro.Fone (051) 221-7661.



FAIXAS E CARTAZES PARA EVENTOS
Com uma impressora matricial e um programa tipo Banner, que se encontra em qualquer shareware, você pode executar cartazes, faixas (principalmente sobre liqüidação). Não existe um preço determinado, cobre de acordo com a consciência do prestador de serviços.



GRAVAÇÃO DE CD-ROM
Se você estiver disposto em investir em informática, existe uma máquina importada, uma espécie de drive que efetua gravação de CD-ROM. Aqui no Brasil, são utilizadas para cópias de arquivo de dados de grandes empresas e organizações, governos, etc. A gravação de CD-ROM é uma forma eficiente de livrar a winchester e diskettes de arquivos de pouco uso. Cobra-se no mercado cerca de 20 reais para gravar um CD com 600 MB . Com cerca de 100 CD’s gravados, já se paga o investimento.



IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS PARA MÉDICOS
Você pode especializar-se em softwares específicos para médicos, efetuando a venda e implantação destes programas nas clínicas de sua cidade. Normalmente, estes profissionais querem ter sistemas computadorizados, mas, não têm tempo disponível, surgindo, então, este nicho de mercado. A BRASOFTWARE vende o programa AUTOCLINIC, um dos melhores para este segmento. Fone (011) 253-1588.



INSTALAÇÃO DE CD-ROM
A cada dia que passa milhares de usuários incorporam kits multimídia em suas máquinas. Faça um treinamento e poderá prestar serviços de instalação destes kits. A instalação é rápida, cerca de uma hora, e os especialistas cobram em média 50 reais por este trabalho.



INSTALAÇÃO DE PLACAS DE VIDEO-TEXTO
O sistema de vídeo-texto existe em algumas capitais (São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Belo Horizonte, Salvador e Porto Alegre). Permite acesso a inúmeros bancos de dados, consulta extratos em certos bancos, acessa o Detran e a Serasa, a Associação Comercial de São Paulo etc. Instalando placas em sua cidade pode ter um bom rendimento. Uma placa interna é a mesma do fax-modem e custa em média 250,00 e você pode ter um bom lucro instalando a placa e o software. Um dos bons software para video texto é o SoftSmart.



INSTALAÇÃO DE REDES
Para instalar redes de micros, há a necessidade de conhecimentos técnicos profundos sobre o tema. Se você domina esta área, pode prestar serviços à empresas que estejam formando suas redes internas. Ótima remuneração espera aqueles que se dispuserem a entrar nesta área, porém, há a necessidade de conhecimentos sólidos sobre hardware e software para operação em redes.



LOCAÇÃO DE CD-ROM
Os usuários de multimídia tem um grande interesse em ter novos títulos, porém o CD-ROM custa caro. Uma boa saída é a locação. A partir de 100 títulos você pode montar uma locadora de CD-ROM, tendo, dependendo do tamanho de sua cidade, um bom movimento. O esquema de locação é semelhante ao de uma vídeo-locadora, em São Paulo o preço médio de locação de CD-ROM está entre 4 e 6 reais por 2 dias.



LOGOTIPOS
Se você tem conhecimento de DTP (Editoração), pode prestar serviços de criação de logotipos para empresas. Há a necessidade de se ter uma ótima configuração de micro, com programas CorelDraw!, Pagemaker, impressora laser e scanner de boa qualidade. Para se criar a programação visual (logotipo em diversos tamanhos), se cobra cerca de R$ 100,00.



PLOTAGEM
A plotagem nada mais é do que uma impressão em tamanho grande usada normalmente para confecção de plantas de engenharia e arquitetura.



COMO FAZER: A solução completa pode ser instalada em um espaço de 5 metros quadrados, custa cerca de 9500 reais incluindo o curso de utilização do plotter e suporte técnico, e pode ser financiada em até 12 vezes.



HARDWARE: PowerMac da Apple, plotter 360C da Hewlett-Packard, programas Mac Plot Raster e Photofix e mais papel glossy film e tintas; tudo isso encontrado na Mgo Comercial f:(011) 7295-1661



SOFTWARE: Já vem incluído no pacote da Mgo Comercial



CLIENTES:Arquitetos, Engenheiros, Decoradores e usuários de programas de Cad.



PREÇOS: O preço de mercado para o metro linear plotado varia de 120 reais a 200 reais, com lucro de 100 reais por metro quadrado.



SERVIÇOS DE CAD
Caso você tenha SOFTWARE de desenho tipo CAD, pode prestar serviços para Engenheiros, Arquitetos, Decoradores, Indústrias, Metalúrgicas, etc., na elaboração de projetos que incluam desenho detalhado e tridimensional de objeto. Para prestar este tipo de trabalho deve-se ter sólidos conhecimentos do programa e do setor a prestar os serviços.



SERVIÇO DE “LIMPEZA” DE MICROS
Este tipo de trabalho foi implantado com sucesso no Rio de Janeiro, no ano passado, e consiste em dar atendimento para usuários iniciantes, que, não sabendo usar o computador, provocam um verdadeiro “caos” em seus diretórios. O trabalho consiste em tentar recuperar arquivos perdidos, deletar o excesso de arquivo inúteis, organizar a winchester e orientar o usuário quanto ao uso correto do micro. Este tipo de assessoria é cobrado por hora e a média é de 20 reais atualmente. Exige sólidos conhecimentos de softwares e sistema operacional.



SISTEMAS PARA DENTISTAS
Da mesma forma que você pode obter lucros prestando serviços de instalação de softwares para médicos, pode também atender a dentistas. O software mais usado pelos dentistas é o Dentist, que se encontra a venda na Brasoftware, fone (011) 3179-6900, outros tem o Senac fone (011) 236-2135 e a Soft Logic com o Dentalis fone (011) 414-6855.



TABELAS DE PREÇOS
Com auxílio de uma planilha de cálculos, você pode executar tabelas de preços que, junto a programas de DTP(CorelDraw e PageMaker) tornariam o visual atraente. A cada três meses, as empresas mudam suas tabelas de preços. Muitas delas descobriram as vantagens de fazer um trabalho bem editorado, destacando-se dos concorrentes. Os profissionais que trabalham com DTP(CorelDraw e PageMaker) cobram 50,00 a hora. Os clientes podem ser captados através de visitas pessoais ou mala-direta.



TRANSPARÊNCIAS PARA RETROPROJETORES
Fornecimento de transparências impressas a laser ou em impressoras jato de tinta, para serem utilizadas em aparelhos retroprojetores em cursos, palestrar, seminários, etc. Para conquistar clientes visite escolas, cursos, entidades organizadoras de eventos, etc., oferecendo este trabalho.



UPGRADE DE MICROS
A cada período de um ano, muda-se o padrão de máquinas no mercado. No início de 1994, o padrão era o 386. Hoje é o processador Pentium, 6×86 ou outra máquina que venha a surgir. Uma boa parte dos usuários aproveita a ocasião para realizar um upgrade, ou seja, trocar a placa-mãe e atualizar o micro. Pode ser um trabalho altamente lucrativo, mais ainda se você revender placas e fazer pacotes incluindo a instalação.



VENDA DE MICROS
Um bom lucro pode ser obtido com a revenda de micros em sua cidade. Procure contactar com fornecedores de grandes centros, observando a margem de lucro satisfatória. Utilizando-se de anúncios em jornais e de financiadoras você pode oferecer opções em diversos pagamentos, facilitando a venda e conseqüentemente aumentando o número de unidades vendidas. Para montar uma revenda de micros é necessário capital de cerca de 30 mil reais.



VENDAS DE PACOTES DE DISQUETES OU CD
O material de consumo que movimenta mais dinheiro dos usuários de computadores é o disquete. Muita gente tem conseguido ótimos rendimentos vendendo pacotes fechados de disquetes com desconto. Como conseguir? Existem fábricas de disquetes brasileiras, como a Verbatim e a Nipponic, que vendem os disquetes em caixas a preços reduzidos. Você tem que adquirir estes disquetes, de preferência à vista, para obter o menor preço, depois fracionar em caixas com 50 disquetes (5 caixas de 10) e vender a preço inferior que o praticado no mercado de sua cidade. Coloque anúncios em jornais e entregue à domicílio, terá um lucro interessante.



FONTE: IDEAL GRÁTIS

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Novo Panamericano tem diretor condenado pelo TCU

Raphael Rezende Neto é citado em irregularidades na contratação de consultoria pela Caixa Econômica Federal



Aline Cury Zampieri, iG São Paulo 18/11/2010 05:40



A Caixa Participações (Caixapar) indicou para a nova diretoria do Banco Panamericano um executivo que já foi condenado pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Raphael Rezende Neto, até então Superintendente Nacional de Contabilidade e Tributos da Caixa Econômica Federal (CEF), assume o comando da área de Tecnologia da Informação no banco de Silvio Santos.

Rezende Neto e outros executivos foram condenados por irregularidades na celebração e execução de um contrato da Caixa com a empresa RiskMaths Consultoria e Participações, para prestação de serviços técnicos de consultoria e transferência de tecnologia no desenvolvimento e implantação do sistema de gerenciamento do risco operacional.

À época, o executivo era Superintendente Nacional de Controles Internos da CEF. Na condenação, o TCU estipulou uma multa geral de R$ 95 mil, mais multas individuais. Entre as acusações estavam contratação sem licitação e sem detalhamento preciso e claro do que se pretendia com o negócio. Segundo o TCU, houve “falta de cautela dos administradores” na condução da transação.

Rezende Neto recorreu da decisão, e conseguiu acolhimento parcial do TCU, mas não deixou de ser multado individualmente em R$ 8 mil. Em sua defesa, alegou, entre outros motivos, que não era mais responsável pelas atividades relacionadas a risco operacional desde 2002, e que, embora tenham se manifestado favoravelmente à contratação da Riskmaths, a decisão da contratação não competia aos recorrentes.

Apesar da defesa, o TCU entendeu que Rezende Neto não comprovou a não atuação na superintendência que trataria das atividades voltadas ao risco operacional. Diz ainda que não há como afastar a responsabilidade do executivo no caso, já que sua participação, materializada em diversos documentos, “foi decisiva para a mencionada contratação”. O ministro Benjamin Zymler foi o relator do processo.



Diretoria “CEF”

Na troca de comando do Panamericano, a maioria da diretoria foi escolhida pela Caixa Econômica Federal (CEF). Há cerca de um ano, a CaixaPar comprou 35% do capital social do banco de Silvio Santos, por cerca de R$ 740 milhões. Segundo acordo de acionistas firmado à época, a gestão do Panamericano passaria a ser exercida por profissionais de mercado por meio de diretores apontados pela holding do Grupo Silvio Santos e pela CaixaPar.



No dia 10 de novembro, com a descoberta do rombo de R$ 2,5 bilhões nas contas, a diretoria do Panamericano caiu. Em seu lugar, assumiram oito executivos, sendo cinco deles apontados pela CaixaPar. Foram designados os empregados Celso Zanin (Diretoria Financeira e de relações com investidores), Raphael Rezende Neto (Diretoria de tecnologia da Informação), Mario Ferreira Neto (Diretoria de Crédito), Jose Henrique Marques da Cruz (Diretoria Comercial) e Eliel Teixeira de Almeida (Diretoria de Investimentos).



De fora da caixa, vêm o diretor superintendente, Celso Antunes da Costa, que teve passagens pela Nossa Caixa e pelo ABN Amro, Ivan Dumont Silva (diretor de captação de recursos e novos negócios, com passagem pelo Banco Alfa) e José Alfredo Lattaro (diretor administrativo, vindo do Banco Real)



Indicações

Banco Central, Fundo Garantidor de Crédito (FGC), CEF, Panamericano e o próprio Rezende Neto foram procurados pelo iG.

Antonio Carlos Bueno, diretor-executivo do FGC, contou que o fundo indicou apenas os executivos que não pertencem à CEF e disse que não sabia da condenação. Ele preferiu não se manifestar a respeito do assunto.

A Caixa, que sugeriu o nome do executivo, deu a seguinte resposta, via e-mail: “Respeitando a decisão do TCU, a Caixa informa que o empregado Raphael Rezende Neto não cometeu nenhuma irregularidade no desempenho de suas atribuições e que prossegue na defesa do referido empregado nas instâncias competentes”.

Rezende Neto e Panamericano não retornaram os pedidos de entrevista até o fechamento da reportagem. O Banco Central (BC) informou, via assessoria de imprensa, que não é responsável pela indicação de diretores.



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FONTE:  IG ECONOMIA - MERCADOS